• Anúncios

Repetição de caches vs caches para adopção

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Repetição de caches vs caches para adopção

Mensagempor imperiotuga » quinta ago 23, 2012 13:11

Boas

Não sei se já foi aqui debatido e o que é certo é que não encontro nada relativamente a isso.
Afastei me um pouco do geocaching(outros hobby,vida) e quando volto reparo na imensidão de caches que já tinha feito mas que por algum motivo foram arquivadas e agora novas caches apareceram no seu lugar(tem todo o mérito de lá estar não ponho isso em causa), eu sei que muitos vão dizer que só faz quem quer!!Mas não seria melhor que as caches fossem mantidas pelos novos donos, que tivessem que alterar o que não concordavam ou por novas fotos no site da cache mas que os logs fossem mantidos.
Outra cache no mm sitio ira certamente implicar logs mais curtos, gastar combustivel(supõe-se que seja um hobby ecofriendly) tempo,servidores sobcarregados, desinterresse de geocachers mais antigos entre outros.

Não seria melhor a groundspeak deixar os users usarem as caches arquivadas?
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38

Re: Repetição de caches

Mensagempor MAntunes » quinta ago 23, 2012 20:00

Não vejo que fosse possível a GroundSpeak deixar que caches arquivadas fossem desarquivadas para passarem para outro dono. Também não me parece que fosse desejável .

O que pode ser feito é divulgar-se mais a figura da adopção de caches e promover-se a sua prática. Assim, owners que concluam que por determinado motivo já não podem manter uma ou várias caches em determinada zona podem dá-las para adopção e permitir que a suas caches continuem. Para quem servir esta solução, penso que é melhor do que pretender que a GS deixe outros users tomarem posse de caches arquivadas pelos criadores das mesmas.

Não é esta a minha prática (a de entregar as caches de que desisto para adopção) porque entendo que há outra maneira de ver as coisas: se por algum motivo, seja ele qual for, desisto de uma cache num determinado local e a arquivo, estou a permitir que outro coloque lá uma outra cache, se entender que o local o merece, e, assim, quiçá criar uma cache melhor do que a minha de que eu desisti. E, sinceramente, não me incomoda que num local que já visitei anteriormente, apareça lá outra cache. O local já é meu conhecido e só lá voltarei se o mesmo valer mesmo a pena e não para somar mais um smile ou 'limpar' a zona.

São as duas maneiras diferentes de ver as coisas e não pretendo, de forma alguma, afirmar que a minha seja a correcta, mas é a minha opinião.

Talvez haja outras opiniões. Esperemos.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Repetição de caches

Mensagempor hfilipe » quinta ago 23, 2012 21:23

Tenho que concordar com o MAntunes. A vida das caches, tal como quase tudo o resto, é mesmo assim: nascem, dão (a maior parte)alegria a bastantes geocachers e acabam por desaparecer. Pelas mais diversas razões.

Eu já arquivei duas caches e, num caso, já nasceu outra perto. Só arquivo quando já esgotei as hipóteses que, no meu entender, davam para manter a ideia original da cache. Acho melhor o local e o raio de 161 metros ficarem para outra pessoa que poderá fazer algo diferente e melhor.
Se merecerá nova visita ao local? Os logs, os favoritos, o GCVote, o fórum e o boca a boca acabarão por fazer uma seleção!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Repetição de caches

Mensagempor lijealso » quinta ago 23, 2012 23:35

Para a questão de adopções daria jeito um sistema para saber quais é que estão nessa situação. Já fiz contactos (poucos ainda) para eventual adopção, mas as respostas foram zero.
...
lijealso
Micro
 
Mensagens: 25
Registado: domingo jul 12, 2009 21:04

Re: Repetição de caches

Mensagempor MAntunes » sexta ago 24, 2012 04:54

Penso que tal sistema não existe na GroundSpeak. O que tem sido feito é o contacto entre particulares (o owner que quer desistir da cache contacta alguém que pensa poder tratar dela - aconteceu recentemente com as caches do pcardoso, no continente - ou, se não conhece ninguém para uma determinada cache devido à sua localização, coloca uma Note na pagina da cache a procurar alguém que esteja disponivel para adoptar a sua caches - aconteceu recentemente com a "Atlantis" do pcardoso, na ilha do Pico.

Outra coisa que costuma acontecer é aparecerem tópicos, em foruns, a procurar novos donos para as caches que se deseja oferecer para adopção. Aconteceu aqui, neste forum, e nos foruns da GS, também acontece, obviamente.

O que sugeri, noutro tópico, foi uma iniciativa mais efectiva da parte de quem deseja ser onwer de caches em zonas do seu raio de acção estando atento a possiveis oportunidades ou promovendo-as e, pelo que vejo, já tens andado a fazer isso. É continuar. Estas oportunidades acontecem quando têm que acontecer.

Agora que este tema evoluiu, com estes tópicos (este mais o da heterogeneidade de owners), ocorreu-me que até podia passar pela abertura de uma Secção de Adopções nestes Foruns, onde se promoveria a publicitação de caches disponíveis para adopção e de pessoal disponível para adoptar caches, assim, uma espécie de secção de Procura e Oferta para Adopção de Caches.
A Administração deste forum poderia pegar nesta ideia e desenvolvê-la se achar que tem alguma utilidade.
Com o tempo, talvez os owners que venham a ter o impulso de arquivar caches no futuro, se lembrem dessa secção e a usem para encontrar novos donos para as suas caches, além, claro está, do contacto pessoal com os geocachers de seu circulo de amizades ou conhecimentos.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Repetição de caches

Mensagempor rifkinda » sexta ago 24, 2012 09:24

Gostei da ideia de haver um tópico (em destaque), para as Adopções (Oferta e procura). O que acham de ficar a encabeçar a secção de "Novas caches"?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Repetição de caches

Mensagempor lynxpardinus » sexta ago 24, 2012 09:52

Acho uma boa ideia. Mas, o mais interessante seria se se pudesse associar um mail automático quando há um arquivamento, a publicitar essa opção junto do owner. Não faço ideia se é possível...

No caso recente de pedidos de adopções, também os publicitámos na conta twitter do fórum.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Repetição de caches

Mensagempor imperiotuga » sexta ago 24, 2012 11:23

Parece me bastante válida essa opcção aqui no forum de caches para adopção em vez de ser geral, e podendo ainda dividi-la por distritos tornando-se mais fácil a sua procura por quem deseja adoptar.

Sugeria ainda, da um pouco mais de trabalho, quando a cache estiver para arquivar o "reweir" sujerir que a cache seja colocada para adopção se o owner assim pretender.
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38

Re: Repetição de caches

Mensagempor MAntunes » sexta ago 24, 2012 12:46

rifkinda Escreveu:Gostei da ideia de haver um tópico (em destaque), para as Adopções (Oferta e procura). O que acham de ficar a encabeçar a secção de "Novas caches"?


Eu estava a pensar numa "Secção de Adopções", como escrevi acima. Imaginava algo como a secção dos "Classificados" onde irão aparecer vários tópicos a procurar ou oferecer adopção a determinadas caches / zonas.
Assim, tinha mais impacto e eficácia, penso eu.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Repetição de caches

Mensagempor patinhofeio » sexta ago 24, 2012 12:51

imperiotuga Escreveu:...Sugeria ainda, da um pouco mais de trabalho, quando a cache estiver para arquivar o "reweir" sujerir que a cache seja colocada para adopção se o owner assim pretender.

Boas.
essa sugestão costuma ser dada, pelo menos pelo BTRodrigues e pelo super. Recentemente acho que tambem o serafim o faz.
Quando alertam para a cache estar desactiva ou com problemas, dão as hipoteeses de recuperar, colocar para adopção ou arquivar.
Acho que, quem tenha forma de chegar à groundspeak, podia sugerir um atributo idêntico ao need mantenance para "cache para adopção". Desta forma, era sempre possível pesquisar pelas caches disponíveis sem criar grandes alterações ao sistema.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Repetição de caches

Mensagempor rifkinda » domingo ago 26, 2012 22:55

Eu estava a pensar numa "Secção de Adopções", como escrevi acima. Imaginava algo como a secção dos "Classificados" onde irão aparecer vários tópicos a procurar ou oferecer adopção a determinadas caches / zonas.
Assim, tinha mais impacto e eficácia, penso eu.


Este assunto está a ser falado entre os administradores, sobre qual é a melhor maneira de incorporar uma zona para adopções no fórum.
Agradecemos que em relação a isso, aguardem um pouco.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Repetição de caches

Mensagempor imperiotuga » segunda ago 27, 2012 11:29

Espero que a ideia siga em frente, considero que seria util.
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38

Re: Repetição de caches

Mensagempor patinhofeio » terça ago 28, 2012 10:19

imperiotuga Escreveu:Espero que a ideia siga em frente, considero que seria util.

Boas.
A ideia que coloquei acima, é simples mas implica a alteração por parte da groundspeak.
Sobre o assunto em geral, não devemos esquecer que algumas caches míticas, após terem sido adotadas, caíram na desgraça total.
Este fim de semana, numa altura em que um owner da região esteve a dar as suas caches para adopção, apareceu um outro owner a referis caches que deu para adoção. De umas 10 que deu, apenas duas foram e são atualmente bem tratadas. As restantes foram arquivadas pouco mais de 8 meses após a adoção.
A questão aqui levantada faz todo o sentido, mas devemos compreender também a posição dos owners que tiveram o trabalho em idealizar, construir e manter a cache durante o tempo que viveu.
Uma cache adotada, na maioria das vezes, perde a ligação ao seu criador, perdendo este o mérito ou reconhecimento da sua criação. Por outro lado, uma cache de qualidade que após adoção tenha sido desprezada, leva a que quem a tenha feito tenha comentários menos próprios para com o owner criador, não se apercebendo que esse desprezo aconteceu após uma adoção a que a cache tenha sido sujeita.
Por muitos sistemas que se criem, e concordo com todos os meios para tentar a adoção, haverá sempre algumas que não serão mesmo de todo adotadas pelos motivos que referi acima.
Venha de lá essa secção de adoções, que entretanto tenho uma cache pra doar.eheh
Editado pela última vez por patinhofeio em terça ago 28, 2012 10:20, num total de 1 vez.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Repetição de caches

Mensagempor alieri » terça ago 28, 2012 23:26

No seguimento das sugestões dadas, foi criado este tópico - viewtopic.php?f=11&t=9319
Esperamos que vá de encontro às ideias que foram avançadas e, caso não, que deixem aqui as vossas sugestões.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Repetição de caches vs caches para adopção

Mensagempor lynxpardinus » quinta ago 30, 2012 02:50

Mas há uma questão interessante - deve uma cache cujo dono já não a vai manter, ser mantida no jogo, ou deve ser... "extinta"? Talvez um arquivamento signifique simplesmente que o prazo de uma cache acabou... A renovação é algo assim tão negativo?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes

cron