• Anúncios

Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor jasafara » sábado dez 17, 2011 21:32

Realmente a análise estatística solicitada pelo hfilipe será interessante.

Agora a questão do afastamento dos mais antigos é recorrente e podem ser utilizados vários argumentos.

Comecemos por aquele que pode ser mais fácilmente desmontado de forma objectiva.
Ah e tal as caches de antigamente é que eram boas. Agora é só caches de tretas, PT para os números e por aí...

Agora há MAIS, mas MUITO MAIS caches boas e muitos boas do que havia em 2009 (ou especialmente 2008, 2007, 2006, etc...). O facto de haverem também MAIS, mas MUITO MAIS caches más ou péssimas é completamente irrelevante. Dá mais trabalho agora, pois tem de se ser selectivo, mas têm-se todas as ferramentas para isso. É mais complicado ficar-se bem nos rankings, é verdade. Mas fora o Torgut que admite que gosta de números, esse nunca foi um argumento utilizado pelos históricos ou pelos que se interrogam sobre o abandono dos mesmos.

Logo deduzo que não é por falta de caches boas que os históricos se afastaram... Estamos de acordo ?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor rifkinda » sábado dez 17, 2011 21:39

Há geocachers, que, apesar de saberem que continuam a haver caches boas, como estão perdidas no meio de tantas outras menos interessantes, não têm paciência para perder tempo a escolher a que caches vale a pena ir.
Repara que, por exemplo, a ferramenta dos favoritos é muito recente. Não concordo contigo quando dizes que há ferramentas suficientes para se ser selectivo. Ou pelo menos, não havia até há bastante pouco tempo.

Sei do caso de vários geocachers "históricos" que só têm feito geocaching em situações muito ocasionais, quando são convidados por outros geocachers para uma caminhada para aqui ou ali. Por iniciativa própria já raramente fazem geocaching, principalmente por não terem paciência para as escolher. Mas quando são convidados pelo antigo grupo do costume, nem hesitam, e até mudam planos para dar um gostinho às botas de caminhada, porque sabem que as caches para aquele dia foram escolhidas a dedo, por pessoas com os meus gostos geocacheanos.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8467
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor rifkinda » sábado dez 17, 2011 21:50

Em relação ao ritmo de encontrar caches de cada um, acho que se pode dividir os geocachers activos em três grandes grupos:

1) os que fazem caches quando calha, tendo assim uma grande irregularidade no número de caches encontradas em diferentes anos. Tanto encontram mais, como menos.
2) os que anualmente encontram sempre sensivelmente o mesmo número de caches e têm cachado mais ou menos sempre com o mesmo ritmo ao longo dos anos (onde me enquadro, apesar do ultimo ano termos tido uma quebra como já mencionei anteriormente)
3) os que de ano para ano, cada vez encontram mais caches. Ou seja, quantas mais caches são colocadas, mais caches eles encontram. Dentro deste grupo, estão incluídos normalmente os geocachers que andam a correr para os FTF e que saem de casa a qualquer hora, a partir do momento em que se apercebem que surgiu mais uma cache. (os mais viciados, portanto!)
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8467
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor jasafara » sábado dez 17, 2011 22:21

rifkinda Escreveu:...
Repara que, por exemplo, a ferramenta dos favoritos é muito recente. Não concordo contigo quando dizes que há ferramentas suficientes para se ser selectivo. Ou pelo menos, não havia até há bastante pouco tempo.

É verdade. Digamos que 2010/2011 foram anos de excelência por terem dados todas as condições aos geocachers para que possam fazer um Geocaching de Qualidade. Mérito aos Favoritos e se me permites ao IAAN e prémios GPS.

Cabe a vocês, históricos, falarem com os que andam mais afastados, para lhe explicarem que o Geocaching evoluiu e que agora dá jeito ter amigos matemáticos ou informáticos. Claro que como matemática (supondo que a parte direita do IT Consultor / Mathematician diz respeito à rifkinda) sabes isso bem ;)). Carregar as caches para o GPS e ir à toa à procura de caches, só por milagre pode ser gratificante. Estar a estudar com detalhe todas as caches que são publicadas como faziam há 9,8,7,6,5,4,3 anos é impossível se não tiveres mesmo muito tempo. Resta essa fantástica ferramenta que é a estatística (mesmo uma básica como a minha). Se começássemos a falar de curvas de Gauss e outras abordagens mais científicas, claro que sabemos que se nos concentrarmos na parte descendente da curva (de menos qualidade para mais qualidade) temos ainda para escolher muitas e muitas boas caches.
É com agrado que vi o relançar das Geostats. O Geocaching@pt que entre numa competição saudável com o Geopt, com os IAAN e com as iniciativas que lá têm sido lançadas e todos ganharemos com isso.

E deixemos os números apenas com uma observação ao ano de corte que o hfilipe referiu. A mim parece-me que a maior parte dos históricos se afastaram muito antes de 2009...

Dizes que os tais antigos/históricos/dinosáurios quando se juntam com os antigos amigos até mantêm o prazer de 'ir' às caches. Acredito. Na 1ª edição do BTC estivemos com o Clcortez, que para nosso prazer mas suponho também dele, nos mostrou claramente que continua a gostar de geocaching e de conviver. Mas isso leva a outra (e parece-me a mais 'real') linha de argumentação. A qualidade dos Geocachers a eventual perniciosidade que a massificação provocou. Argumento parcialmente desmontável latter...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor jasafara » sábado dez 17, 2011 22:32

rifkinda Escreveu:...
3) os que de ano para ano, cada vez encontram mais caches. Ou seja, quantas mais caches são colocadas, mais caches eles encontram. Dentro deste grupo, estão incluídos normalmente os geocachers que andam a correr para os FTF e que saem de casa a qualquer hora, a partir do momento em que se apercebem que surgiu mais uma cache. (os mais viciados, portanto!)

Têm de se começar a tratar da adição ou qualquer dia não aguentam... Os que não resistem a fazer um PT de 50 caches no dia a seguir a ser publicado já se pode considerar que não passam sem drogas duras :mrgreen:).
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor jasafara » sábado dez 17, 2011 22:38

O que vale é que o tratamento é fácil. Vão fazer uma ou duas caches de Qualidade e é como se estivessem a fazer um desmame com metadona.
Claro que o ideal é que nos mantenhamos nas "drogas leves". Mas que um Geocaching de Qualidade também é viciante lá isso é. Mas o que seria a vida sem vícios...
E já estou a escrever muito... Escrever nos fóruns também pode ser viciante :roll:
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor MAntunes » sábado dez 17, 2011 23:02

O meu 'segredo' na escolha das caches que procuro é o ter passado a escolher as caches em função da zona para onde vou em vez de escolher a zona em função das caches que havia para procurar - fiz isso no passado quando suspirava por uma nova cache no Distrito de Lisboa e eu já tinha visitado todas as que existiam.

Depois, com o advento da massificação - e para mim, defino esse momento quando deixei de conseguir acompanhar o aparecimento de novas caches no geocaching.com - adaptei a minha maneira de actuar.

Agora, quando vou para uma zona, por um motivo qualquer, que até pode ser a manutenção de uma cache minha, só procuro as caches que desejo e para as quais tenha tempo sem precisar de andar a correr - prefiro dedicar mais tempo a uma ou duas caches e usufrui-las bem do que procurar 5 ou 6 caches e ficar sem tempo para outras coisas, como por exemplo jantar descansado, ver televisão ou passear na vila/local onde me desloquei para pernoitar.

São estes os dois pequenos 'segredos' que permitem que não me tenha saturado e continue a praticar o 'meu' geocaching ao 'meu' ritmo. Posso dizer que continuo a procurar apenas boas caches porque, se uma cache não me agrada, não a procuro/logo, mesmo que a veja mão de um colega geocacher ali a meio metro à minha frente, a oferecer-ma para eu a logar.

Se isto contribuir para que outros consigam evitar a saturação, optimo.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor jasafara » sábado dez 17, 2011 23:08

Óptimo conselho. Embora tu sejas um extremo. Um ultra-slow-geocacher que só faz caches groumet.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor lgass » domingo dez 18, 2011 02:09

eu devo confessar que gosto de números e no geocaching de uma forma particular... tenho 1 ano e meio de actividade e vou chegar este ano à cache 600...

sou um geocacher de proximidade... a grande parte das minhas caches ficam aqui perto de mim e dos locais por onde ando... e gosto das caches de cidade que vão alimentando o meu vício...

depois tenho coisas como o BTC que são a cereja no topo do MEU bolo e que dão sentido a todas as outras de 1 estrela :D
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor TiagoGH » segunda dez 19, 2011 00:42

Ora, eu é mais bolos...
TiagoGH
Regular
 
Mensagens: 203
Registado: sábado nov 19, 2011 00:44
Localização: Loures

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor MAntunes » segunda dez 19, 2011 07:54

jasafara Escreveu:Óptimo conselho. Embora tu sejas um extremo. Um ultra-slow-geocacher que só faz caches groumet.


Gosto da imagem. :D

Caches gourmet? Mnahm... mnham... acho que me vou refinar ainda mais. [:P]
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor hfilipe » segunda dez 19, 2011 11:40

Antes de mais um esclarecimento. Conheci e comecei a praticar geocaching em finais de 2009, fui apanhado no boom da atividade em Portugal e estou habituado a ter bastantes caches em quase todo o lado. Sei que há cada vez mais caches e não me queixo disso, nem acho que só as caches mais antigas são boas. Há muitas caches boas publicadas nos últimos 2 anos.

Agora vamos a números!
Peguei na lista de geocachers portugueses disponível nas geostats e fui aplicando os seguintes filtros:
- Registo no GC.com até 31/Dez/2007
- Último log mais recente que 1/Jan/2009
- Mais que 100 founds

O resultado deu 541 geocachers. Ordenei-os por ordem alfabética e tirei uma amostra de 10%, segundo uma forma muito simples: 1 geocacher a cada 10.

O método não é, de forma alguma, científico mas já deverá dar uma ideia.

Resultados:

Número total de founds:
Código: Selecionar todos
ANO  - Founds - % Total
2007 - 5121  - 16,2%      
2008 - 6467  - 20,4%
2009 - 7112  - 22,5%
2010 - 4960  - 15,7%
2011 - 6054  - 19,1%


Rácio individual de founds no ano sobre o total.
Código: Selecionar todos
2007
00 a 05% - 10
05 a 10% - 6
10 a 15% - 3
15 a 20% - 7
20 a 25% - 2
25 a 30% - 6
30 a 50% - 9
50 a 100%- 11

Código: Selecionar todos
2008
00 a 05% - 4
05 a 10% - 4
10 a 15% - 4
15 a 20% - 10
20 a 25% - 8
25 a 30% - 5
30 a 50% - 15
50 a 100%- 4

Código: Selecionar todos
2009
00 a 05% - 4
05 a 10% - 4
10 a 15% - 9
15 a 20% - 7
20 a 25% - 9
25 a 30% - 9
30 a 50% - 11
50 a 100%- 1

Código: Selecionar todos
2010
00 a 05% - 19
05 a 10% - 7
10 a 15% - 10
15 a 20% - 6
20 a 25% - 2
25 a 30% - 3
30 a 50% - 7
50 a 100%- 0

Código: Selecionar todos
2011
00 a 05% - 19
05 a 10% - 7
10 a 15% - 8
15 a 20% - 6
20 a 25% - 2
25 a 30% - 3
30 a 50% - 9
50 a 100%- 0



Média das percentagens individuais de founds, por ano:
Código: Selecionar todos
2007 - 27,1%            
2008 - 25,0%
2009 - 21,8%
2010 - 13,1%
2011 - 13,0%


Minhas conclusões:
Se considerarmos os 20% como o ideal (100% a dividir por 5 anos) podemos ver que há um grande entusiasmo inicial com muitos geocachers com mais de 30% em 2007 e um pico no 2.º ano de atividade, com 2008 e 2009 com percentagens de 30 a 50% significativas.
O ano de 2010 foi aquele em que o "cansaço" com o geocaching mais se fez sentir. Foi um ano com uma quebra acentuada em número de founds totais e com um grande número de geocachers em que a percentagem de founds no total individual esteve abaixo dos 10%.
2011 já é um ano de continuidade, muito parecido com 2010, apesar de um maior número de founds totais explicado por 1 ou 2 geocachers bastante ativos.

Felizmente parece que estava errado! Os que cá continuam depois de tantos anos praticam o seu geocaching, com mais ou menos pressa individual mas mantendo um ritmo relativamente constante.

Mais alguém quer fazer a sua análise? Se precisarem do meu ficheiro excel é só dizer.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor Burkhita » terça dez 20, 2011 00:56

Estatisticas à parte, nada mais normal que as pessoas evoluam e passem a ter outros interesses, ficar cristalizado num hobbie é que não é normal, o mundo é grande e há tantas coisas diferentes para fazer, com o tempo as pessoas que agora se fartaram deste jogo são substituidas por novos jogadores que concerteza renovarão a dinâmica do mesmo.
Avatar do Utilizador
Burkhita
Micro
 
Mensagens: 28
Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor jasafara » terça dez 20, 2011 01:06

hfilipe Escreveu:...
Resultados:

Número total de founds:
Código: Selecionar todos
ANO  - Founds - % Total
2007 - 5121  - 16,2%      
2008 - 6467  - 20,4%
2009 - 7112  - 22,5%
2010 - 4960  - 15,7%
2011 - 6054  - 19,1%

...

E como é que conseguiste dividir o número de founds por ano...? No excel tem a data de primeiro e último log, mas nada que te permita dividir os founds por ano...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor jasafara » terça dez 20, 2011 01:09

Burkhita Escreveu:... ficar cristalizado num hobbie é que não é normal...

o Geocaching não é um hobbie. É o HOBBIE! [Eu sei que é uma opinião tão fundamentalista como a tua burka, mas pronto... :)]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron