• Anúncios

Km em Portugal

Por muito que tentem negar... it's ALL about the numbers!! Espaço dedicado, gerido e dinamizado pelos obcecados pelos números

Moderador: Moderadores

Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » quinta jan 13, 2011 12:40

Olá,

Estive a dar uma olhada nas estatísticas, nomeadamente nos KM em Portugal, que diga-se de passagem é a única estatística que me dá algum gozo ver subir :)
Mas gostava de a ver subir de acordo com a realidade. Digo isto porque, antes de uma pequena viagem de 500km por estada para cada lado tinha cerca de 5000km no total. Depois desta viagem onde encontrámos umas 50 ou 60 caches, quer no caminho quer no local de poiso, esta estatística subir para..... mais de 15.000km, mais propriamente para 15805km.
Como se não bastasse a estranheza, deparo-me que a Constancinha (minha filhota) tem 15798 km, sabendo eu que pelo menos aquando da minha ida às Berlengas, pelo menos aí fiz alguns quilometros que ela não fez e de certeza que foram mais do que nos 7 km de diferença. De Olhão às Berlengas são mais que isso :lol:

Depois, aparece a Biflor com 4762km e os founds da Biflor e da Constancinha são exactamente iguais, com excepção da cache que está na torre da Igreja da Sé de Faro, que eu e a Biflor logámos, mas a Constancinha não o fez porque estava na escola no dia em que lá fomos. (Desengane-se quem já algum dia disse que era eu que assinava os logs da Constancinha, nomeadamente em caches de terrenos de nível alto e de difícil acesso. Ela vai a todas, vejam por exemplo esta http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... d3b8cb010d )
A diferênca da Biflor para a Constancinha é abismal. Mais de 10.000km!!!

Há aqui duas coisas que podem alterar este resultado (penso eu):
1ª Registei sempre os founds na sequência em que as caches foram encontradas (excepção de 2 ou 3 creio)
2ª Nem a Constancinha nem Biflor não terem registado DNFs, registei-os sempre eu.

Não percebo estas diferenças. Nem como há 10.000km de diferença entre Constancinha e Biflor, nem como há apenas 7km de diferença entre Constancinha e CT1GFK.
Nota: Estou em crer que a estatística que mais se aproxima da realidade será a da Biflor.

Obrigado por lerem até ao fim e se alguém me souber dizer como devo fazer para tornar esta estatística mais real, agradeço.

Cumps e 73's
Toze, CT1GFK
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor rifkinda » quinta jan 13, 2011 12:58

Obrigada por reportares a situação.
Vou já enviar um mail ao "duende" da informática para ele tentar perceber o que se passa.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » quinta jan 13, 2011 13:12

Eu é que agradeço :lol:

Cumps
Toze
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor rifkind » sexta jan 14, 2011 14:11

Ontem à noite fui tentar perceber o que poderia estar a acontecer.

As más notícias:
- não tenho forma de saber exactamente o que terá ocorrido. O meu palpite, é que na altura em que foi gerada a listagem com as distâncias percorridas de 15 mil kms, alguma das caches envolvidas na contagem estaria com problemas nas coordenadas. Uma viagem de ida e volta ao Equador (porque, erradamente, havia uma cache com latitude zero) poderia justificar tal distância. Mas é apenas um palpite. Já não tenho os logs da geração dessa listagem, pelo que não posso confirmar. E a correcção das caches ocorre automaticamente, normalmente.

As boas notícias:
- todos vocês tinham caches a menos nos Founds, o que explica uma parte das discrepâncias;
- entretanto, com a actualização desses Founds em falta, as distâncias foram recalculadas e ficaram em aproximadamente 7000kms;
- adicionei à listagem o link para as caches visitadas (que já estava acessível na lista de Geocachers Portugueses, que pode ajudar a perceber as diferenças que ainda existem;

ct1gfk Escreveu:Há aqui duas coisas que podem alterar este resultado (penso eu):
1ª Registei sempre os founds na sequência em que as caches foram encontradas (excepção de 2 ou 3 creio)
2ª Nem a Constancinha nem Biflor não terem registado DNFs, registei-os sempre eu.


1ª A sequência de registo é importante. Dentro de um mesmo dia, é essa sequência que define a ordem de cálculo das distâncias. A ordenação é feita primeiro por data e depois pela sequência de log. Na lista de visitas, podes ver a ordem que está a ser assumida para os logs.
2ª Os DNF também contam para os km (foram caches visitadas, afinal de contas), pelo que isso também explicará algumas diferenças.

ct1gfk Escreveu:Obrigado por lerem até ao fim e se alguém me souber dizer como devo fazer para tornar esta estatística mais real, agradeço.


Bom, já fizeste! Ao reportar este problema, chamaste a atenção para a questão. :-)
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » sexta jan 14, 2011 22:03

Olá,

Nas más noticias não há problema algum. São estatísticas temporárias que se alteram na actualização seguinte.
Embora não esteja ainda correcto, o número 7000km já me parece deveras mais ajustado à realidade. 15000 era de todo impossível :D
Digo que não esteja ainda correcto porque a Biflor não tem mais KM que eu. Assim por alto devo ter no mínimo mais 1000km que ela e já não conto os DNF's que eu registo e ela não.

Há aqui sempre o eterno problema. A ordem de registo das caches. Eu Registei sempre pela ordem correcta excepto duas ou três excepções, mas nada de especial. A Biflor só começou a faze-lo depois de a alertar para isso, logo aqui poderá dar erro.
Mas não é grave nem nada que se pareça! Quando escrevi o post fi-lo apenas porque achei 15.000km exageradíssimo :wink:

Mais uma vez obrigado

Cumps e 73's
Toze, CT1GFK
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » quarta ago 17, 2011 09:31

Olá,
Novamente detecto algo de errado (ou não) na estatística KM em Portugal.
Se o nome é "KM em PORTUGAL" as caches encontradas fora de Portugal não deveriam contar KM para esta estatística, certo?
Acontece que contam e somam KM.
Será Bug, será alteração à estatística de KM em Portugal para KM totais?

Cumps
Toze
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor rifkind » quarta ago 17, 2011 21:34

ct1gfk Escreveu:Olá,
Novamente detecto algo de errado (ou não) na estatística KM em Portugal.
Se o nome é "KM em PORTUGAL" as caches encontradas fora de Portugal não deveriam contar KM para esta estatística, certo?
Acontece que contam e somam KM.
Será Bug, será alteração à estatística de KM em Portugal para KM totais?

Cumps
Toze


Oi!

Não deveriam contar. Pode ter a ver com informação incorrecta de alguma cache. Podes dar um exemplo de caches que estejam a ser contabilizadas?

Obrigado!
Rifkind
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » sexta ago 19, 2011 16:03

Olá
Claro que posso.
Imagem

A imagem é um print screen da minha lista de KM em Portugal nas Stats. Estão contalibilizados os Km de caches em espanha. Ou será que apesar do acesso a esta listagem seja através da estatística KM em Portugal, esta seja uma listagem geral e que nada tem haver com KM em Portugal?? :lol:
Cumps
Toze
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor rifkind » sábado ago 20, 2011 00:02

Ah! Ok. :)

Sim, é como dizes. A listagem que mostras, apresenta todas as caches visitadas. A prioridade é dada à numeração e tenta ser tão correcta quanto possível (idealmente, podes identificar nela a tua cache 100, 200, etc...).

A contagem de distâncias é aqui diferente da contagem mostrada nos totais de Kms em Portugal, porque aqui incluem todas as caches e nos totais de kms em Portugal, bom, incluem apenas as caches de Portugal. :)

Boas caches!
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » sábado ago 20, 2011 10:32

Está certo, obrigado!
Toze
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » domingo dez 30, 2012 22:35

Olá,
Nos ultimos tempos raramente consigo ver esta estatistica. Leva horas para entrar e quando entra faltam montes de caches.
Umas vezes desaparecem caches da listagem que já as tinha visto antes, outras vezes aparecem essas e desaparecem outras.
Alguma ideia/ajuda?

Cumps
-GFK.
Toze
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor alieri » segunda dez 31, 2012 00:54

Estou capaz de apostar que isso é coisa da previsão do Maias sobre o fim do mundo, mas vamos investigar.
Quais as caches em que isso acontece? Que browser usas?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Km em Portugal

Mensagempor rifkinda » segunda dez 31, 2012 04:52

Acabei agora de ir ver a nossa stat dos kms em Portugal e além de não ter demorado a carregar a página, assim de repente, pareceu-me que tínhamos os dados bem.
Se nos puderes indicar realmente algumas caches pelas quais deste falta. É que é mais provável que o sistema não tenha detectado um found teu, do que estivessem lá caches na tua lista de founds/not founds e que depois desapareçam sem explicação.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » terça jan 01, 2013 11:20

Olá,

Estou neste momento a tentar entrar com o Firefox e posso ir beber u mcafé e voltar (há bem 2 minutos a mastigar). Acontece o mesmo com o chrome e com o IE. Acontece com a ADSL cá de casa e acontece com o Kanguru.
Sobre as caches em falta, como não está a entrar não consigo ver. mas vou tentanto e depois comento :)
Cumps
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Km em Portugal

Mensagempor ct1gfk » terça jan 01, 2013 11:29

Pronto, desisto lol... (esta a palavra que mais tenho usado ultimamente sempre que tento abrir a "KM em Portugal"). Continua a mastigar e nada! ABri fechei, novo browser, etc... será então problema do meu PC!
Quando conseguir abrir logo informo das caches que penso estarem em falta.
Cumps

Toze
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Próximo

Voltar para Stats

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron