• Anúncios

Couto Mixto

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Couto Mixto

Mensagempor zoom_bee » segunda mai 18, 2015 13:01

Sabiam que durante 800 anos existiu um (micro) estado independente entre Portugal e Espanha?

http://en.wikipedia.org/wiki/Couto_Misto

Imagem

Local de refúgio de foras-da-lei portugueses e espanhóis e berço de revoluções, é uma história que devia ser bem mais divulgada, e... devia ter cache!

Voluntários?
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Couto Mixto

Mensagempor rifkinda » segunda mai 18, 2015 13:07

As coisas que tu descobres...
Realmente nada de caches por ali... :shock:

Espero que a Silvana, ou outro geocacher que costume andar por aqueles lados, pegue na idea. ;))
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Couto Mixto

Mensagempor zoom_bee » segunda mai 18, 2015 16:33

"É o fim da tarde, o sol presta-se à despedida e inunda agora o vale do Salas de um tom dourado. Escalam-se as fragas a meio caminho entre Tourém e Pitões das Júnias, aquelas que garantem a melhor vista do Couto. E nessa altura, no exacto momento em que uma águia plana majestosamente ao longo do rio, percebe-se que a fúria de fronteiras e a cobiça territorial acabaram com um país para construir, no lugar dele, coisa nenhuma."

http://adormirnaforma.blogs.sapo.pt/tag/espanha
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Couto Mixto

Mensagempor jasafara » segunda mai 18, 2015 17:30

E juntamente com o Couto Mixto existem também os Povos Promíscuos ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Couto Mixto

Mensagempor jasafara » segunda mai 18, 2015 17:36

E como refiro num post existe esta cache fazendo referência ao Couto Mixto http://www.geocaching.com/geocache/GC250AX_tourem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Couto Mixto

Mensagempor zoom_bee » segunda mai 18, 2015 17:55

Grande Joaquim e eu a pensar que estava a dizer alguma novidade, não tinha visto esse tópico ainda ( e tu sabes que eu até sei grande parte do que lá falas...)

Mas OK, fico contente de ver que afinal há uma cache dos A-Team a falar disto!

É realmente uma peça de história magnífica e que me deixou cheio de vontade de lá ir.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Couto Mixto

Mensagempor Silvana » terça mai 19, 2015 15:33

Há uns 4 anos atrás o Almeidara estava para colocar cache por esse local.
Como desistiu. Passou-me as coordenadas do castelo :)
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Couto Mixto

Mensagempor zoom_bee » terça mai 19, 2015 18:23

uhmmm?... castelo?... Quer dizer que tens alguma cache programada já?
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Couto Mixto

Mensagempor jasafara » terça mai 19, 2015 20:34

jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Couto Mixto

Mensagempor zoom_bee » quarta mai 20, 2015 07:48

Obrigado Joaquim, mas o que eu não percebi é se a Silvana já está a preparar a cache. Espero que sim :-D

Altamente mesmo era colocar perto da igreja que tem a arca das 3 chaves, mas é na Galiza, não sei se aCtualmente isso é possível.

Vídeos muito interessantes:

http://www.youtube.com/watch?v=FH5FoWC-jRo

http://www.youtube.com/watch?v=teUUBhTqsYA

http://www.youtube.com/watch?v=s4x_gQtk0JU
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Couto Mixto

Mensagempor tonisimoes » terça mai 26, 2015 15:23

Muto bom mesmo! Desconhecia totalmente! ;)
tonisimoes
Small
 
Mensagens: 142
Registado: quinta abr 05, 2012 14:01

Re: Couto Mixto

Mensagempor zoom_bee » quarta jul 29, 2015 22:10

Consegui finalmente visitar o Couto Misto, e que experiência, a viagem atribulada para chegar até lá (sem gps ou mapa de Espanha) deixou-me com pouco tempo e tive de limitar a visita a Santiago de Rubiás, encontrei facilmente a Igreja “sede” daquela que parece ser a primeira republica democrática da Europa, infelizmente com tudo fechado e sem qualquer pessoa nesta aldeia quase deserta, achei que a minha viagem seria pouco mais que isto, estar ali e poder fotografar o local.

Imagem

Enquanto fotografava ouvi vozes na “Casa do Pobo” que fica ao lado da igreja e resolvi bater à porta, qual o meu espanto quando a porta é aberta e dou de caras com esse amor de pessoa que é a Dona Victoria Rodriguez, que eu já tinha visto várias vezes nos vídeos sobre o Couto Misto, que estive a “estudar” antes, a situação ficou meio caricata, pois deviam de estar umas 10 senhoras idosas a “exercitar-se” deitadas no chão em colchões de uma aula de ginástica, que eu rudemente interrompi, e como se isso não bastasse, ainda cumprimentei a Dona Victória com uma cara de espanto e com as palavras ”Hola! Eu conheço a senhora!” “Mas donde me coneces tu?!” respondeu ela.

Lá tive que explicar rapidamente entre pedidos de desculpa às senhoras da ginástica o que ali me levava, e de que a conhecia dos vídeos da associação de vizinhos do couto misto, a senhora ficou tão surpreendida e emocionada por alguém ter escutado as palavras dela, pois lembrava-se da entrevista mas nunca mais ninguém falou com ela e nem uma cópia lhe deram, então como eu tinha levado o portátil comigo, mostrei-lhe a entrevista e elogiei o como bonita ela ficou e como foram inspiradoras as palavras dela para esta minha visita, a felicidade da senhora ao ver-se pela primeira vez no video (e ao marido que também participou) foi comovente.
https://www.youtube.com/watch?v=s4x_gQt ... URxrABl_kB

Com uma simpatia infindável, explicou que a igreja só é aberta nas actividades relativas ao Couto Misto ou nas festividades religiosas locais, mas que alguém que tinha ido lá de propósito desde o Porto não podia vir embora sem a visitar, e de imediato se prontificou para ir procurar outra senhora na aldeia que tinha a chave da igreja, passado uns 15 minutos voltou com a dita senhora e a partir daí a conversa oscilou entre a paixão da Dona Victória pelo assunto e o desinteresse e quase desconhecimento da outra senhora (que imperdoávelmente esqueci o nome) e que reflete o desinteresse das gerações mais novas por algo que para eles é tão banal que não tem qualquer interesse.

Imagem

Foi algo de inesquecível a “visita guiada” que me fizeram à igreja e a toda a sua mística envolvente, o acesso “secreto” à igreja ancestral por trás do altar da igreja actual (construída posteriormente na frente da original), poder observar a Arca das 3 chaves que é na verdade a original reconstruída parcialmente e não uma cópia como pensei, onde se pode ver a madeira e cravos centenários e a madeira recente, ver os magníficos frescos medievais e as interessantes pinturas nas paredes que até à muito pouco tempo se encontravam totalmente cobertos por uma camada de cal.

Imagem

Imagem

Explicaram-me que o parlamento deste micro-estado era no exterior, onde ainda hoje se encontra a estátua do “ultimo juiz”, que todas as decisões tinham de ser tomadas em acordo pelos representantes das 3 aldeias, e guardadas de forma sagrada no cofre, as diversas histórias de fugitivos, criminosos, contrabandistas que se refugiavam aqui, como ainda várias pessoas não se identificam como espanholas ou portuguesas, como funcionava o caminho priveligiado, as marcas de supostas “execuções” gravadas na igreja, tudo isto explicado pacientemente pelas duas senhoras.

Imagem

Imagem

Ainda estivemos algum tempo a conversar sobre as lendas e monumentos que rodeiam este local fantástico, e partilhei com elas o meu sonho de criar um “tesourinho” (multi) que obrigasse os visitantes a percorrer as 3 aldeias para descobrir as 3 condições necessárias para descobrir o dito tesourinho. Elas ficaram maravilhadas com a ideia perante o esquecimento com que vivem aqui onde nem um café existe ( o mais próximo que encontrem foi em Portugal – Tourém) a ideia de visitas de turistas interessados na história fascinante deste local foi de um agrado enorme para elas.
Infelizmente tive de me despedir apressadamente quando vi que tinha uma viagem de mais de três horas pela frente para regressar ao parque e sem GPS não queria arriscar a fazê-lo de noite.
Voltei com o coração cheio, por tudo que partilhei, pela alegria que sinto que dei à Dona Victória quando percebeu que a voz dela tinha chegado para lá da fronteira, com o carinho interminável com que me receberam, e com a humildade de quem com tão pouco consegue dar tanto.
Espero poder voltar mas sei que com a vida que tenho vou demorar, até lá... bem hajam “Mixtos”.
Editado pela última vez por zoom_bee em quarta set 19, 2018 15:06, num total de 7 vezes.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Couto Mixto

Mensagempor rifkinda » quarta jul 29, 2015 22:20

Obrigada por partilhares essa tua viagem a essa zona bem especial. Excelente relato e um bom exemplo de que às vezes vale bem a pena falar com a população local, para descobrir alguns recantos e histórias que poucos conhecem. 8-)
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Couto Mixto

Mensagempor André&Paulo » quarta jul 29, 2015 22:43

Muito bom mesmo... excelente relato. Parabens ;)

Sent from my smartphone using tapatalk...
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: Couto Mixto

Mensagempor zoom_bee » sábado ago 08, 2015 14:16

Mais uma reportagem interessante onde dá para fazerem uma visita muito identica à que eu fiz.
http://www.crtvg.es/tvg/a-carta/no-camino-privilexiado

a eleição de um dos juízes (homes de acordo) em 2012 (após falecimento do anterior)

http://www.youtube.com/watch?v=vG8WjydCR-4
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Próximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron