• Anúncios

Eventos: Hora de início e de fim?

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor rifkinda » terça jun 11, 2013 13:45

Li recentemente dois casos de geocachers que quando chegaram a um evento este já tinha terminado e já não estava lá ninguém.
Tenho ideia que não é costume marcar-se hora para terminar o evento e ultimamente até tenho lido algo do tipo "o evento durará até ao último geocacher abandonar o recinto".

Mas acham que faria sentido ser obrigatório as horas de início e fim de cada evento?
Ou se um geocacher não consegue estar presente desde o início, não fará sentido aparecer mais tarde, sem ter garantias de ainda lá estar alguém da organização, pelo menos?

Cada vez mais mais tenho a sensação que os eventos são apenas pontos de passagem e serão cada vez menos as pessoas que estão por lá durante todo o programa do evento. Aliás, as pessoas a que me refiro também decidiram ir mais tarde e não à totalidade do evento.
Fará por isso sentido definir bem o intervalo de tempo durante o qual é possível aparecer e logar o evento?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor jasafara » terça jun 11, 2013 13:52

O caso mais recente que li sobre uma situação dessas, foi aqui :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor rifkinda » terça jun 11, 2013 17:51

Em que eventos é que isso já se passou é irrelevante para a questão geral.
Acho que é uma questão pertinente dado a passagem cada vez mais fugaz dos geocachers nos eventos e da preferência em passar a maior parte do tempo a procurar mais caches em vez de aproveitar o programa dos eventos.

E a tua opinião sobre dever estar ou não bem definida a hora de encerramento de um dado evento é qual mesmo??
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor jasafara » terça jun 11, 2013 19:25

rifkinda Escreveu:Em que eventos é que isso já se passou é irrelevante para a questão geral.

Apenas porque as capacidades cognitivas dos frequentadores do @pt são elevadas e têm poder de abstração suficiente para dispensar exemplos ilustrativos das questões apresentadas :)

rifkinda Escreveu:E a tua opinião sobre dever estar ou não bem definida a hora de encerramento de um dado evento é qual mesmo??

Acho que sim. Deveria estar claramente definido o intervalo horário que permitiria a um geocacher assinar o logbbok do evento, desde que se apresentasse nas coordenadas publicadas.

Mas mais do que isso. Acho que os eventos deviam poder ser publicados em formato ALR (Additional Listing Requirement) de forma a que pudessem ser definidas condições mínimas para permitir o Attend do evento...
Por exemplo no caso do recente Mega. Só seria possível fazer o attend do Mega, participando em pelo menos dois eventos satélites...Claro que essa seria uma regra a publicar para o futuro porque impediria o meu próprio attend :D
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor lynxpardinus » terça jun 11, 2013 19:51

Sim, concordo. Penso que deveria ser dado um horizonte temporal para que as pessoas pudessem assinar o logbook.

Quanto aos ALRs... Jasafara, há eventos que são feitos para o número - achas que há muitos organizadores que aceitassem de bom grado impor um entrave ao número de attended? Ainda por cima quando falamos de um mega que o quer continuar a ser e que é um veículo publicitário de uma empresa? Come on...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor rifkinda » terça jun 11, 2013 20:00

Essa de ter de assinar logbooks em eventos, também é uma coisa relativamente recente, penso eu.
Pelo menos, nos primeiros eventos a que fui, não me lembro de andar um logbook a circular para ser assinado.

Há alguma regra que obrigue à existência de um logbook num evento?

Em relação a uma hora de fim do evento, como disse, penso que não é normal fixar-se uma hora. Aliás, no único evento que organizámos (rifkindsss), só marcámos hora para o início e não referimos nem a duração do evento, nem a hora do fim.
Mas depois de me ter apercebido de situações como a que referi (e não foi só no mega recente), é que fiquei a pensar que se calhar é um dado importante.
E por isso mesmo, perguntei a opinião aos outros users deste fórum.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor jasafara » terça jun 11, 2013 21:07

lynxpardinus Escreveu:Sim, concordo. Penso que deveria ser dado um horizonte temporal para que as pessoas pudessem assinar o logbook.

Quanto aos ALRs... Jasafara, há eventos que são feitos para o número - achas que há muitos organizadores que aceitassem de bom grado impor um entrave ao número de attended? Ainda por cima quando falamos de um mega que o quer continuar a ser e que é um veículo publicitário de uma empresa? Come on...

Sim. Claro que o exemplo do Mega, não foi um bom exemplo. Mas acho que se poderia aplicar a alguns eventos como forma de ser respeitada a vontade do organizador...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor jasafara » terça jun 11, 2013 21:11

rifkinda Escreveu:Essa de ter de assinar logbooks em eventos, também é uma coisa relativamente recente, penso eu.
Pelo menos, nos primeiros eventos a que fui, não me lembro de andar um logbook a circular para ser assinado.

Há alguma regra que obrigue à existência de um logbook num evento?

Não.

Event Cache Logging Guidelines
An event cache can be logged online if the cacher has attended the event. Event cache owners can request that cachers sign a logbook, but this is optional and cannot be a requirement for logging an event cache.

Já para os mega...

Mega-Event Logging Guidelines
Cachers attending a Mega-Event will likely be expected to sign a logbook, as this event classification depends on the attendance of 500+ people.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor MAntunes » terça jun 11, 2013 22:05

jasafara Escreveu:
rifkinda Escreveu:Em que eventos é que isso já se passou é irrelevante para a questão geral.

Apenas porque as capacidades cognitivas dos frequentadores do @pt são elevadas e têm poder de abstração suficiente para dispensar exemplos ilustrativos das questões apresentadas :)



Chamaste? :D


jasafara Escreveu:
rifkinda Escreveu:E a tua opinião sobre dever estar ou não bem definida a hora de encerramento de um dado evento é qual mesmo??

Acho que sim. Deveria estar claramente definido o intervalo horário que permitiria a um geocacher assinar o logbbok do evento, desde que se apresentasse nas coordenadas publicadas.

Mas mais do que isso. Acho que os eventos deviam poder ser publicados em formato ALR (Additional Listing Requirement) de forma a que pudessem ser definidas condições mínimas para permitir o Attend do evento...
Por exemplo no caso do recente Mega. Só seria possível fazer o attend do Mega, participando em pelo menos dois eventos satélites...Claro que essa seria uma regra a publicar para o futuro porque impediria o meu próprio attend :D


(o bold é meu) para sublinhar que se trata de Aditional Logging Requirements. http://geolex.locusprime.net/#Additional Logging Requirement ou http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#logging

;))

Quanto ao tópico em discussão, não me parece que fosse boa solução enveredar-se por excessiva regulamentação dos Eventos. Só iria criar anticorpos e desconfortos e, quiçá, afastar os participantes mais interessados e dedicados ao tema do Evento. Quanto aos outros, os que usam os Eventos como mais uma oportunidade para aumentar os números, passando por eles (os Eventos) só para cumprimentar e seguir depois para procurar o maior número de caches possíveis durante a jornada, vão continuar a fazê-lo por mais regulamentação que se produza. É a minha opinião e penso que não há grande volta a dar a não ser criar eventos bem organizados, apelativos e deixar correr as coisas seguirem o seu rumo. Valorizar e agradecer a presença dos que se dedicam ao tema e ignorar os outros.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor jasafara » terça jun 11, 2013 22:34

Estava ali no fórum ao lado a falar de listings e troquei os logs pelas ditas cujas...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor Zylion » quarta jun 12, 2013 16:42

Sendo uma das pessoas que bateu com a porta na cara, vou deixar a minha opinião.

Acho que os eventos deviam ter hora de inicio e de fim, devendo estar alguem responsavel ali presente pelo menos até essa hora. Generalisando contratempos acontencem e nas piores alturas, imaginem um evento para hora marcada às 20:00, vou a caminho apanho um acidente a meio do percurso e atraso se por exemplo o evento fosse terminar por voltas das 21:00 e apenas devia ter tempo para deixar o registo e vir embora, o mais provavel era voltar. Se fosse acabar por volta das 22:00 ainda dava tempo para dois ou três dedos de conversa e ia. Claro que lá por o evento terminar a X horas isso não significa que as pessoas a essa hora tenham de abandonar o local, no entanto é uma referencia.

No caso concreto seria o meu primeiro Mega e apenas consegui ir no ultimo dia pois queria levar a familia (esposa e filha), conhecer novos geocachers, ver algumas geocoins e quiça adquirir alguma. Por isso mal a pikena acordou foi arrumar as coisas e partir para lx, como tinha visto o evento era de 4 dias para aquelas coordenadas, havendo outros satelite marcados separadamente sempre pensei que fosse ali encontrar algum tipo de actividade. A programação do dia começava com check in como os restantes e o final quando o ultimo geocacher abandonasse o local.

Se fiquei desiludido e deveras chateado? Sim, mas não é por isso que não irei ao proximo, pior que encontrar as portas fechadas não pode ser [:P]
Zylion
Micro
 
Mensagens: 5
Registado: sábado mar 16, 2013 15:30

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor lynxpardinus » quarta jun 12, 2013 18:17

Pois... percebo-te. Não é nada agradável.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor vsergio » quarta jun 12, 2013 23:32

mas regista o found/attended que eles agradecem
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor jasafara » quinta jun 13, 2013 08:27

vsergio Escreveu:mas regista o found/attended que eles agradecem

E além do mais é perfeitamente legítimo. Esteve nas coordenadas no evento dentro do período previsto de duração dele...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eventos: Hora de início e de fim?

Mensagempor clcortez » quinta jun 13, 2013 13:23

Aconteceu-me vai para 4 anos uma história engraçada (depende do ponto de vista, dito hoje tem graça mas na altura não teve muita...) num evento (que ainda não loguei.. :oops: ) ali para os lados de Castro d'Aire/Arouca, organizado pelo RMatosinhos.
Ia a caminho de Sabrosa em trabalho, e sabendo da existência de um evento que consistia numa caminhada pela serra e depois um jantar resolvi aparecer de surpresa, aliás como tenho feito na maioria dos eventos a que tenho ido nos últimos tempos. Ia na A24, a noite estava a cair, e saí em Castro d'Aire. Quem conhece a estrada que segue em direcção a Arouca sabe que é das estradas mais espectaculares que temos, mas ao mesmo tempo das mais perigosas. Aliás, esteve fechada à tempos devido a uma queda de terras para a mesma como foi difundido na Comunicação Social.
Se eu pensava que até seria rápido chegar ao evento e como tal ainda os apanhava por lá, pois não eram mais que 30km desde a AE até la, acabei por demorar mais de uma hora a chegar às coordenadas do evento e como tal, quando lá cheguei claro que já não apanhei ninguém. Mas se chegar até à aldeia em quastão já tinha sido uma aventura, o pior foi chegar às coordenadas do evento, perto de um cruzeiro no alto de um monte, onde dificilmente de carro se chega lá. Acabei por chegar com muito dificuldade, já a noite tinha caído há muito, num local com pouco rede móvel, sozinho, sujeito a ficar sem carro, sem saber onde me estava a meter, e nem sequer tinha acesso à listing da cache para saber mais pormenores, apenas tinha as coordenadas do evento, que nada me serviam. Foi o desalento total. Comecei a tentar alguns contactos, e por sorte lá descobri que a Silvana estava no evento e consegui saber que estavam a jantar num restaurante a poucos quilómetros dali. Com a ajuda dela, lá consegui chegar perto deles, onde acabei por ficar um pouco apenas pois eles já tinham acabado de jantar. Feitas as despedidas, retomei o caminho de volta à A24 mas faltava o pior: um valente temporal levou-me a demorar mais uma hora e meia por entre rochas, lama e água que entretanto iam caíndo para a estrada. Olhando para trás, foi daquelas loucuras que certamente só os mais irresponsáveis fazem... :roll:
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44


Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron