• Anúncios

Qualidade da imagem...

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Qualidade da imagem...

Mensagempor batistabomb » quarta mar 21, 2012 11:12

Bom dia.
Tenho uma maquina fotografica (fujifilm Finepix S2950). Como fotografia para mim é por em automatico e disparar, manual está fora de questão pois não aproveitava uma foto :D e como a máquina tem várias opções, tenho andado um pouco perdido a tirar fotos, umas saiem bem outras mal (contorno muito luminoso na pessoa ou objecto). Já experimentei várias opções, isto tudo na opção automatica e os resultados são sempre os mesmos (umas boas, outras más).
Alguém será capaz de me dar umas dicas para eu tentar resolvereste problema?
Um abraço
batistabomb
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 01, 2012 21:28

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor hfilipe » quarta mar 21, 2012 11:58

Eu sei que pode parecer uma pergunta estranha mas... já deste uma olhadela ao manual da máquina?
Normalmente tem lá algumas dicas sobre como tirar o melhor partido de cada máquina, em concreto.
Vê no manual o que faz cada uma das opções do "dial" (o botão de rodar, em cima) e para que situações devem ser usados, experimenta bastante com cada um e vais ver que consegues melhorias.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 21, 2012 11:59

E, depois, podes sempre dar uma olhadela a viewtopic.php?f=18&t=7551
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor batistabomb » quarta mar 21, 2012 12:18

Muito obrigado pelas prontas respostas...
Já li o manual e sinceramente, não é grande ajuda, diz para que servem as posições (botão que roda em cima) e com isso não chego a conclusão nenhuma.
Como referi eu uso a posição auto (uma das posições do tal botão), pois como disse as outras posições é só para me baralharem, exceptuando a posição panorama, essa sei usar.
Deduzi que em ''auto'' resolvia os meus problemas de focagem entre outros aspectos, afinal parece que não.
Amigo lynxpardinus, isso é muita fruta, a minha máquina não é profissional por isso eu usar o ''auto'' e comprei esta maquina por ter 14mpx e um zoom de 18x, pensando eu que não sendo uma maquina profissional seria facil obter boas imagens, pois a caracteristicas não são más...
se surgir por aí mais alguma dica, sou todo ouvidos.
um abraço e obrigados.
batistabomb
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 01, 2012 21:28

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor MAntunes » quarta mar 21, 2012 12:33

batistabomb, precisas de investir um pouco nos teus conhecimentos.
Pelas duas caracteristicas que indicaste, parece que tens uma boa máquina.

Sugiro que comeces por estas técnicas mais simples (a maior parte delas pode ser usada com a função Auto) mas, depois de estares confortável com elas, parte para o link que o Lynx indicou e ...pratica muito.

Boas fotos!
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor batistabomb » quarta mar 21, 2012 12:34

Deixo o exemplo de uma foto com as caracteristicas que eu digo (mal):

Imagem

como se pode ver a imagem sai com os brancos com muito brilho e um pouco desfocado.
batistabomb
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 01, 2012 21:28

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor batistabomb » quarta mar 21, 2012 12:37

Amigo MAntunes, só vi o teu post depois de colocar o meu...
já espreitei de relance e parece ser interessante, agora vou almoçar e depois vejo com olhos de ver o teu post.
obrigado
batistabomb
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 01, 2012 21:28

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor hfilipe » quarta mar 21, 2012 14:17

A imagem parece um pouco desfocada, realmente. Já tive a dar uma olhadela ao EXIF e parece-me que a velocidade do obturador utilizada não devia fazer isso.
Muitas máquinas têm vários níveis de qualidade/compressão para gravar o jpeg. Vê se estás a utilizar o nível com a melhor qualidade possível.
Outra possibilidade é estares a usar o zoom máximo ou lá próximo. Tenta, quando possível, aproximares-te do objeto a ser fotografado e utilizar menos o zoom.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor batistabomb » quarta mar 21, 2012 14:35

sim....esta foto tem algum zoom, mas muito pouco, muito pouco mesmo.
O que me preocupa mais é mesmo o brilho que se forma nos contornos, como em caras ou nas casas como se vê na foto que coloquei.
batistabomb
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 01, 2012 21:28

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor hfilipe » quarta mar 21, 2012 15:31

Vê então qual o nível de qualidade com que a máquina está a gravar os .jpg
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor batistabomb » quarta mar 21, 2012 15:48

Já experimentei, com os 3 modos ( S/M/L) e o resultado é igual...
já não sei muito bem o que fazer, por isso eu ter colocado aqui as minhas questões.
Amigo hfilipe, obrigado pela vontade que demonstras em ajudar.
batistabomb
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 01, 2012 21:28

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor ajsa » quarta mar 21, 2012 16:04

Olá batistabomb!

A tua fotografia tem apenas dois problemas.
A abertura utilizada pelo equipamento foi muito grande, f /4.8. É demasiado para fotografia de paisagem que necessita profundidade de campo.
Com esta abertura o desfoque e a falta de contraste é inevitável.

O outro problema está relacionado com a hora que fotografaste. Às 16:30 o sol ainda está muito alto existindo excesso de iluminação.

Soluções:

Tens definitivamente de deixar o modo Automático [A] e utilizares, no mínimo, os modos semi-automáticos.
Neste caso o ideal seria fotografia de paisagem que irá instruir o equipamento para utilizar a mínima abertura possível f-stop mais elevado.
Procura no equipamento este icon Imagem

Para o segundo problema, experimenta, para não desmotivares, fotografar nas chamadas horas de ouro. Quando o sol está mais baixo e tudo é mais confortável e quente.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor Sagitario » quarta mar 21, 2012 18:25

batistabomb Escreveu:sim....esta foto tem algum zoom, mas muito pouco, muito pouco mesmo.
O que me preocupa mais é mesmo o brilho que se forma nos contornos, como em caras ou nas casas como se vê na foto que coloquei.


Meu caro... conheço algumas pessoas que se queixavam do mesmo defeito apontado por ti e por mim colocado a negrito na citação, acontece que era nos primeiros modelos finepix e não nestes últimos :|

Consegues colmatar muito esse defeito com os modos Manuais, ali o Ajsa e o MAntunes deram-te umas dicas preciosas para conseguires diminuir esse mal.

Numa pesquisa rápida pela net encontras tutoriais específicos para a tua finepix, vai por lá e "perde" tempo em pesquisas, vê também se não existe uma versão mais recente do firmware da tua finepix e... acima de tudo pratica... muito mesmo, dispara para todo o lado e aprende com a tua câmara [;)]

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Qualidade da imagem...

Mensagempor batistabomb » quarta mar 21, 2012 22:13

Mais uma vez obrigados pelas respostas...
está visto, vou ter que perder tempo com a máquina, o automatico não é solução.
batistabomb
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jan 01, 2012 21:28


Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron