• Anúncios

Competição GeoFotográfica

Moderador: Moderadores

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 28, 2011 19:55

O segundo método é mais directo... Uma máxima do marketing diz que deves sempre facilitar o consumo, portanto, eu votaria no segundo método (se é tecnicamente 'fazível'...).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor cd- » sexta mar 11, 2011 00:56

Bem respondendo ao moderador do tópico FotoTema do Mês.
Fica aqui a minha mais sincera desilusão com este concurso.
E mais uma vez digo que afinal tanto se falou em sinceridade e chegamos à conclusão que para este fórum não deve valer de muito a não ser com desconhecidos.
Nas regras lemos:
“São elegíveis para concurso "Qualquer foto de qualquer log desde que o geocacher seja tuga, ou desde que a cache seja tuga", e desde que respeite o tema do mês indicado acima
Não vejo onde as fotos não respeitaram o tema, que eu saiba eu posso achar uma foto engraçada e ao mesmo tempo respeitar o tema, ou não?
Não vem em nenhuma linha a dizer que devo tirar uma foto assim ou assado , ou será que está em letras miudinhas?
Até agora em nenhum concurso era necessário dar explicações por isso muitas fotos foram colocadas se calhar da mesma maneira e ninguém as exclui.
Neste caso se ela não vos tivesse respondido ou até dado uma explicação por alto mesmo que não correspondesse à verdade tinha ido a concurso e como foi sincera (algo que aqui tanto foi pedido) excluíram-na.

Outra coisa.
A resposta de Rita* foi:
“As fotos que coloquei a concurso “Foto Tema do Mês Fevereiro 2011 – Exposição e Abertura” foram tiradas a experimentar a minha máquina. Usei o programa P da máquina, “Modo automático com ajuste programado”, que sinceramente não sei muito bem o que é isso… =)”
O que significa empenho e vontade em experimentar a máquina e em testar os seus limites, tendo a máquina funcionado semiautomática ou não as fotos tem tratamento pessoal.
Ninguém é obrigado a saber termos técnicos para fazer seja o que for, nem a explica-los pois não consta nas regras.
Afinal quem é que fugiu às regras?
A pessoa que colocou fotos que se enquadram no tema ou quem as excluiu sem ter motivos para tal?

PS: Não esquecer que a descrição é facultativa e não obrigatória, por isso não deveria ser motivo de penalização, muito menos de exclusão.
Onde está a justiçb perante todos aqueles que colocaram fotos sem descrição até à data?
Avatar do Utilizador
cd-
Regular
 
Mensagens: 197
Registado: domingo Oct 03, 2010 21:52

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor acasim » sexta mar 11, 2011 03:28

Não percebo o porquê de tanta exaltação. Lamento que não percebas que depois da resposta que recebi da Rita* não tive alternativa, a menos que quisesse assumir que isto é uma balda e que as regras não são para ser levadas a sério. Se alguém me diz que está a aprender a usar a máquina e que não sabe bem o que é isso do programa P, como se pode justificar que existe alguma intencionalidade no controlo da exposição?

Penso que seria de bom senso aprender algumas coisas primeiro e depois, então sim, participar num concurso que é técnico. Era o que eu faria.

Mas como não me considero dono de nenhum concurso, se os participantes do fórum acharem que procedi erradamente e que, apesar do que eu disse acima, as fotos da Rita* deveriam ser aceites porque ela foi sincera, porque não é obrigatório saber termos técnicos, porque as fotos têm tratamento pessoal (?), porque nas regras não se diz que as fotos têm de ser tiradas assim ou assado e porque a descrição é facultativa, então passarei o meu lugar na gestão dos concursos a outra pessoa mais capaz, que até poderias ser tu próprio se te ofereceres. Na boa :-)

Abraços e divirtam-se,
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor rita* » sábado mar 12, 2011 23:16

Olá, boa noite*

Tenho acompanhado o desenrolar da situação, e confesso que me entristece tanta confusão acerca das votações e dos próprios concursos.
Sim, fui sincera.
A pedido do acasim expliquei como tinha captado as minhas fotos…
Fui excluída do concurso… concordei com a situação!? Não!
Mas não quis dar ênfase a discussões, e por isso, optei por abdicar do concurso em causa sem refutar, continuando a minha participação no concurso geral.
Por isso, gostaria que o concurso seguisse o seu rumo, sem mais observações referentes à minha participação, uma vez que respeitei a decisão dos moderadores…

“ Penso que seria de bom senso aprender algumas coisas primeiro e depois, então sim, participar num concurso que é técnico. Era o que eu faria.”

Rita*
Avatar do Utilizador
rita*
Micro
 
Mensagens: 47
Registado: segunda jan 17, 2011 22:01

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor cd- » domingo mar 13, 2011 22:52

Ora viva

Não estou interessado em assumir esse lugar até porque nunca coloquei em causa o trabalho até aqui efectuado, antes pelo contrário, visto que já anteriormente deixei aqui as minhas felicitações. Só não achei correcto o anulamento das fotos a concurso visto as mesmas se enquadrarem no tema, não sendo estas tiradas com o programa normal automático da máquina mas sim com outro que me deu a entender ter sido de propósito para estes fins. Afinal o consurso é livre e se penso ter uma foto que se enquadre lanço-a, mas cada um pensa de maneira diferente. Contudo e a pedido da colega, fica por aqui o debate.

Melhores cumprimentos.
Avatar do Utilizador
cd-
Regular
 
Mensagens: 197
Registado: domingo Oct 03, 2010 21:52

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 28, 2011 16:07

Oi!

Gostava de, muito rapidamente, dizer duas ou três coisinhas muito rápidas neste tópico, uma vez que, há cerca de 1 ano, estávamos a discutir como manter vivo o interesse dos geocachers em participar neste concurso, e continuar a enriquecer os logs portugueses com excelentes fotografias.

E acho que a primeira mensagem é um muito obrigado a todos aqueles que participaram na discussão, bem como a todos os que colocaram fotografias a concurso. Comparando o período de Janeiro a Outubro de 2011 com o período homólogo, verificamos um crescimento de cerca de 72% no número de fotografias colocadas a concurso - ou seja, acho que as medidas que foram discutidas e implementadas, baseadas em participações francas e interessadas, deram resultado, para manter a chama destes concursos bem viva.

Quando olhamos para o acervo de fotografias submetidas a concurso, acho que podemos ficar orgulhosos do número (1644, desde o início dos concursos!!!), da qualidade (vão ao histórico dos concursos e avaliem por vocês próprios) e, sobretudo, do impacto positivo que temos tido nos logs (comparem os logs portugueses com os da maioria dos outros países num estado de evolução do geocaching equiparável). Ou seja, mais uma vez, muito obrigado a todos aqueles que participaram desde Junho de 2007 - e, também, muitos parabéns!!!

E uma última mensagem a quem tem dinamizado (e muito) estes concursos, servindo como promotor, regulador, moderador,... e, também, participante imparcial. Uma grande mensagem de obrigado e parabéns ao Acasim, por aquilo que, na minha opinião, são excelentes resultados!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor MAntunes » terça fev 21, 2012 11:02

Agora que os concursos de Janeiro 2012 estão fechados, cabe-me tentar explicar melhor a minha atitude de me ter retirado dos mesmos. Não o fiz em mais detalhe na altura nem respondi aos comentários sobre a minha decisão porque não queria perturbar a votação mais do que o fiz.

Assim, tal como expliquei em comunicação que fiz aos Administradores, entendo que os concursos geofotográficos são feitos para distinguir as fotos e não para distinguir os Amigos. Não concordo com este tipo de votos e não podia aceitá-lo. Por isso me retirei desta edição dos concursos e por isso não voltarei a participar.

Sobre os comentário de que o Drager é menor, eu respondo de que o voto dele vale tanto como o de um adulto e sei que ele está já à porta da maioridade e calculo que prefere que eu o trate como um adulto que já quase é do que como uma criança que deixou de ser. Pode ter ficado magoado comigo agora mas no futuro compreenderá que fiz o mais correcto ao agir de acordo com a minha consciência.

Em segundo, gostaria de dizer que o que fiz reflecte exactamente aquilo que sempre tenho feito e dito. É a minha maneira de ser e muitos de vocês sabem como é a minha postura relativamente a não aceitar helpdesk e não registar como encontradas caches que eu de facto não encontrei. Por isso, estou surpreendido com a surpresa que foi esta minha atitude. Pensava que me conheciam melhor.

Em terceiro lugar, apelaram a que eu continue a partilhar as minhas fotos. Isso está assegurado porque, como disse, continuarei a tirar e colocar fotos nos logs tal como já o fazia antes de haver concursos geofotográficos. Ainda este Domingo o fiz, deliciando-me com uma cache e com a minha vontade de fotografar. O autor da cache teve nas minhas fotos o prémio pela sua excelente cache. E fi-lo naturalmente, sem ser por causa do que aqui aconteceu. Basta ver os logs que tenho feito e as fotos que tenho tirado para concluirem que continuo igual a mim mesmo.

Finalmente a Amizade e o ficar ao lado do Amigo. Talvez eu tenha uma visão diferente da Amizade. Para mim Amizade não é votar nas fotos do Amigo mas sim compreendê-lo e aceitá-lo como ele é mesmo que não se concorde. E continuar a votar nas minhas fotos mesmo depois de eu as retirar de concurso, não é atitude de Amigo.

Não concordo com os votos nas fotos dos Amigos porque são Amigos. Os votos devem ser feitos nas Fotografias porque elas o mererem. Ponto.
No caso do Drager, ele declarou, preto no branco, que votava na minha foto por me considerar Amigo. Isso foi o meu bilhete de saída destes concursos.
Acreditem que lamento mas eu prefiro continuar igual a mim mesmo do que fechar os olhos a este tipo de votos, só porque era eu o beneficiário desta vez.

PS: As fotos do concurso temático trambém eram para ter saído do concurso. Não insisti porque não havia possibilidade de os votantes nelas redistribuirem os seus votos e porque já não havia possibilidades de uma das minhas fotos ganhar.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 21, 2012 11:18

Compreendo todos os teus argumentos, e, pessoalmente, acho que fazem sentido para esta votação em particular - a de Janeiro. No entanto:
1) Entre centenas (porque centenas são!) de fotos que trouxeste a concurso, esta foi a primeira vez que tal aconteceu;
2) Como já o disseste algumas vezes, este concurso contribui decisivamente para aperfeiçoares e apurares o teu gosto pela fotografia;
3) Apesar de continuares a tirar fotografias, menos pessoas irão poder admirar a beleza das caches que captaste na tua máquina, uma vez que perdem um meio de divulgação. Repara que, aqui, o ponto, não são só as tuas fotografias, mas a forma como captaste as caches em questão

Ou seja, esta é uma forma de eu dizer - não queres tratar esta questão como o incidente isolado que foi? Duvido que, depois do que aconteceu, seja algo que se volte a repetir.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor MAntunes » terça fev 21, 2012 12:26

Não, em questões de convicção, não volto mais atrás. Não voltarei a cometer esse erro.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor Sagitario » terça fev 21, 2012 12:27

Ora viva!
Eu deveria era estar quieto e caladinho mas não consigo...

Manuel Antunes, como disse na votação mantenho aqui e mais acrescento à muito me habituei a gostar duplamente das tuas fotos, duplamente pk te considero um Amigo daqueles que não há e um óptimo fotografo pois consegues, como o Lynx acima diz e muito bem, colocar a tua matriz, que é única, nos teus registos fotográficos, foram pouquíssimas as vezes que eu não fiquei logo vidrado numa e... tens sempre uma... uma foto que faz a diferença.

Mais sublinho das palavras do Lynx que ao te retirares dos concursos estás a privar muitos Geocachers de terem acesso directo às tuas fotos mas mais, de terem acesso às tuas preferências já que escolhes muito bem, dentro das fotos que fazes, as que colocas/colocaste a concurso.

Bem sei que não vais mudar de ideias, nem tão pouco reconsiderar, sei como ages, já o afirmaste algumas vezes, a tua explicação está bem vincada acima e não deixa duvidas, tb já o vi ao vivo... mas desta vez meu caro Amigo, desta vez estás a levar as tuas convicções longe demais pk nunca ninguém consegue deixar de lado a Amizade quando está em "jogo" algo que pertence a um Amigo, agora espero que consigas ler estas minhas palavras à luz da minha idade e da consideração que tenho por ti.

Deixo tb uma ideia em forma de pergunta. Pk não abrir um tópico novo, ou então incorporar nos já existentes, as fotos (não nossas) que nós acharmos que devem estar a concurso, assim uma "coisa" muito ao estilo do concurso de melhores log's?

Fica a ideia

Nota pessoal: Não consigo votar nas minhas próprias fotos quando vejo que existem no concurso outras que eu acho melhores que as minhas...

Continuação de bons registos.
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor Sagitario » terça fev 21, 2012 12:29

MAntunes Escreveu:Não, em questões de convicção, não volto mais atrás. Não voltarei a cometer esse erro.


Manuel, eu leio aqui que tu achas um erro termos amigos e gostarmos deles e do trabalho por eles realizado.

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor zoom_bee » terça fev 21, 2012 13:20

Manel esta malta não fez por mal, mesmo conhecendo a abordagem à MAntunes tu nunca deixas de o surpreender quando o fazes, porque realmente és único, e ainda bem, mas não podes levar essa surpresa que provocas tão a peito, e tentar também tu "nos" compreender.

Acho que passaste a tua importante mensagem, e conforme disse o Lynx, acho que deverias entender este caso como um caso isolado, se for repetido, deixo ao teu critério, mas reconsidera por favor porque efectivamente acredito que o que foi feito foi por ignorância de que poderia ferir os teus princípios, em nome de uma amizade que, pelo menos eu, prezo imenso.

Concordo em absoluto com as tuas razoes, esta cantinho do fórum existe pelas fotos, não por quem as coloca, sou até um pouco mais radical que tu, no sentido que nem faço abranger as fotos aqui colocadas ao enriquecimento dos logs, se fosse por isso teria também que ler o log respectivo, reconheço esse mérito do concurso, mas não é isso que está aqui a ser avaliado, mas sim as fotos pelo seu mérito próprio apenas e só, e pessoalmente o quanto me inspira a beleza de muitas delas (sentimento “wish they could be mine”).

Manel, a razão porque coloco este post em publico e não em privado como sempre o faço contigo, é precisamente porque quero dar publicamente o meu apoio total ao que pedes, e deixar também aqui o meu apelo a todos, por favor resistam à tentação fácil de votar nos amigos, mas sim nas fotos a concurso, o Manel e eu, e alguns de nós mais antigos, temos uma “grande memória”, e sabemos bem que é muito fácil desvirtuar este humilde concurso em nome de amizades e cumplicidades.

Para ti Manel, um grande abraço e obrigado por tudo o que tens feito, na minha opinião voltares atrás neste caso concreto, seria causa de enorme alegria para todos que te estimam, e isso dificilmente se pode considerar um erro, mas a tua vontade será sempre respeitada meu caro.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor MAntunes » terça fev 21, 2012 13:47

Quem não me conhece até pode pensar que gosto disto. Destes apelos... Não!

Incomoda-me que continuem a insistir, especialmente vocês que me conhecem. Fiz este post para explicar a minha atitude a quem não me conhece. A vocês, que já me conhecem, não deveria ser necessário. Por favor parem.

É verdade que há danos colaterais, como em tudo na vida. Mas não vou ceder mais em questões de convicção. E é isso que considero um erro, tê-lo feito no passado. Por isso não interpretem o que eu não escrevi.

Desprezo completamente os votos nas fotos dos amigos pelo motivo de serem as fotos dos amigos. Considero isso uma completa deturpação dos concursos. Fui objecto involuntário dessa prática e não podia ter outra atitude senão retirar-me. Um caso isolado não é menos importante que os outros. Ponto final.

Obrigado.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor Burkhita » terça fev 21, 2012 20:23

No ultimo concurso verifiquei que há quem vote nas suas próprias fotografias, como o mesmo é transparente, i.e., não há votos anónimos, não vos parece que seria equilibrado interditar esse tipo de situação?
Avatar do Utilizador
Burkhita
Micro
 
Mensagens: 28
Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor acasim » quarta fev 22, 2012 00:47

Burkhita Escreveu:No ultimo concurso verifiquei que há quem vote nas suas próprias fotografias, como o mesmo é transparente, i.e., não há votos anónimos, não vos parece que seria equilibrado interditar esse tipo de situação?


Acho que não se deve interditar. Há pessoas que votam nas suas próprias fotos porque certamente as consideram melhores que todas as outras (se não for esta a razão, enfim, é porque têm outra motivação qualquer). Porque não? Não me parece que impor essa limitação traga benefícios visíveis, antes pelo contrário, penso que algumas pessoas (e há muitas que votam nas suas próprias fotos) se sentiriam de certa maneira marginalizadas.
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes

cron