• Anúncios

Novo Projecto - Portugal@Natural

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Novo Projecto - Portugal@Natural

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 11:35

Tenho passado um bom bocado dos ultimos dias a explorar alguns projectos que me parecem interessantes e a ver o rumo que tomaram.

Estava a ler o que encontrei sobre o IMC, Gne e Lusitani.

Sobre o IMC, parece que "morreu", certo? Ao quarto episódio?
Sobre o Gne não consigo encontrar informação concreta. Podem ajudar?
Sobre o Lusitani, acho que estou esclarecido.

Estava era a pensar em fazer/participar num projecto do género de IMC meets Lusitani. Algo que promovesse a cooperação tanto a nivel de hides como de founds entre geocachers mas a nível nacional.
Estava a pensar em algo relacionado com Parques Naturais.

"Em Portugal existem 14 Parques Naturais:
Montesinho
Douro Internacional
Litoral Norte
Alvão
Serra da Estrela
Tejo Internacional
Serras de Aire e Candeeiros
Serra de São Mamede
Sintra-Cascais
Arrábida
Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Vale do Guadiana
Ria Formosa
Peneda-Gerês (Este é Parque Nacional)"

Imagem

Algo que implicasse encontrar pistas/valores/coordenadas/outros em caches nos P.Naturais e que eventualmente levassem à final no P.Nacional.
Ou até, mais complicado/engraçado :twisted: encontrar pistas/valores/coordenadas/outros em caches nas "Reserva Natural",

"Lagoas de Santo André e da Sancha
Berlengas
Dunas de São Jacinto
Estuário do Sado
Estuário do Tejo
Paul de Arzila
Paul do Boquilobo
Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
Serra da Malcata
Ilhas Desertas
Ilhas Selvagens
Parcial do Garajau
Rocha do Navio"

Imagem

que permitisse descobrir secundárias (em crescendo) nos Parques Naturais para a apoteose no Parque Nacional.

O que vos parece? Alinhavam numa "brincadeira" destas ou já não estão para isto?
Editado pela última vez por RuiJSDuarte em terça ago 20, 2013 22:33, num total de 1 vez.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor lynxpardinus » domingo jan 27, 2013 11:45

Como é que estás a ver colaborativa no meio disso tudo? Os geocachers trocariam pistas dos parques que não tivessem visitado?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor lynxpardinus » domingo jan 27, 2013 11:58

Ah! Sobre o GnE!

Era, basicamente, um projecto educativo, que teve dois episódios. Um grupo de geocachers dava uma aula teórica sobre geocaching a um conjunto de alunos (primeiro da Escola Superior de Desporto e, depois, da Escola de Hotelaria do Estoril), com apresentações sobre diversos temas e, depois, seguia-se uma aula de campo, por um percurso (um powertrail?) de caches colocadas com o intuito de apoiar o evento.

Houve duas edições:
- Rio Maior - viewtopic.php?f=8&t=529&hilit=GNE ; viewtopic.php?f=8&t=572&p=4122&hilit=GNE#p4122
- Estoril / Cascais - viewtopic.php?f=8&t=599&p=3820&hilit=hotelaria#p3820
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 12:03

lynxpardinus Escreveu:Como é que estás a ver colaborativa no meio disso tudo? Os geocachers trocariam pistas dos parques que não tivessem visitado?


Sim, algo de género. Esse é o espírito das IMCs, certo?
Muita gente faz geocaching mais localizado (tipo eu), aproveitando passeios "fora de portas" para encontrar algumas caches mais interessantes (se der, tipo eu). Sendo que só temos um Parque Nacional e que o geocaching está/devia estar (minha opinião) focado na Natureza, parece-me que o Peneda/Gerês é a nossa Meca.
Parecia-me boa ideia que, não podendo a maior parte dos geocachers percorrer todas as RNs e/ou PNs, muitos (mais interessados nestas coisas) achariam engraçado uma coisa deste tipo, em que encontrando as caches do seu raio de acção nas RNs, partilhassem a experiencia com os de outras localizações de modo a recolherem os dados necessários para as escondidas nos PNs e finalmente as da Peneda/Gerês.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor rifkinda » domingo jan 27, 2013 12:15

Não me lembro de ter visto listados assim todos juntos os Parques Naturais/Nacionais.
Curiosamente já andámos a passear por todos eles!
É uma ideia gira!

Mas chegaste a fazer alguma das IMC's? Quando encontrámos uma IMC primária, estava lá uma folha de pistas (uma para cada uma das IMC's internacional), e a troca de mails com o pessoal que encontrou uma outra IMC, era no sentido, de que nós tínhamos mais um bocadinho da pista para o outro geocacher encontrar a do seu país, em troca de mais um bocadinho de pista para conseguirmos encontrar a de Portugal.
Só conseguindo (trocando) todos os bocadinhos de pista, é que tínhamos acesso à localização da IMC secundária.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 12:32

rifkinda Escreveu:Não me lembro de ter visto listados assim todos juntos os Parques Naturais/Nacionais.
Curiosamente já andámos a passear por todos eles!
É uma ideia gira!

Mas chegaste a fazer alguma das IMC's? Quando encontrámos uma IMC primária, estava lá uma folha de pistas (uma para cada uma das IMC's internacional), e a troca de mails com o pessoal que encontrou uma outra IMC, era no sentido, de que nós tínhamos mais um bocadinho da pista para o outro geocacher encontrar a do seu país, em troca de mais um bocadinho de pista para conseguirmos encontrar a de Portugal.
Só conseguindo (trocando) todos os bocadinhos de pista, é que tínhamos acesso à localização da IMC secundária.


Fiz a que agora é conhecida apenas por "Feel The Wind" do Mantunes, ainda era IMC, em junho de 2011. Mas pelo meu log (abaixo) percebe-se bem que não sabia ao que ia. :oops:

"well, I did find this one but, because because I didn´t read the cache listing prior to discovery it, I didn´t retrieve the clues to the other caches.
I will cry at the owners lap asking for a break on it and see if can get them... good cache, great view!"
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 12:53

lynxpardinus Escreveu:Ah! Sobre o GnE!

Era, basicamente, um projecto educativo, que teve dois episódios. Um grupo de geocachers dava uma aula teórica sobre geocaching a um conjunto de alunos (primeiro da Escola Superior de Desporto e, depois, da Escola de Hotelaria do Estoril), com apresentações sobre diversos temas e, depois, seguia-se uma aula de campo, por um percurso (um powertrail?) de caches colocadas com o intuito de apoiar o evento.

Houve duas edições:
- Rio Maior - viewtopic.php?f=8&t=529&hilit=GNE ; viewtopic.php?f=8&t=572&p=4122&hilit=GNE#p4122
- Estoril / Cascais - viewtopic.php?f=8&t=599&p=3820&hilit=hotelaria#p3820


Hum... deixei-me enganar por ter visto IV numa em Rio Maior, não me apercebi que aí estavam numeradas de 1 a 5. Pensava que teriam havido mais edições.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 13:23

E a colaboração (nos hides) nem sequer precisa de ser muito trabalhosa. :wink:

Explorando aqui apenas umas Reservas Naturais encontro Geocaches de Owners tipo Mantunes, ClCortez, Olharapo, Rebordão, Danieloliveira, Almeidara, Touperdido, Etc, que podiam/deviam (o verdadeiro objectivo é criar um Projecto interessante, não dezenas de novas caches) ser incluidas do modo que fizesse mais sentido até porque são regra geral (boas, boas) caches que têm poucos founds (relativos).
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor jasafara » domingo jan 27, 2013 13:29

Imagem

Áreas protegidas com legenda (mas incompleta).
Acho um óptimo projecto que junta geocaching com formação/informação para quem procure mais do que números.
Há algarvios por aqui, mas pelo meu lado consideraria participar pela Ria Formosa ou pelo Sapal de Castro Marim.
Editado pela última vez por jasafara em domingo jan 27, 2013 14:03, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor rifkinda » domingo jan 27, 2013 13:40

Rui,

Já discordo contigo, quando referes transformar caches que já existem em caches deste projecto...
E quem já foi a essas caches? Tem de voltar a visitá-las, para obter as pistas?

Claro que concordo que as caches a incluir devem ser caches de qualidade e não só caches para encher. Mas penso que em qualquer desses locais, deves conseguir criar ainda caches de qualidade.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 13:50

:) Belo mapa!

É isso, vejo muito poucas caches no Sapal de Castro Marim pelo que a inclusão de uma nova cache aí parece-me boa ideia!
Eu, por exemplo gostava de colocar uma na RN do Estuário do Tejo porque é uma dos meus locais favoritos (se a conseguisse integrar) para andar de bike (Leziria grande de VFX) e onde "só" existem três.

Já discordo contigo, quando referes transformar caches que já existem em caches deste projecto... E quem já foi a essas caches? Tem de voltar a visitá-las, para obter as pistas?

Concordo claro, e isso é um aspecto a ter em conta mas, o facto de não ser necessário fazer todas as caches, elimina o "problema". Só tens de pedir as dicas a quem lá for depois do projecto estar montado. A base é a cooperação e não o ter de fazer todas a solo. Mas havendo massa crítica e espaço para colocar as caches pode ser um incentivo até para owners mais retraídos da colocação o voltarem a fazer. :wink:
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor MAntunes » domingo jan 27, 2013 20:56

Parece uma ideia muito interessante. Se for preciso a minha colaboração tanto em caches como em ideias e opiniões decorrentes da experiência que tive com a IMC, estou à disposição.

A combinação de caches existentes com caches a colocar parece-me bem. Isso permitirá evitar o colocarem-se caches só para servir o projecto, deixando de lado a qualidade do local e da cache como critério primordial.

A IMC não morreu. Chegou ao fim. O objectivo era fazer 4 séries dedicadas cada uma a seu elemento natural do Planeta Terra; água, ar, terra e fogo. Al´me de mim, também o lynxpardinus e o mtrevas estiveram envolvidos e têm boa experiência neste tipo de projecto.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 21:46

Conto com isso tudo! A experiência e a disponibilidade! :)
Já dei uma vista de olhos em alguns locais no site da GS e começo a ver mais um menos um esboço mental da forma que gostava tivesse.
Amanhã começo a mandar uns emails a pessoal a tentar arranjar colaboradores em diferentes regiões/zonas.
Agradecia que mandassem alguns nomes para aqui (além dos vossos, claro :-P ) de pessoal que considerem que iriam apreciar participar, se se lembrarem de alguem, para poder fazer chegar a questão.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor ct1gfk » domingo jan 27, 2013 22:47

Viva,

Tudo o que existe de parques/reservas/paisagens protegidas a nivel nacional está reportado aqui http://www.algarvedx.com/dprn/dprn_por_ ... age933.htm
Os radioamadores também andam nessas cosias dos parques hehe...
Sei que já há mais alguns de âmbito regional e local...serão atualizados a seu tempo.

Cumps
Toze -GFK-
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Novo Projecto - Ideias?!

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda jan 28, 2013 14:04

Obrigado pelo link! :)
Mais uma boa fonte de informação!

Seguiram já uma duzia de emails para alguns geocachers.
Fiz um breve email, a remeter para este tópico, com informações mais ou menos genéricas.
O objectivo por agora é mesmo arranjar pessoal para participar. Depois logo se definem os moldes.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Próximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron