• Anúncios

Programa substituto para o GPXSonar

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Programa substituto para o GPXSonar

Mensagempor Malok0 » domingo mar 09, 2008 14:53

Já toda gente sabe que este programa encontra-se "abandonado" por quem o criou.
Mas ontem fiquei mesmo chateado. Para além de calcular mal as distâncias entre caches, demora-me uma eternidade para abrir um ficheiro de 2MB.
Alguns conselhos?
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Re: Programa substituto para o GPXSonar

Mensagempor Sal » domingo mar 09, 2008 16:29

Malok0 Escreveu:Já toda gente sabe que este programa encontra-se "abandonado" por quem o criou.
Mas ontem fiquei mesmo chateado. Para além de calcular mal as distâncias entre caches, demora-me uma eternidade para abrir um ficheiro de 2MB.
Alguns conselhos?


Geoscout, BeeLineGPS, GPXView, OZIExplorer...

Há para todos os gostos e feitios. :)
Eu por exemplo vou alternando entre Geoscout e GPXView para visualizar as caches, sendo que o GPXView lê directamente o ficheiro GPX on the fly e no GeoScout é necessário importá-lo anteriormente para depois ter a base de dados ao dispôr.
Como não faço navegação com o PDA, apenas vou usando (só quando a necessidade obriga - raramente) o OZIExplorer para ver os caminhos circundantes à posição actual.
Quanto ao BeeLineGPS ainda não tive pachorra para contornar algumas dificuldades que tive, mas é bastante bom.

O conselho é: Vai testando até te dares bem com um deles ou vários em conjunto. O software que é bom para mim, pode ser repulsivo para ti e vice-versa. Até porque também vai depender do equipamento que usares.

Foi assim que fiz. Experimentei quase tudo e fui estreitando o leque até arranjar um conjunto deles que me agradam por este ou aquele motivo e vou alternando conforme as necessidades. Isto porque não arranjei nada que me agradasse a 100% num único software.

Have Fun Testing! :)
Imagem      Imagem
"I use multi-billion dollar satellites to find tupperware hidden in the
woods, filled with 50 cent plastic toys." And I'm happy with It!
  :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Sal
Regular
 
Mensagens: 383
Registado: quinta mai 10, 2007 11:46
Localização: Abrantes - Portugal

Mensagempor Malok0 » domingo mar 09, 2008 23:05

Bem.. o GeoScout crasha a fazer a importação dos waypoints! (mesmo sem ligar à net)
O GPXView é bastante básico e insuficiente para o que se quer.
O BeelineGPS quando clico em Geocaching Info dá erro!
Falta o oziexplorer.

God damn,
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor Sal » segunda mar 10, 2008 01:45

Malok0 Escreveu:Bem.. o GeoScout crasha a fazer a importação dos waypoints! (mesmo sem ligar à net)


É estranho, pois comigo funciona na perfeição. Quer do GPX, quer directamente da web (cache a cache ou X caches à volta do waypoint, e até via GPRS!). Sempre sem problemas. Quanto a GPX, já testei com ficheiros de vários tamanhos, sem exagerar claro. Nunca me passaria pela cabeça mandar para lá um GPX de 20MB. Qual a versão que estás a usar? Qual o tamanho do GPX? Qual o teu equipamento?

Malok0 Escreveu:O GPXView é bastante básico e insuficiente para o que se quer.


Sim. Serve apenas como acessório complementar e abre GPX rapidamente (testado até ficheiro com 4MB). O que é uma grande vantagem face a qualquer outro que conheço. Mas serve basicamente para visualizar a informação.

Malok0 Escreveu:O BeelineGPS quando clico em Geocaching Info dá erro!


Não tenho grande experiência com o BeeLineGPS, mas parece que te falta colocar a informação da cache no local expecifico para o efeito. Penso que seja uma pasta HTML na directoria da instalação. Acho que era qualquer coisa deste genero mas já foi à algum tempo que andei a mexer nisso e posso estar errado, ou até mesmo estar a confundir com um outro qualquer software. FAQ-it. :)

Malok0 Escreveu:Falta o oziexplorer.


Não me parece que o Ozi só por si vá satisfazer todas as tuas necessidades ao nível do paperless geocaching, mas experimenta na mesma que vale a pena.

Insiste que acabarás por encontrar o que pretendes. Ou um conjunto de dois que preencham as tuas necessidades... É mais provável assim.

Malok0 Escreveu:
God damn,


Santinho! :lol:


SR.
Imagem      Imagem
"I use multi-billion dollar satellites to find tupperware hidden in the
woods, filled with 50 cent plastic toys." And I'm happy with It!
  :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Sal
Regular
 
Mensagens: 383
Registado: quinta mai 10, 2007 11:46
Localização: Abrantes - Portugal

Mensagempor MAntunes » segunda mar 10, 2008 09:15

O GPXView é apenas um visualizador de ficheiros GPX. Bem, o nome diz isso mesmo. :oops: Como se disse é muito prático e rápido e até permite ligar à net (pelo meio que tiveres à disposição) para ir buscar imagens ou aceder à página da cache.

O BeeLine, lê os .gpx e converte-os para um ficheiro interno com expensão .wpt (não é ficheiro Ozi) que os coloca na pasta que especificares (eu coloco-os no cartão SD). Permite criar várias BD para não ter que se alancar com dezenas/centenas de caches que estão na outra ponta de Portugal (Ver tópico sobre download/parametrização dos pocket queries).

O Ozi permite ver as páginas das caches se as importares dos GeoMaps no nosso site GeoStats e seguires as instruções que lá estão - este sim, tem as paginas numa pastas HTML.

Ainda existe o GPSDash2 que eu usei hà uns anos mas larguei-o para usar o BeeLine. Mas como o Sal disse, o que agrada a uns não agrada a outros. Give it a try. :-)


Os problemas que tens com o BeeLine e com o GeoScout podem ser do teu PDA ou da instalação dos softwares e nao deles. Hà por aqui muita gente a usá-los.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor SUp3rFM » segunda mar 10, 2008 11:07

Tal como o MAntunes escreveu, creio que o problema está no PDA e nas suas configurações.

O GPXSonar corre a 100% no meu velhinho IPAQ 3850, assim como o Beeline, etc, etc.

Com a eventual descontinuação do GPX Sonar, talvez o Cachemate seja uma boa opção. O Cachemate saiu agora fortalecido (até já tem um modo de navegação), para além de ter um suporte muito bom. Experimenta-o.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor Malok0 » segunda mar 10, 2008 11:21

Bem, ou deverá ser de colocar tudo no cartão e haver a possibilidade de ser lento. :oops:
O .gpx tem 2,3MB, abre rapidamente no GpxView mas nem por isso no GpxSonar.
Quando disse que o Gpxview era limitado, estava-o a comparar com o gpxsonar. 8)
Vou testar o cachemate.
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor Malok0 » quinta mar 13, 2008 11:25

decidi-me ficar pelo cachemate para já.
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron