• Anúncios

Openstreetmaps

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Openstreetmaps

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 12, 2012 09:44

E vocês? Já começaram a contribuir para os OpenStreetMaps?

Apenas um pequeno alerta - se o fizerem, tentem, no entanto, lembrar-se deste americano na China, e evitem recolher coordenadas junto de instalações militares em países... "sensíveis"... http://www.shanghaidaily.com/article/?id=495969
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Openstreetmaps

Mensagempor hfilipe » segunda mar 12, 2012 10:16

Por acaso já dei um pequeno contributo nomeando algumas ruas e corrigindo os nomes de outras.
Também já tenho o track do meu percurso casa->emprego para ver se acrescento essas ruas ao mapa.

Parece que a debandada dos mapas da Google está a ser bastante forte com sites como o geocaching.com (este já todos demos por isso!), o foursquare e a própria Apple, no iPhoto a escolherem todos o Open Street Map. Esta tem "lucrado" bastante com isso e tem havido muitas atualizações ao mapa.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Openstreetmaps

Mensagempor rifkinda » segunda mar 12, 2012 10:22

O Rifkind já deu alguns contributos, mesmo antes de ocorrer esta alteração no geocaching.com
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Openstreetmaps

Mensagempor JCX_team » segunda mar 12, 2012 10:54

Como é que se pode ajudar neste projecto?
Reparei que na aldeia onde vivia ainda não aparecem ruas nenhumas......
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular
 
Mensagens: 311
Registado: segunda mar 24, 2008 13:53
Localização: Coimbra

Re: Openstreetmaps

Mensagempor hfilipe » segunda mar 12, 2012 11:13

Vais a www.openstreetmap.org fazes zoom até à área que pretendes alterar e, na barra por cima do mapa, escolhas "Editar". Depois é só veres o que está em falta ou precisa ser alterado e ires acrescentando. Para adicionar ruas o melhor é, com o teu GPS, gravar um track do percurso e depois importares o ficheiro GPX em "GPS Traces".
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Openstreetmaps

Mensagempor MAntunes » segunda mar 12, 2012 13:09

Eu já tentei contribuir, completando um trilho que se aproxima das "Janelas" do tmob, mas não consegui fazer o upload da track. A track foi gravada originalmente em OziExplorer e depois converti para gpx mas não deu...
Se calhar a conversão não gerou um ficheiro 100% gpx. Hei-de tentar de novo.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Openstreetmaps

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 20, 2012 08:47

Ao que parece, o número de utilizadores do OpenStreetMap está a crescer fortemente, depois de uma série de empresas terem abandonado o googlemaps - http://mapbox.com/blog/osm-contributors-surge/
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Openstreetmaps

Mensagempor hfilipe » domingo mar 23, 2014 16:13

O governo dos EUA também já viu as possibilidades dos OSM e decidiu aproveitá-las, especialmente para os esforços humanitários.

Assim, o Departamento de Estado daquele país lançou um projeto chamado MapGive que permite a voluntários de todo o mundo ajudar a mapear zonas com pouca ou nenhuma cobertura e onde essa informação é necessária para organizações humanitárias que estão no terreno.

O que torna este projeto ainda mais especial é que são usadas imagens comerciais de satélite muito recentes a que, normalmente, não temos acesso. Eu estive a mapear uma pequena zona de Nimule, Sudão do Sul, e posso confirmar que a diferença entre as imagens que estão disponíveis no Bing (e que são normalmente as utilizadas no OSM) e as disponibilizadas pelo projeto são enormes, além de que são datadas de janeiro deste ano!

Os dados criados neste projeto são acrescentados à base de dados do OSM e ficam disponíveis para todos os quantos os queiram usar, de forma livre.

http://www.youtube.com/watch?v=C175zW8-6j8
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Openstreetmaps

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo mar 23, 2014 21:20

Obrigado pela partilha, já dei uma vista de olhos! Parece-me uma excelente ideia e amanhã, se tiver tempo, começo a ajudar.
Espero que se limite a este tipo de iniciativa, fins humanitários e similares.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Openstreetmaps

Mensagempor biscas » domingo mar 23, 2014 22:11

não me aparece o mapa bing em background
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

Re: Openstreetmaps

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo mar 23, 2014 22:34

Tens de fazer uma série de coisas, entre elas aceitar os termos e condições no site deles.
A mim só me apareceu o mapa (personalizado) depois de aceitar isso e apenas na "versão nova" da coisa.
Sempre editei em podnãoseioquê e aqui, nessa opção, não me apareceu o mapa satélite, tive de mudar para o outro método de edição (que me parece mais pesado) em que me estava a demorar muito a actualizar a definição do zoom quando aproximava e por isso desisti (por hoje).
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Openstreetmaps

Mensagempor biscas » domingo mar 23, 2014 23:50

O estranho é que já mapeio à algum tempo, e também uso o potlach ou lá coisa parecida. Ainda meti o novo editor, mas nada vi. E sim o novo editor é mais lento. Tenho de voltar a aceitar condições? É que não vi nada pelo meio

Enviado pelo tapatalk, porque estava mais à mão
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

Re: Openstreetmaps

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda mar 24, 2014 10:55

Aceitar condições no primeiro site, no "MapGive", aparecem referidas em baixo.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Openstreetmaps

Mensagempor hfilipe » segunda mar 24, 2014 11:00

Eu também comecei com os mapas Bing em Potlatch e não percebia como estavam estradas e casas já mapeadas quando eu não conseguia distinguir quase nada.

Voltei ao MapGive e vi que tinha que aceitar as condições. De seguida mapeei em iD. Não me pareceu lento e até achei mais "confortável" que o Potlatch.

Hoje fui ao OSM e as minhas alterações já aparecem no mapa. Se tiver mais algum tempo disponível vou ver se consigo contribuir mais um pouco.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Openstreetmaps

Mensagempor jasafara » segunda mar 24, 2014 12:01

Ainda não explorei isto, mas como é que tu consegues contribuir no Sudão do Sul'??
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron