• Anúncios

Geocaching trivia

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » sexta nov 17, 2017 17:27

"faltam 2:30". 2h30m?
"restantes caches". Restantes e se considerarmos que o plural está bem aplicado tanto podem ser duas como vinte. A quantificação será sempre necessária.
"as pilhas só vão aguentar mais 30 minutos". Preciso do rGPS para voltar ao cachemóvel ou sei o caminho e só preciso dele para encontrar as caches?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » sábado nov 18, 2017 12:39

Digamos que falta visitar 20 caches, o que em princípio demorará 2h30m, não obstante nos restar apenas 30m de GPSr. (Realmente é indispensável ter uma ideia sobre o número de caches.)

É uma situação genuína que já me aconteceu. A solução é suficientemente interessante para merecer ser referida. Claro que se pode ligar e desligar o aparelho, embora convenha não exagerar porque ligar/desligar constantemente também consome pilhas e pode avariar o botão de on/off.

O terreno é desconhecido. Para não nos perdermos, a alternativa seria desistir e usar os 30 minutos disponíveis para regressar ao cachemóvel em passo acelerado.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » sábado nov 18, 2017 16:28

A resposta envolve química ou lógica? :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » sábado nov 18, 2017 16:54

Lógica! Na situação descrita, o normal será começar a desligar o aparelho ocasionalmente, em pequenos segmentos do percurso que não ofereçam dúvida. Mas surge o receio de isso não ser suficiente, e vão surgindo novas ideias para maximizar o tempo com o aparelho desligado.

Com o GPSr ligado, aproximamo-nos do GZ da próxima cache. Qual o comportamento correto a partir de agora?
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor zoom_bee » sexta nov 24, 2017 08:42

Devido ao erro, a direção é mais "exacta" a 15-20 metros do que a 4 ou 5, de tal modo que por vezes nos termos de afastar do GZ para perceber onde diacho tá o ponto, portanto assim que estivermos a uns 30 a 10 metros com a melhor recepção possível, aguardar uns segundos e memorizar a direcção e distancia, a partir daí o GPS só confunde (com fraca recepção) e pode ser desligado. Depois de chegares ao eventual ponto, usas a táctica do Manel de varrer em círculos concêntricos :-)


Isso já me aconteceu, e na altura em que os GPSr demoravam 10 desses 30 min para se encontrarem, principalmente em zonas de fraca cobertura!
O que não facilita em nada...
O pior caso foi deixar cair a noite, de repente chuva violentíssima, e eu no meio do mato, zero pontos de referencia (arvoredo denso), as folhas molhadas no chão reflectiam a luz da lanterna como se fosse agua, o que impedia de ver a água!
E não tinha marcado o ponto do carro!
Mas isso é outra história! de qq forma o que me valeu é que na altura os GPS não tinham mapa, mas sim um track que se ia fazendo... foi só segui-lo da forma mais eficaz de cada vez que o ligava!

Quanto ao teu desafio, o meu principal conselho é, borrifar para as caches e fazer o caminho de volta em segurança!

Caso não fosse possível ou necessário, desligar backlight, e "guardar" tempo para fazer o regresso, sendo que se deve levar em conta se o regresso é possível de forma circular (optimo) ou se pode não haver passagem e temos de fazer o percurso de volta que já conhecemos (o tal que esqueço em 2...3 minutos) .
Se contarmos que o sol ou outro ponto de referencia não desapareça nessas 2he30m eu usava os princípios básicos de orientação, é naquela direcção daquela antena a x metros... desliga!
Mas a distancia que o GPS dá, como sabemos é a direito, coisa pouco provável de se conseguir por isso convém sempre contar com os desvios.

Nao sei se os Garmin fazem isso, mas os meus velinhos Magellan dão sempre a seta com a distancia, usando o sol ou a lua como referencia o que facilita as coisas se algum destes pontos estiver visível! Porque era bem mais fiável que a bússola interna, nos que a tinham, nos outros tínhamos que estar em movimento, uma emoção! Nada como estas aventuras para dar valor ao que a tecnologia evoluiu!

Mas tu tens aí um truque qualquer na manga... qual será? estou curioso! :roll:
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » sexta nov 24, 2017 09:41

zoom_bee Escreveu:...Mas tu tens aí um truque qualquer na manga... qual será? estou curioso! :roll:

Não estou a ver grandes possibilidades de truques. Foi para os despistar que fiz aquelas perguntas...
Além do bom conselho que dás de não se estar feito barata-tonta no GZ atrás da seta, pois é muito mais produtivo apontar a seta de longe e depois começar a procurar esquecendo o GPSr, a outra hipótese é ir fazendo a ligação entre caches o mais possível por memorização do mapa do que a olhar para o GPSr. Isso é mais fácil quando existem caminhos bem marcados no mapa até perto do GZ em que se pode tentar memorizar o numero de cruzamentos e entroncamentos existentes. Isso será eficaz para quem tem muito boa capacidade de memorização. Comigo devia funcionar mal e quando voltasse a olhar para o GPS estava-me a afastar da cache :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » sábado dez 09, 2017 16:42

E então? Qual é o truque?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » segunda dez 11, 2017 00:21

Eu não devia ter demorado tanto tempo...

Para mim, o valor disto foi eu ter chegado à solução incrementalmente e por questões de necessidade prática, e no final ter concluído que havia ali uma lição qualquer a tirar.

O truque é o seguinte: selecionar no GPSr a próxima cache, mesmo antes de ter encontrado a cache corrente.

O algoritmo:

- Com o GPSr ligado, aproximamo-nos do GZ do objetivo corrente.

- Ao atingir esse GZ, se tivermos sorte vemos logo o contentor. Caso contrário toma-se nota mentalmente do sítio do GZ e adia-se a procura. Em qualquer dos casos, seleciona-se imediatamente a cache seguinte e memorizamos a sua distância e a direção.

- Desliga-se o GPSr. Com o aparelho desligado, agora estamos à vontade: procuramos o contentor sem pressa; escrevemos o log; podemos fazer um intervalo para descansar. Depois retomamos a caminhada para o lado memorizado e tentamos manter o GPSr desligado o máximo de tempo.

- Quando se torna inevitável voltar a ligar o aparelho, logo se decide se se mantém o GPSr ligado até ao próximo GZ, ou se nos limitamos a corrigir a direção.

- Repetir desde o primeiro item.

---

Sem usar este truque, seria preciso ligar o aparelho duas vezes por cada cache. Isso duplicaria o stress sobre o aparelho e desperdiçaria a energia correspondente aos 15 segundos que o aparelho demora a arrancar. Isto permite poupar pouco, mas como se repete 20 vezes, já tem alguma relevância.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor zoom_bee » segunda dez 11, 2017 16:09

ou seja enquanto o moço está a trabalhar e devidamente "encontrado" sabes a direcção e distancia da cache actual, sendo que esta distancia já não justifica usar o GPSr, aproveitas a bateria para saber a direcção e distancia para a próxima, procuras um ponto de referencia, antena, monte, calhau, etc, memorizas mentalmente a distancia para esse ponto e desligas o GPSr, até achares estar próximo e voltas a ligá-lo (aqui reside parte do problema, calcular a distância, e os acessos a direito também).
Mas parece-me uma excelente ideia! :-) nice trick :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » segunda dez 11, 2017 17:34

Sim. É sem dúvida o algoritmo que minimiza o tempo de GPS ligado.
Requer no entanto uma disciplina mental e uma autoconfiança que eu por exemplo não tenho.
Por exemplo embora saiba perfeitamente que nas proximidades do GZ o GPS só atrapalha teimo em seguir a seta, ás vezes afastando-me para retomar a aproximação.
Claro que isso acontece mais em caches mais desafiantes com inúmeros enconderijos possíveis do que as da maior parte dos power-trails que são mais ou menos óbvias e muitas vezes com boas dicas.

Quanto á orientação por memorização irei fazer uma experiência um dia destes, mas duvido muito que coniga chegar á próxima cache (ou muito próximo) com o GPS desligado...
A maior parte das vezes o que me acontece quando o caminho não tem entrocamentos e por isso não há grande estímulo para olhar para o GPS é começar a andar e quando dou por isso já passei a cache e tenho de voltar para trás...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » quinta dez 14, 2017 11:20

Não é só o Sócrates que tem amigos generosos.

http://observador.pt/2017/12/14/amigos- ... ada-amigo/

Mas a questão aqui é se é possível colocar 1M de dólares em notas de 20 dentro de uma mala de viagem de dimensões normalizadas (respeitando a proporção áurea a +/- 20%, digamos dentro da gama Samsonite).

Complementarmente e caso seja possível acondicionar esse valor numa mala. Seria possível viajar com ela como bagagerm de porão na TAP?
Editado pela última vez por jasafara em quinta dez 14, 2017 11:44, num total de 2 vezes.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor rifkinda » quinta dez 14, 2017 11:37

Estás a pensar rechear uma cache com notas, em jeito de prenda de Natal para o FTF??? [:D]
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » quinta dez 14, 2017 11:45

rifkinda Escreveu:Estás a pensar rechear uma cache com notas, em jeito de prenda de Natal para o FTF??? [:D]

Mesmo que fossem notas fotocopiadas e uma mala dos chineses ainda ficava cara a brincadeira :)
Mas pode ficar um desafio complementar. Qual seria a área do desperdício de papel que se teria para fotocopiar 1M de dólares em notas de 20 utilizando folhas de papel A3 (claro que maximizando a área impressa). E quantas resmas era preciso comprar?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » quarta dez 20, 2017 23:52

No outro diz fiz parte das contas e parei. Agora avancei mais um pouco.

Uma nota de 20 dólares pesa 1 grama e tem as dimensões 156 mm x 66.3 mm x 0.109 mm. Portanto o seu volume é 1127 mm3.

1 milhão de dólares tem 50 mil notas de 20 dólares.

Portanto o peso dessas 50 mil notas será 50 Kg, e o volume 56350000 mm3 = 56.35 dm3, ou seja 56 litros.

Para transportar esse milhão de dólares seria preciso usar uma arca e duas pessoas robustas, uma de cada lado.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor tiagocp » sábado dez 30, 2017 00:22

geo-amd Escreveu:No outro diz fiz parte das contas e parei. Agora avancei mais um pouco.

Uma nota de 20 dólares pesa 1 grama e tem as dimensões 156 mm x 66.3 mm x 0.109 mm. Portanto o seu volume é 1127 mm3.

1 milhão de dólares tem 50 mil notas de 20 dólares.

Portanto o peso dessas 50 mil notas será 50 Kg, e o volume 56350000 mm3 = 56.35 dm3, ou seja 56 litros.

Para transportar esse milhão de dólares seria preciso usar uma arca e duas pessoas robustas, uma de cada lado.
Ou seja, a história da notícia está "mal contada".. ;)

Sent from my WAS-LX1 using Tapatalk
Avatar do Utilizador
tiagocp
Small
 
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 14, 2015 13:55
Localização: Arruda dos Vinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron