• Anúncios

E o geocaching no Brasil?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

E o geocaching no Brasil?

Mensagempor lynxpardinus » domingo jan 30, 2011 20:17

Pois, parece que, apesar de com uma dimensão claramente menor que o português, está a acelerar. Em Dezembro, bateu-se o recorde de cache publicadas - 44, segundo o blog do Felídeo ( http://geocachernews.blogspot.com/2011/ ... -2010.html )
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor rifkinda » domingo jan 30, 2011 23:30

Parece-me bem! Até porque uns dos nossos melhores amigos em princípio vão-se mudar para lá brevemente! :wink:
É bom que apareçam mais caches por lá, para as procurarmos quando os formos visitar. 8-)

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor geo-amd » segunda jan 31, 2011 21:41

Fiz aqui umas continhas rápidas e...

    - Se o Brasil tivesse a mesma percentagem de caches por habitante que Portugal tem, então teria 152556 caches (i.e. mais de cem mil caches).
    - Se tivesse a mesma percentagem de caches por Km2 que Portugal tem, então teria 836971 caches (i.e. perto de um milhão de caches).
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor Silvana » terça fev 01, 2011 09:29

O Brasil ainda tem 3 caches activas plantadas em 2001.

A Mission4 creio que era uma das caches que o Garri tinha em mira.
Não é esta que está guardada por uma tribo de índios?
Deve ser fantástica!
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor felideo » terça fev 01, 2011 12:28

Acho legal vocês estarem olhando o Geocaching Brasileiro! Lembro que quando comecei com o geocaching, haviam pouco mais de 250 ou 300 caches em Janeiro do ano passado! O esperto vem crescendo e vamos ajudando como podemos, lançamos campanhas com metas de colocação de caches por aqui, já foram feitas a "Brasil 500 Caches"; "Brasil 700 Caches" e agora estamos na "Brasil 900 Caches", tambem foi lançada uma campanha "Brasil 100 EarthCaches" e os poucos praticantes ativos vivem se comunicando e vendo como podem ajudar na expansão do geocaching daqui.

Eu costumava ser bem ativo, mas devido a problemas pessoais tive de me ausentar da busca dos caches e de esconde-los tambem, agora vou atraz de um cache sempre que possivel, mas vou levando o blog e divulgando como posso para ver se atraio alguns para-quedistas na net!

Eu e os Moura também já conseguimos umas matérias em alguns jornais e revistas, on-line ou impresso que já é uma ajudinha. Quem sabe daqui para o final do ano conseguimos uma melhora ainda maior do que a do ano passado???

Se alguém tiver ideias de divulgação ficaremos felizes em aceita-las!!! [:D]

Até mais!!!
Avatar do Utilizador
felideo
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: terça mai 18, 2010 00:21

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor MAntunes » terça fev 01, 2011 12:50

Bem vindo. :)

Há uns anos atrás, quando tentei implementar a IMC Nr 2 (International Multi Cache) também tentei incluir o Brasi e cheguei até a ter um contacto que aderiu. Mas depois teve que sair do projecto, por motivos particulares.

Mais tarde, quando tentei dar mais dinâmica à secção portuguesa dos Foruns da GroundSpeak, apoiei a sugestão do "HDV" para que se mudasse o logotipo para algo mais abrangente - o ícone da CPLP e dos PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa) . Não tivemos sorte e entretanto, foi criada a secção Brasileira nos Foruns da GS.

Por isso, respondendo à pergunta sobre ideias de divulgação, sugiro que comecem a colocar nas páginas das caches links (*) para os sites e foruns que referem o geocaching no Brasil e/ou em Lingua Portuguesa.

Outra sugestão seria a de criar uma secção dedicada ao Brasil, aqui neste forum, estando, obviamente todas as outras secções disponíveis para utilização pelos nossos irmãos brasileiros. Mas se tivessem uma secção dedicada, talvez se sentissem mais entusiasmados a aparecerem nestes foruns.

Quando os geocachers brasileiros começarem a comunicar mais entre vocês e connosco, estou certo que a divulgação crescerá. :)

(*) eu e muitos outros, temos nas nossas caches algo parecido com isto (links clicáveis para os sites e/ou foruns)

SH_01 2011-02-01 12.42.jpg
convite existente nas minhas caches
SH_01 2011-02-01 12.42.jpg (7.77 KiB) Visualizado 7328 vezes
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor felideo » terça fev 01, 2011 19:44

Acho legal a criação de um espaço brasileiro aqui, mas no próprio fórum da GC e em alguns outros no Brasil o movimento é bem pouco, eu mesmo não sou de falar muito e só posto algo quando necessário...

Mas nas minhas paginas de Geocaching eu sempre coloco vários links espalhados para o blog e nas da minha irmã também, o que leva alguns para-quedistas estrangeiros para lá!!!!

Pergunta ao nosso amigo Lynx que abriu este tópico: Como achou o blog???
Avatar do Utilizador
felideo
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: terça mai 18, 2010 00:21

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 01, 2011 22:05

Oh! Fácil! Por questões profissionais tenho ido algumas vezes a São Paulo e, de vez em quando, encontro algumas caches por lá. Numa delas, espreitei os logs e, no teu log, como assinatura, tens o link para o teu blog. Aliás, já lá tinha escrito em Junho ou Julho (na altura ainda tinha uma roupagem diferente).

Para além das iniciativas que o Manuel refere, sugeriria também que marcassem eventos, incluindo regulares. Os eventos têm algumas vantagens:
- permitem a divulgação e, consequentemente, o aumento do número de geocachers, nomeadamente junto de amigos que são convidados;
- reforçam a comunidade, criam uma ligação entre todos;
- permitem o apadrinhamento de membros mais recentes, facilitando a integração e ajudando a criar um geocaching de qualidade (a nível de colocação de caches, cuidados na busca, manutenção,...)

A penetração (o aumento do número de geocachers) vai acontecer naturalmente - a tendência é muito forte, uma vez que este jogo 'bate' claramente num número de dimensões importantes (tecnologia, aventura, natureza, família). Mas, o ponto da educação de forma ajudar à criação e manutenção de qualidade, vai ser um desafio (como foi em quase - ou todos - os países onde se registou um crescimento exponencial de geocachers e caches.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor felideo » quarta fev 02, 2011 01:03

Não to de muito bom humor, pois meu patrão me encheu o saco sem motivo algum as 23:00 horas da noite, mas tive uma ideia interessante...

Como o Linx disse, seria legal criar encontros mais regulares. Se não me engano os daqui tiveram uns vários meses de distancia um do outro (pelo menos uns 6). Então pensei em um parque que tem aqui perto de casa, de um bom tamanho, onde já existem 4 Geocaches postados e pode haver, pelo menos, a possibilidade de saturar ele com uns 50 caches!!!

O que pensei foi: havendo um parque saturado de diferentes tipos de caches, dificuldades e afins e tendo nele encontros regulares pode haver um significativo crescimento no geocaching local???
Avatar do Utilizador
felideo
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: terça mai 18, 2010 00:21

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor felideo » quarta fev 02, 2011 01:04

Esqueci!! Linx!!! Quando vier para o Brasil avisa!!! A gente combina de pegar uns caches por ai e fazer algo de interessante!!!
Avatar do Utilizador
felideo
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: terça mai 18, 2010 00:21

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor Ankhesenamon » quarta fev 02, 2011 04:34

Olá Pessoal,
Acabei de me associar à comunidade Portuguesa, espero poder dividir experiências e contribuir para uma estreita relação entre Portugal-Brasil-Portugal.
Muitas vezes observamos Portugueses aqui no Brasil, e algumas vezes até Brasileiros em Portugal.
O que me fez vir para essa comunidade foi justamente esse tópico, achei muito legal um tópico sobre os caches Brasileiros e gostaria de contribuir com algumas informações.
Realmente o GC cresce lentamente no Brasil, mas tem avançado muito, quando entramos a mais ou menos um ano e meio, havia pouco mais de 300 caches e hoje temos 728, um grande avanço...
Meu marido e eu somos muito ativos e fazemos tudo para divulgar o GC.
Promovemos encontros, conseguimos algumas matérias na mídia, divulgamos boca a boca, lançamos campanhas para o aumento de números de caches colocados, primeiro foi o Brasil 500, depois o Brasil 700 e agora estamos com o Brasil 900.
Ultimamente tivemos várias associações e isso nos deixou muito felizes.
Como sabem temos um cache muito importante aqui em São Paulo, 0 1500 São Paulo, (GC22VM3) cache irmão do 1500 Lisboa (GC220CH) e estamos muito felizes com essa união, esperamos realizar outras em breve.
Bom, espero contribuir e se tiverem perguntas sobre nossos caches, fiquem a vontade. :lol:
Até Breve
Abcs
Carla Moura
Bjs
Carla Moura
Geocaching - Pratique essa idéia!"
A responsabilidade social e a preservação ambiental
significa um Compromisso com a Vida "
Ankhesenamon
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: terça fev 01, 2011 04:37
Localização: São Paulo - Brasil

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor MAntunes » quarta fev 02, 2011 08:04

felideo Escreveu:...
O que pensei foi: havendo um parque saturado de diferentes tipos de caches, dificuldades e afins e tendo nele encontros regulares pode haver um significativo crescimento no geocaching local???


A concentração de caches numa determinada zona é, realmente um chamariz, tenho que admitir. Mas, nunca sacrifiquem a qualidade à quantidade. Se querem fazer crescer o geocaching no Brasil - quem tem enormíssimas qualidades naturais -, façam-no mas não 'saturem' zonas. Não coloquem caches só pelo número ou a moeda pode virar-se e tornar-se em algo negativo. As pessoas poderão começar a pensar que geocacing é esconder algo em qualquer buraco que apareça.

No tempo em que eu aderi ao geocaching, a definição mais vezes repetida era; "mostrar algo que de outra forma não se conheceria". Esta definição mudou muito mas tentem tê-la sempre presente e, incentivar o crescimento, sim, mas não saturem os locais. ;-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor lynxpardinus » quarta fev 02, 2011 08:39

Obrigado Felídeo! Eu prometo que, de próxima vez que for (que penso será por Abril), se quiserem, combinamos alguma coisa.

Ibirapuera (é dele que estavas a falar, certo?) é um parque excelente, com muitas e boas possibilidades de colocar caches excelentes. De certa maneira, é como um Central Park tropical - bastante vegetação, lagos, esculturas interessantes, edifícios,... Não faltam potenciais esconderijos e boas histórias para contar. Como diz o MAntunes, o importante seria não banalizar, não colocar caches só porque sim - basta ter algum cuidado no esconderijo, na caixinha, na história, para proporcionar uma experiência muito melhor a quem procura uma cache lá. Ou em qualquer outro sítio, porque não faltam bons lugares no Brasil!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor felideo » quarta fev 02, 2011 11:15

Na verdade não estou falando do Ibirapuera não... O o Parque do Ibirapuera tem uns 15 caches... kkk Mas a ideia é quase essa!!!
Avatar do Utilizador
felideo
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: terça mai 18, 2010 00:21

Re: E o geocaching no Brasil?

Mensagempor Ankhesenamon » quinta fev 03, 2011 07:46


A concentração de caches numa determinada zona é, realmente um chamariz, tenho que admitir. Mas, nunca sacrifiquem a qualidade à quantidade. Se querem fazer crescer o geocaching no Brasil - quem tem enormíssimas qualidades naturais -, façam-no mas não 'saturem' zonas. Não coloquem caches só pelo número ou a moeda pode virar-se e tornar-se em algo negativo. As pessoas poderão começar a pensar que geocacing é esconder algo em qualquer buraco que apareça.

No tempo em que eu aderi ao geocaching, a definição mais vezes repetida era; "mostrar algo que de outra forma não se conheceria". Esta definição mudou muito mas tentem tê-la sempre presente e, incentivar o crescimento, sim, mas não saturem os locais. ;-)



Concordo plenamente, temos que mostrar as mavavilhas do Brasil, com caches interessantes, criativos e estimulantes :clap:
Bjs
Carla Moura
Geocaching - Pratique essa idéia!"
A responsabilidade social e a preservação ambiental
significa um Compromisso com a Vida "
Ankhesenamon
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: terça fev 01, 2011 04:37
Localização: São Paulo - Brasil

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes

cron