• Anúncios

GeoMarrocos 2011

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » terça mar 15, 2011 23:39

Silvana Escreveu:Era bom termos notícias desta fantástica expedição! [;)]

Toda a razão! Vou pensar como gerir a situação e não estar aqui a repetir os posts do geopt...
Mas para já uma selecção de "Imagens com gente dentro"

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » terça mar 15, 2011 23:46

E já agora em relação ao primeiro post aqui colocado em que disse

"Posso-vos garantir que se forem, não se vão arrepender. Marrocos é fantástico e está aqui ao pé da porta."

Só vos posso dizer agora

"Não sei se estão ou não arrependidos de não terem ido. Mas Marrocos é fantástico e está aqui ao pé da porta. 8-) "
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor Silvana » quarta mar 16, 2011 10:39

Fantástico! :clap:

Pareceu-me reconhecer Rissani, Merzouga e creio que Marrakesh.

Passaste pour Ait Benaddou ou pelas Gargantas de Dadés e Todra?
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quarta mar 16, 2011 11:50

Silvana Escreveu:Fantástico! :clap:

Pareceu-me reconhecer Rissani, Merzouga e creio que Marrakesh.

Passaste pour Ait Benaddou ou pelas Gargantas de Dadés e Todra?

E reconheceste bem...
E passei por esses lugares todos...e não fiz nenhuma das caches que lá existem...Pormenores um dia destes :wink:
Em Ait Benaddou choveu toda a noite anterior e o largo estava com cerca de 5cm de lama espessa...com tanto buraco e pouco tempo saiu um DNF. Quanto às Gargantas, numa caravana de muggles não tive tempo sequer de as tentar procurar...O grande objetivo era fazer a ligação por pista entre o Todra e o Dadés que foi espetacular (já a tinha feito em 2001 e foi muito bom repetir)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Nascer do Sol no Erg Chebbi

Mensagempor jasafara » quinta mar 17, 2011 20:56

Melhor do que ver nascer o sol nas dunas Marroquinas, só dormir debaixo das estrelas no deserto profundo da Mauritânia ou da Líbia. A grande diferença é que esta última experiência é (ou foi...) privilégio de uns poucos, enquanto que TODOS os portugueses que se disponham a percorrer 3.000km de carro/4x4/mota (mais de metade com gasóleo e gasolina a cerca de 0,70€...) podem ir dormir ao Erg Chebi.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor Silvana » sexta mar 18, 2011 10:15

Erg Chebbi é um dos locais que mais apreciei visitar. :wink:
Uma experiência inesquecível é a de assistir ao nascer do sol sobre uma duna. Apreciar a imensidão do deserto e o silêncio..... Acho que todo o grupo que foi comigo em 2009 ficou com essa boa recordação.
Algum local que vos tenha marcado em especial?
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor rifkinda » sexta mar 18, 2011 10:24

Belas fotos! São de fazer inveja!
Mas este ano, o dinheiro para viagens já tem destino e data marcada (e não fomos nós que escolhemos) e não dava mesmo para vos acompanhar.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » sexta mar 18, 2011 11:28

rifkinda Escreveu:Belas fotos! São de fazer inveja!
Mas este ano, o dinheiro para viagens já tem destino e data marcada (e não fomos nós que escolhemos) e não dava mesmo para vos acompanhar.

Rifkinda

Mais do que irem comigo, este ano ou para o ano, o que pretendo é meter o 'bichinho' de Marrocos a quem nunca foi a este fantástico país aqui tão perto. Pode haver viagens mais low-costs ou mais caras, mais organizadas ou mais à aventura mas não deixem de lá ir. É conduzir 600km a partir de Lisboa e está-se a apanhar o barco. Mais duas/três horas de travessia e formalidades de fronteira e está-se noutro mundo...

Já agora aproveito (não sei se isso já tinha sido referido aqui no geocaching@pt, mas foi referido por mim no geopt [nota: o link aponta para o geopt mas não dá choque :-D] para vos felicitar pelos vossos nove anos de geocaching. É obra. São o 2º team activo mais antigo e isso merece destaque!
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » sexta mar 18, 2011 11:38

Silvana Escreveu:...
Algum local que vos tenha marcado em especial?

No fim de semana pode ser que escreva qualquer coisa...
A grande novidade deste ano é que nunca tinha apanhado um nevão tão forte como o que apanhei entre Ait Benhaddou e o Tizi n'Tichka (e alguns kms após...). Em 24h passei de 26º para 1º :-) A chuva forte em Ait Benhaddou e a neve no Tizi n'Tichka deu-me cabo dos planos para as caches, mas foi fantástica...

A seguir uma parte de dois posts que deixei no geopt...

Quase toda a gente que conheço quando se fala de Marrocos, faz a associação a deserto, areia e calor. É verdade que as dunas do sul (Erg Chebi e Erg Chigaga) são um dos principais atrativos para quem quer ter uma primeira experiência de deserto a sério, mas Marrocos tem uma geografia muito variada e a norte as montanhas do Atlas são bastante elevadas e é normal haver neve. O Jbel_Toubkal que hei-de fazer um dia é a mais alta montanha do Norte de África e existem bastantes picos a mais de 2.000m. Na zona onde apanhámos o nevão é normal nevar, mas das três vezes que já lá tinha passado por esta altura do ano, nunca tinha apanhado neve (ao contrário por exemplo da zona de Ifrane bastante mais para NE). Mas o MitoriGeikos faz o aviso na página da cache... Não chegou a ser um DNF porque as condições não estavam mínimamente propícias a uma busca...Paramos lá para um café rápido e partimos. Mas aí já estávamos numa estrada principal e com limpa-neves. Onde chegámos a ter alguma adrenalina foi na antiga pista (agora já asfaltada) que vem de Ait Benhaddou e que entronca na estrada principal pouco antes de Tizi n'Tichka, com bastante pouco movimento e sem limpa-neves...Uma hora mais tarde e não sei se tínhamos passado tão bem...
Já a cache de Ait Benhaddou ainda tentei fazê-la, mas tendo chovido a noite toda o largo onde se encontrava estava um autêntico lamaçal. A dica é clara "The hole in the wall". O problema é que o 'wall' tem algumas dezenas de 'holes' :) (fez-me lembrar a Carnaxide Antigua) Debaixo de chuva e com as botas cheias de lama a procura foi muito superficial... Poderia ter falado com o mr. Brahim mas as condições não estavam propícias para cachadas e tinha de partir. Mais do que a cache fiquei com muita pena de não ter ido à cidade velha que não conhecia. Fica para a próxima :wink:

Fotos das 24h de menos bom tempo entre Ait Benhaddou e Marrakech.

De manhã em Ait Benhaddou (chuviscava depois de ter chovido toda a noite)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ao almoço no Tizi n'Tichka (1º de temperatura [xx(])

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

À tarde em Marrakech (chuviscava)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor rifkinda » sexta mar 18, 2011 11:48

Obrigada pelos parabéns pelos nossos 9 anos de geocaching!

Ficas desde já convidado a escrever um artigo para ser colocado na página principal deste site sobre a vossa viagem a Marrocos! Só pela amostra de fotos, já garante que vai ser um óptimo artigo. Aceitas o desafio?
Ficamos à espera desse artigo na nossa caixa de mail! Com certeza, todos os geocachers gostarão de ler como correu a vossa aventura.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor lynxpardinus » sexta mar 18, 2011 15:25

Quando estive na região do Toubkal em Outubro de 2009, não cheguei a apanhar neve - e acredita que (apesar de não ter feito cume - viva as vertigens!) estivémos a altitudes bem mais elevadas. Mas acho que o calor de Agosto no Norte de África não deixa muita margem de manobra à neve. Apesar de tudo, a paisagem é extremamente alpina e percebe-se que a neve deve chegar a ser abundante naquelas paragens.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » sexta mar 18, 2011 15:49

lynxpardinus Escreveu:Quando estive na região do Toubkal em Outubro de 2009, não cheguei a apanhar neve - e acredita que (apesar de não ter feito cume - viva as vertigens!) estivémos a altitudes bem mais elevadas. Mas acho que o calor de Agosto no Norte de África não deixa muita margem de manobra à neve. Apesar de tudo, a paisagem é extremamente alpina e percebe-se que a neve deve chegar a ser abundante naquelas paragens.

Foi mesmo pena não teres ido lá acima. Eu espero fazê-lo um ano destes...
É interessante ver estas duas fotos tiradas com duas semanas de intervalo.

20 de Janeiro
Imagem

8 de Fevereiro
Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor lynxpardinus » sábado mar 19, 2011 09:28

O Toubkal continua nos meus planos...

Bom, deixa-me então deixar também algumas fotos.

IMG_3146.JPG
IMG_3146.JPG (135.7 KiB) Visualizado 4031 vezes


IMG_3161.JPG
IMG_3161.JPG (151.79 KiB) Visualizado 4030 vezes


IMG_3169.JPG
IMG_3169.JPG (219.01 KiB) Visualizado 4030 vezes
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor lynxpardinus » sábado mar 19, 2011 09:31

E mais 3...

IMG_3186.JPG
IMG_3186.JPG (241.16 KiB) Visualizado 4028 vezes


IMG_3189.JPG
IMG_3189.JPG (125.88 KiB) Visualizado 4027 vezes


IMG_3219.JPG
IMG_3219.JPG (212.36 KiB) Visualizado 4027 vezes
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor lynxpardinus » sábado mar 19, 2011 09:53

E as três últimas.

IMG_3245.JPG
IMG_3245.JPG (173.55 KiB) Visualizado 4023 vezes


IMG_3252.JPG
IMG_3252.JPG (135.78 KiB) Visualizado 4024 vezes


IMG_3112.JPG
IMG_3112.JPG (152.2 KiB) Visualizado 4023 vezes
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron