• Anúncios

Munzee

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Munzee

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 24, 2011 07:57

Entretanto, já há uma munzee na Antártida - http://www.munzee.com/m/zalgariath/49/ (notícia vista inicialmente em http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... -european/ ).

Com mais de 25000 munzees colocadas, o munzee.com fez em alguns meses o que o geo.com demorou (salvo erro) cerca de 2 anos a atingir (se bem que o Mundo tenha mudado muito, entretanto!).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Munzee

Mensagempor gsantos » sexta nov 11, 2011 14:57

Ontem encontrei um autocolante deste jogo por mero acaso enquanto procurava um esconderijo para uma nova cache que pretendo esconder. Salta logo à vista mas não liguei muito pois pensei que fosse um autocolante qualquer das pastilhas Trident, porque agora vêm com códigos QR nas embalagens. Quando cheguei mais perto é que percebi o que era.

Fiquei curioso e como por acaso tenho no meu N70 uma aplicação que lê códigos QR tentei entrar no jogo. Li o código, vi que tinha um link, mas como já não tenho Internet móvel gratuita guardei o link para registar a descoberta em casa. Pois quando fui tentar registar a minha primeira descoberta que descobri que isto é um jogo para as "elites", ou tens iPhone ou Android com ligação à net ou estás fora da brincadeira... Enquanto a única forma de jogar for esta não tem qualquer interesse para mim.
gsantos
Micro
 
Mensagens: 2
Registado: terça nov 01, 2011 16:41

Re: Munzee

Mensagempor rifkinda » sexta nov 11, 2011 15:01

Do pouco que percebo do jogo (porque nunca registei uma munzee) acho que tens mesmo de ter acesso à net no local onde encontras a munzee para registar o found. Porque eles verificam a coordenada onde te encontras com o código QR que tentas ler.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Munzee

Mensagempor hfilipe » sexta nov 11, 2011 15:49

gsantos Escreveu:Pois quando fui tentar registar a minha primeira descoberta que descobri que isto é um jogo para as "elites", ou tens iPhone ou Android com ligação à net ou estás fora da brincadeira...


Para "élites" porquê? São essas as regras do jogo, qual é o problema? Não podes jogar, não jogas...
Eu também não tenho nenhum smartphone, logo o munzee não é para mim. É tão simples quanto isso.

O geocaching também é só para quem tem GPS e acesso à internet para ir buscar as coordenadas. Nem toda a a gente tem acesso a ambos, será que por isso também é um jogo para "élites"?

Sim, estou a ser um pouco idiota, mas causa-me uma certa confusão ouvir chamar a qualquer coisa "para élites" só porque, para lhe termos acesso, precisarmos de uma "ferramenta" específica que não dispomos, mas que imensa gente dispõe.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Munzee

Mensagempor gsantos » sexta nov 11, 2011 16:44

Sim, para elites. Mas alguém disse que havia problema? Tal e qual, não posso não jogo, apenas acho que é do interesse da empresa, visto que o jogo tem uma vertente comercial, tentar chegar ao maior número de pessoas possível.

Quando disse elite quis definir um grupo restrito de pessoas que têm telemóveis de última geração e podem pagar uma ligação móvel à Internet, não dar-lhe uma conotação mais negativa de ser "para meninos ricos", como acho que a entendeste. No caso concreto de Portugal não creio que os indivíduos que cumpram os requisitos para jogar sejam assim tantos, daí ser uma elite. Embora este tipo de dispositivos sejam cada vez mais populares ainda é difícil pagar uma ligação móvel à Internet para se poder jogar, e acho que este é o maior factor de dissuasão do jogo.

É claro que Geocaching também não é para todos, mas se olharmos ao factor económico dos dois jogos, o Geocaching pode (não estou a dizer que sai sempre) sair mais barato. Sendo que a Internet é já comum na maioria dos lares portugueses (logo quase ninguém adere só para poder jogar) e que o GPS tem um custo único (e se tivermos o smartphone com GPS o custo é nulo) creio que sai mais barato e está acessível a mais pessoas.

No meu caso, por exemplo já tinha antes de começar a jogar um Nokia N70 e acesso ADSL à Internet. Apenas adquiri um receptor de GPS por bluetooth que me custou 13 Euros. A aplicação que uso para ler os GPX é gratuita. Logo tive um custo total único de 13 euros.
Assumindo que já tinha um smartphone Android e ligação à net e continuando o Munzee nos seus moldes actuais, se quisesse jogar ao jogo teria de pagar pelo acesso móvel 1€ por dia de jogo (ou €1,29/semana se fosse para o tarifário mensal mais barato), ou seja em 2 meses e meio passaria os 13 euros de investimento que fiz para o Geocaching.
gsantos
Micro
 
Mensagens: 2
Registado: terça nov 01, 2011 16:41

Re: Munzee

Mensagempor hfilipe » sexta nov 11, 2011 17:07

Eu não conotei as "elites" com "meninos ricos". Apenas achei que só lhe estavas a chamar "para elites" pelo fato de TU não o poderes jogar porque não tens as "ferramentas" adequadas.

Quanto ao número de "jogadores" de Munzee em Portugal, não devem ser assim tão poucos, pois estamos entre os 10 países com mais "muncos" colocados a nível mundial! Neste momento existem 1104 "deployed" e, nos 50 mais "capturados" em todo o mundo, estão 11 portugueses!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Munzee

Mensagempor Laurus » sábado nov 12, 2011 04:53

Acho engraçado dizer que um telemóvel com gps sai a custo zero e uma ligação à internet móvel sai cara. Do mesmo modo que utilizo o telemóvel com gps para mais do que o geocaching também utilizo a internet móvel para mais do que caçar munzees. Não me cabe a mim defender as elites nem me considero pertencente a uma elite e até acho que tens razão em algumas coisas. O jogo é ainda recente e tem que melhorar alguns aspectos. Só haver aplicações para iphone e android é muito limitativo. Com as caches wherigo a situação já deve ter acontecido mas já temos leitores até para a nokia. Pode ser que apareçam mais tarde. Por outro lado, a questão da distância a que tens que estar do munze para o registares é uma confirmação que estiveste no local e não adianta partilhar a foto do munzee. Nas regras tens de estar a 1000 pés (300m) do ponto mas já consegui capturar o munzee a mais de 1400 pés. Penso que será uma margem de segurança para gps vesgos.
Imagem
Laurus
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Re: Munzee

Mensagempor hfilipe » quinta nov 17, 2011 10:36

Para quem gosta de números, deixo-vos um site com algumas estatísticas do munzee.

Não sei até que ponto é atualizado, mas já é um ponto de partida para perceber a evolução e os rankings do jogo.

Chama-se Stunzee
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Munzee

Mensagempor hfilipe » quinta nov 17, 2011 10:51

No dia 25 de novembro (sexta-feira, Black Friday nos EUA) haverá uma edição especial de munzees, os Mystery Munzees.

Só serão vendidos nesse dia na Munzee Store, em pacotes de 25 ou 50 e não são propriamente baratos. Os 25 deixam-vos $55 USD mais leves e os 50 custam $100 USD, mais $14.50 para o correio!

A diferença para os munzees convencionais é que vão ser um pouco escassos e são mistério porque os pontos a atribuir pela captura são aleatórios, entre 5 e 50. Posso capturar eu o munzee e receber 50 pontos e logo a seguir outra pessoa (como é que se chama a quem faz munzee???) captura o mesmo munzee e só recebe 5!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Munzee

Mensagempor rifkinda » quinta nov 17, 2011 11:48

A julgar pelas estatísticas, só haverá 74 geocachers portugueses a registar munzees. Parece-me pouco para a quantidade de geocachers activos que existem. Ou será que as munzees tiveram mesmo tão pouca adesão?

Curioso o facto de o Edmi e o Isioux estarem na listagem de geocachers portugueses e também na listagem de geocachers espanhóis! :lol: Será que vivem na fronteira, com um pé de cada lado?? Ou será que já fizeram munzees nesses dois países?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Munzee

Mensagempor hfilipe » quinta nov 17, 2011 12:00

Atenção que estás a ver só os "owners".
Não faço ideia quantos praticantes há só com captures, mas imagino que não sejam muitos mais.

O edmi e o isioux são "owners" de munzees em Portugal e Espanha e, por isso, aparecem em ambas as estatísticas.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Munzee

Mensagempor rifkinda » quinta nov 17, 2011 13:24

Obrigada pelas explicações. Sinceramente, nunca me entusiasmou o conceito, por isso ainda não estou dentro da terminologia usada.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Munzee

Mensagempor Laurus » sexta nov 18, 2011 15:27

hfilipe Escreveu:como é que se chama a quem faz munzee???


Já vi referido algures o termo munzer. Parece-me um bom neologismo.
Imagem
Laurus
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Re: Munzee

Mensagempor ViperUnderground » sexta nov 18, 2011 16:50

Laurus Escreveu:
hfilipe Escreveu:como é que se chama a quem faz munzee???


Já vi referido algures o termo munzer. Parece-me um bom neologismo.


Naaaaa!! Assim é mais "giro melhor bem":

Sendo o objecto do jogo um "Munco", o gajo que "munca" é um "Muncador"!!
:mrgreen: [:P]
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Munzee

Mensagempor hfilipe » sexta nov 18, 2011 17:34

ViperUnderground Escreveu:Sendo o objecto do jogo um "Munco", o gajo que "munca" é um "Muncador"!!


Esta é a tradução oficial, certo? ;)) :D
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes

cron