jasafara Escreveu:Caro Cláudio
Claro que é possível e desejável comparar números. É notável em menos de três anos o Geopt ter recuperado sete anos de desvantagem.
Relembrar lá isso é normal e deve ser motivo de congratulação por quem sempre acreditou no projecto e lutou para fazer daquele um portal/fórum dinâmico, inovador, influente e líder dentro da comunidade portuguesa de geocachers.
Aqui referir o facto foi apenas "provocatório". Fiz-o conscientemente, coloquei o isco, deitei o anzol e tu mordeste rápidamente!
Objetivo perfeitamente conseguido
![Big Smile [:D]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
Mais logo desenvolvo...
Caro Joaquim,
Números podem ser comparados, aceito, mas não realidades, pessoas, ideais. Não se trata de ter ou não "mordido" o anzol. Para ser mais explícito, vou citar o que escreveste acima:
"É notável em menos de três anos o Geopt ter recuperado sete anos de desvantagem." - Desvantagem não é na minha opinião a palavra correcta. É como se querer comparar o nº de sócios do Benfica com os do Sporting. Não é comparável. Um tem um número, outro tem outro número. Cada um tem esse número por razões diferentes, que começam desde logo por tudo ser diferente: data da fundação diferente, localização diferente, côr diferente, estratégias de crescimento diferentes, etc. O que é comparável sim é os números de quem começa uma competição em pé de igualdade. No início do campeonato todos têm 0 pontos. As estatísticas estão a 0. Tudo começa onde tem que começar, no início, não uns em 2003, outros em 2010. Não uns com 0 experiência e pouco mais que 0 utilizadores/praticantes e outros com experimentadíssmos colaboradores muitos, milhares de praticantes e potenciais escribas nos fóruns. E o marketing, os fins, os objectivos, tudo diferente. Espero, mais uma vez, ter conseguido passar a mensagem do que quero dizer. Sei que sou difícil de compreender, mas estou a tentar!
"deve ser motivo de congratulação por quem sempre acreditou no projecto e lutou para fazer daquele um portal/fórum dinâmico, inovador, influente e líder dentro da comunidade portuguesa de geocachers" - está tudo dito aí. Analisa bem as palavras, uma por uma, e o que cada uma quer dizer. Depois, transporta-as para o que se está a discutir: Dinâmico, Inovador, Influente, Líder. Agora, vou tentar responder como se do @PT se tratasse:
- Dinâmico: sim, é benéfico, mas a partir de certo ponto pode ser demais. E sempre ouvi dizer, tudo o que for demais enjoa.
- Inovador: sem dúvida, mas nem todas as inovações são boas. Aliás, algumas inovações no nosso mundo e na nossa sociedade foram um fracasso. E a vida é feita de fracassos e superações desses fracassos que se tornam vitórias. Pessoalmente, prefiro contenção nas inovações no que ao geocaching diz respeito. Prémios GPS, por exemplo. Inovador, sem dúvida, mas na ultima edição em Junho passado saí com um amargo na boca: as caches vencedores já "fogem" muito do que para mim são as melhores caches, ao contrário da edição anterior onde me revi bastante no resultado. E olha que se na edição anterior não votei, nesta votei, logo ainda deveria ser mais do meu agrado, mas não foi. Aqui, e somente de mim falando, claramente o Inovador está a ser um fracasso. E mais, irá ser a peixeirada completa este ano. Preparem-se. Escutem o que vos digo. Se assim não for, é porque todos gostam do modelo actual, e se todos gostam só eu devo estar mal, por isso não contem comigo.
- Influente: sim, se olharmos apenas para os números que falas, os tais da desvantagem. Ser influente implica ser uma referência, ter seguidores. E isso aplica-se de facto. Não discuto sequer. Mas cada um sabe de si, e eu sei o que penso. E aqui só digo, grandes ascenções podem implicar (quase sempre) grandes quedas.
- Líder: também, mais uma vez sem dúvida, agora até ultrapassou a "concorrência" em mais um número. E voltamos aos Números. Se pesquisardes aqui pelo fórum a quantidade de discussões que já houve sobre números até assusta. A mim assustam-me, e por isso tenho fugido deles a sete pés. É por isso que me chateia o marketing " agressivo" de várias marcas concorrentes a disputarem entre si que são liders disto e daquilo. É por isso que eu evito tudo o que é agressivo, populista, sensanionalista, líder. Prefiro estar de fora.
Olha, para terminar uma comparação: estar no GeoPT é como estar num concerto cheio de gente, onde queremos ver a nossa banda favorita a actuar e mesmo em bicos de pés só vemos as baquetes do baterista quando ele as atira ao ar. Somos empurrados de um lado para o outro e nem nos podemos mexer. Se gritarmos, ninguém nos ouve. Se quisermos urinar, só se for no chão, ali mesmo, que ir aos WCs é para esquecer. E estar no @PT é estar sentado no sofá em casa a ver um DVD musical da nossa tal banda favorita que o baterista manda as baquetes ao ar, com as diferenças que aqui já vemos tudo, já não somos empurrados, não temos que levar com o fumo dos outros, e quando queremos e nos apetece levantar e ir urinar ou comer qq coisa (depois de lavar as mãos, claro) vamos mesmo quando nos apetecer.

E agora, vou descansar que o dia hoje foi...cansativo ;) E tenho que me recompôr para escrever um artigo sobre 3 dinossauros e mais uns acompanhantes que foram avistados hoje ali para os lados de Porto de Mós