• Anúncios

Fim de ano na Ursa (dia 30)

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor rifkinda » sábado dez 29, 2012 05:46

O Team Ribeiro acabou de convocar, para uma cachada de fim de ano, na Pedra da Ursa. :-D
Quem se atreve a enfrentar esta cache de terreno 5?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor jasafara » sábado dez 29, 2012 06:51

Eu
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor MAntunes » sábado dez 29, 2012 07:52

Eu, tambem.
Mas tenho que ir sozinho, noutra altura, senao, nao consigo encontrar a cache.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor jasafara » sábado dez 29, 2012 08:43

MAntunes Escreveu:Eu, tambem.
Mas tenho que ir sozinho, noutra altura, senao, nao consigo encontrar a cache.
´
Esta não me parece uma cache aconselhável para fazer sozinho...
Sabes que toda a gente respeita o teu convicção que um cache só tem found se for encontrada pessoalmente por ti. Não terias problemas em ir à frente para poderes logar com a consciência tranquila :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor lynxpardinus » sábado dez 29, 2012 12:52

Esta e mesmo na ursa? Se sim, quem e que vai liderar a subida lá acima? A estabilidade do penedo era, ate a pouco tempo, questionável.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor lynxpardinus » sábado dez 29, 2012 12:54

Nota: "a pouco" = "há pouco" (shame on me)
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor MAntunes » sábado dez 29, 2012 14:33

Sim, é na Pedra da Ursa. A cache parece que não está mesmo lá em cima, no topo, mas num dos patamares acima da base. É necessário alcançar uma escada corda e depois subir. O meu problema, que vou mesmo sozinho, é alcançar a escada de corda, mas cá me arranjarei. Já tenho uma ideia.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor btrodrigues » sábado dez 29, 2012 15:42

A escada de corda está em estado razoável, a cerca de 4 ou 5 metros de altura e é preciso correr a um escadote improvisado e sem o mínimo de condições de segurança (um pedaço de madeira de navio que ali foi parar) para alcançar as primeiras traves. Quando lá fui, foram precisas 2 pessoas a segurar o "escadote" e outra a fazer cadeirinha para içar cada um dos que subiram as escadas a chegar à trave.

ImagemImagem
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado dez 29, 2012 16:43

Não sei porquê mas não consigo arranjar coragem ou falta de discernimento para me colocar em perigo "só" para satisfazer o ego dos Owners que colocam caches do género (minha opinião, claro) em que a integridade física dos outros vale pouco. Uma parede de escalada por exemplo não se compara ao que a Pedra da Ursa representa de momento...
Seja como for, tenho todo o prazer de acompanhar alguém que pretenda subir lá acima. Ajudo nos primeiros passos (acesso à "escada") pois não faço tenção de fazer a cache. Assim, se quiser companhia (Mantunes) terei todo o gosto em fazer companhia e até tirar umas fotos para o posteridade (vi à poucos dias as da "UMT e a Serra de Loures") desde que tal seja feito de semana numa das minhas folgas, a combinar. Disponibilidade que estendo a qualquer um, claro.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor clcortez » sábado dez 29, 2012 17:13

Eu já lá estive e encontrei a cache, aliás, fui o primeiro a fazê-lo no dia 1 de Maio deste ano (parece que chamam a isso FTF, não é?) e nem imaginam a sensação que é chegar à base da Pedra da Ursa e deparar com uma escada de corda de aspecto duvidoso de cerca de 25m de altura, e que ainda por cima sabemos nunca ter sido subida para encontrar uma cache, apenas por pescadores.

Imagem

Claramente uma das maiores loucuras que já fiz no geocahcing. Loucura, não pelo desafio em si, mas pela falta de conhecimento do estado ponto de amarração da escada, que só soube quando lá cheguei acima.

Imagem

Só depois desta "insanidade" disse aos meus companheiros para subirem. Entrentanto o Allhappy já ia por ali acima também. Seguiram-se a Luísa dos Mytorigeikos e o Paulo Hércules. Fomos os 4 malucos naquele dia a subir e descer a escada, mas deixo aqui as minhas reservas: se não forem tidos os devidos cuidados alguém se vai magoar a sério! É que o ponto de amarração da escada não é mais que uma série de ferros espetados na terra :shock: Já que querem lá ir, façam subir o elemento mais leve primeiro, que criará um ponto de amarração novo para um corda de segurança (linha de vida) por onde subirão e depois descerão os geocachers que lá quiserem ir. O último, que traga a corda.
Depois, há o problema do estado dos degraus, que são de madeira, e onde alguns já estão partidos. Esses não preocupam, que se evitam, o problema são os que estão prestes a partir e que não se dá por isso.

Imagem

E a altura, a rondar os 25m, não é para brincadeiras. Para além das pedras que podem rolar de lá de cima e cair em quem estiver a subir ou nos que esão lá em baixo, se ocorrer uma queda àquela altura é morte certa. É que se estamos numa praia e até há areia, por baixo das escadas é só pedras mesmo.

Imagem

Espero não ter desmotivado ninguém! [:D]

Até o Rei dos Founds e FTFs lá foi:

Imagem

Monho lá em cima, com a Ursa por trás. Ali mesmo ao lado deu-se a derrocada em uns meses antes...
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor clcortez » sábado dez 29, 2012 17:26

MAntunes Escreveu:Sim, é na Pedra da Ursa. A cache parece que não está mesmo lá em cima, no topo, mas num dos patamares acima da base. É necessário alcançar uma escada corda e depois subir. O meu problema, que vou mesmo sozinho, é alcançar a escada de corda, mas cá me arranjarei. Já tenho uma ideia.


A cache não está lá mesmo no topo, mas atrás deste, virada para o mar. É necessário subir a escada de corda e ainda subir mais uns 20m contornando o topo pela direita.
Não é de todo aconselhável fazê-la sozinho. O Manel só está assim porque ele ia connosco no dia que lá fomos, mas teve que sair mais cedo e quando chegámos a esta cache ele já não estava connosco. Agora, quer se vingar :wink:
Quando quiseres lá ir avisa. Pelo menos para ir alguém contigo para te ajudar na subida até à escada (são mais de 4m), que podes fazer através de um cordelete ou corda lançada sobre um dos últimos degraus (o que tem uma travessa de ferro a acompanhar a madeira), e também para garantir apoio se alguma coisa correr menos bem. É que como diz o Joaquim, tu já não vais para novo, ou queres que diga aqui publicamente que caíste 3x à minha frente há uns dias atrás enquanto andávamos a comer picante do Tou Perdido ali para os lados dos Candeeiros? :twisted:

Nota de rodapé: parece que os owners de caches daquela zona têm por hábito fazer de "meteorologistas", indicando a previsão do estado do tempo... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor clcortez » sábado dez 29, 2012 17:30

RuiJSDuarte Escreveu:Não sei porquê mas não consigo arranjar coragem ou falta de discernimento para me colocar em perigo "só" para satisfazer o ego dos Owners que colocam caches do género (minha opinião, claro) em que a integridade física dos outros vale pouco. Uma parede de escalada por exemplo não se compara ao que a Pedra da Ursa representa de momento...
Seja como for, tenho todo o prazer de acompanhar alguém que pretenda subir lá acima. Ajudo nos primeiros passos (acesso à "escada") pois não faço tenção de fazer a cache. Assim, se quiser companhia (Mantunes) terei todo o gosto em fazer companhia e até tirar umas fotos para o posteridade (vi à poucos dias as da "UMT e a Serra de Loures") desde que tal seja feito de semana numa das minhas folgas, a combinar. Disponibilidade que estendo a qualquer um, claro.


Até consigo "enfiar" um bocadinho "a carapuça" acerca do que dizes (ainda para mais quando estou prestes a lançar uma cache desse género aqui na zona), mas ao contrário do exemplo da Pedra da Ursa eu aviso sempre os riscos inerentes à caçada. A cache que vou lançar em breve é até para alertar para a necessidade de garantir a segurança sempre que haja algum risco envolvido.
Em todo o caso, existem n caches que de facto o owner não se preocupa minimamente com a segurança de quem lá vai a seguir. Felizmente não têm havido acidentes, mas temo que não será para sempre.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado dez 29, 2012 17:35

:) não era de todo a minha intenção! :) Até porque já fiz uma boa mão cheia de caches tuas e não me lembro de ter pensado nada do género do que escrevi a não ser na "Chafariz de Loures".

E nem foi no Found, que foi pacifico... foi algum tempo depois.

Infelizmente esta cache precisa de ser revista com urgência...
O ponto final está em sério perigo de ser destruído devido ás obras na zona...
Passei lá perto à pouco e alem da trepidação provocada pelas máquinas que estão a "arranjar" o terreno e que provavelmente chega para derrubar a estrutura, a habilidade e o respeito, pouco ou nenhum, pelo património está a fazer o resto...
Uma das estruturas que se encontravam bem preservadas já levou um "mimo" que quase lhe abriu uma porta nova pelo método conhecido como "derruba paredes"...
Sinto-me ofendido pelo que a Câmara de Loures não faz pelo riquíssimo património na zona... iremos ficar com muitas e belas ruínas...
Adiante, não aconselho ninguém a lá ir por agora... está realmente perigoso.


O que não quer dizer que não as tenhas... não sei.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor clcortez » sábado dez 29, 2012 18:24

Sim, de facto a Chafariz de Loures é de longe das mais "pacíficas" nesse aspecto. A tua preocupação na altura das obras (e que depois eu confirmei com um Nota logo depois) também foi a minha, e neste caso fiz questão de ir acompanhando, até por que é das caches mais acessíveis que tenho para efectuar manutenção neste momento, temos uma "auto-estrada" a 10m do ponto final, literalmente. :) Assim, assegurei-me que continuava a ser seguro mesmo depois das obras terminadas, e assim é, mantendo apenas a recomendação para ter cuidado com a descida das escadas onde há de facto risco de derrocada.
Quando te respondi ao post acima estava a pensar em caches (que penso ainda não teres feito) como a ElectroBox ou o Palácio do Correio-Mor aqui mais perto, ou a Rota do Túneis, ou a mais recente Headland. E não esquecer a "pioneira" mas já "falecida" No Topo das Radiotelecomunicações. São exemplos de caches onde fui recebendo ao longo dos tempos feedback sobre serem perigosas, e que as caches podiam estar mais acessíveis, etc. Em nenhuma cache minha o objectivo foi colocá-la onde está por capricho do owner, mas sim para proporcionar uma aventura e um desafio aos geocachers, sendo que não é demais relembrar que nem todas as caches podem ser feitas por todos.
No caso da ElectroBox, por exemplo, tenho notado pelos logs que estão a abordar a cache por um acesso que não é o indicado, aumento o risco de acidente na mesma. Tenho por isso que ir ao local em breve abrir mato no acesso correcto e tirar coordenadas que ajudem os próximos visitantes.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado dez 29, 2012 18:39

Essa três mais perto já fiz, claro. :-P

E não achei perigosa nenhuma a não ser o facto que quase ter ido beijar as silvas na Electrobox, por causa dos sapatos da bike.

Talvez as outras que referes se enquadrem mais nesse "espírito" mas destas não tenho razão de queixa.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Próximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron