• Anúncios

Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Moderador: Moderadores

Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor acasim » sexta Oct 12, 2012 00:16

Começa hoje a votação para eleger a melhor Foto Tema. Este mês temos inscritas no concurso FotoTema 3 fotos enviadas por 2 participantes. O tema era claramente difícil, por isso só a participação merecia já um prémio! :-D Mas vamos lá a votos.

O tema a fotografar foi: Panografia.

- Todos podem votar e não apenas quem concorreu;
- Poderão votar em três fotos que pensem ser as melhores;
- Clicando nas pequenas imagens poderão "navegar" nas versões em tamanho grande;
- O voto é feito colocando um post que indique os números das fotos escolhidas;
- Periodicamente serão contabilizados os votos expressos, e actualizada a contagem neste post inicial;
- Após contabilizado, um voto não pode ser alterado (o post será bloqueado).

Três notas importantes que devem ser tidas em conta na votação:
1) Devem ter presente que este é um concurso de mérito fotográfico, não de popularidade. Foi nesse pressuposto que o concurso foi instituído e só nessa base faz sentido que se mantenha.
2) Nas vossas escolhas devem ter atenção, para além da qualidade da foto, a sua adequação ao tema do mês.
3) Não é obrigatório justificar o voto. Mas estão convidados, para além de votar, a indicarem o que vos despertou a atenção e o que gostaram, que vos levou a votar numa determinada foto.

A votação decorrerá até ao próximo dia 20 e a(s) foto(s) com mais votos é(são) declarada(s) vencedora(s) no dia 21.

As fotos em concurso são as seguintes:

geo-amd #1

0 Votos
rifkind #2

3 Votos
rifkind #3

0 Votos
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 12, 2012 07:19

(Pssst! Acasim!

Tema: Panografia.) ;)
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 12, 2012 09:56

Obrigada Lynx pelo aviso. Já corrigi.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor lynxpardinus » terça Oct 16, 2012 07:56

Não são muitas... mas gostei de todas!

Por uma questão de prioritização, vou votar apenas numa:

#2
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor geo-amd » sábado Oct 20, 2012 19:15

Também voto na #2.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor acasim » sábado Oct 20, 2012 22:59

Voto na #2
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor acasim » sábado Oct 20, 2012 23:28

Chegou ao fim este concurso temático, com um tema de grande exigência técnica, mas com resultados muito interessantes. A foto vencedora foi a seguinte:

rifkind #2
Imagem

Está, de facto, muito boa! Estão todas muito boas. Com toda a sinceridade, acho que quem se deu ao trabalho de andar a tirar várias fotografias e depois andar a montá-las para criar estes 3 exemplos de panografias merece mais que um prémio, merece a nossa admiração!

No último geomeetup acabei por aprender, com aulas do Nuno Rifkind, como se fazem estas imagens, desde o planeamento até às técnicas de aplicação de transparências nas fotos.

Bom, os meus parabéns ao Rifkind e ao geo-amd pelos seus trabalhos. Com poucas fotos para escolher, os votos resumiram-se a 3, por isso um redobrado agradecimento ao Lynx e ao geo-amd pelos seus votos.

Abraços e não se esqueçam que este mês o tema é um bocadinho mais acessível, é "Outono dourado". Vamos lá ver essas cores douradas do Outono a aparecer! :-D
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor rifkind » terça Oct 30, 2012 15:10

Este tema foi mesmo bastante interessante. O resultado final é literalmente construído!
A complexidade da montagem final foi também algo inesperada. Não é difícil "perder" a conta às fotos que tiramos em dada altura e só quando chegamos à construção da foto, isso se torna por demais evidente! :lol:

Durante a viagem não houve muitas oportunidades de praticar a construção da foto (falta de tempo e de "cavalos" na CPU do eeePC), pelo que as fotos tiradas foram-no um bocado por palpite. Visto o cenário e escolhido um panorama como objectivo, foi questão de:
  • visualizar o panorama
  • acertar a objectiva para os 50mm, porque me pareceu acertado e nos 24mm, a imagem cabia toda de uma vez :-)
  • fotografar, partindo do centro da imagem e seguindo para os extremos
O resultado foi algo assim:
pano_fotos.png
pano_fotos.png (791.03 KiB) Visualizado 4270 vezes


À medida que ia tirando fotos, comecei a imaginar logo que ia ser complicado juntar tantas... E quando ao ponto fulcral disto tudo? Devia rodar a máquina sobre o eixo do sensor (como se estivesse num tripé)? Ou devia rodar o corpo (eu), minimizando a distorção? Como funcionariam os "encaixes" melhor? Estava a sobrepôr o suficiente das fotos? Estava a sobrepôr demais?

O resultado final, que viram acima, foi sendo construído assim:
panografia.gif
panografia.gif (408.23 KiB) Visualizado 4270 vezes


A conclusão mais directa, foi que será preciso praticar bastante com menos fotos e com as várias opções. [:D]
Embora o lado esquerdo da imagem até tenha encaixado bem, o lado direito tem falhas que não deu para corrigir, mesmo com um exagero de fotos tiradas.

Mas uma panografia é uma construção, um puzzle. O resultado não tem de ser fotograficamente perfeito para ser esteticamente agradável. Senão, seria simplesmente um panorama. :-)

Obrigado pelo desafio!
Agora, escolher um tema para Novembro... Está difícil. :)
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor acasim » terça Oct 30, 2012 16:23

Mas que espetáculo!! Assim dá para ver muito bem o trabalho que uma coisa destas dá a fazer!

Para acrescentar a todo este trabalho, penso que ainda usaste mais um "truque", que foi tornar algumas imagens um pouco transparentes, algo que se percebe na foto do concurso, mas que não se vê nesta explicação. Ou seja, imagino que ainda tenha dado mais trabalho do que aquele que é visível na tua explicação...

Muito parabéns, e boa imaginação para o próximo tema :-)
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor rifkind » terça Oct 30, 2012 17:19

acasim Escreveu:Para acrescentar a todo este trabalho, penso que ainda usaste mais um "truque", que foi tornar algumas imagens um pouco transparentes, algo que se percebe na foto do concurso, mas que não se vê nesta explicação. Ou seja, imagino que ainda tenha dado mais trabalho do que aquele que é visível na tua explicação...


Sim, usei esse "truque", que na verdade faz parte do processo.
O encaixe das fotos, como foi descrito na apresentação do tema, pode ser feito com recurso a camadas (Layers).
Assim, começa-se com uma imagem de base (a "tela") e vão-se sobrepondo camadas, com uma foto por camada. Em cada camada roda-se a foto e ajusta-se de modo a encaixar. A transparência ajuda também, especialmente quando os encaixes são menos perfeitos. ;)

Isto foi tudo feito com o Gimp, que por acaso também permite exportar as várias camadas como uma animação .Gif, que dá o resultado que se vê, embora não suporte transparências parciais (um pixel é transparente ou não é, simplesmente). :)
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor rifkind » quinta nov 01, 2012 22:08

Para este mês de Novembro, a proposta é para os

4 elementos!

Venham daí as chamas para assar as castanhas, a água da chuva (e a água-pé!) e os vendavais de Outono. Até a terra, que por estes dias anda tão apegada às botas pelos caminhos! [:D]
Venham isolados, ou melhor ainda, todos juntos! :)

Boas fotos!
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor geo-amd » sexta nov 09, 2012 22:00

Sobre a panografia vencedora, gostei de saber que foi feita com o Gimp (a mesma aplicação que eu uso), e que afinal é constituída por bastante mais fotos do que me parecia à primeira vista.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2012

Mensagempor rifkind » segunda nov 12, 2012 10:05

geo-amd Escreveu:Sobre a panografia vencedora, gostei de saber que foi feita com o Gimp (a mesma aplicação que eu uso), e que afinal é constituída por bastante mais fotos do que me parecia à primeira vista.


O Gimp é a minha aplicação preferida para edição de imagem, simplesmente porque é boa, e é onde tenho mais prática. :-)

Quanto à pano, gostei bastante da tua, porque a construíste de uma forma que não me ocorreu, incluindo paisagem desde o muito próximo (estrutura do lado direito), até ao mais longinquo.
É algo que ainda tenho alguma dificuldade em visualizar quando estou a fotografar. Tipicamente foco-me num assunto único, como no caso do aqueduto.
Uma panografia permite muito mais.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32


Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron