• Anúncios

Multas de excesso de velocidade e GPS

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor lynxpardinus » quinta fev 24, 2011 10:25

Um norte-americano tentou contestar uma multa de excesso de velocidade apresentando o tracking do GPS como prova de que circulava a uma velocidade mais moderada do que a apresentada pelo radar da polícia (história completa aqui - http://www.gottabemobile.com/2011/02/23 ... -app-gps/# ). Já alguém tentou fazer alguma coisa semelhante em Portugal?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor Silvana » quinta fev 24, 2011 11:42

Creio que terias de pedir o formulário x e dirigir-te ao local y e pagar primeiro a multa e depois preencher o impresso Z, enviar em correio registado com aviso de recepção..... :roll:
Tipo, os 12 trabalhos de Asterix. [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor alieri » quinta fev 24, 2011 14:11

Não tenho conhecimento de tal coisa por cá, mas lá que é uma ideia interessante é.
No entanto, os radares da Policia estão homologados e cada modelo usado está previsto na legislação (assim como os "balões" do álcool), o que quer dizer que o ticket que sai do "balão" faz fé em juízo. O juiz assume aquilo como uma certeza cientifica e não dá margem para dúvidas.
O nosso GPS não. Embora à partida possas usar essa informação para contestar a multa, cheira-me que não terás grande sucesso.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor Pcalisto » terça ago 09, 2011 12:14

Já fiz umas coisas idênticas, utilizando o TomTom do carro e algumas apps do iPhone.

Conclusões:

A velocidade do GPS e das apps são muito idênticas, enquanto que no carro marca, no mínimo, mais 5 km/h, independentemente da velocidade.

Sei que a velocidade do GPS varia conforme a força do sinal.

Sei que os automóveis possuem erros na leitura da velocidade.

Por via das dúvidas oriento-me pelo carro.
Imagem
Avatar do Utilizador
Pcalisto
Small
 
Mensagens: 172
Registado: segunda mai 30, 2011 11:06
Localização: Alverca

Re: Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor manelov » terça ago 09, 2011 21:59

Duvido que o registo do GPS possa fazer fé em qualquer processo. O meu já chegou a indicar como velocidade máxima no registo da viagem a módica quantia de 2100 km/h. Parece que quando passo por alguma estrada nova que ele desconhece, o bicho assume que fui de um ponto ao outro pelas estradas que ele tem no mapa e dá estes valores disparatados.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor Pcalisto » terça ago 09, 2011 23:28

manelov Escreveu:... o bicho assume que fui de um ponto ao outro pelas estradas que ele tem no mapa e dá estes valores disparatados.


Então calculou a velocidade média?
Imagem
Avatar do Utilizador
Pcalisto
Small
 
Mensagens: 172
Registado: segunda mai 30, 2011 11:06
Localização: Alverca

Re: Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor sarateam » segunda ago 15, 2011 20:33

Silvana Escreveu:Creio que terias de pedir o formulário x e dirigir-te ao local y e pagar primeiro a multa e depois preencher o impresso Z, enviar em correio registado com aviso de recepção..... :roll:
Tipo, os 12 trabalhos de Asterix. [;)]


E serias reembolsado passado 5 anos...
sarateam
Micro
 
Mensagens: 34
Registado: quarta jan 26, 2011 13:23

Re: Multas de excesso de velocidade e GPS

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 19, 2012 09:04

Entretanto, e em relação a este tema, se alguém quiser tirar o registo do histórico de velocidade de um Garmin Nuvi - http://gpstracklog.com/2012/10/recoveri ... -nuvi.html
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron