• Anúncios

Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor Torgut » segunda mai 13, 2013 09:33

Este é um tema sempre importante quando se abordam certos destinos, digamos, de risco. Algumas ideias e experiências sobre a visita a regiões com elevada tensão entre comunidades.
http://blog.cruzamundos.com/viajar-entr ... regionais/
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor rifkinda » segunda mai 13, 2013 09:53

Mais um ótimo artigo sobre algo que até agora nunca me preocupou, porque ainda não viajei para zonas de potencial conflito.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor lynxpardinus » segunda mai 13, 2013 13:51

Um óptimo artigo - como já estamos habituados!

Nunca estive numa zona de conflito mais ou menos aberto (excepto o caso que vou referir em baixo, mais como uma curiosidade surpreendente). Mas já estive em locais bastante pobres e de criminalidade intensa, e o melhor conselho que penso se possa aplicar é uma pessoa ter sempre consciência do local onde está - perceber o que se passa à volta, as conversas, os tons de voz, os olhares, as reacções e tentar, quanto possível e se possível, tentar estar o mais parecido possível com a forma como a população local se veste. Não dar nas vista e estar atento, basicamente.

A única ocasião em que estive numa área de conflito foi bastante surpreendente - porque nunca pensei que as coisas fossem assim! Estava a dar uma volta pela Irlanda com amigos meus há cerca de 5 anos e decidi que iria tirar fotografias aos murais dos principais bairros cristãos e lealistas de Belfast. Quando entrámos nos bairros, percebemos que, o conflito talvez não fosse tão passado quanto esperávamos - os Land Rover da polícia pareciam ser blindados e tinham protecções contra bombas incendiárias, havia arame farpado e barreiras da polícia prontas a ser colocadas a qualquer instante e... havia algo no ar. Mas, nunca pensei que, quando estava a tirar fotografias a um mural lealista, fosse rodeado por um pequeno grupo com ar bastante pouco amistoso (as mãos do líder do grupo podiam ser lidas, tal a densidade das tatuagens que lhe cobriam a pele nessa zona) que queria saber o que ali estava a fazer. O ambiente descontraiu-se quando disse que era um turista português e mostrei a camisola da selecção portuguesa que tinha por baixo (era dia de jogo do Europeu de 2008). Aliás, o líder disse que tinha apostado na selecção portuguesa e convidou-me a ir ver o jogo a casa dele - ciente do nível irregular dos nossos "rapazes" quando jogam pela selecção, achei que era melhor raspar-me dali para fora...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor rifkinda » terça mai 14, 2013 05:17

Não diria que esta é uma zona de risco, mas é mais uma prova que nem sempre as coisas lá fora são iguais a Portugal.

Português retido em Sarajevo há duas semanas por causa de acidente de viação

Vale a pena ler, porque é o tipo de coisas que acho que nunca estamos preparados quando vamos de viagem.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor jasafara » terça mai 14, 2013 07:25

Situação complicada...
Embora não me pareça mal a criminalização dos condutores...
Mas realmente ficar-se com termo de identidade e residência no estrangeiro é daquelas coisas que acho que ninguém pensa, quando faz uma viagem.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor Torgut » terça mai 14, 2013 09:53

rifkinda Escreveu:Não diria que esta é uma zona de risco, mas é mais uma prova que nem sempre as coisas lá fora são iguais a Portugal.

Português retido em Sarajevo há duas semanas por causa de acidente de viação

Vale a pena ler, porque é o tipo de coisas que acho que nunca estamos preparados quando vamos de viagem.


Considerando que a Bósnia e Herzegovina não tem poder de facto sobre o seu território, sobretudo na área da "Federação", onde Sarajevo se integra, e que esse poder é exercido por uma espécie de "governador" nomeado pela UE, não creio, assim de repente, que essa situação tenha relevância por mais do que é. As pessoas que não conseguem interiorizar que quando viajam estão a sair do seu mundo e a entrar no mundo de outrém irritam-me profundamente. Há que respeitar tudo o que diga respeito aos mundos que penetramos. Afinal, somos convidados; não nos portemos como proprietários. Sobretudo em casos onde nada de verdadeiramente incrível, mesmo para nós, estrangeiros, se está a passar. O rapaz está a ser tratado normalmente, com todo o respeito, de acordo com a lei em vigor, perfeitamente razoável, independetemente dele, do seu ponto de vista individual, se sentir lesado.

Para estes dramas já me chegam os ingleses sempre a criar problemas nas férias e a chorarem-se depois. E os americanos, sempre escandalizados por um mundo não ser uma réplica dos EUA.

Nunca estamos preparados quando vamos de viagem? E aqui, de cada vez que te metes num carro, estás preparada para ficar paraplégica? "s#$%#% happens" e para aquela de que há pouca probabilidade de suceder, nunca estamos preparados.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor jasafara » terça mai 14, 2013 10:12

Torgut Escreveu:...As pessoas que não conseguem interiorizar que quando viajam estão a sair do seu mundo e a entrar no mundo de outrém irritam-me profundamente. Há que respeitar tudo o que diga respeito aos mundos que penetramos. Afinal, somos convidados; não nos portemos como proprietários. Sobretudo em casos onde nada de verdadeiramente incrível, mesmo para nós, estrangeiros, se está a passar. O rapaz está a ser tratado normalmente, com todo o respeito, de acordo com a lei em vigor, perfeitamente razoável, independetemente dele, do seu ponto de vista individual, se sentir lesado...

Subscrevo. Em "Roma sê Romano". Irritam-me tanto os ocidentais que vão para fora e querem impor a sua cultura, como os não ocidentais que vêm para cá e querem impor a sua...

PS. Isto idependentemente de achar que e no que respeita à "guerra de religiões" que se já houve épocas em que os cristãos eram mais "bárbaros" do que os muçulmanos, agora é ao contrário...Ou seja o meu respeito pelos hábitos e customes alheios não se transforma em relativismo moral de que tudo é correcto em nome dos hábitos e tradições.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor rifkinda » terça mai 14, 2013 10:23

Claro que quando viajamos passamos a ter de cumprir as regras do outro país.
Mas no que diz respeito a alugar um carro e conduzir, eu preocupo-me normalmente com saber os limites de velocidades, se existem selos para poder circular nalgumas auto-estradas e se o carro traz o que é obrigatório (conjunto de luzes extra, triângulo,... o que for lei naquele país).
Nunca me tinha ocorrido em tentar pesquisar como é que se desenrola a coisa, depois de um acidente de viação (até porque esperamos sempre não ter um).
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Cruzamundos: atravessar Zonas de Risco

Mensagempor jasafara » terça mai 14, 2013 11:02

O site do ACP tem informação sobre alguns países (http://www.acp.pt/o-clube/turismo-e-laz ... turisticas), mas não consta a Bósnia...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron