• Anúncios

Os perigos do "desporto de aventura"

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor rifkinda » terça ago 04, 2015 21:24

O funeral será amanhã, 4 feira, de manhã, penso que em Tomar.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor jasafara » terça ago 04, 2015 23:29

rifkinda Escreveu:O funeral será amanhã, 4 feira, de manhã, penso que em Tomar.

O funeral (cremação) será em Lisboa e de tarde, mas o corpo partirá de Tomar.
Aqui (http://www.geopt.org/index.php/board/vi ... 06#p220006) mais informação.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor rifkinda » quarta ago 05, 2015 22:09

Parece que se tratou de uma queda com batida de cabeça numa pedra. Terá sido mesmo o terreno que o traiu...
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor jasafara » quinta ago 06, 2015 07:17

rifkinda Escreveu:Parece que se tratou de uma queda com batida de cabeça numa pedra. Terá sido mesmo o terreno que o traiu...

Estás a dar uma novidade. Até agora ainda ninguém tinha avançado com a provável causa da morte...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor zoom_bee » quinta ago 06, 2015 08:48

Não pretendo ferir susceptibilidades de ninguém mas na minha opinião, sinceramente isso é o que menos me importa e pode até ser invasão da privacidade de quem já não pode argumentar em sua defesa (permite fazer juizo de valor caso se descubra por exemplo que foi descuido próprio).

Não vamos aprender nada, não vamos resolver nada, os perigos genéricos de fazer geocaching sózinho são conhecidos, os perigos particulares do local (algares etc) tb são conhecidos, as questões de sermos surpreendidos a qualquer momento por uma questão de saúde também não me parece que alguém vá aprender algo com isso, usem o senso comum, não se façam de heróis, não se aventurem sozinhos e deixem a curiosidade por satisfazer neste caso que é um preço bem pequeno a pagar para tão grande tragédia.

Deixem-no descansar em paz.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor jasafara » quinta ago 06, 2015 09:13

Pedro. Percebo o que dizes, mas é inerente à condição humana tentar encontrar explicação para as coisas (razão profunda das religiões). No caso específico e embora como bem dizes qualquer geocacher deva estar consciente de um conjunto de coisas, por vezes não é bem assim (e por mim falo...). Como o Manuel já referiu não sei se irei mudar muito a minha forma de fazer geocaching, mas uma coisa já decidi. È que em vez de dizer à minha mulher como normalmente fazia que "vou fazer umas caches para o PNSAC" que é rigorosamente igual a nada, vou começar a fazer pelo menos check-in/check-out e se possível tracking (consultável em tempo-real) sempre que entre em aventuras mais complicadas...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor jasafara » quinta ago 06, 2015 09:33

A propósito um software simples que foi indicado pelo TiagoGH. Claro, tem de estar disponível rede 3G/4G e ter-se um plano de dados...

Fala-se lá também de soluções via satélite, claro que bem mais dispendiosas.
Mas claro que o ideal é não nos aventurarmos sózinhos em terrenos difíceis...
De qualquer modo o hábito de fazer check-in/check-out em deslocações para sítios onde previsivelmente se poderá não ter rede de telemóvel disponível é um bom hábito qualquer que for a dimensão do grupo.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor TiagoGH » quinta ago 06, 2015 14:01

Zoom bee, peço desculpa se fui além do que devia, mas tendo ficado a pensar na tua opinião e vendo o rumo de alguns comentários, acabei por citar as tuas palavras no tópico equivalente do geopt:

http://geopt.org/forum/viewtopic.php?p=220105#p220105
TiagoGH
Regular
 
Mensagens: 203
Registado: sábado nov 19, 2011 00:44
Localização: Loures

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor zoom_bee » quinta ago 06, 2015 17:07

sem stress :)

Mas tens noção que não é à toa que estou a participar aqui e não lá, não é nada de pessoal (bem pelo contrário) o geopt é mt mais vocacionado para a mediatização e dinamização da actividade (e de assuntos relacionados, como este) do que este fórum que defende uma postura muito mais conservadora e discreta, há "mercado" para ambos, e qualquer variante está muito bem servida, mas a minha postura é oposta à deles e na maioria dos casos a minha opinião também, pois sou contra todo o tipo de competições ou classificações no geocaching, mas... é a minha opinião apenas e respeito as outras e o belo trabalho que fazem também, só não faz o meu género. E como tal não esperes compreensão ou concordância. Mas voltando a este assunto...

Quanto às razões deste trágico acidente como se trata de algo que infelizmente qualquer razão é perfeitamente compreensível, e como qualquer alternativa (sendo a real ou não) merece que cuidados concretos sejam seguidos pela comunidade, não há nada de realmente significativo se foi por A, B ou C.
Porque não é por ter sido a razão A que se deve prestar menos atenção à razão B ou à C se queremos evitar algo semelhante.
Ou é preciso que aconteça alguma tragédia B, C e D para darmos atenção a isso?
Atenção que não estou a dizer que não tenho curiosidade em saber, claro que sim, mas não acho que isso tenha qualquer importância neste caso.

O respeito pela privacidade do falecido e da família para mim é primordial e não vejo ninguém a defender isso (excepto se houver suspeita de algo sinistro tipo crime ou algo assim, óbvio), revolta-me a ideia, infelizmente vulgar, de ver toda a gente a fazer juízos de opinião sobre quem já não se pode defender.
E mesmo aqueles que se interessam de forma sincera, quem já passou por isso sabe como é duro estarem constantemente a falar friamente sobre a nossa dor e sobre o comportamento de quem partiu, sei que não é por mal, mas dói.

Sendo a família os portadores das razões/resultados das investigações/autópsia, quando quiserem divulgá-las (se o quiserem sem qualquer obrigação) cá estaremos para as escutar com a máxima consideração possivel. É só isso.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor rifkinda » quinta ago 06, 2015 17:34

Percebo a posição do zoom_bee e por isso mesmo limitei-me a escrever apenas uma frase com um facto que soube entretanto.
Claro que podia ter entrado em mais pormenores, mas acho que o resto das informações que me chegaram, nada acrescentam no que diz respeito ao cuidado que devemos ter em futuras cachadas.

Confesso que tive esperança que tivesse sido um problema súbito de saúde e que não tivesse nada a ver com o terreno na zona da cache. Acho que essa era a grande dúvida da maior parte das pessoas.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor jasafara » quinta ago 06, 2015 17:50

rifkinda Escreveu:Percebo a posição do zoom_bee e por isso mesmo limitei-me a escrever apenas uma frase com um facto que soube entretanto.
Claro que podia ter entrado em mais pormenores, mas acho que o resto das informações que me chegaram, nada acrescentam no que diz respeito ao cuidado que devemos ter em futuras cachadas.

Confesso que tive esperança que tivesse sido um problema súbito de saúde e que não tivesse nada a ver com o terreno na zona da cache. Acho que essa era a grande dúvida da maior parte das pessoas.

E não me parece que esteja completamente posta de lado a hipótese. Mesmo que tenha havido queda ela pode ter sido provocado por um problema de saúde...

Aproveito para referir mais uma referência que fiz ao Manuel. Os PMR's são aparelhos baratos e pouco utilizados...Serão especialmente úteis quando um geocacher se aventura sózinho mas com alguém presente dentro do raio de alcance dos mesmos...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor MAntunes » quinta ago 06, 2015 19:50

jasafara Escreveu:A propósito um software simples que foi indicado pelo TiagoGH. Claro, tem de estar disponível rede 3G/4G e ter-se um plano de dados...

Fala-se lá também de soluções via satélite, claro que bem mais dispendiosas.
Mas claro que o ideal é não nos aventurarmos sózinhos em terrenos difíceis...
De qualquer modo o hábito de fazer check-in/check-out em deslocações para sítios onde previsivelmente se poderá não ter rede de telemóvel disponível é um bom hábito qualquer que for a dimensão do grupo.



Assim que li este post (aqui e no GeoPT) instalei logo a aplicação e testei-a. :)

Parece ser um software com bastantes possibilidades e utilidade para nós, irascíveis procuradores de perigos por causa de umas caixas de plástico.


Glympse2.png
Glympse2.png (596.19 KiB) Visualizado 13612 vezes



E até já fiz uma sugestão de melhoria que, parece, foi acolhida e considerada para um futura versão.
Manantunes
Aug 6, 6:44 AM

Can we use coordinates as a destination?
Decimal format, like 38,718167 -9,427600.
Thanks for the App!


Hello,

Thank you for this suggestion and your interest in Glympse! We are always looking for ways to make Glympse better. We don't currently have that feature in the app but I'll add it to the list of features that we will consider for a future release.

Should you have more questions, please feel free to write to us.

Best,
Tristan

August 6, 2015, 10:19 AM
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor geo-amd » sábado ago 08, 2015 00:11

zoom_bee Escreveu:Quanto às razões deste trágico acidente como se trata de algo que infelizmente qualquer razão é perfeitamente compreensível, e como qualquer alternativa (sendo a real ou não) merece que cuidados concretos sejam seguidos pela comunidade, não há nada de realmente significativo se foi por A, B ou C.
Porque não é por ter sido a razão A que se deve prestar menos atenção à razão B ou à C se queremos evitar algo semelhante.
Ou é preciso que aconteça alguma tragédia B, C e D para darmos atenção a isso?
Atenção que não estou a dizer que não tenho curiosidade em saber, claro que sim, mas não acho que isso tenha qualquer importância neste caso.

O zoom_bee tem toda a razão. Ao fazer geocaching devemos ter cuidado com todos os aspetos, independentemente dos acidentes concretos que tenham ou não acontecido recentemente.

Aliás, isto aplica-se à nossa vida em geral. Aparentemente o local mais arriscado para se estar é na própria casa, sendo que a divisão mais perigosa é a sala de estar (e não a cozinha).

Editado pela última vez por geo-amd em sábado ago 08, 2015 00:16, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor geo-amd » sábado ago 08, 2015 00:14

Num evento em que participei recentemente (em Albufeira, Algarve), fez-se um minuto de silêncio, seguido duma salva de palmas.

Esta forma de homenagem é mais ou menos óbvia, mas fica aqui um lembrete para outros eventos.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Os perigos do "desporto de aventura"

Mensagempor rifkinda » sábado ago 08, 2015 10:32

Com essa da divisão mais propícia a acidentes ser a sala, surpreendeste-me.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes

cron