Boa tarde a todos, queria desde já agradecer o convite feito pelo geocacher e administrador do geocaching-pt.net rifkinda para participar neste forúm em relação à cache do Monumento ao trabalho.
Começo então por fazer a minha introdução. Sou um geocacher novato contendo apenas #16 caches até ao momento e com uma conta criada à menos de uma semana. Esta cache foi a minha #8 e portanto como é de prever foi um grande desafio. Desconhecia e ainda desconheço que formas pode tomar um cache e até que tamanho é possível esconder um papel enrolado dentro de uma cache (sem duvida uma arte). Portanto para além da dificuldade desta cache tinha ainda contra meu favor o desconhecimento da forma que esta poderia tomar e dos locais provaveis para o seu esconderijo. A cache do monumento ao trabalho não é só uma alusão a este monumento pois encontrá-la deu certamente muito trabalho. Mas o que vale mais que um sorriso no mapa?

Comecei então por tentar perceber o significado da dica do owner ("Estejam descansados que a estátua não cai"). E como jovem que sou pensei logo em colocar-me em cima da estátua, mas rápidamente fui aconselhado a não fazer tal coisa.
![disapprove [V]](./images/smilies/icon_smile_dissapprove.gif)
Restava então tudo a que consegui-se pôr a mão sem me colocar em cima dela. Comecei então a apalpar tudo e mais alguma coisa, num sentimento de desespero e frustação.
![Sad [:(]](./images/smilies/icon_smile_sad.gif)
Infelizmente não foi à primeira... Sentei-me no passeio que passa por baixo e comecei a olhar para o monumento. Neste momento já não pensava na cache e sim no que aquele monumento representava e o simbolismo que tinha. Se representava o trabalho, era suposto dar trabalho e ser difícil. Mas depois vem à cabeça várias coisas como: "E se já não está aqui e ando a perder tempo?", "E se o owner a levou para manutenção?", "E se alguém me vê aqui a apalpar o monumento e acha que eu sou maluco?" (sem duvida o meu pensamento favorito). Com todas estas dúvidas decidi dar mais uma oportunidade ao monumento e voltei a iniciar a busca. Foi então que ouvi a minha parceira (Carolina Brito) gritar que a tinha encontrado. Posso dizer que é uma excelente sensação e um alívio tremendo ouvir alguém dizer ou até mesmo pronunciar as palavras "Encontrei" ou "Está aqui!". Considero que são estes momento que fazem do geocaching aquilo que é. Apesar da inexperiência que é inerente a uma nova actividade, gosto e quero continuar a dizer a palavra "Encontrei" por mais alguns tempos. Quanto ao monumento ao trabalho podem contar com 1 hora de apalpadelas e reflexões contemplativas. Assim termino esta alusão e espero que vos tenha deixado com curiosidade para irem ao encontro desta pequena cache. Agradeço ao Owner pelo trabalho que teve. PS: vou fazer mais umas caches
RuiAlfaro