• Anúncios

Compra Bicicleta para GeoBTT

Assuntos relativos com o GeoBTT

Moderador: Moderadores

Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor kondlippe » terça dez 13, 2011 20:45

Viva,

Como o meu colega comprou uma bicicleta, agora anda-me a moer o juizo para também comprar uma para irmos fazer geocaching de bicicleta.

Como não percebo nada de bicletas (admito a minha ignorância :wink: ), gostava de saber que bicicleta o pessoal usa ou aconselha...

Visto a vida não estar fácil, não queria me estragar muito. :-( Existe alguma boa e barata??

Aconselham algum local a ir na zona de Lisboa/Odivelas? As que se encontram na Sportzone/Decatlhon são alguma coisa de jeito?
kondlippe
Micro
 
Mensagens: 36
Registado: segunda set 28, 2009 12:58

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor MAntunes » terça dez 13, 2011 21:09

Boas.

Na minha opinião, e para o uso pretendido, penso que se deve pensar numa bicicleta "meio de gama" que tenha a maior parte dos acessórios que dão conforto e alguma segurança quanto à qualidade.

Bicicletas de supermercado ou as de 1000€ estarão, na minha opinião, fora das opções.

Assim, eu procuraria uma bicicleta que tivesse;

- suspensão hidráulica à frente e atrás.
- travões de disco à frente e atrás
- mínimo 7 velocidades com 3 niveis de desmultiplicação.

Para este tipo de bicicleta os valores andarão entre os 300 e 400€ e tanto a Decathlon com a Spor Zone são bons locais para procurar. Convém ver vários modelos e falar com os empregados e perguntar por duas ou três opções para a utilização pretendida.

Boa sorte.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor hfilipe » terça dez 13, 2011 22:32

Concordo com quase tudo o que o MAntunes referiu.

Apenas deixo uma ressalva para a suspensão traseira. Para valores até 500€ muito provavelmente ficas melhor sem ela pois será de fraca qualidade e será um "peso morto" que terás que carregar, sem grandes benefícios. A suspensão à frente é suficiente e permite, por valores semelhantes, teres os outros componentes (transmissão e travões, sobretudo) de melhor qualidade.

Se quiseres subir o orçamento até perto 500€ já encontras bicicletas bastante boas como esta da Decathlon, ou esta que se encontra à venda na Sport Zone.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 14, 2011 11:47

Eu diria que tens boas opções na Decathlon, mesmo não indo até valores mais altos. Procura uma boa bicicleta, com suspensão à frente (como o hfilipe diz, esquece as suspensões traseiras - se não forem realmente boas, são, na minha opinião apenas um problema), confortável, leve e fácil de transportar. Tem atenção ao número de mudanças, e, sobretudo, à qualidade dos materiais.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor kondlippe » quarta dez 14, 2011 13:36

hfilipe Escreveu:Concordo com quase tudo o que o MAntunes referiu.

Apenas deixo uma ressalva para a suspensão traseira. Para valores até 500€ muito provavelmente ficas melhor sem ela pois será de fraca qualidade e será um "peso morto" que terás que carregar, sem grandes benefícios. A suspensão à frente é suficiente e permite, por valores semelhantes, teres os outros componentes (transmissão e travões, sobretudo) de melhor qualidade.

Se quiseres subir o orçamento até perto 500€ já encontras bicicletas bastante boas como esta da Decathlon, ou esta que se encontra à venda na Sport Zone.


Assim que tiver um tempinho, vou dar uma olhadela nas tuas sugestões... :-)
Obrigado pelas mesmas. :clap:
kondlippe
Micro
 
Mensagens: 36
Registado: segunda set 28, 2009 12:58

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor PauloMartins » terça fev 14, 2012 23:26

Se calhar já compras-te a bicicleta, mas pronto aqui vai a minha opnião.

Grande parte dos meus founds foram feito recorrendo ao GPS no guiador da bicicleta.

Em relação à bicicleta também já usei vários modelos. Umas com suspensão à frente, outras com suspensão à frente e atrás e outras sem qualquer suspensão. Todas elas dão um grande gozo quando pedalo por esses trilhos com o gps agarrado ao volante e a seta a dizer que estou cada vez mais perto.

No que toca à bicicleta em si, primeiro tens que ver quanto dinheiro tens disponível, depois para que queres a bicicleta, quantos km's queres fazer e qual o tipo de terreno por onde vais andar.

Posso dizer o que faço dependendo das situações.
Se for fazer mais de 50 km numa só volta, levo a suspensão total, especialmente se o caminho for fora do alcatrão.
Se for para voltas até 50 km em terrenos bastante acidentados...suspensão total.
Se for em alcatrão ou trilhos regulares (tipo estradões) levo uma bicicleta sem suspensões e sinceramente não sinto falta da suspensão.

Quanto ao preço da bicicleta, tu é que tens que definir um valor máximo e a partir daí ver o que há no mercado. Tens bicicletas para todos os preços. A Decathlon tem uma relação preço / qualidade muito boa. Mas se, por exemplo, definir um valor máximo de 350€, não penses que existe grande diferença entre os vários modelos de várias lojas (é quase tudo idêntico - peso e componentes).

Normalmente aconselho a comprar numa loja perto de casa, para facilitar a manutenção ou a reparação de alguma avaria.

Podes também procurar alguma coisa usada em lojas de biciceltas (às vezes aparecem bons negócios).

O conselho que costumo dar é o de ... com o dinheiro que querem gastar, comprem a bicicleta que mais gostarem. Depois se tomares realmente o gosto...
Imagem
Avatar do Utilizador
PauloMartins
Small
 
Mensagens: 114
Registado: segunda abr 24, 2006 11:05
Localização: Entroncamento

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor kondlippe » quarta fev 15, 2012 08:54

PauloMartins Escreveu:Se calhar já compras-te a bicicleta, mas pronto aqui vai a minha opnião.

Grande parte dos meus founds foram feito recorrendo ao GPS no guiador da bicicleta.

Em relação à bicicleta também já usei vários modelos. Umas com suspensão à frente, outras com suspensão à frente e atrás e outras sem qualquer suspensão. Todas elas dão um grande gozo quando pedalo por esses trilhos com o gps agarrado ao volante e a seta a dizer que estou cada vez mais perto.

No que toca à bicicleta em si, primeiro tens que ver quanto dinheiro tens disponível, depois para que queres a bicicleta, quantos km's queres fazer e qual o tipo de terreno por onde vais andar.

Posso dizer o que faço dependendo das situações.
Se for fazer mais de 50 km numa só volta, levo a suspensão total, especialmente se o caminho for fora do alcatrão.
Se for para voltas até 50 km em terrenos bastante acidentados...suspensão total.
Se for em alcatrão ou trilhos regulares (tipo estradões) levo uma bicicleta sem suspensões e sinceramente não sinto falta da suspensão.

Quanto ao preço da bicicleta, tu é que tens que definir um valor máximo e a partir daí ver o que há no mercado. Tens bicicletas para todos os preços. A Decathlon tem uma relação preço / qualidade muito boa. Mas se, por exemplo, definir um valor máximo de 350€, não penses que existe grande diferença entre os vários modelos de várias lojas (é quase tudo idêntico - peso e componentes).

Normalmente aconselho a comprar numa loja perto de casa, para facilitar a manutenção ou a reparação de alguma avaria.

Podes também procurar alguma coisa usada em lojas de biciceltas (às vezes aparecem bons negócios).

O conselho que costumo dar é o de ... com o dinheiro que querem gastar, comprem a bicicleta que mais gostarem. Depois se tomares realmente o gosto...


Agradeço a opinião. :-)
Tive de adiar a compra para Abril pois até lá as finanças não permitem. :-(
Quanto ao preço, estava a pensar gastar no máximo 500€. O objectivo será para andar em estradões de terra e ciclovias aos fins de semana.
kondlippe
Micro
 
Mensagens: 36
Registado: segunda set 28, 2009 12:58

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor pdcouto » domingo Oct 14, 2012 14:54

Eu comprei o suporte de guiador para o eTrex Vista e uso-o... numa bicicleta Continente em alumínio (?) que tinha comprado há mais de 10 ou 12 anos. Não tem sequer suspensão da frente, entretanto fui trocando todo o sistema de travões por uns V-Brake shimano gama média baixa. Mudanças idem, excepto pedaleira. Como sei que sem suspensão nem vale a pena pensar em trilhos, pus pneus de estrada largos. Ah, e e a bike não se desmonta toda quando ando nela. Para o que é, serve, mas tenho consciência de que não me vou meter a fazer 50 kms em estrada ou 20 em trilhos sem sofrer as consequências - eu e a "gininha".

Sei que suspensões totais só para terrenos bem acidentados e para ter, tem que ser algo de jeito e não umas molas ali colocadas só para os miúdos arregalarem os olhos nas lojas. Preferiria uma de suspensão à frente de 250€ do que uma com suspensão integral de 300€...

Resumindo: gastei pouquissímo recuperando o que tinha encostado, foi o que pude gastar. Se há vontade, usa-se o que há. Para mim, pensar em 500€ ou 1000€ num bicicleta para mim é de outra galáxia, ainda mais na assustador situação actual, em que terei que pagar dívidas que outros criaram. [:(!] Se não pode gastar 300 ou 500€, gasta-se menos, tem é que ter um bom quadro para se ir evoluindo em termos de componentes.
pdcouto
Micro
 
Mensagens: 34
Registado: quarta jun 18, 2008 22:47

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor lynxpardinus » domingo Oct 14, 2012 15:10

A minha bicicleta actual tem suspensão à frente, travões de disco e já tem experiência em ori-btt e uns bons quilómetros em cima. Mas, se queres a minha opinião, nada disso é preciso. Fiz muito BTT sem suspensão alguma e acho que a grande questão é a forma física, a velocidade a que vais e os obstáculos que quiseres passar. Acho que se vai perfeitamente bem de bicicleta sem suspensão à grande maioria dos caminhos e trilhos - desde que saibas que há lugares em que tens que ir mais devagar (e, talvez até desmontar)... e que tenhas pernas (e sobretudo braços) para isso.

O essencial é, como dizes, o quadro - leveza e resistência. E, depois, o sistema de transmissão. Isto, claro, é apenas a minha opinião.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor imperiotuga » segunda Oct 15, 2012 21:16

Não querendo colocar aqui lenha na fogueira, mas ter uma suspenção considero essencial se te queres por por "maus" caminhos.As costas não sofrem tanto os braços etc, tens uma melhor leitura do terreno evitas quedas, tornas as viagens menos duras.
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 15, 2012 21:43

Lá está, acho que dependes dos caminhos para onde fores. Se mantiveres uma utilização por estrada e estradões, com algum (pouco) mau caminho pelo meio, penso que, na realidade, e desde que estejas preparado para sofrer, não precisas de suspensão. Agora, se fores fazer mais quilómetros, por caminhos, e quiseres descer um pouco mais depressa, aí, sim - acho que uma suspensão frontal é essencial.

P.S- Não há achas para a fogueira. Todas as opiniões são bem-vindas (e até acho, pelo que tenho lido, que tens bem mais experiência em BTT do que eu, portanto...).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Compra Bicicleta para GeoBTT

Mensagempor imperiotuga » segunda Oct 15, 2012 23:24

Mesmo em estradões sofres é que as rodeiras dos tractores,dão cabo do corpito.Mas é meramente uma opnião eu começei com uma de supermercado e levou me muitas vezes para arrábida, dava para os gastos mas se for para usar regularmente aconselho a gastar mais um pouco é que o BTT é como o geocaching viciante.(pelo menos para mim) :D
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38


Voltar para GeoBTT

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron