• Anúncios

Geocaching trivia

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 14:24

hfilipe Escreveu:Eu acredito que o lynxpardinus e o Torgut também tenham alguns países onde são os únicos portugueses com founds.

E acreditas bem!
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 14:25

carolangelpaul Escreveu:
jasafara Escreveu:Então? Ninguém dá uns palpites?

Não posso... :wink:

Claro que podes. Tens a certeza que és tu a resposta á trivia? :twisted:
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 14:27

geo-amd Escreveu:Olhando para o "perfil > estatísticas > mapas" de alguns utilizadores, descobrem-se alguns bons candidatos, a merecerem maior investigação:

funkymunkyzone: Samoa, New Caledonia, Cook Islands, Vanuatu, Lesotho, Botswana
Portokeil: Myanmar, Tanzania, Jordan
Torgut: Macedonia, Georgia, Armenia, Syria, Ukraine, Albania
lynx pardinus: Trinidad and Tobago, Peru, El Salvador, Liberia

Boas pistas, embora eu para a trivia desconsidere os portugueses honorários. No caso o funkymunkyzone e a Portokeil...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 14:30

lynxpardinus Escreveu:No que respeita aos meus, penso que o Perú já deverá ter mais founds portugueses para além do meu. E a Libéria foi uma virtual há muito, muito tempo atrás - imagino que tenha sido encontrada por mais portugueses. Já Trinidad & Tobago e El Salvador... bom... aí já não sei.

Veremos :) Quanto à Liberia tem mais um found virtual como o teu. E eu não considero founds em [virtual-] que se vejam que foram de sofá ;))
Assim para todos os efeitos a Libéria não tem founds portugueses.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 14:35

E para quem esteja interessado nestas estatísticas por país, pode ver este tópico no geopt que evoluirá em pararelo com esta trivia ;))

Pequeno resumo:

O Geocaching.com reconhece como países os 196 países reconhecidos pela ONU, mais 55 dependências ou territórios com soberania não definida.
Desses em 80 garantidamente não existem founds portugueses registados,
Em alguns os founds registados são de portugueses honorários, estrangeiros dados como portugueses, founds à distância e/ou falsos. Isto pelas estatísticas consultáveis no IAAN.
Portanto o objectivo desta trivia é identificar os founds únicos dos 251 "países" geocaching.com - os 80 que não têm founds portugueses - a Libéria que aqui já foi descartada. Sobram 170. Um deles é a Antárctica.
jasafara
Extra Large

Mensagempor Torgut » quarta dez 11, 2013 15:30

Aos países que já visitei com caches que o GeoAmd indicou, acrescentaria a Moldávia, sem verificar. É pena que que regiões independentes de facto não contem, senão tinhamos o Kosovo (este cheira-me que há mais alguém) e a Transnistria. O Kurdistão também não conta, é pena ;-)

Pronto, dei-me ao trabalho de ir verificar. Dos meus países menos mainstream apenas em três sou o único com founds: Georgia. Moldávia e Arménia.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 18:58

A questão das regiões independentes reconhecidas e não reconhecidas é realmente muito interessante. O Kosovo parece-me o caso mais evidente.
Por outro lado a Groundspeak considera o Sahara Ocidental, mas não considera por exemplo o Tibet o que não faz sentido...

A Transnistria conheci pela primeira vez pelos teus relatos.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 19:17

Já agora todos os territórios reconhecidos pelo departamento de estado dos EUA que não constam na lista dos "países" Groundspeak

Código: Selecionar todos
Akrotiri   United Kingdom
Ashmore and Cartier Islands   Australia
Baker Island   United States
Caicos Islands   United Kingdom
Clipperton Island   France
Coral Sea Islands   Australia
Dhekelia   United Kingdom
Howland Island   United States
Jan Mayen   Norway
Jarvis Island   United States
Johnston Atoll   United States
Kingman Reef   United States
Midway Islands   United States
Navassa Island   United States
Palmyra Atoll   United States
Paracel Islands   
Saint Martin   France
Sint Maarten   Netherlands
South Georgia   United Kingdom
Spratly Islands   
Wake Island   United States
Kosovo   

Não consta a Guantanamo Bay Naval Base. E este território faz-me mesmo confusão...Como é possível os USA administrarem uma área que pertence a uma ilha "inimiga"...

Imagem
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 11, 2013 19:27

(Off-topic: basicamente, porque faz parte de cuba. E um território alugado aos estados unidos desde 1900 e pouco, como contrapartida na guerra hispano-americana que resultou na independência de cuba; e porque os EUA tem armas maiores, claro...)
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 20:17

Pois, sei isso. Nâo sei se há algum documentário sobre a base mas deveria ser interessante. Guantánamo é mais ou menos como era Berlim na altura da separação das Alemanhas. Um território de um país incrustado num país inimigo... Agora que Cuba está por sua conta e risco, não é difícil os USA imporem a sua presença, mas na altura da Guerra Fria era outra coisa. Também seria interessante saber como é que as autoridades cubanas cercam o perímetro...e porque é que volta e meia há cubanos que se aventuram de barco até à Flórida e não tentam sair do país por ali...
Editado pela última vez por jasafara em quarta dez 11, 2013 20:44, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 11, 2013 20:31

Tenho exactamente a mesma curiosidade. E como um dinossauro vivo actualmente, um ultimo resquício de um tempo que se espera que não volte.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 21:10

jasafara Escreveu:
carolangelpaul Escreveu:
jasafara Escreveu:Então? Ninguém dá uns palpites?

Não posso... :wink:

Claro que podes. Tens a certeza que és tu a resposta á trivia? :twisted:

Para já podes-te acusar se achas/sabes que ultrapassas o Torgut com as suas três exclusividades + três a conformar em futuras reformulações geopolíticas :)
jasafara
Extra Large

Mensagempor Torgut » quarta dez 11, 2013 22:02

jasafara Escreveu:Pois, sei isso. Nâo sei se há algum documentário sobre a base mas deveria ser interessante. Guantánamo é mais ou menos como era Berlim na altura da separação das Alemanhas. Um território de um país incrustado num país inimigo... Agora que Cuba está por sua conta e risco, não é difícil os USA imporem a sua presença, mas na altura da Guerra Fria era outra coisa. Também seria interessante saber como é que as autoridades cubanas cercam o perímetro...e porque é que volta e meia há cubanos que se aventuram de barco até à Flórida e não tentam sair do país por ali...

Não me parece que seja dificil para os Estadounidenses (não tenho culpa que aquilo seja o único país do mundo que não tem uma designação para os seus cidadãos) catar emigrantes ilegais à solta em Guantanamo.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor jasafara » quarta dez 11, 2013 22:24

Torgut Escreveu:
jasafara Escreveu:Pois, sei isso. Nâo sei se há algum documentário sobre a base mas deveria ser interessante. Guantánamo é mais ou menos como era Berlim na altura da separação das Alemanhas. Um território de um país incrustado num país inimigo... Agora que Cuba está por sua conta e risco, não é difícil os USA imporem a sua presença, mas na altura da Guerra Fria era outra coisa. Também seria interessante saber como é que as autoridades cubanas cercam o perímetro...e porque é que volta e meia há cubanos que se aventuram de barco até à Flórida e não tentam sair do país por ali...

Não me parece que seja dificil para os Estadounidenses (não tenho culpa que aquilo seja o único país do mundo que não tem uma designação para os seus cidadãos) catar emigrantes ilegais à solta em Guantanamo.

Pois não. Mas a comunidade cubana anti-castrista na Flórida tem bastante poder e não me parece que fosse pacífico uma devolução às autoridades cubanas de candidatos a refugiados....Emigrantes ilegais são os mexicanos.

E os estadounidenses (Gentílico: americano(a), norte-americano(a), estadunidense, estado-unidense e ianque) são tão autocentrados que lhes chega serem americanos, aliás a maioria dos estrangeiros ou os designa por esse nome (e os EUA são a América) ou então por Joãozinhos :)
jasafara
Extra Large

Mensagempor carolangelpaul » quinta dez 12, 2013 11:30

jasafara Escreveu:Para já podes-te acusar se achas/sabes que ultrapassas o Torgut com as suas três exclusividades + três a conformar em futuras reformulações geopolíticas :)

Sem consultar nada e de memória creio que, provavelmente só terei "exclusividade" no Iraque, nos Barbados e talvez em Oman:
http://coord.info/GL285VX5
http://coord.info/GL2ZTPAT
http://coord.info/GL3CBKMZ
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes