• Anúncios

Que técnicas aplicas?

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Mensagempor salprata » domingo jan 18, 2009 19:23

bockyPT Escreveu:Já agora... Quando se fotografar em contra-luz algo que está próximo, usar o flash, como na foto de cima. Mesmo que não esteja escuro.


O flash para encher a sombra, é optimo para retratos, colocar as pessoas de costas para o sol, depois o flash, enche a sombra, funciona com grupos pequenos

:roll:
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Que técnicas aplicas?

Mensagempor MAntunes » quinta jul 22, 2010 20:58

Sobre este tópico, e visto que não há mais contribuições particulares, pareceu-me útil partilhar aqui um site que costumo consultar:

http://www.digital-photo-secrets.com/tip/
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Que técnicas aplicas?

Mensagempor zoom_bee » sábado mar 02, 2013 19:28

Desculpem lá, uma pergunta meio off-topic, mas não quis estar a abrir desnecessariamente um novo tópico só por causa disto.

Existe uma técnica fotografica, que faz as pessoas parecerem bonequitos, como se fosse fotografias de Liliput ou algo assim.
Sabem o que estou a falar certo? Não me lembro do nome da técnica nem dos procedimentos para a executar correctamente.

Queria também sugestões de programas freeware que usem regularmente para HDR, já testei alguns e não me safo.

Entretanto andei a fazer umas experiencias curiosas em Light Painting, básicamente é divertido.

Abraços a todos.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Que técnicas aplicas?

Mensagempor hfilipe » sábado mar 02, 2013 19:50

zoom_bee Escreveu:Existe uma técnica fotografica, que faz as pessoas parecerem bonequitos, como se fosse fotografias de Liliput ou algo assim.
Sabem o que estou a falar certo? Não me lembro do nome da técnica nem dos procedimentos para a executar correctamente.

A técnica chama-se Miniature Faking, embora eu pensasse que era a tilt-shift até ter ido mesmo agora ir ler o artigo na wikipedia! O resultado final é, de certa forma, parecido.
Podes fazê-la num programa de edição de imagem, a partir de uma foto normal, aplicando desfocagem.

zoom_bee Escreveu:Queria também sugestões de programas freeware que usem regularmente para HDR, já testei alguns e não me safo.

Quem costuma "brincar" com o HDR é o MAntunes. Deixa ver se ele vem cá dar uma ajuda!

zoom_bee Escreveu:Entretanto andei a fazer umas experiencias curiosas em Light Painting, básicamente é divertido.

Imagino que sim. No meu evento Photo Walk, cá em Guimarães, quase há um ano atrás ainda pensei em fazer uma brincadeira dessas com os participantes mas depois não consegui reunir a logística para o que pretendia.
Queres mostrar-nos algumas das tuas "experiências"?
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Que técnicas aplicas?

Mensagempor MAntunes » sábado mar 02, 2013 20:10

O termo é mesmo esse: "brincar" ;)) porque nunca, até agora, fiquei completamente satisfeito.

Comecei quando so Ácaros colocaram a cache do aviário abandonado, com aquele trabalho espantoso de hdr e, especialmente, imaginação.
Depois andei uns meses de volta do qtpfsgui que agora se chama Luminance.

Mais tarde, quis evoluir e na altura, o que parecia ter melhores críticas - pelo menos nas análises que li - era o FDRTools e comprei-o.

Agora, como o FDRTools parece ter estagnado e, apesar de eu já ter contactado o developer, onde até lhe apontei um bug no processo batch, e ele ter prometido novas versão, estou a pensar em migrar para o Photomatix.

Entretanto, aqui fica uma análise recente (2012) de 10 alternativas onde apenas duas são gratuitas: o Luminance e o Picturenaut.

http://captainkimo.com/hdr-software-review-comparison/

Boa sorte! ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Que técnicas aplicas?

Mensagempor zoom_bee » domingo mar 03, 2013 21:14

Muito obrigado a ambos, é isso mesmo, excelente.

Quanto a exemplos de light painting ainda estou na fase de desenhar formas geometricas e simples, na verdade é daquelas coisas que sai bem à primeira de tão simples, daí ser divertido. Mas não tenho nada online para mostrar, nem sei se vou chegar a essa fase. [:D]
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Que técnicas aplicas?

Mensagempor Sagitario » segunda mar 04, 2013 09:44

Ora viva!

A sombra de uma câmara fotográfica ou a silhueta do Snoopy?

Imagem
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re:

Mensagempor Sagitario » segunda mar 04, 2013 10:15

salprata Escreveu:...

O flash para encher a sombra, é optimo para retratos, colocar as pessoas de costas para o sol, depois o flash, enche a sombra, funciona com grupos pequenos

:roll:



O Flash tb é muito útil com o "Sol do meio dia" ou seja, quando temos de fotografar algo ou alguém a meio do dia com um sol daqueles que provoca umas muito inestéticas sombras do nariz ou das sobrancelhas na cara.
Aqui e se a câmara tiver como modificar as definições do flash devemos usar "flash de preenchimento"
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Anterior

Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron