• Anúncios

Ficheiro de calibração ozi

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Ficheiro de calibração ozi

Mensagempor ruigouveia » segunda nov 05, 2007 15:17

Boas

Arranjei umas cartas militares de Portugal para por o ozi, tive a ver o tamanho dos gif e têm tamanhos diferentes um por exemplo tem de tamanho 5339x3340 e outro tem 5336x3336. A minha questão é será que posso por o ficheiro de calibração M888 - GIF (5336x3336).zip que se encontra em http://groups.yahoo.com/group/geocachin ... alibrados/

Obrigado
ruigouveia
Micro
 
Mensagens: 40
Registado: domingo nov 04, 2007 03:15

Mensagempor alieri » segunda nov 05, 2007 15:38

olá Rui
Acho que os mapas e calibrações que tenho são esses (não os tenho aqui para confirmar). Não tem mal nenhum testares isso e confirmar a calibração num mapa de uma zona que conheças bem.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor ruigouveia » segunda nov 05, 2007 15:51

alieri Escreveu:olá Rui
Acho que os mapas e calibrações que tenho são esses (não os tenho aqui para confirmar). Não tem mal nenhum testares isso e confirmar a calibração num mapa de uma zona que conheças bem.


ok
Então converto os gif para o formato do ozi meto na pasta maps o ficheiro gerado e o ficheiro map e na pasta do ozi meto o datuns? è isso né?
ruigouveia
Micro
 
Mensagens: 40
Registado: domingo nov 04, 2007 03:15

Mensagempor alieri » segunda nov 05, 2007 16:14

assim de repente acho que sim. :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor SUp3rFM » terça nov 06, 2007 11:27

Assim de repente, digo que o erro gerado por essa calibração aproximada é perfeitamente negligenciável. É mesmo uma questão de testares.

Bom era ler o que tem a dizer o guru do Ozi Explorer em Portugal, o MAntunes. :-)

(Sim, ainda me lembro bem do fantástico crash-course quando fizémos a Nunca Percas o Norte!!)
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor MAntunes » terça nov 06, 2007 14:06

O que foi dito atrás àcerca dos ficheiros de calibração está correcto. :

'crash course' foi quando eu deixei cair o PDA da bike abaixo, certo? ;-)

'guru'? Não, o Paulo Martins que fez aquele excelente trabalho das calibrações e das ficheiros com exemplos de calibração, sim, é que é um verdadeiro artista. Eu apenas uso muito o Ozi.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor ruigouveia » terça nov 06, 2007 14:15

Boas

Já tenho os mapas as cartas a trabalhar, que outros mapas ficam bem no ozi?
Em relação as caches, podiam me dizer como posso fazer uma gestão delas no ozi? No geostats esta lá isto

"Os ficheiros OZI possuem ainda um link que pode servir como ligação para a página da cache. Para que este link seja útil, devem ser seguidas as seguintes instruções:

1. Colocar os ficheiros OZI numa directoria, ao lado de uma directoria HTML onde serão colocadas páginas das caches
2. Gravar cada cache para a directoria HTML, dando o código da cache como nome do ficheiro e extensão .html (ex: GC11BE.html). Em alternativa, usar o gpx2html para gerar as páginas html a partir de um ficheiro GPX fornecido pela Groundspeak (ATENÇÃO: o GPX aqui fornecido não tem as descrições!)"

Será que alguém me podia explicar isto é que não estou a perceber muito bem.
Para já o beeline está em primeiro lugar nas minhas escolhas, sendo que o ozi com as cartas fica muito bom também, falta é a gestão das caches no ozi.

Obbrigado
ruigouveia
Micro
 
Mensagens: 40
Registado: domingo nov 04, 2007 03:15

Mensagempor ruigouveia » terça nov 06, 2007 20:28

Como é que configuro a porta COM 6 no ozi? è que não me aparece está
nem a porta com 7

Obrigado
ruigouveia
Micro
 
Mensagens: 40
Registado: domingo nov 04, 2007 03:15

Mensagempor MAntunes » quarta nov 07, 2007 00:16

ruigouveia Escreveu:Já tenho os mapas as cartas a trabalhar, que outros mapas ficam bem no ozi?


Teoricamente, qualquer mapa digital feito a uma determinada escala indentificável, pode ser usado no Ozi (PC e CE). A diferença é que, se não existir o ficheiro de calibração (.map) é necessário calibrá-lo (no OziPC) de acordo com as instruções dadas pelo Paulo Martins e que estão presentes na secção files do grupo no Yahoo, 'geocaching_portugal.
Hà por aí alguns utilitários que pegam em imagens do Google Earth, gravam em .jpg e calibram para o Ozi. É só procurar nos foruns. eu experimentei mas não fiquei entusiamado; ou o detalhe é pouco e não serve ou para ter bom detalhe e qualidade de imagem para se perceber, a área 'produzida' é muito pequena. Mas uma experiência não faz mal a ninguém.

ruigouveia Escreveu:Em relação as caches, podiam me dizer como posso fazer uma gestão delas no ozi?


Não hà gestão de caches (neste caso, genericamente, waypoints) no OziCE. Ele limita-se a mostrar o ficheiro tal como foi gerado. Nem sequer permite ordenação e as opções de filtragem são limitadas.

ruigouveia Escreveu:No geostats esta lá isto

"Os ficheiros OZI possuem ainda um link que pode servir como ligação para a página da cache. Para que este link seja útil, devem ser seguidas as seguintes instruções:

1. Colocar os ficheiros OZI numa directoria, ao lado de uma directoria HTML onde serão colocadas páginas das caches
2. Gravar cada cache para a directoria HTML, dando o código da cache como nome do ficheiro e extensão .html (ex: GC11BE.html). Em alternativa, usar o gpx2html para gerar as páginas html a partir de um ficheiro GPX fornecido pela Groundspeak...

Será que alguém me podia explicar isto é que não estou a perceber muito bem.


Tentando explicar;

1. Tens a pasta 'Ozi' e dentro dela tens as pastas 'Data', 'Maps', etc... o que se diz é para criares uma pasta 'HTML' dentro da pasta 'Ozi' e que fique ao nível das outras.

2. Hà dois métodos;

- um é o de guardares a página da cache em html usando as funções do browser que usas (algures ou parecido com File, Save as... e depois dar o código da cache.html - ipor exemplo: GC177GZ.html). Este método é manual, cache a cache, demorado e gratuito.

- o outro, no caso de seres Premium Member e receberes os pocket queries da GroundSpeak, é o de usares o programa indicado para ler os ficheiros .gpx e o program gera as paginal .html automaticamente para todas as que venham no ficheiro. Este método é, já disse, automático, rápido, processa todas as caches incluídas e custa dinheiro (subscrição PM
que, ainda assim, fica mais barata que um maço de cigarros por mês).

Usando um ou outro método, o resultado deve ser colocado na tal pasta 'HTML' e, com os ficheiros .wpt gerados nas Stats, é então possível de dentro do Ozi (PC ou CE) clicar na cache e aparecer a página html da mesma. Como alguém disse hoje, só lhe falta uma setinha a apontar para a cache. :-)

ruigouveia Escreveu:(ATENÇÃO: o GPX aqui fornecido não tem as descrições!)


Não, não tem. Os ficheiros .gpx com as descrições completas de um conjunto de caches é uma funcionalidade disponibilizada pela GroundSpeak para os membros pagantes, os Premium Members.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor MAntunes » quarta nov 07, 2007 00:21

ruigouveia Escreveu:Como é que configuro a porta COM 6 no ozi? è que não me aparece está
nem a porta com 7


Penso que não é necessário ser a porta 6 ou a 7. O OziCe aceita qualquer porta série onde o PDA disponibilize o sinal do GPSr. É uma questão de configurares (tornares reconhecido) o GPSr no PDA. A partir desse ponto, no Ozi só tens que o ligar à porta BlueTooth onde saibas que o GPSr está.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor ruigouveia » quarta nov 07, 2007 10:12

Para ter a informação toda das caches decidi fazer uma conta PM por um mês para testar.

Para receber a informação de varias caches ao mesmo tempo tenho que criar um pocket Query?
ruigouveia
Micro
 
Mensagens: 40
Registado: domingo nov 04, 2007 03:15

Mensagempor alieri » quinta nov 08, 2007 19:02

Acho que fazes uma boa opção, fiz também por um mês e depois por um ano.
sim, depois fazes uma (ou mais )pocket query conforme quiseres.
Espreita aqui http://forum.geocaching-pt.net//viewtopic.php?t=1733 e brinca com as hipóteses de consulta.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes

cron