• Anúncios

Relembrar outros tempos...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor rifkind » quinta jan 26, 2012 22:37

Podem ver a GeoEvolução das publicações de caches em Portugal numa nova página das Stats. Acho que os valores estão todos certos e é giro de ver. :D

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Notem que são apenas representadas as publicações!No final, o mapita e os totais ficam a incluir as arquivadas. :)

A velocidade da animação pode oscilar, dependendo da largura da vossa banda. Podem parar a animação e navegar mês a mês, clicando nas miniaturas.
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor jasafara » quinta jan 26, 2012 22:43

Muito giro!
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor MAntunes » quinta jan 26, 2012 22:51

Pronto... lá me puseste o Jim Morrison a cantar aos soluços aqui na rádio online.... :mrgreen:

Engraçado, realmente. :-D
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor hfilipe » quinta jan 26, 2012 22:53

Está muito engraçado.
Dá para ver como a região de Lisboa sempre esteve com muitas publicações e como alguns focos regionais, como o Norte Litoral e o Centro cresceram bastante nos últimos tempos.
Ao contrário do Litoral, já bastante lotado, o Alentejo e o Interior continuam com manchas brancas!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor clcortez » sexta jan 27, 2012 00:21

hfilipe Escreveu:...
Ao contrário do Litoral, já bastante lotado, o Alentejo e o Interior continuam com manchas brancas!

Xiiiu...deixa estar o Alentejo sossegado...que eu trato dele. Eu e mais alguém que anda aqui. :)

Excelente Nuno, obrigado, bela prenda!

Posso usar isto no evento de Vila de Rei para mostrar às pessoas acompanhado de um pequeno relato?
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor jasafara » sexta jan 27, 2012 08:21

clcortez Escreveu:

Xiiiu...deixa estar o Alentejo sossegado...que eu trato dele. Eu e mais alguém que anda aqui. :)

Excelente Nuno, obrigado, bela prenda!

Posso usar isto no evento de Vila de Rei para mostrar às pessoas acompanhado de um pequeno relato?

O que era mesmo bom era termos apresentações desses dois excelentíssimos geocachers referidos ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor rifkind » sexta jan 27, 2012 08:55

clcortez Escreveu:Posso usar isto no evento de Vila de Rei para mostrar às pessoas acompanhado de um pequeno relato?

Claro! [:)]
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor hfilipe » sexta jan 27, 2012 09:07

clcortez Escreveu:

Eu deixo! Não estava a fazer nenhuma crítica, nem a pedir para o deixarem verde. Por mim, também prefiro uma densidade mais baixa.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor geo-amd » sexta jan 27, 2012 09:32

A animação está excelente. Parabéns!

Agora, um pouco off-topic. Como sabemos, por razões práticas são sempre usadas escalas diferentes para o Continente e para as Ilhas.
Eu costumo fazer um pequeno ajustamento mental usando os seguintes factos:

- A ilha de São Miguel (747 Km²) tem aproximadamente a mesma área da ilha da Madeira (741 Km²).
    - A ilha de São Miguel (747 Km²) tem aproximadamene a 1/3 da área do distrito de Viana do Castelo (2255 km²), ou 1/7 da área do Algarve (5412 km²).
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » sexta jan 27, 2012 09:41

Está muito bom! Parabéns!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor zoom_bee » sexta jan 27, 2012 12:47

rifkind Escreveu:Podem ver a GeoEvolução das publicações de caches em Portugal numa nova página das Stats. Acho que os valores estão todos certos e é giro de ver. :D .

Fabulástico !!!! [^]
Imagem
zoom_bee
Site Admin

Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor carolangelpaul » sexta jan 27, 2012 21:24

rifkind Escreveu:Podem ver a GeoEvolução das publicações de caches em Portugal numa nova página das Stats. Acho que os valores estão todos certos e é giro de ver. :D

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Notem que são apenas representadas as publicações!No final, o mapita e os totais ficam a incluir as arquivadas. :)

A velocidade da animação pode oscilar, dependendo da largura da vossa banda. Podem parar a animação e navegar mês a mês, clicando nas miniaturas.

Excelente! [^]
Muito obrigado.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

Mensagempor pcardoso » domingo jan 29, 2012 14:59

Olá a tod@s!

Desafiado pelo Mantunes (quem mais?) para escrever algo neste tópico, foi com muito prazer que relembrei relatos "esquecidos" dos primeiros tempos do geocaching em Portugal por quem o protagonizou :)

Eu nem sequer posso dizer que tenha começado o geocaching da melhor maneira. Comprei o meu primeiro GPS, um Garmin eTrex Venture (http://www8.garmin.com/products/etrexVenture/) quando estava a fazer o primeiro ano de trabalho de campo para o meu doutoramento no Parque Natural do Douro Internacional, isto em Julho de 2001. Um GPS dava (e deu mesmo) muito jeito para marcar pontos de amostragem das aranhas e insectos a que me dedicava na altura (e ainda dedico em parte). Mandei vir o bicho dos USA porque este modelo foi dos primeiros a vir com WAAS e ainda não havia nada disso aqui por estas bandas. Tive de o ir buscar ao aeroporto de Lisboa e pagar uma brutalidade em taxas :(

Claro que o GPS não poderia servir apenas para isso e pus-me à procura de informação na net. Imediatamente fui dar á página do geocaching.com e percebi que seria o tipo de actividade que me poderia interessar. Increvi-me no site, segundo o registo em 16 de Julho de 2001. Não me lembro de como era a interface naquela altura mas procurei por caches em Portugal e nem uma surgiu, nem a do Alfa Romeu que supostamente estava activa. Grande decepção... Claro que pensei imediatamente em colocar uma cache, num local para onde costumava ir escalar, no topo dos rochedos da Serra de Zava, perto de Mogadouro, onde fica a sede do PNDI. Verifiquei agora e ainda não há lá nenhuma cache, se alguém quiser colocar uma posso sugerir o nome de "Almost the first in Portugal" :D Infelizmente o meu pensamento na altura foi "para quê meter uma cache se depois ninguém a vai procurar?". E assim esqueci o geocaching durante quase um ano.

É por volta de Abril de 2002 que vejo uma reportagem acerca da "The Bear Treasure" colocada pelos Greenshades. E o geocaching volta à memória. Aproveitei uma estadia na Marinha Grande para ir com a Clara, na altura muito recente namorada, agora mulher, procurar a cache em 1 de Maio de 2002. Sem sorte nenhuma, pelo menos valeu a pena a caminhada pelo meio do Pinhal. Ficámos a pensar que tinha desaparecido depois de tanta publicidade na TV, ou então que era tudo uma grande tanga :D Curiosamente voltei lá há um ano, já a Clara estava grávida, e finalmente encontrámos a cache! A primeira do Diogo ainda na barriga, mas com um pontapé certeiro indicou o local certo. Foi assim que a minha primeira tentativa no geocaching (2002) se tornou também a primeira cache do Diogo (2011) quase 10 anos depois ;)

O primeiro found deu-se na já arquivada "Frei Agostinho da Cruz", no Convento Velho da Arrábida em Agosto de 2002. Até nem foi difícil, e finalmente tive a confirmação que isto do geocaching era real. Entretanto comecei a conhecer um pouco melhor este mundo, a aperceber-me que havia caches um pouco por todo o lado (para os padrões da altura) e a vontade de procurar mais foi-se instalando. Foi assim que encontrei a "The ways of water". Claro que depois de encontrar duas caches já me sentia preparado para esconder um par delas e, aproveitando o facto de estar a trabalhar no Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros, escondi as duas primeiras: "The Treasure Island" e "Soft Water Over Hard Stone", ambas ainda activas.

O primeiro geocacher que conheci não podia deixar de ser o MAntunes, quando ele foi literalmente ter às traseiras da minha casa em Mértola em 2003, já que na altura estava a trabalhar no Parque Natural do Vale do Guadiana (vida de biólogo...). Aliás, o Mantunes, com o seu estilo "purista" de geocaching, fazendo questão de encontrar ele mesmo cada cache que assina, era e continua a ser a a referência para muita gente. Entretanto com o 1º CITO em Sintra organizado pelo PH BargaoHenriques, o 2º CITO na Arrábida e o famoso evento na Expo tive oportunidade de conhecer muitos dos "dinossauros", numa altura em que 100 caches encontradas pelo Mantunes foi um grande marco e FTFs, STF e coisas deste género eram algo de desconhecido.

Em 2005 vou trabalhar para a Dinamarca e é aqui que tenho o primeiro contacto com a massificação do geocaching. Cada esquina é boa para uma cache, cada nova publicação ocasião para uma corrida. Felizmente ali não se anda de carro e sim de bicicleta, de forma que bastava escolher uma longe de casa para valer a pena o passeio, com sol ou a nevar. Acho que no total das minhas perto de 400 caches mais de metade foram feitas em terras vikings.

Foi a massificação das caches, entretanto chegada a Portugal, que me levou desde há uns anos a optar por fazer um outro tipo de geocaching. Agora só escolho as que têm terreno de 3 para cima. Tudo o que seja inferior, nem que esteja a 2 metros de distãncia, passo ao lado. Ganhei alergia, fico logo com comichão e a espirrar :D De forma que o ritmo voltou a ser o dos primeiros tempo, uma ou duas caches por dia, uma, ou duas vezes por mês. Sempre envolvendo uma caminhada ou algo que seja mais que chegar e logar. De resto o tempo não chega para tudo, muito menos para ir a todos os pontos verdes que os mapas neste tópico mostram, nem das caches da Terceira consigo dar conta. Mas ainda bem que há quem dê conta do recado, eu por mim vou devagar devagarinho ;)

Boas cachadas!
pcardoso
Micro

Registado: quarta abr 23, 2003 18:04

Mensagempor jasafara » domingo jan 29, 2012 22:29

E mais um histórico, com grandes caches e vencedor GPS que aqui relembra algumas memórias. Muito interessante o seu testemunho (que já me tinha dado, na sequência de uma pergunta minha) de que em Julho de 2001 não aparecia nenhuma cache em Portugal, nem o Alfa Romeu Abandonado...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta fev 01, 2012 23:26

Revisitando esta cache, fiquei a saber que muitos geocachers ilustres, trabalham, ou trabalhavam há seis anos, ali para o lado do aeki?
jasafara
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes