• Anúncios

Gerês, novidades.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor Silvana » terça fev 08, 2011 09:18

Não me importo de ter de pedir licenças para caminha nem de prestar informações sobre os trilhos que percorro. O que recuso fazer é pagar 150€ por um parecer (não é uma taxa, é um parecer) [;)] ..... Isto é, alguém vai "analisar" o meu pedido de caminhada, cobra-me 150€ e depois emite a sua opinião. Que deve ser favorável, não é?
Quanto a esta "comissão" ainda não vi nada que a legislasse.

Quanto ao plano de ordenamento do Território, para além de permitir as caminhada faculta o acesso a zonas de protecção total, o que por si, já é uma boa notícia.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor allien » segunda mai 23, 2011 20:42

Livro comemorativo dos 40 anos do PNPG.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1495514
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor allien » quinta jun 09, 2011 10:19

Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 08, 2011 03:00

Se quiserem dar uma olhadela a um artigo da National Geographic (e perceberem que as excelentes fotos, na realidade, não estão assim tão diferentes das que temos nos geo-concursos..), vão a http://ngm.nationalgeographic.com/2011/ ... eller-text .
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor lynxpardinus » segunda abr 23, 2012 08:03

E vejam a notícia no Publico sobre os protestos organizados contra o pagamento das taxas de 152 euros no Gerês e não só - http://www.publico.pt/Sociedade/grupos- ... is-1543151
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor Silvana » segunda abr 23, 2012 11:29

Nada que não fosse já esperado!
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor hjmarques » segunda abr 23, 2012 18:07

Realmente caminhamos para a decadência...
É incrível o chico espertíssimo e a culpa de uns pagam os outros... É nitidamente o que reina.
Não sei o teor legal de uma coisa destas, é incrível como se tenta arrecadar/roubar em todo o lado e mais algum.
Não só a natureza é de todos, bem como deveria ser o próprio estado a motivar o pais a caminhar pelas serras e com isto a sensibilizar as mesma para a prevenção. Acho que ganhavam mais com um processo de fiscalização e de sensibilização de que com este tipo de posturas que tendem em afastar os poucos que tem gosto pela natureza, permitindo assim os criminosos da floresta actuarem sem serem incomodados.

Desculpem o desabafo, mas estas coisas mordem-me os calcanhares.
Avatar do Utilizador
hjmarques
Micro
 
Mensagens: 16
Registado: terça jan 24, 2012 22:52

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor lynxpardinus » quarta abr 25, 2012 12:52

Link para o artigo de hoje do Publico online sobre esta questão - http://www.publico.pt/Sociedade/utentes ... os-1543498
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor carolangelpaul » quarta abr 25, 2012 15:49

Ainda não consegui perceber.
O pagamento dos 152€ aplica-se apenas nas caminhadas inseridas nas ZPTs ? Ou em qualquer outro local de um Parque Natural ?
Alguém que tenha consultado e interpretado a legislação que responda sff.
Muito obrigado.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
Avatar do Utilizador
carolangelpaul
Regular
 
Mensagens: 337
Registado: sábado mai 19, 2007 21:26
Localização: Oeiras & Thomar

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor hfilipe » quarta abr 25, 2012 16:19

Paulo, existem três zonas de Proteção: Total, Parcial Tipo I e Parcial Tipo II.
Na Zona de Proteção Total tens sempre que pedir autorização.
Na zona de Proteção Parcial Tipo I tens que pedir autorização caso seja um grupo superior a 10 pessoas.
Na zona de Proteção Parcial Tipo II tens que pedir autorização caso seja um grupo superior a 15 pessoas.

Fora destas zonas podes caminhar livremente.

este post no blog Carris que tens mais esclarecimentos. Se quiseres dá também uma olhadela aos posts dos últimos dias que falam todos sobre este assunto.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor allien » quarta abr 25, 2012 16:29

Segundo o link que o "lynxpardinus"... colocou.

...taxa é um meio de proteger os locais de acesso restrito dos parques naturais e sublinhou que apenas é aplicada a zonas “consideradas de protecção total”. ...
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor carolangelpaul » quarta abr 25, 2012 16:30

Muito obrigado hfilipe.
Tenho acompanhado os posts em ambos os fóruns acerca deste assunto mas, confesso que fiquei um pouco baralhado.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
Avatar do Utilizador
carolangelpaul
Regular
 
Mensagens: 337
Registado: sábado mai 19, 2007 21:26
Localização: Oeiras & Thomar

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor Osodrac Team » quarta abr 25, 2012 21:49

Silvana Escreveu:Não me importo de ter de pedir licenças para caminha nem de prestar informações sobre os trilhos que percorro. O que recuso fazer é pagar 150€ por um parecer (não é uma taxa, é um parecer) [;)] ..... Isto é, alguém vai "analisar" o meu pedido de caminhada, cobra-me 150€ e depois emite a sua opinião. Que deve ser favorável, não é?
Quanto a esta "comissão" ainda não vi nada que a legislasse.

Quanto ao plano de ordenamento do Território, para além de permitir as caminhada faculta o acesso a zonas de protecção total, o que por si, já é uma boa notícia.



A 9 de maio de 2011, após contactos com o PNPG, recebi um mail onde constava o seguinte:

"Em resposta aos seus contactos telefónicos e conforme já referimos, embora o percurso aos Carris não seja um trilho actualmente definido como tal no PNPG, mas um caminho não asfaltado condicionado, que se situa em Área de Ambiente Natural, e, de modo particular, numa Área de Protecção Total e que carece, de facto de uma autorização prévia do PNPG, a Direcção do PNPG entendeu ser de autorizar, em determinadas circunstâncias (nomeadamente pequenos grupos de pessoas) a caminhada a este local a partir do estradão que se inicia na ponte sobre o rio Homem, mas esta autorização terá um custo de emissão de 152,00€, nos termos da Portaria n.º 138-A/2010, de 04 de Março (ponto VI, com a respectiva actualização para 2011).
Assim, solicitamos que nos confirme se pretende que a mesma seja emitida e, em caso afirmativo, que nos informe sobre o número de participantes previsto."


Depreendo que não será para pagar um parecer mas sim para emitir a autorização. Mesmo assim, não fui e não irei.
Imagem
Osodrac Team
Regular
 
Mensagens: 273
Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor Osodrac Team » quarta abr 25, 2012 22:13

Na mesma altura, mandaram-me uns mapas em PDF, onde estão bem definidas as áreas de Protecção Total, Parcial Tipo I e II, que já tentei converter para imagem para postar aqui mas perdem muita qualidade.
São das seguintes áreas:

# Núcleo do Ramiscal,
# Núcleo de Cabril e Palheiros,
# Núcleo de Vale Gerês e Homem.

Se alguém os quiser que diga que eu mando por mail.

[Edit by Alieri - acrescentei os mapas em causa ao post]
Anexos
AAN_RAMISCAL_144dpi.zip
(310.13 KiB) Transferido 388 Vezes
AAN_GER_HOMEM_75dpi.zip
(909.86 KiB) Transferido 377 Vezes
AAN_CABR_PALHEIROS_75dpi.zip
(734.01 KiB) Transferido 375 Vezes
Imagem
Osodrac Team
Regular
 
Mensagens: 273
Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor alieri » quinta abr 26, 2012 07:58

Osodrac Team Escreveu:já tentei converter para imagem para postar aqui mas perdem muita qualidade.
(...)
Se alguém os quiser que diga que eu mando por mail.

Logo abaixo da janela onde editas/crias um post, podes fazer upload de ficheiros. Os .pdf são aceites pelo sistema.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes