• Anúncios

GeoStats?

Por muito que tentem negar... it's ALL about the numbers!! Espaço dedicado, gerido e dinamizado pelos obcecados pelos números

Moderador: Moderadores

TBs

Mensagempor geostats » quinta mar 06, 2008 09:28

de Almeida disse:
Já agora porque não um top por tb's quem descobriu mais quem tem mais etc....

entao a ideia dos tb's ?


Parece-me que esta questão ficou um bocado pendurada e pelo facto pedimos desculpas.

De Almeida, não está previsto fazer um Top relacionado com TBs. Não há uma estrutura para manter a informação dos TBs de forma generalizada, porque estes, tanto quanto sabemos, não possuem nenhum registo corrente de estado. Isto é, para saberes o que se passa com os TBs, tens de consultar manualmente as suas páginas de informação, individualmente.

Pior do que isso, para saberes os TBs que alguém tem ou descobriu, tens de consultar individualmente os registos relacionados com TBs de cada geocacher.
Quanto a TBs, nem sabemos quantos são, apenas que só em Portugal há 550 "estacionados" (assumindo que estão efectivamente colocados em caches e não perdidos num armário de alguém). Quanto a geocachers, são 2175 em Portugal, neste momento.

Ora, as Stats que geramos são, tanto quanto conseguimos, sobre informação global, que pode ser mantida coerente no seu conjunto e de forma o menos trabalhosa possível. A única excepção que fazemos, é à definição da informação de nacionalidade de novos geocachers. Mesmo esta informação só está disponível porque começou a ser recolhida quase desde o ínicio, quando as Stats ainda eram o fruto do trabalho de 2 carolas, várias folhas de Excel e a leitura individual de logs. Mediam-se os logs às dezenas, por mês. Agora chegam às centenas, por dia.

Não há capacidade, automática ou humana, para manter um registo geral desta informação, de forma fidedigna. O trabalho manual actualmente já é mais do que suficiente com a gestão do fórum, a definição de países em novos geocachers e a actualização pontual de caches.
Divirtam-se,
A Equipa das Stats
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Mensagempor t@ndre » sexta abr 04, 2008 15:25

Caros tenho uma dúvida.
Antes de mais parabéns pela página geostats!
Adquiri hà pouco tempo um garmim venture HC, fui directamente ao vosso site sacar as caches no formato GPX, contudo na página "Listagem de caches em formato GPX, OZI, TomTom e Garmin POI", não percebo a opção "por". Parece que faria um filtro por owner mas não creio que esteja a fazer nada.
A pergunta é esta opção faz alguma coisa? E se sim, como listo todas no territorio pt?
Obrigado
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Mensagempor t@ndre » sexta abr 04, 2008 15:57

t@ndre Escreveu:Caros tenho uma dúvida.
Antes de mais parabéns pela página geostats!
Adquiri hà pouco tempo um garmim venture HC, fui directamente ao vosso site sacar as caches no formato GPX, contudo na página "Listagem de caches em formato GPX, OZI, TomTom e Garmin POI", não percebo a opção "por". Parece que faria um filtro por owner mas não creio que esteja a fazer nada.
A pergunta é esta opção faz alguma coisa? E se sim, como listo todas no territorio pt?
Obrigado


Ok acho que já percebi, apenas basta utilizar na comboBox anterior "todas".. dahhh
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Oi!

Mensagempor geostats » sexta abr 04, 2008 15:58

A pergunta é esta opção faz alguma coisa?


Sim. Permite filtrar as caches pelo teu nick name.

E se sim, como listo todas no territorio pt?


Escolhendo a hipótese "de todo o país", na última opção. No geocacher, podes escolher basicamente qualquer nick, já que o teu só aparecerá quando tiveres mais de 2 founds. Escolhe alguém que conheças, por exemplo. :)

EDIT: Acrescentei a informação da necessidade de ter mais de 2 founds para o nick aparecer, na ajuda.
Divirtam-se,
A Equipa das Stats
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Mensagempor the_ateam » sexta abr 04, 2008 18:01

Olá malta das stats!

quando faço o download do ficheiro GPX das caches por encontrar, não tenho qualquer problema na importação no GSAK. Contudo no Geoscout ele não vai muito à bola.

Editei então uma PQ (que funciona bem no GeoScout) e comparei com o GPX gerado pelo site e de facto existem algumas diferenças no XML, nomeadamente a falta de algumas partes da cache.

É possivel que este ficheiro gerado no site seja semelhante às PQ e assim possivel a sua importação no Geoscout.

Obrigados...
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor prodrive » sexta abr 04, 2008 18:06

Se calhar é porque tens muitas caches por encontrar ainda :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor t@ndre » sexta abr 04, 2008 19:48

É normal não aparecerem todos os pontos no meu GPS?

Criei a lista de todas as caches de portugal e enviei para o meu etrex Venture HC, contudo nem todas as caches aparecem no mapa, é normal isto acontecer?
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Mensagempor MightyReek » sexta abr 04, 2008 19:50

Depende do nº de waypoints que o Venture HC suportar... Pode suportar apenas 500...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Mensagempor t@ndre » sexta abr 04, 2008 19:54

MightyReek Escreveu:Depende do nº de waypoints que o Venture HC suportar... Pode suportar apenas 500...

Então isso explica tudo.. pois tentei lhe meter os 2000 pontos ^^
Obrigado
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Mensagempor geostats » sexta abr 04, 2008 21:32

É possivel que este ficheiro gerado no site seja semelhante às PQ e assim possivel a sua importação no Geoscout.


Sim, é possível até certo ponto. Não temos toda a informação da cache, mas para a que não existe, podemos sempre colocar informação "vazia".

A questão é mais descobrir que informação falta ao GeoScout, já que não tenho esse SW instalado, nem condições para o instalar.

Consegues ver que campos faltam ao GeoScout?

Provavelmente bastará ires juntando as tags ao GPX das Stats, até o GeoScout ler o ficheiro. Diz depois aqui que tags são precisas e nós juntamos.
Divirtam-se,
A Equipa das Stats
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Mensagempor the_ateam » domingo abr 06, 2008 21:17

A linguagem XML e as Tags não é propriamente coisa que eu domine... estive a comparar um e outros e logo a primeira linha é diferente, onde é referencia a versão.

Ainda tentei adicionar as "tags" em falta mantendo práticamente igual, mas o Geoscout não lhe pega, pelo que acho que o problema poderá estar em algum "enter" a mais. Vou ter de ver isto com mais calma e depois digo-vos o que difere.

Isto tudo porquê ? A pedido do Nuno Sigla, fiz umas linhas de código que pegam numa pocket query e separam por pastas os diferentes distritos, isto porque é possivel separar os GPX de cada cache por pastas, tornando mais rápido o seu funcionamento. Queria era fazer o mesmo para os não premium, de forma a pegar no GPX gerado no site das stats e fazer o mesmo efeito. Há muita malta que usa o Geoscout e as quase 4 horas para processar um ficheiro com 500 caches é do caraças... :?

Obrigadus
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Ok...

Mensagempor rifkind » domingo abr 06, 2008 21:46

Ok. Depois avisa como correu...

Hoje ainda tentei fazer o download do GeoScout por duas vezes e instalá-lo, mas no setup queixava-se sempre de um ficheiro de setup inválido.

Desisti. Tenho um QTek S100, que até é suposto ser compatível, mas está a ficar irremediavelmente desactualizado na versão do Windows Mobile.

Outra hipótese que podes tentar, é fazer o contrário. Pegas numa PQ que funcione e vais retirando tudo, até ficares só com uma ou duas caches, que funcionem.

Depois, pegas num GPX das Stats, com as mesmas duas caches e vês o que falta, para que funcione.

Boa sorte,
Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor the_ateam » terça abr 08, 2008 11:34

Pois bem, como seria de esperar esta terça-feira não tenho nada que fazer, então debrucei-me sobre esta questão.

Separei o mesmo GPX no formato sacado de uma PQ e do GC@pt.
Segui a sugestão do Nuno, e fui adicionando tags até que... os dois ficheiros eram exactamente iguais. Cheguei ao cumulo de passar num COMPARE e sim, são exactamente iguais, mas o do GC@pt o Geoscout não o reconhece.

Utilizando o textpad, entrei no ficheiro original do GC@pt, salvei-o como UTF-8, substitui a primeira linha da versão XML pela da PQ e voi lá... fez-se luz finalmente. Em conclusão é apenas o formato do ficheiro que faz com que o Geoscout o ignore.

Agora ando aqui às voltas com o VB à procura de uma forma de converter o ficheiro de saida. Encontrei um activeX que o faz e vou ver se faço download para testar, mas gostava de evitar ocx externos para poder garantir a compatibilidade entre todos os sistemas operativos.
Se vocês pudessem fazer com que o formato fosse em UTF-8 e não em ANSI (ISO8859) então ai resolveria já o meu problema.

Sobre as tags a adicionar no GPX era porreiro que tivesse o "state", para poder fazer o filtro directo por distrito. A tag Owner ID era porreiro para a malta que curte fazer stats, podendo assim fazê-las no GSAK sem necessidade de ser premium member.

Quando concluido este "quebra-galho" e testado pelos ratos de laboratório que tenho (pelo menos o sigla e o tantiso :D), vou disponibilizado no post sobre o Geoscout.

Obrigadus
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor the_ateam » terça abr 08, 2008 16:15

Sem querer abusar (se calhar estou), verifiquei que as tags de pelo menos um log e da hint são também eles importantes para o GeoScout.

Obrigadus...
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor MAntunes » terça abr 08, 2008 16:39

Acho que não estás a abusar. Acho que estás a dar um contributo muito valioso. Como o Nuno disse, ele não tem esse software nem consegue instalá-lo por isso essas dicas são muito úteis.

Mas ele tratará de me chamar mentiroso se fôr o caso. ;-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Stats

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron