• Anúncios

Eventos e Eventos Satélite

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor rifkinda » quarta jun 05, 2013 11:51

Está cada vez mais na moda, os grandes eventos serem publicados com outros eventos "satélite", para ajudar a dar mais notoriedade e juntar mais uns founds na contabilidade dos geocachers.
No entanto, não pude deixar de reparar na diferença de Will Attends (às vezes bem grande), entre os diferentes eventos.
Como exemplo, posso referir o mega deste fim de semana:

*13 Year's - Lisboa (Mega) - 276 WA's
Eventos Satélites
*Meet & Greet [MEGA EVENT 2013] - 39 WA's
*Lisbon GeoNightWalk [MEGA Event 2013] - 24 WA's
*1ª Gala Geocaching.pt - 30 WA's
*CITO Casal Vistoso [Lisboa] - 25 WA's
*Hike @ Belém [MEGA Event 2013] - 12 WA's

em que alguns dos eventos satélite não têm nem 10% dos WA's do evento principal,

e o evento do ClCortez, em Estremoz:

*Let's Talk About Earthcaching...again! - Estremoz - 8 WA's
Eventos Satélites
*Let's Talk About Earthcaching...again!- Introdução - 2 WA's
*Let's Talk About Earthcaching...again!-Rota Pedr. - 2 WA's
*Let's Talk About Earthcaching...again!-Astronomia - 2 WA's
*Let's Talk About Earthcaching...again!-Sist.Solar - 0 WA's

A que acham que se devem estas diferenças? Acham que faz sentido publicar os eventos satélites, já que essas mesmas actividades já estão incluídas no evento principal?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor clcortez » quarta jun 05, 2013 13:30

Devo esclarecer desde já que o facto de ter criado eventos-satélite em cima de um evento principal foi algo que não partiu de uma ideia original minha. Foi até o Joaquim que na 1ª edição deste evento de Estremoz me sugeriu essa "alternativa" para captar mais geocachers a um evento que dadas as circunstâncias tem por norma poucos Will Attend's (e vamos ficar apenas pela factor Distância para não criar outros factores que para agora não interessam à discussão).

É complicado criar eventos-satélite ao mesmo tempo que o principal, e pior, se forem seguidos estamos a entrar num fenómeno a que a GS chama Event-staking, o que pode inviabilizar essa possibilidade. Eu tive imensas dificuldades em conseguir publicar estes eventos-satélite exactamente por isso. Não se repetirá certamente, até porque está se a provar que não justifica se o objectivo dos mesmo for angariar Attend's. No entanto se o objectivo for detalhar um programa longo e complexo dividindo-o por vários eventos então pode fazer sentido (foi a 2ª e principal razão pela qual os fiz em Estremoz desta vez), sendo que separa os temas por categorias e dando mais espaço aos geocachers que participam nos mesmos para optar por um ou vários.

Resumindo, fi-lo, mas não acho que seja uma boa prática, de um modo geral.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor jasafara » quarta jun 05, 2013 15:54

clcortez Escreveu:... No entanto se o objectivo for detalhar um programa longo e complexo dividindo-o por vários eventos então pode fazer sentido (foi a 2ª e principal razão pela qual os fiz em Estremoz desta vez), sendo que separa os temas por categorias e dando mais espaço aos geocachers que participam nos mesmos para optar por um ou vários...

É também essa a principal razão porque o sugeri. Admiti que poderá haver menos disponibilidade para um evento de dois dias (e para quem como eu não acharia muito ético só ir a uma das actividades ou só aparecer por lá e fazer attend do evento principal) do que para participar pontualmente em uma ou mais eventos correspondentes a actividades específicas. Por exemplo o programa para domingo para mim justificaria perfeitamente uma deslocação desde Lisboa para fazer umas caches e fazer o percurso do Sistema Solar...
Não sei se o facto de se ter de fazer o check-in com o mesmo custo para um ou vários eventos ajuda...
O facto de eles terem muito menos attends do que o principal parece-me normal e não demasiado significativo. Se formos fazer uma análise aos exmplos passados veremos que o evento principal tem menos attends do que WA e os satélites é ao contrário...
Acho que o principal problema de Estremoz é mesmo ser longe...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor rifkinda » quarta jun 05, 2013 15:57

Se a explicação fosse essa, não acham que faria sentido não ser publicado o evento principal e serem só publicados os eventos satélites?
Ou o evento principal serve só para contabilizar um found extra a quem participar em todas as actividades?

É que da minha experiência, a maior parte dos geocachers, mesmo que passem só pelo evento 10 minutos, vão fazer attend no evento principal. Aliás, isso é já notório nos WA's.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor lynxpardinus » quarta jun 05, 2013 16:03

Mas é o evento principal que é o agregador - os outros são apenas declinações. Ou seja, na minha opinião, o evento principal faz todo o sentido.

Também concordo com os eventos satélite, uma vez que permitem organizar melhor as actividades que vão estar disponíveis para os participantes.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor clcortez » quarta jun 05, 2013 22:46

jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:... No entanto se o objectivo for detalhar um programa longo e complexo dividindo-o por vários eventos então pode fazer sentido (foi a 2ª e principal razão pela qual os fiz em Estremoz desta vez), sendo que separa os temas por categorias e dando mais espaço aos geocachers que participam nos mesmos para optar por um ou vários...

É também essa a principal razão porque o sugeri. Admiti que poderá haver menos disponibilidade para um evento de dois dias (e para quem como eu não acharia muito ético só ir a uma das actividades ou só aparecer por lá e fazer attend do evento principal) do que para participar pontualmente em uma ou mais eventos correspondentes a actividades específicas. Por exemplo o programa para domingo para mim justificaria perfeitamente uma deslocação desde Lisboa para fazer umas caches e fazer o percurso do Sistema Solar...
Não sei se o facto de se ter de fazer o check-in com o mesmo custo para um ou vários eventos ajuda...
O facto de eles terem muito menos attends do que o principal parece-me normal e não demasiado significativo. Se formos fazer uma análise aos exmplos passados veremos que o evento principal tem menos attends do que WA e os satélites é ao contrário...
Acho que o principal problema de Estremoz é mesmo ser longe...


Nem mais.
Também concordo que o facto do preço "único" independentemente das actividades onde se participe seja castrador para quem queira participar apenas num dos dias ou só numa metade de um dos dias, embora ainda assim compense, mas aliar isto ao custo da deslocação, alojamento e refeições para quem vem de longe, para mais se for uma família, por exemplo, pode ser decisivo para a não ida.
Os eventos-satélite são isso mesmo, pequenos eventos que giram à volta de um evento principal, logo este tem sempre que ser o ponto central e deve existir. É correcta a análise ao numero de WA versus os AT, quer num caso quer noutro.
E sim, o principal "problema" de Estremoz é mesmo ser longe. Se fosse perto o CCV não se empenhava tanto em levar lá os participantes, pois não precisaria disso que ele apareceriam lá com certeza. ;))
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor Paisagista » quinta jun 06, 2013 06:03

jasafara Escreveu:Acho que o principal problema de Estremoz é mesmo ser longe...

Isso depende inteiramente da perspectiva :)
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Paisagista
Regular
 
Mensagens: 449
Registado: sábado jul 04, 2009 09:39
Localização: Évora

Re: Eventos e Eventos Satélite

Mensagempor rifkinda » quinta jun 06, 2013 10:03

Claro que sim! E a comunidade geocacheana em Évora, por exemplo, parece-me ter crescido e muito nos últimos anos.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17


Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes

cron