• Anúncios

[Escócia] Glasgow em Abril

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor elpombero » quinta fev 24, 2011 18:45

Carlytos Escreveu:Não posso, ela divide a casa com 3 amigas e é muito pequena a casa com apenas 1 quarto.

E ainda queres ir "cachar"????? [:O]
Carlytos Escreveu: (das 8h às 20h) ela vai estar no laboratório a descobrir uma cura qualquer para uma doença esquisita, e eu tenho que me ocupar com algo,
Dahhhh???] ;))
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor alieri » quinta fev 24, 2011 19:18

Não é por nada, mas já deixávamos as vidas privadas e voltávamos ao tópico, não ?
Sigamos pelo caminho sem nos aproximarmos da falésia (sim, é um farol na Escócia)

Imagem
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Carlytos » quinta fev 24, 2011 19:22

Carlytos Escreveu:
peter_fcul Escreveu:tenciono fazer +/- o que o Prodrive fez.. ele colocou itinerario no geopt.org como fotos, e eu fiquei fascinado, tal como a minha menina...dai seguir as ideias e trajecto dele +/-.

Pena não frequentar o Forum, mas vou pedir para me arranjarem esse "artigo" e vou ver se contacto o Prodrive e o Hulkman que também lá esteve segundo me informou o Torgut.


Aqui fica o "artigo":
http://www.geopt.org/component/option,com_jfusion/Itemid,53/f,14/jfile,viewtopic.php/start,90/t,254/

prodrive by GeoPT Escreveu:Imagem

A quem interessar, aqui fica o registo da nossa viagem de 8 dias ao Reino Unido na companhia do João e da Maja (Team Hulkman).

No total, foram cerca de 1800 kilómetros, ao longo do itinerário definido no mapa:

Imagem

A primeira boa surpresa surgiu logo na primeira noite, quando vimos o sol a pôr-se timidamente às 23 horas e pouco mais de três horas depois já ser novamente "de dia". A coincidência com o solstício de Verão, e a alta latitude (56º) fizeram-nos desfrutar dos dias mais compridos do ano (com cerca de 20 horas de luz solar) e afortunadamente com os mais quentes (temperatura média de 24º C e sem chuva). Uma combinação de factores que proporcionaram bastante mais Geocaching do que estava inicialmente previsto: 152 Founds + 10 DNF's.

Uma das coisas mais surpreendentes, foi o facto de praticamente todas as caches que visitámos terem hints, senão bastante explícitas, pelo menos que ajudavam substancialmente quem procura. Um factor determinante para uma elevada taxa de sucesso. A maioria dos DNF's prendem-se com o facto das caches estarem desaparecidas, a avaliar por muitos outros DNF's na mesma semana e consequente desactivação das caches.

A nossa viagem começou na capital do reino, Edimburgh, uma belíssima cidade que cresceu nos séculos XVIII e XIX em volta do seu castelo, merecedor de uma visita guiada assim como à sua cache mais próxima que fica no exterior das muralhas, Crag & Tail.

Imagem

Não muito longe do centro, é imperdível uma visita à colina de Holyrood Park, onde há meia dúzia de caches que proporcionam uma perfeita comunhão com a natureza. Lunga 5 - Wild Edinburgh com vista sobre o lago é uma das mais belas deste parque.

Imagem

Ao segundo dia visitámos o castelo de Stirling, onde se travou a épica batalha de Stirling Bridge, retratada nos anos 90 pelos estúdios de cinema 20th Century Fox através do filme Braveheart protagonizado por Mel Gibson. Imperdível a sátira que o guia do castelo faz ao filme e a alguns factos ficcionados, impossíveis de terem sido concretizados. Stirling Castle Views é a cache do castelo que não deverão perder.

Imagem

A segunda noite foi passada em Perth, a cidade que viria a acolher um mês depois o 3º Mega-Evento do Reino Unido, com o objectivo de visitarmos na manhã seguinte o Scone Palace.

Imagem

A caminho de Stonehaven não poderíamos deixar de visitar o fabuloso castelo de Glamis, um dos mais bonitos da Escócia.

Imagem

Um dos pontos altos da nossa visita surgiu ao terceiro dia com a vista às ruínas do castelo Dunnotar em Stonehaven. A localização junto ao mar é privilegiadíssima e as vistas são de cortar a respiração. Haven Happening's, Black Hill é uma das caches mais espectaculares da Escócia e de visita quase obrigatória.

Imagem

Um dos percursos mais bonitos que fizémos foi a estrada costeira do norte, que liga Peterhead a Fraserburgh, Banff e Elgin. O facto de termos feito grande parte do percurso já com o sol baixinho, proporcionou imagens e memórias verdadeiramente idílicas e marcantes.

Imagem

O quarto dia levou-nos desde Elgin até ao Parque Natural de Cairngorms onde logámos a mítica webcam cache, e depois até à fortaleza militar de Fort George.

Imagem

Ír à Escócia e não visitar o Loch Ness e tentar avistar o Monstro Nessie é como ir a Roma e não ver o Papa. As vistas são deslumbrantes, mas não mais que o resto da Escócia. Se fizerem mesmo questão de o visitar, uma mais valia é a visita às ruínas do castelo Urquhart na margem Oeste do lago, assim como à sua cache, Monster Drive - Urquhart Castle.

Imagem

Como grande fã do épico filme The Highlander (“Duelo Imortal”) com Cristopher Lambert e Sean Connery, um dos pontos altos desta viagem à Escócia foi a visita ao castelo Eilean Donan, que foi usado na rodagem do filme, como a casa de Connor McLeod. Tivémos a felicidade de chegar ao final do dia e poder apreciar e fotografar o castelo sob uma aura mística e sem turistas.

Imagem

A cache Highlander's Home (Eilean Donan Castle) proporciona uma vista ímpar sobre o castelo, exactamente do spot onde foi filmada a cena em que Connor McLeod é expulso da aldeia de Glenfinnan.

Imagem

Como bónus, tivemos a felicidade de ouvir na primeira pessoa as histórias de bastidores das filmagens contadas pelo guia do castelo, que foi um dos inúmeros habitantes locais que participou como figurante nas filmagens do épico Highlander.

Imagem

A nossa viagem seguiu em direcção à Isle of Skye, onde mais castelos e paisagens de cortar a respiração nos aguardavam. O regresso, foi feito numa ligação marítima onde fui presenteado com uma festa de aniversário a bordo do ferry boat. Um pequeno gesto, mas que ficará guardado para sempre na minha memória, nem que seja pela dimensão descomunal do bolo de aniversário [:o)]

Imagem

Assim que chegámos a terra, tivemos mais um momento bastante aguardado que foi a visita à ponte ferroviária de Glenfinnan, usada nas filmagens do filme Harry Potter. A cache Glenfinnan View proporciona a melhor das vistas para a ponte.

Imagem

Antes de deixarmos a Escócia e entrar em Inglaterra, não poderíamos deixar de visitar o castelo de Inveraray, um dos mais magníficos do Reino Unido. Uma visita ao seu interior é absolutamente obrigatória, assim como à cache Inveraray Castle Cache.

Imagem

Para o final da viagem, ficou a cereja em cima do bolo, que foi a visita ao Stonehenge, um objectivo antigo que assim foi cumprido.
Como bónus máximo, a nossa visita coincidiu acidentalmente com a celebração celta do Solstício de Verão, pelo que teve um motivo de interesse acrescido.

Imagem

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Silvana » sexta fev 25, 2011 10:43

Encontrei um link interessante sobre que vale a pena visitar em Edinburgo e que também está no nosso plano de visitas. Assim como, este trilho do whisky . Embora de origem Irlandesa, os escoceses é que aperfeiçoaram a técnica.

Deixo aqui as sugestões de uns trilhos fantásticos. Sempre podem fazer um programa mais "à la carte".
Há uns meses atrás também descarreguei uns pdfs de uns excelentes programas de viagens pela Escócia (variam consoante o nº de dias que tens disponíveis e o tipo de turismo pretendido). Posso facultar-vos essa informação por email. Um deles incide sobre os castelos, outro sobre as Highlands, outro sobre Skye, destilarias,.... Está bastante completo e documentado.
Fica aqui um link para os "best of" da Escócia: http://www.visitscotland.com/guide/.

Boas férias! [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Torgut » terça mar 01, 2011 10:26

É engraçado que em Abril também vou passar pela Escócia. Mas nada tão ambicioso. Acontece que decidi visitar Amesterdão em Abril. Só que queria ir visitar um amigo em Newcastle e como sabia que havia uma boa ligação entre Newcastle e Amesterdão, decidi passar por lá antes. E qual é a melhor forma de chegar de Faro a Newcastle? Por Edimburgo. E já que ali estou, já agora, dou um salto a Glasgow que é mesmo ao lado. Depois disso descobri que a ligação jeitosa a partir de Newcastle já não existe... mas os meus olhos fixaram-se na viagem para Oslo por 8 Eur... e então está bem. Depois, de Oslo para Amesterdão. E para regressar de Amesterdão? Bem, aeroporto de Maastrticht. Sò que a melhor forma de chegar a Maastricht é através de um autocarro para Liege na Bélgica. Que salsada para ir a Amesterdão hein? :-) É assim que viajo.

Portanto, já lá vão os tempos em que sonhava com viagens à Escócia. Depois, passei uma semana na Irlanda e decidi que não quero mais nada com aquela parte da Europa. Não tenho paciência para o omnipresente cinzento do céu, seja lá em que parte do ano for; não tenho paciência para o stress de conduzir pela esquerda. Só vou à Escócia agora pelas circunstâncias descritas. E já agora, se vais a Glasgow, vai a Edinburgh. É mesmo ao lado.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor RavenMaster » terça mar 01, 2011 10:59

E que para nós, é muito mais agradável de visitar que Glasgow :D
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Carlytos » terça mar 01, 2011 19:02

Torgut Escreveu:E já agora, se vais a Glasgow, vai a Edinburgh. É mesmo ao lado.


Sim, esses é um dos locais onde quero ir... depois também ambiciono dar um saltinho ao GroundZero...
Tirando os sitios já citados por mim noutra postagem, pouco sobra para visitar.

Até agora a minha viagem está apenas programada a nivel de viagens:

Dia 12:
Porto - Londres (Stansted) >>> Ryanair
Londres (Stansted) - Glasgow >>> EasyJet

Dia 18:
Glasgow - Londres (Stansted) >>> EasyJet
Londres (Stansted) - Porto >>> Ryanair
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Carlytos » terça mar 29, 2011 18:08

Muito bem, a estadia em Glasgow está quase 100% definida, mas ainda falta acertar algumas coisitas... mas aqui fica para já o meu plano de viagem, se alguém quiser opinar ou sugerir algo, esteja à vontade:

Dia 12:
Partida do Porto às 06h30 - Chegada a Stansted (Londres) às 08h50
Partida de Standted às 11h25 - Chegada a Glasgow às 12h40
O resto do dia é para estar com a namorada e conhecer os museus no centro da cidade.

Dia 13:
Viagem a Edimburg. Visitar Castelo de Edimburgo; Holyrood Park; St. Margaret´s Chapel; A Milha Real (extende desde o Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyroodhouse, Scotch Whisky Heritage Centre, Writer´s Museum, A St. Giles Catedral e Holyroodhouse, além dos enumeroa monumentos e museus notáveis, como o Scout Monument, uma torre gótica erguida em homenagem a Sr Walter Scout, que oferece uma bonita panorâmica do castelo desde o alto); O Casco Antigo de Edimburgo; Palácio de Linlithgow
Caches - Crag & Tail GCHXMH; G_C10: Edinburgh Castle GC25XQP; Lunga 5 - Wild Edinburgh GC12WPF;
Obs: Outras caches poderão ser feitas, se surgirem no caminho, quer de Glasgow para Edimburg, quer vice-versa. Também gostava de fazer as Multi's e Enigmas de Edimburg, mas infelizmente não percebo nada de Inglês.
Toda esta informação não quer dizer que seja realizada, está no plano. :D

Dia 14 e 15:
Ficar por Glasgow a fazer caches.
Caches - Rugger Bugger GCWVAW; Madeleine Smith GCZRHG; Scottish Soldier GC12673; Mission Drive- International Travel Bug Exchange GC167RT; Botanic Gardens Railway Station GC1BAZN; North Woodside Flint Mill GC1BBMG; George Square GC1BBNQ; Cameron Memorial Fountain GC1BW4E; Glasgow School of Art GC1BW6A; Lord Kelvin Monument : Kelvingrove Park GC1BXW3; Highland Light Infantry : Kelvingrove Park GC1BY4N; Lord Roberts Memorial : Kelvingrove Park GC1BY65; Sheriff of Calton Creek GC1C0ZX; Mitchell Library GC1C13A; King's Theatre GC1C2XE; Citizen Firefighter GC1C645; View from Glasgow University GC1FQ9X; MOTs (NOT) done here GC1PDM4; Rise GC1PEFM; Bridge To Nowhere GC1V84Z; The Lane Under (L1) GC1X6WY; The Lane Eye (L3) GC1XMYY; The Lane Down the Side (L4) GC1YF54; The Lane 1103 (L5) GC1ZMDP; Glasgow Lighthouse GC224H1; Glasgow 2014 - SECC GC24PPF; Glasgow 2014 - Kelvingrove Park GC24PPZ; Glasgow 2014 - Kelvin Hall GC24PQC; Quiet Park GC26VZP; The lane Green GC2DWA2; Transport Me to the Bridge GC2EJH4; The street is sore GC2F76Q; A Flock Of Gargoyles GC2FJQZ; Park & Grab : Maryhill Road GC2FJWT; Big Trouble in Little Chinatown GC2FPYP; Windows in the West GC2Q0B
Obs: Outras caches poderão ser feitas, se surgirem no caminho. Também gostava de fazer as Multi's e Enigmas de Glasgow, mas infelizmente não percebo nada de Inglês.
Toda esta informação não quer dizer que seja realizada, está no plano. :D

Dia 16:
Viagem a Stirling. Visitar o Castelo de Stirling; Monumento Wallace; Bannockburn Heritage Centre; e provavelmente o alojamento Argyll, o Old Town Jail, King's Park, o Burgo Real de Stirling Visitor Centre, a Igreja do Rude Santa Casa Darnley, a Casa João Cowane's / Queen Mary's Palace, o Tolbooth e o Mercat Cruz.
Caches - Stirling Castle Views GC17ZG9; RAF Stirling GC1A0PJ; Robert Burns and Stirling's Statues GC1FY7V; Robert Burns and Black Russel GC1GB4B; The Cedar of Lebanon GC1H94V; Stirling Golf Club GC1H950; Ailie's Wildlife Garden GC1K8QW; A Stirling Sanctuary GC1K8R6; Butt Well GC1KT4P; A Bison in Stirling? GC1WYCA; Cup and Rings GC1WYW4; The Drinking Fountain GC1WYX5; King's Park Too GC1X2T7; The Oldest Pub in Stirling GC1X84V; St Thomas's Well - resurgence GC259ZK
Obs: Outras caches poderão ser feitas, se surgirem no caminho. Também gostava de fazer as Multi's e Enigmas de Stirling, mas infelizmente não percebo nada de Inglês.
Toda esta informação não quer dizer que seja realizada, está no plano. :D

Dia 17:
Ainda não está decidido, mas pode ser ir visitar o Castelo de Doune, talvez o Castelo de Glamis, ou o Castelo Dunnotar (e assim fazer uma das caches mais espectaculares da Escócia e de visita quase obrigatória - Haven Happening's, Black Hill GCV0WT), Loss Nech e o Castelo Urquhart, como também poderei ir visitar o Castelo de Inveraray.
Caches - Depende do(s) sitio(s) onde for, mas tentarei fazer o maximo possivel.
Obs: Toda esta informação não quer dizer que seja realizada, está no plano. :D

Dia 18:
Regresso a Portugal
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 29, 2011 18:28

Sabes que o Google Translator está cada vez melhor, e é uma ferramenta que já começo a recomendar. Os meus colegas norte-americanos usam-no quando têm que ver algum documento escrito em espanhol ou português (é uma clara desvantagem dos norte-americanos quando têm que trabalhar com a América Latina) e só tenho que fazer uma ou duas grandes correcções.

Se tens alguma mistério ou multi que queiras mesmo fazer, podes tentar correr o Translator e depois logo vês se o resultado é intelígivel ou não - e, se quiseres, podes mandar-me o resultado para que eu veja se faz sentido e dar "um toquezinho" se necessário (desde que não me mandes 100 traduções para rever, tudo bem; e desde que seja inglês - português e não envolva nenhum idioma das Highlands, por favor...).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Carlytos » terça mar 29, 2011 18:36

lynxpardinus Escreveu:Sabes que o Google Translator está cada vez melhor, e é uma ferramenta que já começo a recomendar. Os meus colegas norte-americanos usam-no quando têm que ver algum documento escrito em espanhol ou português (é uma clara desvantagem dos norte-americanos quando têm que trabalhar com a América Latina) e só tenho que fazer uma ou duas grandes correcções.

Sim, já tinha pensado nisso. Por iniciativa instalei o Google Translator no PDA e vou comprar um Plano de Internet.

lynxpardinus Escreveu:Se tens alguma mistério ou multi que queiras mesmo fazer, podes tentar correr o Translator e depois logo vês se o resultado é intelígivel ou não - e, se quiseres, podes mandar-me o resultado para que eu veja se faz sentido e dar "um toquezinho" se necessário (desde que não me mandes 100 traduções para rever, tudo bem; e desde que seja inglês - português e não envolva nenhum idioma das Highlands, por favor...).

Vou tentar desvenda-las sozinho mas sem me cansar muito e prometo também não te aborrecer com essa questão, mas se sugir um alfinete a picar-me no meio daquele palheiro desvendado, aí não custa muito incomodar-te. :D
Ma é como digo, mesmo sem multis e inigmas, tenho caches ao pontapé por lá! [^]

De qualquer das formas, um MUITO Obrigado pela ajuda prestada e dispensada! :clap:
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Carlytos » terça abr 19, 2011 22:39

Apenas para informar que depois de 6 dias na Escócia, apenas consegui achar 19 caches, e porquê? Por 4 motivos:
1º - Namorada! Eu queria ir fazer geocaching, ela a querer levar-me a visitar os locais e comprar "recordações" em todas as lojas...
2º - Caches sem manutenção e desaparecidas à meses...
3º - Coordenadas com erros grosseiros de 30m
4º - As caches estavam em Inglês... e eu sou Português. :D
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Silvana » quarta abr 20, 2011 08:39

Carlytos Escreveu:Apenas para informar que depois de 6 dias na Escócia, apenas consegui achar 19 caches, e porquê? Por 4 motivos:
1º - Namorada! Eu queria ir fazer geocaching, ela a querer levar-me a visitar os locais e comprar "recordações" em todas as lojas...
2º - Caches sem manutenção e desaparecidas à meses...
3º - Coordenadas com erros grosseiros de 30m
4º - As caches estavam em Inglês... e eu sou Português. :D

O importante terá sido conhecer melhor os locais visitados. [;)]
Tirastes fotos?
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor hfilipe » quarta abr 20, 2011 09:12

Bem-vindo de volta!
19 caches em 6 dias não é um rácio muito mau. O que importa é que te tenham dado prazer e mostrado coisas novas. E já agora, quantos DNF's?
Não te queixes que a namorada queria estar contigo e fazer coisas normais de quem está noutro país! É sinal que ainda tem pachorra para te aturar. :D [}:)]
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Carlytos » quarta abr 20, 2011 09:28

Silvana Escreveu:O importante terá sido conhecer melhor os locais visitados. [;)]
Tirastes fotos?

Sim, os locais que visitei foram deveras importante e magníficos. Depois irei contar a minha viagem, os locais que visitei, o que comi, etc...
Tirei fotos, mas ficaram em Glasgow, estou à espera que me as enviem, e assim fazer o resumo da viagem.

hfilipe Escreveu:Bem-vindo de volta!
19 caches em 6 dias não é um rácio muito mau. O que importa é que te tenham dado prazer e mostrado coisas novas. E já agora, quantos DNF's?
Não te queixes que a namorada queria estar contigo e fazer coisas normais de quem está noutro país! É sinal que ainda tem pachorra para te aturar. :D [}:)]

DNF's foram 15, mas poderiam ter sido mais, mas como já sabia de antemão que algumas caches ali não estavam ou estavam desactivadas nem sequer lá fui.
Sim, nisso tens razão, ela bem se esforçou para me acompanhar em todos os locais, me dar a conhecer o maior numero dos locais possíveis num curto espaço de tempo, etc... nisso, não me posso queixar. 8-)
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Escócia] Glasgow em Abril

Mensagempor Torgut » sábado abr 23, 2011 13:24

EU acabei por não ir à Escócia: passei a noite com dor de estômago na véspera do vôo e para além de querer dormir tambem não quis arriscar viajar. Acabei por comprar um bilhete (ao triplo do preço) para Newcastle, onde, já agora, o Geocaching é bastante bom, e dai para Manchester e depois Amesterdão.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

AnteriorPróximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron