• Anúncios

Repetição de caches vs caches para adopção

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Repetição de caches vs caches para adopção

Mensagempor clcortez » quinta ago 30, 2012 09:02

Do meu ponto de vista é negativo, se pensarmos que se perde uma linha histórica. Muitos dos geocachers acham que a renovação é positiva, que assim dá-se lugar a outros geocachers com ideias novas para o local, que se evita o abandono, etc etc...mas ainda há alguns, onde eu me encaixo, que consideram que a História é algo muito importante, quem despreza o passado e a História está a desprezar-se a si próprio. Não neguemos que tudo o que temos hoje tem origem no Passado.
Mas como vivemos numa sociedade individualista e em cada um olha só para si próprio (a maioria, não todos) temos depois estes comportamentos de se querer tudo no Presente e desprezar o Passado,e mais grave ainda, o Futuro. Claro que isto se transporta para os geocachers, e se pensares bem verificas que de facto o que importa hoje é somente o Presente. "Caches antigas? Logs antigos? Histórias antigas? Geocachers antigos? Que se dane, eu quero é Números e objectivos fáceis", pensa a maioria. E o Futuro? Que se dane também, se o geocaching chegar a um ponto de decadência, "saltam" deste "jogo" e passam para outro. E olha que quanto mais rápido se atingir o "pico" da actividade, mais depressa acaba o Geocaching como o conhecemos hoje.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Repetição de caches vs caches para adopção

Mensagempor patinhofeio » quarta set 05, 2012 23:56

Boas.
Como já referi, prefiro a continuidade de uma cache que a sua substituição, mas como também já referi, há caches impossiveis de adoptar, quer por falta de vontade dos owners, quer por outros motivos.
Um exemplo de uma cache que foi recriada de forma fantástica é esta: Geologia de Mangues [Alcobaça]. Na ausência de resposta do owner da cache anterior, criou uma nova com a devida menção à antecessora.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Repetição de caches vs caches para adopção

Mensagempor DiogoAf » quinta set 06, 2012 08:25

Sou da opiniao que uma cashe deve ser colocada num determinado local, com o objectivo de dar a conheçer o local e a beleza/importancia que representa. Assim, defendo que quer a repetiçao de cashes quer a adopçao sejam igualmente importantes. No entanto qual destes tem mais sentido ?
Para mim, ainda novo neste mundo de geocashing, considero que as cashes acabam por ter algo "sentimental" entre o owner e ela. Quem faz uma cashe sente orgulho e prazer pelo facto de a ter concretizado e poder ler os logs dos restantes colegas a criticarem positivamente o local/container/etc... Assim, penso que adoptar uma cashe NUNCA terá o mesmo interesse e motivaçao de a preservar como se a cashe fosse do proprio owner que a construiu.
Existem realmente owners que fazem as cashes e depois mais nada quer saber delas, mas penso que a maioria dos colegas orgulha-se das suas cashes.
Resumindo: A adopçao é realmente um bom meio para preservar as cashes, no entanto nao acho que seja a melhor alternativa.
A repetiçao de cashes, embora seja uma "repetiçao", julgo que será mais conveniente, ate porque o proprio local da cashe podera nao ser o melhor e os geocachers entendam que realmente nao exista nada naquele local que motive a colocaçao de uma cashe la. Para alem disso, o facto de eu me dedicar em detrimento de uma cashe provoca a tal "relaçao cashe -owner" que, no meu ver, cria o interesse e motivaçao do owner em preserva-la

BOas cashadas a todos :)
Imagem
DiogoAf
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: sexta ago 24, 2012 21:30
Localização: Carvide - Leiria

Repetição de caches vs caches para adopção

Mensagempor alieri » quinta set 06, 2012 09:58

( Cashe ou cache ? ;) )

Nota que ha casos e casos. Penso que o foco do post inicial é nos casos em que ha um abandono da cache pelo seu criador e na hipótese de haver um mecanismo que permita à comunidade ajudar a manter essa cache, e caso nao seja possivel (como nao é) , que a cache seja mantida activa através de uma adopção " informal ".

Por exemplo, perto do aeroporto de faro havia uma cache (travelbug hotel flamingo) cujos donos a abandonaram. Aliás, até acho que eram estrangeiros em ferias que a criaram. Durante muito tempo fiz manutenção a essa cache , colocando um novo container e logbook.
Poderia nao o fazer, deixar a cache ao abandono e quando finalmente fosse arquivada, colocar outra ali, mas achei que era importante que ela se mantivesse, até por causa dos tb que iam sendo deixados.

Isto tudo para dizer que a ligação de que falas, entre criador e cache, nao é sempre assim tão evidente e forte como possas pensar.

Outro caso, o daraopedal trabalhava no Algarve, criou varias caches. Depois teve que regressar para a sua cidade, no norte, e deu as caches criadas para
adopção pq nao tinha forma de as manter.
Aqui trata-se do caso oposto ao anterior, no sentido em que a ligação criador-cache é tão forte que ele procura uma forma de as manter activas através da adopção .



Sent from my BlackBerry 8900 using Tapatalk
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

cron