• Anúncios

Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor k2yak » terça abr 19, 2011 19:48

Boas!

Adquiri recentemente um Legend HCx, já com POI's instalados. Tenho praticado um pouco e já consigo com relativa facilidade criar databases no GSAK e enviar para lá PQ do GC.

Duvidas:

- Quando envio para o Legend, envio a PQ completa ou apenas parte?
- Se por acaso já lá tiver um waypoint que torne a enviar o que acontece? Ficam dois iguais ou sobrepõe?
- Já vi que quando faço procurar, posso procurar por geocache, pois tem lá o símbolo, e se adicionar à unha(já experimentei) posso depois marcar como descoberta e fica um baú aberto. Quando importo uma PQ do GSAK fica nessa parte das geocaches ou POI personalizados?
- a memoria dá-me para quantos waypoints?

Para já não maço mais...eheheh

Abraço, k2yak
Imagem
k2yak
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça mar 29, 2011 17:58
Localização: Porto Santo/Leiria/Almada

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor alieri » terça abr 19, 2011 20:46

1 - acho que há um limite de 1000 pontos, por isso a resposta é "depende" :)
2 - deve sobrepor
3 - depende como e para onde exportares. Noto que só as tradicionais aparecem na parte "geocaches", mas isso também pode ser por causa da macro que uso
4 - como disse antes, para 1000 pontos. Mas não tenho a certeza se, exportando para o cartão de memória, podes meter mais (estou quase a apostar que sim)

Peço desculpa por não poder ajudar melhor, estas respostas foram "de memória" e podem falhar um bocado
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor buscaze » quarta abr 20, 2011 08:57

alieri Escreveu:1 - acho que há um limite de 1000 pontos, por isso a resposta é "depende" :)
2 - deve sobrepor
3 - depende como e para onde exportares. Noto que só as tradicionais aparecem na parte "geocaches", mas isso também pode ser por causa da macro que uso
4 - como disse antes, para 1000 pontos. Mas não tenho a certeza se, exportando para o cartão de memória, podes meter mais (estou quase a apostar que sim)

Peço desculpa por não poder ajudar melhor, estas respostas foram "de memória" e podem falhar um bocado



Pela experiencia que tenho neste GPSr,
1- 1000 pontos apenas
2- cria 2 pontos iguais
3- quando exportas do GSAK ficam na zona das geocaches (limitada a 1000), mas se utilizares uma macro do GSAK e o POI loader podes carregar como POI personalidados... mas esta parte ainda estou a experimentar tb...
4- não tenho a certeza se dá para colocar no cartão de memória.

Cumprimentos
buscaze
Micro
 
Mensagens: 10
Registado: sexta Oct 29, 2010 14:43

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor ruiladeiralopes » terça mai 31, 2011 10:33

Não sei se será aqui, mas vou colocar uma dúvida. Tenho um Etrex Hcx.
Acabei de pedir um trial do Premium geocaching ( nem sabia que se podia pedir...)
Mas e agora? Não devia ver mais nas caches que importei? A ideia é desaparecer com o lápis e o papel, certo?
Pouco percebo disto, mas será que este gps não suporta o serviço premium?

obrigado
RL
ruiladeiralopes
Micro
 
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 28, 2011 22:06

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor alieri » terça mai 31, 2011 10:38

O problema é que o Legend só te mostra muito pouca informação. Não serve para paperless geocaching, pois não consegues ver o texto da cache.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor ppereira » terça mai 31, 2011 12:45

alieri Escreveu:O problema é que o Legend só te mostra muito pouca informação. Não serve para paperless geocaching, pois não consegues ver o texto da cache.

Não é bem assim, o legend HCX não é completamente paperless, mas dispensa a caneta e o papel

Tenho esse GPS também, ao enviar a informação via GC.com directamente ele passa realmente apenas as coordenadas da cache, esse GPSr não é completamente paperless e o texto e imagens da listing não passam para o GPSr.
De qualquer forma há uma maneira de passar mais informação através de POI personalizados.

A melhor forma que encontrei foi através do GSAK e com a macro: NUVI60CSXGarminPOIExport
Essa macro permite personalizar que informação e a quantidade que queremos passar para o GPSr num máximo de 256 caracteres, incluindo terreno e as dicas.

No meu caso passo para o GPSr o codigo, o nome da cache, o owner, o terreno, a dificuldade e a hint.

As minhas configurações são:

Imagem


A seguir a isto ele inicia o POI Loader, para isto deve estar definida a pasta onde está instalado o POI Loader em: "Location of Garmin POI Loader:"
No GPSr passamos a aceder à informação através do menu: POI Personalizados

A macro cria ficheiros CSV que vão ser colocados no GPS, uns por cima dos outros.

E voilá!!!
Em menos de 1 min (pelo menos em relação a todas as caches nacionais), passamos o o GPS todas as caches com o mínimo de informação para podermos andar à procura sem mais nenhum tipo de equipamento.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor geo-amd » terça mai 31, 2011 12:46

Eu possuo um eTrex Vista HCx (portanto quase igual ao Legend), e as alternativas que existem são as seguintes:

- Importar as pocket queries usando o POI Loader. Dá para carregar todas as caches do país, mas esta solução é pouco satisfatória porque as caches aparecem no ecrã como simples pontos cinzentos e a informação associada a cada cache é mínima.

- Usando o GSAK com a macro GarminCsvPoiExport_v2, as caches já aparecem no mapa com ícones apropriados, e a informação que fica associada a cada cache já é relativamente satisfatória; até inclui as hints, se tal for desejado. Mas isto só é realmente suficiente para as caches tradicionais, ou seja para cerca de 80% do total de caches. Para as multi-caches e os puzzles é necessário aceder ao texto das páginas das caches, e isso não é possível nos eTrex.

- O GSAK também sabe converter as pocket queries para páginas HTML, mas estas terão de ser transportadas num dispositivo diferente do eTrex, por exemplo num PDA ou outro dispositivo que disponha dum browser. Há cerca dum ano eu comprei um NDrive g280 (79 euros) só para este efeito - é possível "abrir" o software e usar diretamente o o Windows CE 5.0, que vem instalado por baixo do programa de navegação.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor alieri » terça mai 31, 2011 13:58

Boas dicas, sim senhor.
Mas com essas macros, qual o número máximo de caches que conseguem meter no GPS? É que o Legend tem um limite de 1000 caches/pontos.
Ou conseguem fazer a exportação para o cartão de memória? É preciso fazer alguma configuração extra, depois?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor lynxpardinus » terça mai 31, 2011 15:11

(off-topic, mas nem de propósito - http://gpstracklog.com/2011/05/garmin-e ... unced.html )
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor ppereira » terça mai 31, 2011 16:10

alieri Escreveu:Boas dicas, sim senhor.
Mas com essas macros, qual o número máximo de caches que conseguem meter no GPS? É que o Legend tem um limite de 1000 caches/pontos.
Ou conseguem fazer a exportação para o cartão de memória? É preciso fazer alguma configuração extra, depois?

Boas

Até agora não sei o limite, sei que tenho dentro do Legend HCX as quase 11000 caches nacionais que ainda não encontrei.
A diferença é que ele não coloca os POIs como caches nem como ponto do GPS, coloca como POI personalizado.
Na verdade o que acontece é que ele coloca um ficheiro .csv no GPSr e vai lendo os POI a partir daí.

Não necessita de configuração nenhuma especial, a única diferença é que quando se faz "go to" e se acede ao menu sobre o item para onde queremos ir escolhemos POI personalizado, ele lê o CVS e encontra aqueles que se encontram mais perto da nossa localização.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor geo-amd » terça mai 31, 2011 21:04

Só para complementar o que disse o PPereira...

Nos eTrex há dois conceitos usados para representar pontos num mapa:

    WAYPOINTs - são a forma ideal de representar caches porque podem ser editados no próprio GPSr para indicar que a cache já foi encontrada, por exemplo.

    POIs - não podem ser editados, mas possuem parte das propriedades dos waypoints. Costumam ser usados nos mapas para indicar hotéis, restaurantes, bombas de gasolina, etc.
Os poi's são uma espécie de parentes pobres dos waypoints. Os eTrex suportam um máximo de 1000 waypoints. Mas não existe máximo para o número de poi's - por exemplo, os mapas City Navigator Europe NT, que podem ser instalados no eTrex, trazem mais de 4 milhões de poi's.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor geo-amd » terça mai 31, 2011 21:13

lynxpardinus Escreveu:(off-topic, mas nem de propósito - http://gpstracklog.com/2011/05/garmin-e ... unced.html )

Muito interessante. Passam a constituir o baixo da gama da Garmin.
O eTrex 10 substitui o "amarelinho" e como suporta paperless geocaching, isso representa um salto gigantesco para o aparelho mais económico da Garmin.
O eTrex 30 é muito atraente para quem não estiver interessado em ter um ecrã tátil.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Novas dúvidas....Garmin Etrex Legend HCx

Mensagempor alieri » quarta jun 01, 2011 12:02

Já está a macro em funcionamento. Muito fixe!!!
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron