• Anúncios

FAQ> Como fazer conversões de sistemas de coordenadas?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

FAQ> Como fazer conversões de sistemas de coordenadas?

Mensagempor Luxor » sexta set 28, 2007 18:24

Provavelmente já foi falado, mas não fui capaz de encontrar.

Como é que consigo passar as coordenadas no formato do GC.com para o formato decimal? ou, em alternativa, como é que posso marcar um ponto no Google maps sem coordenadas decimais?

Luxor
Regular

Registado: quinta set 06, 2007 10:33

Mensagempor MightyReek » sexta set 28, 2007 18:28

Na pagina da cache, em frente ás coordenadas está "other conversions".

Carregando aí tens as coordenadas em todos os formatos possíveis e imaginários...

Quer dizer, todas todas nãomas... em decimal está... :)
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Luxor » sexta set 28, 2007 18:32

tantas vezes abri as páginas das caches, sem nunca ver algo tão óbvio :cry:
Luxor
Regular

Mensagempor MightyReek » sexta set 28, 2007 18:36

Ora...
As vezes está onde menos se procura :wink:
Imagem
MightyReek
Extra Large

Mapas?

Mensagempor geostats » sexta set 28, 2007 18:38

Hum... Mapas das Stats?

Menu da esquerda, no site:
Geostats->GMaps

Xau!
GSTeam
geostats
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Mensagempor alieri » sexta set 28, 2007 18:39

nada que uma busca no Gugas não esclareça. atenção que não percebo nada disso, pode não ser o que pretendes :oops:
várias opções aqui ou no Exercito, Instituto geográfico
Desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento e Gestão da Informação, esta aplicação serve para efectuar transformações de coordenadas entre os diferentes sistemas de projecção e de referenciação mais utilizados em Portugal. As transformações efectuadas foram desenvolvidas recorrendo a diversos parâmetros e a tecnologia Map Objects e Arc Objetcs.

É permitido ao utilizador efectuar transformações entre sistemas de coordenadas utilizados em Portugal, sob a forma de Rectangulares (Militares, Ponto Central e UTM) e Geográficas, bem assim como transformação entre os diversos sistemas, sendo disponibilizadas conversões entre os data de Lisboa, ED50, WGS84 e Datum 73 na região do Continente.
Nas regiões autónomas da Madeira e Açores permite as conversões entre sistemas UTM locais e o sistema UTM WGS84, bem como a transformação para coordenadas geográficas nestes dois data.

A introdução de coordenadas pode ser feita através da digitação das mesmas nas caixas respectivas, ou alternativamente recorrendo a ficheiro do próprio utilizador, até um máximo de 10 pontos/ficheiro.

EDITADO: enquanto fazia o post a malta respondeu...tb já aprendi umas coisas. obrigado malta!!
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor btrodrigues » sexta set 28, 2007 20:08

podes colocar a seguinte string de procura:

38 40.123, -8 35.123

funciona :)
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor SUp3rFM » sexta set 28, 2007 20:58

O Geocalc ajuda. É o que utilizo.

http://www.fizzymagic.net/Geocaching/Ge ... oCalc.html

É uma pequena app, para Windows, concebida por um geocacher, o FizzyMagic.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor garri » sexta set 28, 2007 21:06

btrodrigues Escreveu:podes colocar a seguinte string de procura:

38 40.123, -8 35.123

funciona :)

Também podes escrever diretamente "N 38° 40.123 W° 8 35.123"

Mas nao esqueças que ° e º sao símbolos diferentes
garri
Micro

Registado: sexta Oct 14, 2005 19:05

Mensagempor Luxor » segunda Oct 01, 2007 11:22

Mais uma vez, obrigado a todos, já que responderam a todas as minhas dúvidas e resolveram os meus problemas, em especial:

btrodrigues
podes colocar a seguinte string de procura:

38 40.123, -8 35.123

Esta é para mim a solução ideal, já que não obriga a conversão nenhuma e pode ser utilizada a meio de uma qualquer cachada (aja rede).

De facto, as minhas tentativas tinham sido do género de:

garri
Também podes escrever diretamente "N 38° 40.123 W° 8 35.123"

Mas nao esqueças que ° e º sao símbolos diferentes

Infelizmente devo trocar os dois símbolos, pois nunca cheguei a resultados lógicos :(

SUp3rFM
O Geocalc ajuda. É o que utilizo.

http://www.fizzymagic.net/Geocaching/Ge ... oCalc.html

É uma pequena app, para Windows, concebida por um geocacher, o FizzyMagic.

Por outro lado, o GeoCalc parece ser o ideal para calcular coordenadas para preparar o trabalho em casa (corre em pda??).

As vossas respostas serviram, entre outras coisa, para evidenciar algo que já adivinhava à partida ... o pouco que eu sei e que a malta é porreira.

Obrigado
Luxor
Regular

Não compliquem!!!

Mensagempor rifkind » segunda Oct 01, 2007 13:28

A conversão entre os formatos HDD.DDDDD, HDD MM.MMM e HDD MM SS.SS é mais simples do que a malta pensa. A sério! Muitas vezes fazemos a conversão de forma imediata, embora não com coordenadas. Com quê? Com as horas.

Começando pelo príncipio. A definição das letras:
H - Norte ou Sul, Este ou Oeste. Também pode ser um sinal, positivo para Norte ou Este, Negativo para Sul ou Oeste.
DD - Graus. DD vem do inglês Degrees.
MM - Minutos
SS - Segundos

HDD.DDDDD - Coordenada definida apenas com graus e décimas de graus
HDD MM.MMM - Coordenada definida com graus, minutos e décimas de minutos (o formato mais comum no geocaching)
HDD MM SS.SS - Coordenada definida com graus, minutos, segundos e décimas de segundos

Se isto começa a parecer complicado, calma. Façam o seguinte: imaginem que os graus são horas, os minutos, minutos e os segundos, segundos.

Por exemplo: são 13h56m, agora que escrevo isto. Se fossem coordenadas, tinha acabado de usar o formato
HDD MM.MMM.

Este formato estranho que usamos para dizer as horas, a toda a hora, chama-se formato sexagesimal, porque usa a base 60. Uma hora tem 60 minutos, um minuto 60 segundos.
Da mesma forma, um grau tem 60minutos e um minuto tem 60 segundos.

Agora, pensem. Se eu disser: "São 13.5 horas", ou seja, são 13 horas e meia, parece estranho. Normalmente diríamos : "São 13h30m". Bem mais familiar, até porque é a informação que temos na maior parte dos relógios digitais (sim, há uns esquisitos).

Ora, com coordenadas o sistema é precisamente o mesmo! A única coisa que varia, são mesmo os limites dos graus, que na latitude vão de 0 a 90 e na longitude vão de 0 a 180, quando nas horas vão apenas de 0 a 24.
De resto, a parte que parece complicada (os minutos e os segundos), é tudo já bem conhecido, desde que saibam ver as horas :wink:.

Ora, e então como converter entre os formatos HDD.DDDDD, HDD MM.MMM e HDD MM SS.SS?

Podem usar os meios já disponibilizados, ou então, relembrar uma formidável ferramenta dos tempos de escola: a regra dos três símbolos.

1 grau <----->60 minutos
x graus<----->30 minutos

Multiplicam as diagonais e dividem pelo valor oposto ao x:
x = 1 x 30 / 60 = 0.5 graus

Simples!
Portanto, 38 graus e 30 minutos, é igual a 38.5 graus.

Tal como 13 horas e 30 minutos, é igual a 13.5 horas.

Para os segundos, é a mesma coisa:
1 minuto <-----> 60 segundos
x minutos<-----> 30 segundos

x = 1 x 30 / 60 = 0.5 minutos

Para converter uma hora, ou uma coordenada, devem começar sempre pelo valor mais pequeno, que serão os segundos.

Por exemplo, para converter
lat= 38 graus, 30 minutos e 30 segundos, fariam:

1 min <----> 60 seg
x min <----> 30 seg
x= 1x30/60 = 0.5 min
lat= 38 graus e (30+0.5) min= 38 graus e 30.5 min

1 grau <----> 60 min
x min <----> 30.5 min
x=1x30.5/60 =0.50833 graus
lat= 38 + 0,50833 graus = 38.50833 graus

Parece complicado? Bom, esqueçam que é uma localização e pensem que é uma hora. Com algum hábito, torna-se tudo muito mais simples!

O contrário, é ainda mais simples. Com base ainda na regra de 3 símbolos, vamos converter a coordenada acima:
lat= 38.50833 graus

O valor de graus, é 38. E os minutos? Bom:
1 grau <----> 60 min
0.50833 graus <----> x min

x= 0.50833x60/1= 30.4998 min

lat= 38 graus e 30.4998 min

Na prática, subir de segundos para minutos ou de minutos para graus, corresponde a dividir por 60. Descer de graus para minutos e de minutos para segundos, corresponde a multiplicar a parte decimal por 60.

Notem que devido aos arredondamentos, haverá sempre algum erro na passagem de um formato para outro.

E, novamente, se acharem que a conversão está a ficar complicada, lembrem-se que é o mesmo sistema que usam para as horas!

Espero que isto ajude a desmistificar a conversão entre os formatos de representar uma coordenada em graus, minutos e segundos. Pode dar jeito numa conversão em que não acesso web. [;)]

Divirtam-se!
Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Coordenadas decimais

Mensagempor truta » segunda Oct 01, 2007 13:36

Luxor Escreveu:Como é que consigo passar as coordenadas no formato do GC.com para o formato decimal?

Não sei se a dúvida também é relativa aos cálculos mas aqui vai.
Se não houver nenhum software à mão pode-se sempre usar uma calculadora, nem que seja a do telemóvel.

Como 1 grau são 60 minutos, basta dividir o valor dos minutos por 60 e somar aos graus para se ter as coordenadas no formato gg.gggg º

Assim por exemplo para 38º 40.123' fica:

40.123 / 60 = 0.66872

Portanto 38º 40.123' = 38.66872º .

Se quisermos passar para o formato graus, minutos e segundos basta multiplicar a parte decimal dos minutos por 60:

60*0.123 = 7.38''

Portanto 38º 40.123' = 38º 40' 7.38''

Resumindo, a conversão de formatos passa apenas por dividir ou multiplicar as partes decimais por 60 e juntar às partes inteiras.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor Bringer » segunda Oct 01, 2007 13:38

Grande post Nuno!

Quando comecei no geocaching também tive o mesmo problema, pois o meu Mio C250 também só aceitava coordenadas em décimal. Por isso fiz uma pequena folha de cálculo em Excel que converte automáticamente todos os formatos de coordenadas (ddº mm' ss.ss''; ddº mm.mmm' e dd.ddddº)

Se quiserem posso disponibilizar a folha de cálculo que construí, é só enviarem-me um mail ou uma PM com o mail.
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor MightyReek » segunda Oct 01, 2007 17:18

Bringer Escreveu:Grande post Nuno!

Quando comecei no geocaching também tive o mesmo problema, pois o meu Mio C250 também só aceitava coordenadas em décimal. Por isso fiz uma pequena folha de cálculo em Excel que converte automáticamente todos os formatos de coordenadas (ddº mm' ss.ss''; ddº mm.mmm' e dd.ddddº)

Se quiserem posso disponibilizar a folha de cálculo que construí, é só enviarem-me um mail ou uma PM com o mail.

Podias submeter como artigo...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Mensagempor vsergio » segunda Oct 01, 2007 21:31

CLAP CLAP CLAP

Adorei esta aula grátes, oh Nuno.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Próximo