UA 2ºop Escreveu:Só uma breve nota para dizer que estas situações são transversais em todos os fóruns por onde já passei. É mesmo problema cultural...
Over and out.
Nem mais, sejam eles fóruns Portugueses, Espanhóis, Ingleses, etc...
Em todos os fórum sempre existiu o problema dos off-topics, mas muitas das vezes não creio que sejam intencionais...
Acontecem em seguimento de conversas que existem dentro do tópico e por algum motivo, puxam para outro assunto e/ou tema.
Temos um exemplo pratico de um grupo de amigos que se junta a beber umas minis...
Podem estar a falar de futebol, o futebol puxa a conversa para os jogadores e por algum motivo começam a falar de automóveis, porque um determinado jogador comprou um "chiante" XPTO e neste caso a conversa toma outro sentido.
Por este mesmo motivo passa a conversa a estar fora do contexto?!
Claro que não, nem torna o individuo que falou do automóvel um gajo menos culto ou malcriado, só porque falou noutro assunto.
Se só seguirmos a "linha" dessa mesma conversa e não podermos falar em mais nenhum assunto, passa a ser uma conversa monótona, sem sentido e a pouco e pouco perde o interesse.
Existe uma situação que no meu ver é de mau grado (é a minha opinião) e lá por isso nunca chamei ou respondi quando estas aparecem, acho que isso só aos moderadores diz respeito e a eles cabe as chamadas de atenção, que é o facto de no meio de uma conversa (mesmo que esteja fora do tópico), colocarem simplesmente um "Smile" ou um "lol", isso em muitos fóruns é considerado spam, como não sabem muitas das vezes o que dizer, então fazem posts desnecessários só por fazerem.
Quantas vezes já aconteceu aqui e noutros fóruns, um tópico cair no esquecimento e por algum motivo, entra lá um companheiro que se lembra de meter uma "bucha" e esse mesmo tópico ressuscita?! Nem sempre o off-topic é negativo...
Muitas da vezes o pessoal nem se apercebe de estar a entrar em off-topic, acho que por estarmos todos (ou apenas alguns) entre amigos, discutimos e falamos sobre assuntos, como se estivéssemos a falar no dia a dia com o nosso colega do lado e de vez em quando sai uma "bucha".
Acho que um pouco de tolerância, em ambos os lados não faz mal a ninguém, para os mais "extremistas" aprendam a tolerar as opiniões e brincadeiras dos mais "humorados" que podem por sua vez evitar desviarem-se dos temas apresentados.
E deixem-se de arrufos, birras, peixaradas ou como queiram chamar, pois só cria um mau ambiente entre os presentes e activos no fórum e um mau cartão de visita a quem acaba de entrar para esta excelente comunidade.
Se nunca o disse, digo agora e não é para dar graxa a ninguém, porque sempre fui contra isso (convém frisar, não vá alguma "cabecita malevica" pensar nisso)
Temos aqui um excelente fórum, moderado por uma equipa fantástica, estimem-no, pois um fórum não nasce do nada... é criado pelos moderadores, mas feito pelos utilizadores frequentes.