• Anúncios

TrekBuddy - A solução gratuita para telemoveis java!

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

TrekBuddy - A solução gratuita para telemoveis java!

Mensagempor coscus » segunda set 22, 2008 04:21

Boas,

Antes de mais, apresentamos-nos como novos utilizados (eu e namorada), que fizemos hoje as nossas 2 primeiras caches.

Reparei que não conhecem aqui pelo fórum este software, que comecei a utilizar à pouco tempo, e que se tem demonstrado uma maravilha (principalmente para geocaching), utilizando o simples telemóvel e um receptor de GPS por bluetooth. (Nós utilizamos um SE K750i e um Holux M-1200).

Para começar visitem o site com wiki http://wiki.trekbuddy.net e fórum http://www.trekbuddy.net/

Para usarem o software é só instalar no telemóvel, meter os mapas e waypoints no cartão e navegar.

Para arranjarem os mapas podem cria-los com o Map Calibrator http://www.gpstuner.com/download/index.html, Ozi Explorer, ou até umas páginas web que os criam on-line http://www.awokenmind.de/trekbuddy/gm2tb/.

Eu recomendo ainda a utilização de atlas, nos quais temos a possibilidade de escolher vários níveis de zoom e layers. Existem uns tools que também os criam automaticamente. http://www.linuxtechs.net/kruch/tb/forum/viewtopic.php?t=464&sid=dfd099c8c7cd1383482557a6f8435a25 (penso que está em baixo, pois o link para os mapas do google está quebrado).

Depois é só tirar do GeoStats os waypoints que queremos num só ficheiro .gpx para podermos navegar visualizando todas as caches por onde passamos. O limite do numero de caches vai depender da memória do telemóvel.
Neste momento utilizo um atlas do grande porto com vários níveis de zoom, e um .gpx com as caches do grande porto, que o telemóvel carregou facilmente.

O software permite também fazer tracklogs.

Espero que vos seja útil.

Cumprimentos
coscus
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 22, 2008 01:54

Mensagempor lopesco » segunda set 22, 2008 07:00

Vou coscuvilhar..

Thanks!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Mensagempor J_Adonis » quarta set 24, 2008 09:38

Tentei no 6680

Instala e até corre, mas o Java está constantemente a gerar excepções por falta de memória. Mesmo assim, ainda consegui aceder ao sinal satélite e obter uma localização, o que já não é mau de todo.
Imagem
Avatar do Utilizador
J_Adonis
Small
 
Mensagens: 76
Registado: quinta mar 08, 2007 17:06

Mensagempor coscus » quarta set 24, 2008 23:21

Isso é estranho. Ainda hoje vi isso a correr num telemóvel bem mais fraco com symbian S40. Esse tem S60.
É normal que se tenha de editar as permissões desse programa para aceder aos dados do utilizador.
No fórum ou na wiki do trekbuddy deves encontrar resolução para isso.
Cumps
coscus
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 22, 2008 01:54

Mensagempor J_Adonis » quinta set 25, 2008 09:27

Bem, eu dei uma olhada rápida no fórum e havia uma thread específica sobre este modelo (já algo datada) em que outros utilizadores relatavam também vários problemas com o programa.

Mas confesso que não aprofundei muito o assunto. De qualquer forma ainda não o desinstalei, pelo que provavelmente lhe irei dar 2ª opurtunidade.

PS - Já consigo produzir mapas no formato Ozi a partir do Google Earth. Yupiii :)
Imagem
Avatar do Utilizador
J_Adonis
Small
 
Mensagens: 76
Registado: quinta mar 08, 2007 17:06

Mensagempor alieri » quinta set 25, 2008 17:35

produzir mapas no formato Ozi a partir do Google Earth

j_adonis - e que tal explicares isso à malta? Era fixe :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: TrekBuddy - A solução gratuita para telemoveis java!

Mensagempor Peixeiro » sexta abr 10, 2009 15:16

Cá venho buscar um post mais antigo...

Tenho usado este programa e foi com ele que me iniciei no GeoCaching, mas não consigo criar mapas do Google Satélite. Já testei com vários programas, mas dá sempre erro ao criar...
Tentei com um mapa da Microsoft Satélite, criou sem problemas mas ao tentar abrir o Atlas no telemóvel, diz que é muito grande...

Actualmente só tenho a funcionar bem um atlas com a vista de estradas do Yahoo!


Mas, para caches no meio do nada, gostaria mais de usar um mapa com imagens satélite ou se possível um mapa feito através de cartas topográficas.
Sei que é possível obter estas cartas como imagens, mas não sei como é que depois posso transformar para um mapa para o treckbuddy.

Alguém pode ajudar??
Imagem
Avatar do Utilizador
Peixeiro
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: segunda abr 06, 2009 14:56
Localização: Covilhã, Portugal

Re: TrekBuddy - A solução gratuita para telemoveis java!

Mensagempor coscus » sexta abr 10, 2009 21:04

Já experimentas-te o Trekbuddy atlas creator?

Eu costumo usa-lo para criar todos os mapas, mas devo dizer que não é fácil com mapas do google satélite. Isto porque o servidor do google bloqueia o nosso IP após o download de algumas imagens. Com o google maps já não acontece.

Quanto ao tamanho dos mapas, o trekbuddy tem um limite. Não sei ao certo qual é mas eu utilizo mapas com vários niveis de zoom de tamanho razoável, desde Braga até à Feira, apanhando todo o grande Porto, e não tenho problemas. Já tentei de Portugal inteiro mas não dá.
Tenta usar sempre atlas criados com este programa, e usa os ficheiros .tar criados que torna a cópia dos mapas para o cartão muito mais rápida. Se o telemóvel for Symbian, já recomendo copiar os mapas, imagem a imagem por conflitos com os ficheiros .tar.
coscus
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 22, 2008 01:54

Re: TrekBuddy - A solução gratuita para telemoveis java!

Mensagempor Peixeiro » sexta abr 10, 2009 22:00

Olá,

Esse foi um dos programas que testei e o que mais gostei até agora. Simples de usar e eficiente.

Mas pelo Google satélite não consigo pela razão que disseste... Ao fim de um bocado, o IP é bloqueado e começa a dar erro. Se ao menos desse para fazer por etapas e ele re-utilizasse as imagens já descarregadas. Ele guarda tudo no disco mas cada vez que faço um novo mapa (mesmo que tenha guardado em profile) volta a descarregar tudo.

Quanto ao limite, ultrapassei-o ao tentar abrir um atlas do MS Satélite, com 4 niveis de zoom (incluindo o máximo) com toda a Serra da Estrela e grande parte do concelho da Covilhã. Eram quase 300MB na versão "tar".

Tenho de testar com áreas mais pequenas, a ver se descubro mais ou menos o limite para este telemóvel.


E para criar Atlas com base numa carta topográfica ou outros mapas digitalizados? Como o poderei fazer?
Imagem
Avatar do Utilizador
Peixeiro
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: segunda abr 06, 2009 14:56
Localização: Covilhã, Portugal

Re: TrekBuddy - A solução gratuita para telemoveis java!

Mensagempor coscus » sábado abr 11, 2009 15:07

O TB atlas creator não faz download dos mapas sempre. Além da pasta atlas e atlasestared, tens a tilestore onde são guardadas todas as imagens, e sempre que crias mapas com zonas repetidas ele carrega as imagens do disco. (Isto se tiveres nas opçãoes do programa o tilestore activado)

Mas penso que mesmo assim n vais conseguir criar o atlas aos poucos, porque assim que o teu IP é bloqueado, o TBAC continua a fazer download das imagens, só que mais lentamente e os ficheiros vêm danificados. Depois ficam guardadas no tilestore imagens inválidas. Pelo menos a ultima vez que tentei foi o que aconteceu.

Nos meus mapas com google maps, normalmente utilizo niveis de zoom do 2º para baixo. O 1º nivel já ocupa muito. E penso que nos mapas de satélite o 1º nivel é ainda com mais zoom, e faz com que aumente muito o número de imagens.

Para criares mapas à mão, tens de usar o Map Calibrator ou Ozi Explorer para gerar os ficheiros de calibração com as posições GPS. Mas com muitas imagens torna-se complicado fazer à mão. Penso que já vi pelo forum do TB tools que com uma unica imagem e um ficheiro de calibração, separam os mapas em várias imagens para o telemóvel carregar facilmente. Procura por lá.
Para fazer atlas depois tens de pegar nos vários mapas já com as imagens separadas, e mete-las em pastas na organização definida para os atlas. Dá trabalho.. :|
coscus
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 22, 2008 01:54

Re: TrekBuddy - A solução gratuita para telemoveis java!

Mensagempor Peixeiro » sábado abr 11, 2009 19:31

Obrigado pelas respostas/dicas.

O TB Atlas Creator viu hoje uma nova actualização e ganhou novas fontes. Uma com mapa de estradas e outro com imagens satélite com menos resolução que as já existentes.

Com o Multimap, consegui fazer um mapa de todo Portugal, com a definição máxima que dá e niveis inferiores ficando a ocupar cerca de 122MB. Abriu bem no TB, mas para o Geocaching é fraquinho, porque no zoom máximo a escala do TB indica 2 kms!
Imagem
Avatar do Utilizador
Peixeiro
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: segunda abr 06, 2009 14:56
Localização: Covilhã, Portugal


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron