Moderador: Moderadores
manelov Escreveu:Afinal sou mau observador, nas bandeiras também faz um X.
manelov Escreveu:Os 5 pontos brancos não deviam fazer uma cruz em vez de um X?
GeoDuplaP&F Escreveu:manelov Escreveu:Afinal sou mau observador, nas bandeiras também faz um X.
Segundo me lembro, esses 5 pontos na bandeira representam "As Cinco Chagas de Cristo", respectivamente as mãos (dos pregos na Cruz), o peito (da lança do soldado) e os pés (também dos pregos). Daí serem em X e não em cruz.
GeoDuplaP&F Escreveu:Talvez esteja aqui uma explicação (suficientemente) correcta das cinco quinas:
"Os cinco pontos brancos representados nos cinco escudos no centro da bandeira fazem referência a uma lenda relacionada com o primeiro rei de Portugal. A história diz que antes da Batalha de Ourique (26 de Julho de 1139), D. Afonso Henriques rezava pela protecção dos portugueses quando teve uma visão de Jesus na cruz. D. Afonso Henriques ganhou a batalha e, em sinal de gratidão, incorporou o estigma na bandeira de seu pai, que era uma cruz azul em campo branco."
"D. João II foi o responsável pela elaboração do escudo de armas português tal como hoje o conhecemos, nos seus traços gerais. (...) ordenou a fixação definitiva (...) dos besantes em cada quina em cinco, dispostos em aspa (esta última deveu-se, em parte, à grande devoção que o soberano tinha pelas cinco chagas de Cristo). "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Portugal
de Almeida Escreveu:Torre de Belém PROPOSTA FINAL
Manchanegra Escreveu:de Almeida Escreveu:Torre de Belém PROPOSTA FINAL
Este desenho poderia ser aproveitado para uma eventual geocoin de Lisboa. O que acham?
de Almeida Escreveu:Por mais que me esforce não consigo entender a lógica desses divisionismos, regionalismos e outros ismos agora a despropósito... fazemos todos parte do mesmo espaço... nesta Europa das regiões... neste único mundo de que dispomos (felizmente, senão eram mais os que escaqueirávamos)...
de Almeida Escreveu:Por mais que me esforce não consigo entender a lógica desses divisionismos, regionalismos e outros ismos agora a despropósito... fazemos todos parte do mesmo espaço... nesta Europa das regiões... neste único mundo de que dispomos (felizmente, senão eram mais os que escaqueirávamos)...
Desde que a Torre foi erguida que é sinónimo do país, lá fora, quer queiramos quer não.
danieloliveira Escreveu:de Almeida Escreveu:Por mais que me esforce não consigo entender a lógica desses divisionismos, regionalismos e outros ismos agora a despropósito... fazemos todos parte do mesmo espaço... nesta Europa das regiões... neste único mundo de que dispomos (felizmente, senão eram mais os que escaqueirávamos)...
Por isso mesmo é que as ilhas devem figurar na moeda com o mapa
Desde que a Torre foi erguida que é sinónimo do país, lá fora, quer queiramos quer não.
de Almeida Escreveu:Por outro lado, por que não fazer várias geocoins portuguesas por ano?
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante