• Anúncios

TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor rifkind » domingo jan 01, 2012 20:13

A TMN resolveu dar uma bela prenda este Natal. Desde meio de Dezembro que oferecem uma aplicação completa de navegação em Portugal.

Baseada no NDrive, com os mapas de Portugal, disponível gratuitamente para Android e brevemente para iPhone, é apenas natural que o TMN Drive tenha tido uma adesão extraordinária, como dizem no Tek Sapo.

Sendo baseado no NDrive, o formato já disponível nas Stats, funciona bem. Uma boa opção para usar com o modo aventura do NDrive.

Se têm um Android, dêem uma vista de olhos no mercado.

O formato de descarga das Stats, para o NDrive, pode ser bastante melhorado, provavelmente começando por providenciar também um ficheiro que agregue todos os tipos de caches.

Se tiverem outras sugestões, digam!
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor jesuses » segunda jan 02, 2012 09:16

Eu tenho um Samsung Nexus com Android 2.3.6 mas sou da vodafone existe alguma possibilidade de ter esse software?
Imagem
jesuses
Micro
 
Mensagens: 21
Registado: domingo set 25, 2011 09:10

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor rifkind » segunda jan 02, 2012 11:01

jesuses Escreveu:Eu tenho um Samsung Nexus com Android 2.3.6 mas sou da vodafone existe alguma possibilidade de ter esse software?


Vai ao mercado e pesquisa por TMN Drive, ou usa o https://market.android.com/details?id=com.ndrive.androidtmndrive do post acima.

A aplicação está disponível para todos. :)
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor rifkind » sábado jan 07, 2012 19:29

Andei a fazer várias experiências com o TMN Drive e com o formato de Favoritos suportados para importação.

Confesso que não fiquei particularmente fã da forma como o NDrive (e portanto, o TMN Drive) lidam com favoritos na V11. A NDrive disse-me que não sou o único (e basta pesquisar o assunto para ver isso...), mas que está a rever o modelo que têm e na V12, o sistema deverá estar bastante melhor.

No entretanto, para Android e iPhone (se não está já, vai estar) o TMN Drive está disponível gratuitamente e permite a navegação por estrada e em "modo aventura" (aka setinha a direito para o destino), sem custos de tráfego, embora com alguma publicidade. Seja como fôr, para Portugal, não há melhor negócio. :)

O download de pontos levou alterações no formato KML, de modo a aproveitar da melhor forma a disponibilidade do TMN Drive.
Infelizmente, o TMN Drive não suporta ícones personalizados. Ficam todos com a estrelinha. Assim, os ícones deixaram de estar incluídos. Voltarão quando forem suportados.
Em contra-partida, os favoritos suportam Tags e estas são usadas aqui para identificar o tipo, tamanho da cache e se tem favoritos. Podem pesquisar por "favorit" e aparecem as caches com favoritos atribuídos. :-D

Problemas que ainda existem:
  • O TMN Drive não parece gostar de ter muitos pontos carregados. Se forem muitos, aparecem no mapa, mas deixam de ser pesquisáveis. [B)]
  • O TMN Drive não mostra a lista de favoritos ordenada por distância, mas por ordem alfabética. Para verem as caches mais próximas, têm de recorrer ao mapa.
  • O TMN Drive não permite apagar todos os favoritos. Esta é a parte mais chata do programa, já que o apagar ponto a ponto, embora possível, não é viável. [xx(]
    No Android, o TMN Drive guarda os favoritos na memória de aplicação, que não pode ser acedida (ou apagada) por outros processos... Assim, para contornar este problema, é necessário desinstalar e reinstalar a aplicação. Não é mau de todo, já que os mapas não são apagados aquando da desinstalação e o processo acaba por ser mais ou menos rápido. Recorrendo à aplicação Astro, até é possível ter um backup do TMN Drive no PDA, o que facilita ainda mais a reinstalação.

Sugestão de uso do TMN Drive:
  1. Instalar o TMN Drive (procurem no vosso mercado favorito...)
  2. Descarregar caches nas Stats
  3. Importá-las para o TMN Drive
  4. Cachar!!! [:D]
  5. Apagar/editar favorito no NDrive depois de encontrar
  6. Repetir, começando em 2 ou
  7. Desinstalar NDrive, para limpar favoritos e repetir, começando em 1
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor Laurus » domingo jan 22, 2012 19:25

Também no outro dia estive a fazer umas experiências com a navegação do TMN Drive. A sair do Areeiro pedi as indicações para a cache do trailler. Tudo começou bem pois mandou-me pelo túnel da João XXI e avisou-me do limite de 50Km/h e de acender as luzes (apesar de já estarem acesas devido à hora). Logo depois do Campo Pequeno manda-me virar à esquerda para a Avenida da República onde tenho de seguir em frente ou virar à direita. Depois marquei o caminho para casa e, na saída da IC19, manda-me seguir em frente quando no mapa pintou a saída certa. Resta dizer que nas duas situações eu conhecia o caminho e não segui as instruções da menina do GPS.

Em relação ao problema dos POI prefiro o Locus que liga bem com o gc.com na importação dos pocket queries, dá para ver as listings das caches com logs e escrever e exportar as field notes. O c:geo é bom em algumas coisas mas nas field notes ainda não me desenrasco.
Imagem
Laurus
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor rifkind » segunda jan 23, 2012 08:44

Vou ver melhor o Locus, embora ele só suporte navegação online. Já cheguei a instalar, mas nunca cheguei a usar muito. :oops:
Por hábito, ou apenas porque é mais resistente e prático, o nosso navegador principal continua a ser o Quest. :-D

O TMN Drive (como o NDrive), permitem reportar erros de navegação. Estes, no entanto, são responsabilidade do fornecedor de mapas e eles levam algum tempo a responder. A Garmin demorou vários anos até apagar a ponte velha da Figueira da Foz sobre o Mondego, que mais de 20 anos após a sua demolição, ainda "assombrava" os mapas. [:D]
Ah! E cuidado quando forem para a zona da Praia de Quiaios. Se quiserem dar um saltinho até à praia da Tocha, estejam equipados com um TT, ou ignorem o GPS. [;)]
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor Laurus » segunda jan 23, 2012 22:50

Eu vou experimentando o que aparece para o android mas não consigo ser exaustivo. Seguindo uma sugestão do lynx fui dar com este link sobre o locus. Ainda estou a começar a ler mas parece-me muito completo.
Imagem
Laurus
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor Mentesimples » segunda jan 23, 2012 23:48

Para o geocaching eu uso o locus offline (grandes caminhadas, PowerTrails; para poupar bateria) e o c:geo online. São os dois muitos bons em cada um destes sistemas, respectivamente ;) experimentei uma vez o locus em termos de navegação e cheguei à conclusão que em último recurso serve bastante bem, mas o mapa tem alguns erros (inventou algumas estradas em sítio sem saída num percurso relativamente directo com uns 5km).
Imagem
Avatar do Utilizador
Mentesimples
Micro
 
Mensagens: 33
Registado: terça ago 16, 2011 20:59
Localização: Massamá

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor lynxpardinus » quarta jun 13, 2012 11:57

Entretanto, e em termos de navegação turn-by-turn, parece que vai ser um standard no iPhone, com o o iOS6, que utiliza mapas e conteúdo TomTom - http://gpstracklog.com/2012/06/ios-6-br ... ntent.html
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor rifkind » quinta jun 14, 2012 10:12

E parece que vai ser fantástico, especialmente no que toca a 3D!

No entanto, como o Google Maps (era! (*)), deverá ser algo que funciona apenas online. Talvez. Ainda falta um bocado...
Seja como fôr, parece ser tudo orientado para percursos em estrada.

Continuará a existir a necessidade de ter percursos e navegação off-line e fora de estrada.


(*) A Google anunciou (devia ter um passarinho que lhe disse que a Apple ia anunciar algo nos mapas...) que vai disponibilizar mapas para navegação off-line. Deverá funcionar em Android 2.2 e superior. Enquanto isto não chega, dá para usar os mapas offline como antes, no Google Maps, ou usar o TMN Drive no android ou no iOS. ;)
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor lynxpardinus » segunda jun 18, 2012 23:14

Entretanto, se quiserem ter uma ideia de como parece que vai funcionar a navegação em iOS 6, podem dar uma espreitadela em http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... O_ckC3_qiY
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor lynxpardinus » terça jun 26, 2012 07:57

E mais um artigo sobre os novos mapas do iOS6 e como navegar com eles - http://www.tuaw.com/2012/06/17/driving- ... for-ios-6/
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor rifkind » terça jun 26, 2012 09:55

Será que vai dar para dizer à Siri: "Leva-me para a coordenada DD MM.MMM, DD MM.MMM?"
:)
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor scuz » terça jun 26, 2012 11:46

Se há a hipótese acredito piamente que alguém o fará. :D
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: TMN Drive - Navegar de borla, no Android e no iPhone

Mensagempor lynxpardinus » quarta jun 27, 2012 08:43

Será mais "Siri, leva-me à geocache XYZ". E "Siri, diz-me aí a dica". E "liga-me ao helpdesk...".
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron