• Anúncios

Mini Tutorial - pequenos truques em menos de 15min

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Mini Tutorial - pequenos truques em menos de 15min

Mensagempor alieri » quarta Oct 29, 2008 20:30

Olá

Aqui vai um apelo à vossa colaboração e à partilha de conhecimentos.

Com este tópico pretendo juntar posts onde se expliquem pequenos truques usados por cada um de vocês no software ou equipamento que quase todos usamos.

Devem ser coisas simples que um utilizador médio possa fazer facilmente em pouco tempo (cerca de 15 min).

Pensem em truques e dicas que possam facilitar a vida dos outros e/ou ajudá-los a poupar tempo, cliques ou chatices.

Sempre que possível, acompanhem as explicações com os detalhes adequados.

Podem ser coisas básicas para vocês, mas certamente não serão para muitos outros.
Editado pela última vez por alieri em quarta Oct 29, 2008 21:14, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Usar favoritos / bookmarks

Mensagempor alieri » quarta Oct 29, 2008 20:56

#
Uma das "ferramentas" que mais uso são os Marcadores ou Favoritos, que são uma forma rápida de abrir as páginas que visito mais vezes.

Assim chego onde quero apenas com dois cliques no rato, em vez de navegar demoradamente por uma série de páginas até chegar ao "destino".

Nos bookmarks do Firefox (o InternetExplorer também permite) criei uma pasta "geocaching" onde fui adicionando cada uma das páginas.

Para fazer isso basta, em qualquer zona da página pretendida ou num link, clicar com o botão direito do rato e escolher "adicionar aos favoritos" (versão mais curta: teclas CTRL + D).

Alguns exemplos de atalhos criados nos favoritos:

- Logs mais recentes
- caches encontradas pelo geocacher xpto *
- Posts novos que ainda não li no Fórum
- Caches novas no distrito X (Faro)



* Uso este marcador em conjunto com uma extensão do Firefox que me avisa se houver alterações nas páginas que eu escolher.
Editado pela última vez por alieri em quarta Oct 29, 2008 21:02, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor alieri » quarta Oct 29, 2008 21:02

Atribuir sempre a mesma letra a uma drive externa, pen-usb, GPS ou cartão de memória

Este truque evita que tenhamos que estar sempre a alterar as configurações de alguns programas quando queremos enviar ficheiros para algum destes aparelhos (por exemplo o GSAK e respectivas macros e definições de exportação). Assim, tenho:

M:\ Magellan\Geocaches
T:\ Tomtom
S:\ StorageCard

Instruções (para WindowsXP): neste exemplo vamos atribuir a letra P a uma pen usb.

* Ligar a Pen-usb (ou GPS ou o cartão de memória, etc.) ao PC. Depois abrir sucessivamente:

* O meu computador \ Painel de controlo \ Ferramentas administrativas \ Gestão de computadores \ Armazenamento \ Gestão de discos

Vemos as várias "drives" do nosso PC, e também a que nos interessa agora, que é a drive assinalada com a letra F ).

Imagem

Carregar com o botão direito do rato sobre a drive pretendida e escolher a opção "Alterar letra e caminho da unidade" e depois em "Alterar" (1), e escolher uma letra (2) (vamos escolher P - de Pen-drive :)).

Imagem

Ao fazer OK vai aparecer uma mensagem a avisar que esta alteração pode impedir alguns programas de comunicar com, neste caso, a nossa Pen-drive. Como isso não me preocupa, vou ignorar e passar à frente.

Et voilá, a partir de agora, mesmo que meta a pen-drive noutra porta USB ou ligado a um Hub usb, o meu PC vai reconhecer a pen e atribuir-lhe sempre a mesma letra "P", como se pode ver na imagem seguinte.

Imagem
Editado pela última vez por alieri em sexta Oct 31, 2008 01:44, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor alieri » quarta Oct 29, 2008 21:16

Como não se esquecer do GPS no meio do campo:

Prenda a chave do carro ao GPS.
Ou o GPS à mochila.

Estas pagam direitos de autor :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor jorgebig » quarta Oct 29, 2008 21:27

alieri Escreveu:Como não se esquecer do GPS no meio do campo:

Prenda a chave do carro ao GPS.
Ou o GPS à mochila.

Estas pagam direitos de autor :)


pois é ....

esta vou usar.

visto que uma vez, deixei a chave ao pé de uma cache e tive que voltar de novo lá para ir buscar a chave .... :lol:
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
jorgebig
Regular
 
Mensagens: 273
Registado: quarta jan 23, 2008 00:06

Mensagempor danieloliveira » quarta Oct 29, 2008 21:54

alieri Escreveu:Como não se esquecer do GPS no meio do campo:

Prenda a chave do carro ao GPS.
Ou o GPS à mochila.

Estas pagam direitos de autor :)


Tu não conheces o BT :!:
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
Avatar do Utilizador
danieloliveira
Large
 
Mensagens: 1201
Registado: sexta dez 26, 2003 09:12
Localização: Alpha Centauri

Mensagempor lenan2do » quinta Oct 30, 2008 00:06

Outro truque que aplico:
Uso uma daquelas fitas de andar ao pescoço com o GPS e uma caneta (para logar as micros).
Uso outra fita, com a chave do carro e o telele que também tira as fotos.
Espero que ajude.
Avatar do Utilizador
lenan2do
Regular
 
Mensagens: 339
Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor caixeiro_viajante » quinta Oct 30, 2008 00:24

bem eu costumo fazer o seguinte quando faço o TPC, já que não tenho um GPS paperless, nem PDA :lol:

- Faço "print" para PDF da página da cache (já com a hint decifrada) e passo para o telemóvel (isto caso o telemóvel leia PDF's, como por exemplo com o software Adobe Reader LE, que já vem de fábrica com o Nokia N73) e assim posso consultar, enquanto cacho, a página da cache sobre qualquer informação mais útil

- Se a cache tiver spoiler, gravo-o para o telemóvel como imagem

just my 2cent's :D
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor daraopedal » quinta Oct 30, 2008 18:45

casheiro_viajante Escreveu:bem eu costumo fazer o seguinte quando faço o TPC, já que não tenho um GPS paperless, nem PDA :lol:

- Faço "print" para PDF da página da cache (já com a hint decifrada) e passo para o telemóvel (isto caso o telemóvel leia PDF's, como por exemplo com o software Adobe Reader LE, que já vem de fábrica com o Nokia N73) e assim posso consultar, enquanto cacho, a página da cache sobre qualquer informação mais útil

- Se a cache tiver spoiler, gravo-o para o telemóvel como imagem

just my 2cent's :D


Tiraste-me as palavras da boca... ou as letras do teclado????
:wink:
Fazia exactamente a mesma coisa antes de comprar o PDA. E funcionava às mil maravilhas, mas não resisti ao PDA :oops:
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
daraopedal
Regular
 
Mensagens: 352
Registado: segunda dez 03, 2007 16:28
Localização: Arouca - Porto

Mensagempor coscus » terça nov 04, 2008 04:58

daraopedal Escreveu:
casheiro_viajante Escreveu:bem eu costumo fazer o seguinte quando faço o TPC, já que não tenho um GPS paperless, nem PDA :lol:

- Faço "print" para PDF da página da cache (já com a hint decifrada) e passo para o telemóvel (isto caso o telemóvel leia PDF's, como por exemplo com o software Adobe Reader LE, que já vem de fábrica com o Nokia N73) e assim posso consultar, enquanto cacho, a página da cache sobre qualquer informação mais útil

- Se a cache tiver spoiler, gravo-o para o telemóvel como imagem

just my 2cent's :D


Tiraste-me as palavras da boca... ou as letras do teclado????
:wink:
Fazia exactamente a mesma coisa antes de comprar o PDA. E funcionava às mil maravilhas, mas não resisti ao PDA :oops:


Eu para evitar o trabalho de guardar pdf um a um tenho outro método.
Extraio o html dos .gpx retirados do Geocaching.com (só premium members) com o GSAK, e meto os ficheiros no telem. Só não fico com as imagens. O meu telem corre o software de GPS, e o da namorada as descrições em html. :wink:
coscus
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 22, 2008 01:54

Mensagempor lopesco » terça nov 04, 2008 07:54

coscus Escreveu:
daraopedal Escreveu:
casheiro_viajante Escreveu:bem eu costumo fazer o seguinte quando faço o TPC, já que não tenho um GPS paperless, nem PDA :lol:

- Faço "print" para PDF da página da cache (já com a hint decifrada) e passo para o telemóvel (isto caso o telemóvel leia PDF's, como por exemplo com o software Adobe Reader LE, que já vem de fábrica com o Nokia N73) e assim posso consultar, enquanto cacho, a página da cache sobre qualquer informação mais útil

- Se a cache tiver spoiler, gravo-o para o telemóvel como imagem

just my 2cent's :D


Tiraste-me as palavras da boca... ou as letras do teclado????
:wink:
Fazia exactamente a mesma coisa antes de comprar o PDA. E funcionava às mil maravilhas, mas não resisti ao PDA :oops:


Eu para evitar o trabalho de guardar pdf um a um tenho outro método.
Extraio o html dos .gpx retirados do Geocaching.com (só premium members) com o GSAK, e meto os ficheiros no telem. Só não fico com as imagens. O meu telem corre o software de GPS, e o da namorada as descrições em html. :wink:


"Só não ficas com as imagens", porque não queres... O GSAK permite que se exporte o HTML com as imagens. É verdade que o ficheiro fica pesadito, as por vezes dá jeito...

Abreijos!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Mensagempor coscus » terça nov 04, 2008 18:30

lopesco Escreveu:
"Só não ficas com as imagens", porque não queres... O GSAK permite que se exporte o HTML com as imagens. É verdade que o ficheiro fica pesadito, as por vezes dá jeito...

Abreijos!


Realmente tive agora a testar e dá para meter as imagens, mas apenas as da descrição. Há alguma forma para o GSAK meter os spoilers também?
coscus
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 22, 2008 01:54

Mensagempor lopesco » terça nov 04, 2008 21:34

Não sei...
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

ver todos os logs de uma listing automaticamente

Mensagempor alieri » sexta nov 21, 2008 12:22

Existem várias coisas que podemos adicionar ao Firefox para tirar mais partido dos sites que visitamos regularmente e/ou para evitar fazer tarefas repetitivas.

Um desses extras é o Greasemonkey que permite adicionar "scripts" para automatizar tarefas.

Imaginemos que costumamos abrir a página de uma cache e depois navegamos até ao fim para clicar em "show all logs".

Existe um destes scripts que automaticamente faz com que ao abrir a página de uma cache todos os logs apareçam visíveis.

Em http://gmscripts.locusprime.net/index.html podem encontrar este e outros só para geocaching, feitos por geocachers (coluna à esquerda).

Recomendo ainda o "gallery enhancer" (para ver as fotos de cada galeria (cache ou geocacher) em duas colunas, em vez de quatro - veremos fotos maiores, portanto), ou o "Log Found Counter", que adiciona o número sequencial do Found ao log.

Curioso é também o "Log maximizer", que permite editar os logs doutra forma (editar tipo e tamanho de letras, cores, etc).

---

Para instalar o Greasemonkey no Firefox, abrir o link e carregar no botão verde "add to Firefox". O browser deve ser reiniciado.

Para instalar os scripts referidos, abrir http://gmscripts.locusprime.net/index.html , seleccionar o script no menu da esquerda e depois carregar no botão ao fim do texto explicativo.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor lenan2do » sexta nov 21, 2008 12:46

Eu tinha um sonho... e concretizou-se. Não demora apenas 15 minutos, mas vale o tempo dispendido.

ANDAR COM TODAS AS FOTO SPOILER NO TELELE.

Para isso usei uma macro do GSAK
http://gsak.net/board/index.php?s=0e942de212ba7d93c6a1813cb170cf9e&showtopic=1451&st=0&#entry32601

Foi necessário instalar uma pequena aplicação que vai buscar as foto Spoiler para uma pasta. Cria um indice html. Logo, se quiserem usar este índice, podem instalar um browser.
Depois a macro associa a cada página uma nota indicando que há foto spoiler.
Aí, vão consultar a foto.
É uma grande ajuda.
Já agora, podem exportar as caches não visitadas para HTML e colocar tambem no telele. Não se arrependem, pois numa multi-cache é extremamente útil. Deixam de precisar de papel.
Editado pela última vez por lenan2do em domingo nov 23, 2008 18:29, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
lenan2do
Regular
 
Mensagens: 339
Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron