• Anúncios

Relembrar outros tempos...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » sábado jan 04, 2014 19:59

Muito bom [^] O vídeo e a página também!
A hint já recomendava o visionamento :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » sábado mai 03, 2014 21:00

zoom_bee Escreveu:Tb recebi o convite do Manel, para contar aqui qualquer coisa.

O moço até merece, foi o meu segundo contacto no geocaching, o primeiro foi precisamente o Luís Lamela dos Greenshades, quando tentei descobrir a "room with(out) a view" deles e descobrimos (muito depois) que alguém tinham trocado o poste com as cordenadas inicias (isto depois de eu trapar o novo até cima à procura) óbviamente esta cache nunca teve founds, posteriormente desapareceu e foi aparecer algures num outro local, mas não encontro o relato disso.

Recordar os velhos tempos? ..

Descobri o geocaching ainda em 2001 durante as experiências que fiz com um colega de trabalho, louco por "gadjets" que me apresentou uma "maravilha" da tecnologia, na altura um Garmin GPS II,
Na altura andávamos a ver para que serviria aquilo, alem de calibrar os velocímetros dos carros, curiosamente tropecei primeiro no navicache.com, e imediatamente descobri o geocaching.com, ainda estávamos a “explorar” o fim do erro intencional de Selective Availability, que fazia com que os GPS civis tivessem um erro de mais de 50 metros, isto tudo com Internet empresarial num modem dial-up em linha de voz :wink: .

Conheci o geocaching como filosofia ainda, apresentar os locais + bonitos do país, e normalmente afastados dos guias turísticos, na forma de uma aventura de treasure hunt, a perfeitos desconhecidos.
Filosofia, porque como actividade era inviável, num raio de 400 kms do Porto só existiam 2 caches!!!
Entretanto comprei o meu velhinho Magellan GPS 320 que ainda hoje uso (custou 80contos usado!), inscrevi-me no site, e lá me fui aventurar para as longas viagens até às 2 caches + próximas.

Mas não eram só caches que não existiam, não existiam google.maps, nem qualquer mapa interactivo realmente funcional, havia o mapquest que não tinha qualquer estrada nacional…e o Buxley maps, que apesar de ser o maior dinamizador do hobbie na altura, haveria de ser também vitima da ausência de gratidão do Jeremilas :evil:

TomToms??? Hahaha nem se sonhava com isso! Só mais tarde me apresentaram a maravilha do ozi (obrigado Manel) que foi uma revolução com as cartas militares (com + anos que eu), imediatamente tive de equipar o carro com uma parafernália de engenhocas (conversor, portátil, pda, carregadores, gps, tudo interligado com uma ramada absurda de cabos), mais tarde comprei um sportrack Map que já tinham alguns trajectos principais, uma maravilha na altura, até então só mesmo de GPSr plotter num espaço branco e setinha.

Obviamente como quase não exitiam geocachers em 2001, deviam ser uns 5 registados, também não existia comunidade, nem fóruns, e falar com um geocacher era sempre algo obscuro feito através do geocaching.com, felizmente não era necessário estar registado no geo.com para ter acesso às coordenadas, o que me permitiu ir vendo a disposição das caches sem precisar de me registar, foi engraçado ver a 10º cache a surgir no país.

Tenho o mapa do buxley algures.
Imagem

É giro recordar quando Açores e Madeira não faziam parte de Portugal no geocaching.com

Foi engraçado ver aparecer as primeiras caches dos greenshades, que na altura eram tão desconhecidos como todos os outros.
Não havia FTFs, isso foi algo que surgiu muito mais tarde, na altura não fazia qualquer sentido, as caches eram quase esquecidas, a sensação de colocar uma cache pelo menos no Norte onde não existia nenhum geocacher ainda, era algo muito próximo de atirar uma garrafa com uma mensagem ao mar, e esperar por algum dia ter noticias, não sei bem se conseguem imaginar a felicidade que era receber um log na altura, cada log significava um novo amigo, nacionais e internacionais, conheci vários assim. [:D]

Como existiam tão poucas caches, eu e o MAntunes a certa altura resolvemos “povoar” o país, sendo que pessoalmente plantei caches de Bragança ao Algarve. As poucas caches urbanas que coloquei (não gosto) foram as 4 colocadas no Porto em simultâneo, mas só depois de ameaçado pelo Manel que já se preparava para vir povoar o meu quintal dos fundos.

A propósito de FTFs (que não existiam) lembro-me perfeitamente de ser o primeiro a encontrar a primeira cache dos rifkindsss (local simplesmente fabuloso) e pensar "uma cache num frasco de vidro? Coberta de folhas na base de uma arvore? deve ser a primeira e ultima destes cromos..." foram só os recordistas de founds durante mt tempo e os primeiros a fazer uma milestone :D, nunca fui grande adivinho...

O aparecimento da comunidade a mim desvirtuou bastante o jogo, gostava mais da visão “romântica” de fazer parte de algo obscuro, desconhecido, incontactável, mas com algo de fantástico para dar por puro altruísmo e sem qualquer reconhecimento ou vedetismo, mas com a evolução exponencial de praticantes isso era impossível, no entanto fiz excelentes amizades das quais me orgulho profundamente, e isso foi sem duvida o melhor que retirei do jogo. Hoje fico por aqui pois só quero falar do positivo, até porque a maioria está bem informado da parte negativa que provocou o meu afastamento.

Parabéns a todos, mais do que a actividade que partilham e que divulga o nosso país maravilhoso, esta comunidade é formada por imensas pessoas fantásticas, altruístas, e são essas que realmente merecem o meu apreço.

Bem hajam. [:X]

Hoje falou-se de parte destas histórias [^]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » sábado mai 03, 2014 21:16

E deu para perceber a parte dos "cromos" e para saber que a "Convent of the Storks [Figueira da Foz]" não se chamou assim de início :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor zoom_bee » domingo mai 04, 2014 18:33

A propósito da Room with[out] a View

alguém da "velha guarda" se lembra do que se passou com o container?

Apesar da cache não ter logs (nem o meu DNF a relatar a minha aventura subir o poste substituido à procura de uma coordenada que não existia) o container desapareceu do ponto final da multi para passado imenso tempo ser devolvido "plantado" numa outra cache, a coisa foi relatada no fórum, mas deve ter-se eclipsado... :??
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » terça dez 23, 2014 11:30

À falta de existir (parece-me) um tópico sobre o historial dos revisores de caches em Portugal, fica aqui referência à página da cache (tradicional-) Revisores V2 [CITO][Ourém] - B34 by Touperdido Replaced By bmps2003 e Abelha Maya, a que acrescentei duas notas.

Antes do Crow T Robot era muito possível que as caches fossem publicadas pelo próprio Imagem.

Se disse disparastes sobre os primeiros publicadores algum dos dinossáurios me corrigirá :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » terça dez 23, 2014 11:33

Além do mais está na altura de relembrar outros tempos... Vá lá quem é que avança com uma "prenda" de Natal? ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor zoom_bee » sexta dez 26, 2014 16:04

Assim a correr muito lembro-me desta história (2004):

Imagem
(80 doses de heroína)

Infelizmente penso que o tópico (droga de cache) já não existe.
Mas ainda tenho algumas pérolas da mailing list, no entanto como não foi provado que o owner tenha tido algo a ver com o que aconteceu, e devido a esses mails conterem imensa informação pessoal prefiro não divulgar, mas deve haver aí pessoal que se lembra. [:D]

a cache em causa:
http://www.geocaching.com/geocache/GCK5 ... 4de784e301
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » sexta dez 26, 2014 18:12

É mesmo uma droga de história, ou mais propriamente uma história com droga :)
O owner desistiu do geocaching com estas confusões...
Quando isto aconteceu só existia uma cache física em S.Miguel, a [tradicional-] Sao Miguel Real #1.

A propósito. Pouco tempo antes tinha-se especulado aqui no @PT sobre a possibilidade de se encontrar droga nas caches :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » segunda dez 29, 2014 10:53

No artigo que publico no Geopt Fotos com (H/h)istória / estória, autonomizei uma série de

Fotos com História

A mais antiga (2002/01/05) - migrocha
Pede um desejo (2005/12/25) - Torgut
Primeiro Evento (2002/10/11) - MAntunes

A última foi publicada hoje. Se tiverem alguma coisa a acrescentar/corrigir agradeço.

A primeira (foto mais antiga) foi identificada na sequência de uma trivia aqui no @PT (viewtopic.php?p=122979#p122979)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » segunda fev 23, 2015 15:51

Este tópico é um bocado responsável por que este momento histórico tenha ocorrido.

Imagem

As estórias deliciosas que aqui se contaram levou-me a propor que das duas entrevistas que a GeoMagazine por norma apresenta por edição, uma seja apelidada de histórica e tenha por entrevistado um dos geocachers dos primeiros tempos (uns que se mantiverem com o nick conhecido até ao presente e outros nem tanto).
Assim e com a inestimável ajuda do Manuel consegui entrar em contacto com o Pedro Regalla que toda a gente julgava que estava em Paris e aque afinal nunca deixou de morar a poucos kms de mim em São Domingos de Benfica :) Daí a ter entrevistado uma data de dinossáurios após ele (com uma única nega até agora) foi um passo [^] . Na sequência da entrevista ao pcardoso o Prodrive e a Lusitana Paixão mativeram contacto com ele e aproveitando uma passagem dele cá por Portugal aproveitou-se a única janela temporal que ele tinha para se potenciar o encontro de um conjunto de altas individualidades. Nem todos os convidados poderam ir, mas conseguiu-se pela primeira vez reunir os 3 geocachers de 2001 com mais obra publicada (embora o pcardoso que é o mais antigo deles os três só em Outubro de 2002 tenha colocado a primeira cache).
Quanto aos Greenshades, foram representados pelo lamela que até tem nick individual com data anterior, mas é muito possível que em breve se reuna toda a team ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » segunda fev 23, 2015 17:52

Ah. E o Pedro Regalla disse que tinha muito pena que o Manuel não tivesse ido e que gostava muito de o rever :twisted:
Eu disse-lhe que não faltarão oportunidades ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » sábado Oct 14, 2017 21:28

jasafara Escreveu:Este tópico é um bocado responsável por que este momento histórico tenha ocorrido.

Imagem

As estórias deliciosas que aqui se contaram levou-me a propor que das duas entrevistas que a GeoMagazine por norma apresenta por edição, uma seja apelidada de histórica e tenha por entrevistado um dos geocachers dos primeiros tempos (uns que se mantiverem com o nick conhecido até ao presente e outros nem tanto).
Assim e com a inestimável ajuda do Manuel consegui entrar em contacto com o Pedro Regalla que toda a gente julgava que estava em Paris e aque afinal nunca deixou de morar a poucos kms de mim em São Domingos de Benfica :) Daí a ter entrevistado uma data de dinossáurios após ele (com uma única nega até agora) foi um passo [^] . Na sequência da entrevista ao pcardoso o Prodrive e a Lusitana Paixão mativeram contacto com ele e aproveitando uma passagem dele cá por Portugal aproveitou-se a única janela temporal que ele tinha para se potenciar o encontro de um conjunto de altas individualidades. Nem todos os convidados poderam ir, mas conseguiu-se pela primeira vez reunir os 3 geocachers de 2001 com mais obra publicada (embora o pcardoso que é o mais antigo deles os três só em Outubro de 2002 tenha colocado a primeira cache).
Quanto aos Greenshades, foram representados pelo lamela que até tem nick individual com data anterior, mas é muito possível que em breve se reuna toda a team ;))

Foi neste momento histórico que tive oportunidade de conhecer uma "lenda" do geocaching que reencontrei hoje. Na verdade são duas lendas mas uma ainda é mais lenda do que a outra :)

Imagem

Estão reformados do geocaching mas continuam a fazer caminhadas ;))
Eles fora fortes e fizeram o percurso todo, juntamente com o marulhar que também participou. Eu foi "fraquinho" e fiquem-me por +/-30km. Mas depois reencontrámo-nos em Mafra onde tivemos oportunidade de apreciar um óptimo jantar no Refeitório dos Frades na parte militar do Convento não aberta ao público. Só por isso teria valido a pena a participação [^]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron