• Anúncios

Novo Garmin Oregon

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Novo Garmin Oregon

Mensagempor global trekkers » quarta jul 30, 2008 21:52

Olá a todos!

Como alguns já devem saber, a Garmin acabou de lançar mais um GPS: o Oregon. Este aparelho (paperless), tal como o Colorado, será comercializado em várias versões - Oregon 200 (mapas base, memória 24 Mb), Oregon 300 (mapas base com relevo, memória 850 Mb), Oregon 400t (mapas a 3D), Oregon 400c (mar) e Oregon 400i(rios) - e, de acordo com o fabricante, assume-se como um aparelho ideal para ao outdoor, ao possuir uma caracteristica inédita: o ecran táctil.

Ora tendo nós colocado aqui há poucas semanas um tópico relativo a um "duelo" entre o Colorado 300 e o Vista Hcx, com o objectivo de aclarar as nossas ideias para uma futura compra de um GPS, naturalmente que o lançamento deste aparelho (previsto em Portugal para 1 de Agosto) vem alterar um pouco o rumo dos acontecimentos.

Sendo óbvio que neste momento a experiência da comunidade de geocaching em Portugal com este aparelho deva ser quase nula, em virtude do respectivo aparelho ainda não ter sido lançado no mercado, a pergunta que desde já deixava para quem quiser comentar é a seguinte:

Pode este novo modelo Oregon constituir de facto uma alternativa de eleição para o Geocaching outdoor em detrimento do modelo Colorado que apresentou alguns bugs aquando do respectivo lançamento?

Obrigado desde já pelos Vossos comentários.
Imagem
global trekkers
Micro
 
Mensagens: 15
Registado: domingo jul 06, 2008 21:50
Localização: Lisboa

Mensagempor vsergio » quarta jul 30, 2008 23:45

A ver se o touperdido orienta um para a malta experimentar... num evento qualquer. Era fixe.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor btrodrigues » quinta jul 31, 2008 00:15

A julgar pelo Colorado e pelo seu firmware maravilha, não estou muito excitado com a novidade...
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Nuvi 500/550

Mensagempor rifkind » quinta jul 31, 2008 09:32

O Costa no outro dia viu este.

https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=27442

Para mim, parece-me a melhor opção para Geocaching, ou não fosse a sua lista de características uma clara evolução do Quest (o Quest 2, era pouco melhorzito e pior em algumas circunstâncias).
Um aparelho "faz-tudo", compacto.

Mas, depois da lista de "features" não pedidas do Colorado, o melhor é mesmo esperar para ver.

Agora, se a Magellan efectivamente desse uma resposta coerente, era fixe haver concorrência.
Isto de fazer concorrência com ela própria, deve ser aborrecido para a Garmin...

(No fora-de-estrada, já que em estrada tem concorrência feroz, felizmente!).

Nuno.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor JoseCarlos » quinta jul 31, 2008 10:19

Olá a todos,

como digo na minha recente apresentação, foi precisamente o Oregon que me fez voltar a interessar por este tema do Geocaching.

Não porque ache o tema desinteressante, muito pelo contrário, mas eu já tenho tantos "mealheiros" onde enterrar o pouco que ganho, e tantos motivos para anda a laurear a pevide, que se me meto nisto também, é certinho que um dia destes tenho as malinhas à porta :lol: :lol:

Ora, como não sou grande entendido na matéria do Geocaching, não me posso pronunciar muito sobre o Oregon nesse aspecto, mas para já, e para quem o tem nas unhas há apenas umas 12 horas, tenho a dizer que me parece extremamente robusto e é sem dúvida muito "agradável" de utilizar.

A caixa tem um revestimento de borracha (mesmo borracha, não aquela pintura aborrachada que depois desaparece e fica toda riscada), o encaixe das pilhas é do melhor que já vi para as alcalinas (falta testar as recarregáveis que têm dimensões ligeiramente diferentes, o display
é enorme, tem "boa" visibilidade (um pouco de retro iluminação ajuda) e o facto de ser táctil é muito prático embora só o tempo dirá se isto é mesmo uma vantagem ou não.

Mesmo para quem usa luvas e usa na bicicleta, como é o meu caso, os "icons" são grandes e é bastante sensível.

Surpreendentemente as pilhas ainda estão na sua carga máxima (pelo menos é a informação no ecrã) e esteve bastante tempo ligado e com a retro iluminação a 80%.

Para já não posso dizer muito mais, e vou já tratar de lhe enfiar o ficheiro das caches de Portugal (se o encontrar) para fazer uns testes.

Depois do fim-de-semana deve haver mais notícias. :wink:

Abraços!
Avatar do Utilizador
JoseCarlos
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor SUp3rFM » quinta jul 31, 2008 10:24

Seria bastante interessante contar com a opinião de quem o utiliza para geocaching.

O Colorado apresenta bastantes falhas, algumas delas ridículas e enervantes para quem faz geocaching e não só.

Veremos se o Oregon se porta melhor.

No Fórum da Groundspeak há algumas threads interessantes sobre o assunto.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor geostats » quinta jul 31, 2008 10:25

Para já não posso dizer muito mais, e vou já tratar de lhe enfiar o ficheiro das caches de Portugal (se o encontrar) para fazer uns testes.


Boas!

Vai às Stats (http://geostats.geocaching-pt.net/), e depois nos menus do lado esquerdo:

Caches:

* Listing
* Listings .GPX/.WPT

Se o teu nick não aparecer, é porque tens ainda poucas caches encontradas.
Escolhe um nick qualquer e logo na primeira "drop-down box", a opção "todas".
Divirtam-se,
A Equipa das Stats
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Mensagempor JoseCarlos » quinta jul 31, 2008 11:34

Boas!

Vai às Stats (http://geostats.geocaching-pt.net/), e depois nos menus do lado esquerdo:

Caches:

* Listing
* Listings .GPX/.WPT


Excelente dica! Já tenho o Orégão todo quitado :wink:

Muchas gracias....
Editado pela última vez por JoseCarlos em quinta jul 31, 2008 11:34, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
JoseCarlos
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor strangedays » quinta jul 31, 2008 11:34

Nope...só compro uma coisa dessas quando sair o Garmin Alentejo ! Isso é que era !
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
strangedays
Regular
 
Mensagens: 259
Registado: domingo set 23, 2007 19:56
Localização: Pinhal Novo

Mensagempor JoseCarlos » sexta ago 08, 2008 10:57

Olá,

Após uma semana em contacto com este novo equipamento da Garmin,
ainda não consegui avaliar bem se merece o "selo" de aprovado ou não.

Apenas andei com ele no terreno (BTT) dois dias e assim de repente
o que mais me surpreende é a Garmin ter feito um GPS de Outdor que não
se consegue ver o display ao sol... :shock: :shock:

Não será muito diferente do Colorado mas um pouco pior, provavelmente devido ao ecrã "rugoso" deste Oregon.

Com isto quero dizer que é necessário andar com a retro-iluminação sempre no máximo para se ver alguma coisa, e as pilhas.... :evil:

De resto há coisas que irritam, como ter que sair de qualquer página em
que estejamos e ir ao menu principal fazer configurações a essa mesma página.

A precisão também não é das melhores, pelo menos comparada com
alguns tracks gravados com o 60 CSx.

No entanto parece bastante robusto, com uma verdadeira camada de borracha (1mm) na tampa das pilhas e de lado, o que proporciona
uma agradável utilização quando usado na mão.

O "touch screen" é preciso e funciona bem mesmo com luvas, embora
alguns "botões" sejam demasiado pequenos.

Acima de tudo, é BONITO!!! :lol:

Podem ver uma análise mais detalhada no link abaixo:

http://garminoregon.wikispaces.com/first+impressions

Acho que é uma opção válida se tivermos em conta o preço (mais barato
que o Colorado e com 850 Mb de memória) e o facto de ser inovador
e esteticamente bem conseguido.

Como já referi numa resposta anterior, não costumo praticar Geocaching,
mas se praticasse era sem dúvida um Oregon ou um Colorado que comprava.

A funcionalidade dos ficheiros .gpx com todas as informações das caches
logo disponíveis no ecrã, é ESPECTACULAR!!

60's e eTrex's é coisa do século passado.... :lol: :lol:

Resumindo, eu comprava, mas é só porque sou apanhado pelos "gadgets" :wink:

Algumas fotos que tirei e coloquei neste tópico do Fórum Btt:
(acho que posso colocar aqui links para outros fórums, certo?)

O bixo é este:

Imagem

Imagem

Imagem


A entrada USB:

Imagem


E termos ergonómicos é espectacular:

Imagem


Os "botões" são grandes o suficiente para não errarmos o alvo, mesmo com luvas.

Imagem


Imagens de algumas das páginas principais.
O menu principal:

Imagem

O mapa:

Imagem

O computador de viagem:

Imagem

Ajuste de luminosidade e bloqueio do ecrã (muito útil num aparelho "touch sceen"):

Imagem

Vista do "Track Manager" quando os tracks são carregados como ACTIVE LOG's:

Imagem

E agora os mesmos tracks carregados como ficheiros .gpx por cópia directa do pc para a directoria Garmin\GPX
(ou através do maps source mas com o nome dos ficheiros editado)

Imagem

Vista do mapa + curvas de nível com vários tracks com diferentes cores associadas:

Imagem

E os mesmos tracks mas sem o mapa de estradas como base e só com as curvas de nível. Em alguns casos pode ajudar:

Imagem


Na bike:

Imagem

Imagem

Como podem ver, a visibilidade não é brilhante (brilhante... perceberam ? ) :mrgreen:


Alguém me chegue os óculos que tou pitosga.... ai não.. é mesmo assim)

Imagem

Imagem


Abraços :D
Avatar do Utilizador
JoseCarlos
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Malok0 » sexta ago 08, 2008 19:36

Não me fascinou.
Qual é o PVP?
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Oregon 300 e enviar caches

Mensagempor sacp » quinta Oct 23, 2008 14:10

Ola a todos.

Adquiri recentemente o Oregon 300.

Quando tento enviar uma cache directamente do site dá o erro "The Device does not support gps user data". Este erro tanto acontece no Firefox como no Internet Explorer. Pelo que percebi é um erro no plugin da garmin.

Tentei então outras sugestões encontradas em foruns.

1 - gravar o ficheiro loc e enviar pelo EasyGPS:

consigo gravar os loc's e até o ficheiro "Listings .GPX/.WPT", e abrir com o EasyGPS, mas, quando tento enviar ele abre uma janelinha para gravar no disco. Alguem sabe porquê?

2- gravar o .loc e converter para .gpx (ou sacar directamente gpx), ligar o gps como "armazenamento em massa", e colocar o ficheiro dentro da pasta gpx

Com uma cache funciona, mas quando gravo a listing .gpx por exemplo, no aparelho so aparece a 1a cache da lista, quando dá


help ?
sacp
Micro
 
Mensagens: 4
Registado: terça Oct 21, 2008 16:52

Mensagempor lopesco » quinta Oct 23, 2008 14:43

Não te posso ajudar...

Não tenho nenhum...
Andei a ponderar a compra desse bicho...
Mas, após a gentil disponibilidade do TouPerdido no evento das Bikes, de empresatar um para vermos, fiquei mto desiludido com o aparelho... Aliás, não foi com o aparelho, mas sim com o ecrã. Em plena luz do dia, é mauzito... Gostei muito dos menus, do touch, da ergonomia, mas o ecrã.... :(


Abreijos!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Mensagempor btrodrigues » quinta Oct 23, 2008 20:47

Se fores premium member...

Goto the cache page and click the "GPX eXchange file" button and select "download file" in your browser. Once the gpx file is downloaded to your computer copy it to [drive]:\Garmin\GPX . This only allows you to download one cache at a time.


Create and run a Pocket Query. Once you receive the pocket query, unzip the file and copy both gpx files to [drive]:\Garmin\GPX. Geocaches will show up as geocaches and child waypoints will show up as waypoints on the Colorado. This works for up to 500 geocaches (the limit of the pocket query).


Se não fores, é algo a considerares, uma vez que só assim podes aproveitar as capacidades "paperless" do GPS que tens e ter as descrições das caches disponíveis...

Tirado daqui: http://garminoregon.wikispaces.com/Geocaching
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor the_ateam » quinta Oct 23, 2008 21:11

Chutar tudo para o GSAK e depois usar a exportação para GPX. Amandar com o ficheiro para dentro da pasta Garmin\GPX do cartão ou do GPS e deverá funcionar... pelo menos no colorado funka
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron