• Anúncios

Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Moderador: Moderadores

Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor lynxpardinus » quinta fev 17, 2011 12:01

Quando se instituiu o concurso mensal de fotografia, um dos objectivos era melhorar a qualidade dos logs nas caches portuguesas, enriquecendo-os com fotografias. Pretendia-se incentivar, inspirar os geocachers a levar uma máquina fotográfica a tiracolo e a colocar fotografias nos logs - quaisquer fotografias valiam o esforço, não precisavam de ser as autênticas obras de arte que se vêm no concurso actual.

A maioria dos logs de hoje não são tão interessantes quanto poderiam (para ser simpático e diplomático). Também podemos argumentar que a maioria das pessoas que vai escrever esses logs não ligaria a um potencial concurso. Mas acho que podíamos pensar num concurso mensal de melhores logs submetidos em caches portuguesas. Sendo que esse concurso também poderiam ser apoiado com menções nas caches de owners que o suportassem.

Qual a vossa opinião?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor rifkinda » quinta fev 17, 2011 12:08

Explica melhor a tua ideia? É que logs mensais são demasiados... é impossível uma pessoa (ou mesmo um pequeno conjunto de pessoas) ler todos e seleccionar os melhores para irem a votação...
Seriam os próprios autores dos logs que os submetiam a concurso, tal como no concurso fotográfico?

A ideia parece-me interessante, mas tem de se pensar melhor como funcionaria um concurso desses.


Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor lynxpardinus » quinta fev 17, 2011 12:44

Para funcionar, penso que teríamos que ter regras semelhantes às do concurso geo-fotográfico, com os geocachers a submeterem os seus próprios logs. Ou, seriam os owners a fazê-lo (uma alternativa).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor elpombero » quinta fev 17, 2011 12:50

lynxpardinus Escreveu:Ou, seriam os owners a fazê-lo (uma alternativa).

Parece-me uma boa alternativa!
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MightyReek » quinta fev 17, 2011 13:17

elpombero Escreveu:
lynxpardinus Escreveu:Ou, seriam os owners a fazê-lo (uma alternativa).

Parece-me uma boa alternativa!


Por exemplo, e se fizermos um grande log numa cache cujo owner não o submete a concurso?
Acho que uma alternativa engraçada seria submeter os que encontrarmos e depois da votação, contactar quem o fez para lhe dar os parabéns, caso não siga o concurso...

Edit:
Para mim seria grande motivo de orgulho receber um mail via geo.com a dar-me os parabéns por o meu log ter sido votado o melhor do mês por alguma comunidade onde quer que fosse...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor elpombero » quinta fev 17, 2011 14:21

MightyReek Escreveu:Por exemplo, e se fizermos um grande log numa cache cujo owner não o submete a concurso?

Tens razão, não tinha pensado nisso... [:I]
Mas:
MightyReek Escreveu:submeter os que encontrarmos

E os que não encontrarmos? Não ia dar ao mesmo?
Estou a ver que isto não vai ser fácil...
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MightyReek » quinta fev 17, 2011 19:15

MightyReek Escreveu:submeter os que encontrarmos

E os que não encontrarmos? Não ia dar ao mesmo?
Estou a ver que isto não vai ser fácil...[/quote]

Os logs que encontramos... Que detectamos... Nossos ou não, em caches nossas ou não...
É só uma ideia.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor geo-amd » quinta fev 17, 2011 21:44

Podia funcionar assim:
Qualquer membro do fórum teria a capacidade de nomear até três logs por mês, logs que tivessem sido escritos nos dois meses anteriores. Seria possível nomear logs de qualquer geocacher, incluindo logs do próprio. As "Lost & Found stories" do geo.com usam um esquema parecido.

O sucesso da competição dependeria de haver membros do fórum com vontade em nomear logs e em participar na votação.

Pessoalmente, ligo alguma coisa aos logs, mas não muito. Como não sou entusiasta, provavelmente só nomearia algum log interessante que surgisse numa cache minha.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor acasim » quinta fev 17, 2011 23:23

Confesso que não costumo ler outros logs, para além dos que escrevem nas minhas caches, ou dos que encontro na preparação de caches que vou visitar. Por isso, penso que dificilmente me atreveria a sugerir um log para uma eleição destas, pois nestes grupos é raro encontrar logs que me pareçam destacar-se.

Por outro lado, com um concurso destes, pessoas como eu teriam a oportunidade de ler logs interessantes, destacados por quem os apanha, e sem grande esforço. Só por isto acho que é uma ideia que vale a pena por em prática. Acho até que não é preciso tentar arranjar logo à partida as melhores regras -- pode avançar-se com um conjunto de regras básicas e, se for caso disso, fazer ajustes passados 2 ou 3 meses.
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MAntunes » sexta fev 18, 2011 07:53

Quanto mais diversificado for o método de inscrição de logs, maiores condições de haver uma participação alargada haverão.

Por isso, parece-me que os logs poderiam ser inscritos pelos três métodos a seguir indicados;

- por quem os leu e julgou merecedores de discriminação positiva (para mim o melhor e mais puro método)

- por por quem os fez (poderá estar a evidenciar o seu log)

- por quem os recebeu numa cache sua (poderá estar a publicitar a sua cache)


Todos estes métodos poderiam, como disse, ajudar a uma participação alargada mas, como evitar a duplicação de inscrições?

Por exemplo,

- eu evidencio um log que me pareceu catita e inscrevo-o com um link trabalhado, apresentando um log catita

- outro utilizador do forum diz simplesmente http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 57c3489e6b

- outro ainda, diz este fez o log later mais extenso que já li

Como detectar que todos estes logs são o mesmo?

Vai haver mais trabalho manual de alguém ao fazer a triagem antes de submeter os candidatos a votação? Ou, poderá ser desenvolvido um método automático que elimine duplicações? E depois, como decide esse método qual a inscrição a manter sem que alguém fique, como dizer, melindrado? Data-hora da submissão aqui no forum?

Por outro lado, das ideias acima indicadas, discordo da periodicidade dos 2 meses. Sugiro a periodicidade e os timmings dos concursos geofotográficos. Um mês, inscrição até dia 10 dos logs do mês anterior, e votação até dia 20.

Seja como for, caso se avance, tentarei dar uma olhada diária aos latest logs e detectar algo que seja merecedor de destaque. ;-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor rifkinda » sexta fev 18, 2011 10:28

Manuel, não percebo a parte em que dizes que alguém pode ficar melindrado (em casos de várias pessoas sugerirem o mesmo log).
Acho que o vencedor aqui é sempre o autor do log vencedor, independentemente de ter sido ele ou não a submeter o log a concurso.
O vencedor, a meu ver não seria quem propõs o log a concurso.

Concordo com o serem só logs do mês anterior e de no máximo cada pessoa só poder propôr 3 logs.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor lynxpardinus » sexta fev 18, 2011 14:26

Concordo com a ideia do Manuel de que os logs podem ser submetidos de qualquer uma das formas mencionadas. O número de vezes que um log é submetido, não será necessariamente relevante, uma vez que poderíamos condensar todas as submissões numa página de votação, como para o geo-concurso, e eliminando as duplicações.

E concordo que deveriam ser só os logs referentes ao último mês, seguindo as guidelines básicas (e já testadas) do geo-concurso fotográfico. Penso também que (e aqui diferiria do geo-concurso fotográfico) deveriam ser só aceites logs em caches portuguesas.

P.S- Isto está a tomar forma...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MAntunes » sexta fev 18, 2011 15:26

rifkinda Escreveu:Manuel, não percebo a parte em que dizes que alguém pode ficar melindrado (em casos de várias pessoas sugerirem o mesmo log).
Acho que o vencedor aqui é sempre o autor do log vencedor, independentemente de ter sido ele ou não a submeter o log a concurso.
O vencedor, a meu ver não seria quem propõs o log a concurso.

Concordo com o serem só logs do mês anterior e de no máximo cada pessoa só poder propôr 3 logs.

Rifkinda


Tens razão.

Não faz qualquer sentido o meu receio/observação.

Então, é mesmo só arranjar um método o mais automático possível para evitar as duplicações, e esperar mais alguma outra sugestão que melhore ou complemente o que já se tem e ...avançar com este projecto.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor geo-amd » sexta fev 18, 2011 20:16

MAntunes Escreveu:... caso se avance, tentarei dar uma olhada diária aos latest logs e detectar algo que seja merecedor de destaque. ;-)

Como promover esta atitude, e fazer com que o máximo de pessoas tenha vontade de dar uma voltinha pelos logs de vez em quando. Ou seja, como ajudar a que a maioria dos logs interessantes não passe despercebida. Penso que o seguinte ajudaria imenso (se não for demasiado difícil de implementar...)

    - Mantendo a lista de logs existente, criar mais três listas parciais: (1) uma só com os logs com um número de linhas entre 3 e 6; (2) outra com logs com um número de linhas entre 7 e 12; (3) outra com os logs com 13 ou mais linhas. [Os limites que definem as fronteiras podiam ser diferentes, claro.]

    Hoje apetece-me dar uma voltinha pelos logs de tamanho médio porque não tenho paciência para ler coisas muito longas... pronto, usando a lista dos logs médios é fácil...
Já agora, por vezes considera-se que os logs maiores tendem a ser os melhores, e talvez haja alguma verdade nisso. Contudo acredito que um log engraçado de tamanho médio terá mais hipóteses de ganhar uma votação, pois nem todos os votantes têm paciência para ler a absorver o conteúdo de vários logs grandes, para efeitos de comparação.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor geo-amd » sexta fev 18, 2011 20:22

Outra ideia. Penso que seria engraçado se a primeira edição do concurso tivesse regras especiais:

    - Excecionalmente, todos os logs do passado (desde 2001) seriam admitidos. Além disso, cada proponente de logs seria aconselhado a incluir também um dos seus próprios logs.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Próximo

Voltar para Concursos de melhores logs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron