• Anúncios

Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor Silvana » segunda jan 17, 2011 10:15

Para se tirar uma fotografia é preciso definir a quantidade de luz que se deixa passar para o filme e o tempo durante o qual essa luz passa. Estas são as duas variáveis que determinam a exposição e designam-se abertura do diafragma e tempo de exposição. A abertura refere-se à quantidade de luz que passa num dado instante para o filme, o tempo de exposição expressa o tempo durante o qual o filme recebe essa quantidade de luz. Podemos obter a mesma exposição com diferentes combinações de abertura e tempo de exposição: se se aumentar a abertura pode-se expor durante menos tempo e vice-versa.

Quer a abertura quer o tempo de exposição são expressas em escalas logarítmicas, nas quais cada ponto da escala deixa passar metade da luz do que o seguinte. O tempo de exposição é expressa em segundos e fracções de segundo que correspondem ao tempo durante o qual o obturador abre para deixar passar a luz para o filme. A maior parte das máquinas fotográficas permite utilizar os seguintes tempos de exposição: 1 segundo, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500 e 1/1000 de segundo. Estes tempos de exposição são usualmente apresentadas de forma abreviada, mostrando apenas o denominador da fracção (1, 2, 4, 8, 16, 30, 60, 125, 250, 500 e 1000).


Imagem
Nikon FE2 – Selector do tempo de exposição.

A abertura é expressa pela relação entre a distância focal da objectiva e o diâmetro da abertura do diafragma que deixa entrar a luz. Assim, uma objectiva de 50mm que deixe passar a luz por uma abertura de 25mm de diâmetro tem um abertura igual à distância focal (f) a dividir por 2, ou seja f/2. Frequentemente, representa-se a abertura apenas pelo denominador desta fracção, apresentando-se neste caso o número 2 para se referir esta abertura. Compreende-se assim facilmente que, quanto menor for o número da abertura, mais luz passa através da objectiva. É comum encontrar escalas de abertura com os seguintes valores: 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16 e 22. Também nesta escala cada valor deixa passar metade da luz do que o precedente, pelo que se pode fazer uma tabela de conjugações de abertura e tempo de exposição para se obter exactamente a mesma exposição:

Tempo de Exposição / Abertura:
1/2 - 32
1/4 - 22
1/8 - 16
1/16 - 11
1/30 - 8
1/60 - 5.6
1/125 - 4
1/250 - 2.8
1/500 - 2
1/1000 - 1.4

Alguém costuma "jogar" com estas variáveis? Notam-se resultados significativos nas fotografias? :?:


Texto Cedido por Rui Grilo.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor ajsa » segunda jan 17, 2011 11:34

Sim, sempre!

Muito embora as actuais máquinas digitais já apresentem melhorias absolutamente encantadoras na medição da luz, calculo de ISO ideal, balanço de brancos e muitas outras questões, ainda estão longe de conseguirem a fotografia sem a intervenção do fotógrafo.

Por exemplo, se eu der um valor de f baixo irei obter um fotografia com menor profundidade de campo o que será a situação ideal para um retrato.
Neste caso o tempo de exposição terá de ser inferior.

O melhor conselho que poderei dar é "Fujam dos modos automáticos como o diabo foge da cruz".
Inventem, experimentem afinal não pagam mais por isso e já não têm custos de revelação. :)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor allien » segunda jan 17, 2011 13:50

Existem outros, mas de momente o que apareceu foi:

http://dryreading.com/camera/index.html

Um simulador de fotografia onde se percebe as consequências da manipulação da "abertura" e da "velocidade".
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor CPTeam » terça jan 18, 2011 16:56

Normalmente ando com a máquina (Canon EOS500D) em AV, ou seja, prioridade à abertura e com valores de f/ o mais baixos que a objectiva permite (3.5-4.5).

Só quando quero apanhar uma paisagem ou quando as condições de luz não o permitem é que uso outras configurações.

Com a objectiva que está previsto adquirir (prime 50mm f1.8), a coisa já não deve ser assim tão simples, mas os resultados devem ser inversos à simplicidade...

A compacta (Canon PowerShot A610), essa anda sempre em Auto [:(] .

Existe um curso grátis que o alieri (creio) aqui colocou em tempos que ensina imenso sobre estes factores. Basta procurar no iutubi por "tripode".
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor geo-amd » sábado jan 29, 2011 11:43

Mais uns links interessantes:

Devo dizer que ainda estou para fazer a minha primeira experiência.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2277
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor MAntunes » sábado jan 29, 2011 16:07

Eu já fiz algumas tentativas de usar estas técnicas mas não fui muito bem sucedido.

Primeiro, adianto que não tenho uma DSLr nem uma compacta. Tenho uma 'nem carne, nem peixe' ou bridge. A Canon IS S5. Uma superzoom com lente fixa, que permite, zoom optico 12x e tem a maior parte das funcionalidades de uma DSLr.
Mas falta-lhe algo importantíssimo; gravar as fotos em formato RAW para aproveitar todas as possibilidades disponíveis no momento de carregar no botão.

Mas, diga-se em abono da verdade que, mesmo assim, o elemento mais fraco no momento de tirar a foto, sou eu.
Com a tecnologia que tenho à disposição, deveria conseguir fazer melhor.

Bom, vim aqui para dizer que tenho tido alguma dificuldade na questão da abertura e tempo e se puderem dar-me alguma dica, agradeço.

Tenho usado as funcionalidades Av e Tv (prioridade à abertura e prioridade à velocidade) e as fotos saiem-me algo azuladas, apesar de eu fazer a compensação sugerida no manual.

Exemplo;

Luz & Escuridão

Milha XIV Bracara Augusta

O Santo Graal

Frecha da Mizarela - com velocidade média

Frecha da Mizarela - com velocidade rápida

Frecha da Mizarela - com velocidade lenta

e chega 8-)

Que estou a fazer mal?
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor ajsa » sábado jan 29, 2011 18:35

Não connheço a tua máquina mas a primeira coisa que me vem à mente é o balanço de brancos.
Vou ler um pouco sobre a tua máquina e já te digo algo mais em concreto.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor ajsa » sábado jan 29, 2011 19:45

MAntunes Escreveu:Mas falta-lhe algo importantíssimo; gravar as fotos em formato RAW para aproveitar todas as possibilidades disponíveis no momento de carregar no botão.


Não, Manel, não é bem assim!
Basicamente um ficheiro RAW não é nada mais nada menos que um ficheiro com a informação capturada pelo sensor da máquina sem absolutamente nenhum processamento.
Vou aproveitar a deixa e fica a promessa dum artigo sobre as vantagens e desvantagens (sim, também as tem) de ficheiros RAW.

Estive a ver o EXIF das fotos que indicaste e todas elas apresentam o balanço de brancos "White Balance" em modo manual.
Sabes dizer qual o modo de balanço de brancos que tens definido na tua máquina?
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor ViperUnderground » sábado jan 29, 2011 20:55

MAntunes Escreveu:(...)
Que estou a fazer mal?


Só te sai fotos em tom azulado?
É que quando tive problemas com a minha Canon ( error 99 ), ela tirava-me as fotos em tom azulado e roxo antes de "dar o berro" :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor Sagitario » sábado jan 29, 2011 22:19

Messior Manele Antunes.

A tal compensação que falas. É o quê em concreto.
Se nessa compensação der para alterar de alguma forma qq coisa em números, e se for na casa dos 4 dígitos, coloca esses numero acima de 5700 e experimenta de novo.

Abraço
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor MAntunes » sábado jan 29, 2011 23:46

Obrigado pelas respostas! :-)

António. Realmente tinha o WB em manual. Nunca me tinha lembrado de verificar esse parâmetro. :oops: Já o coloquei em automático.

Vou ficar à espera das tuas sábias palavras sobre a vantagem ou não dos ficheiros RAW. :-) É que entretanto, o HFilipe enviou-me a dica de que é possível colocar a minha máquina a gravar em RAW, usando este software http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK . Vamos lá a ver se menos potente sensor da minha máquina não tornará essa possibilidade num constrangimento ao desprezar os automatismos da máquina. Obrigado, de qualquer modo, Helder Filipe.

Jorge, a compensação que faço é, ao variar a velocidade ou abertura a máquina especifica automaticamente o outro parâmetro (mas não o balanço de brancos porque estava em manual) e eu só tenho que variar o parâmetro principal (Tv ou Av) dentro de uma determinada range que a máquina me deixa no momento, tendo em conta as condições do local e luminosidade. Nunca reparei nos números de 4 digitos - acho que não tem - ela apenas mostra o parâmetro secundário a vermelho se eu estou a sair da zona óptima de escolha.

Amanhã já vou explorar estas técnicas para um aviário aterrorizador. :lol:
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor Sagitario » domingo jan 30, 2011 00:06

Estou a baixar o manual da tua canon, mais logo já te digo se o modo manual do balanço de brancos permite fazer ajustes e de que tipo.

Abraçio [:P]
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor MAntunes » domingo jan 30, 2011 09:47

Obrigado, Jorge.

Mais que a leitura do manual, o que espero são os vossos conselhos uma vez que eu passei de uma compact para uma bridge e nunca mexi a sério nos parâmetros abertura, tempo e sensibilidade (ou ISO) da máquina.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor ajsa » domingo jan 30, 2011 12:21

O prometido é devido: Raw ou JPEG?
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Princípios básicos de Fotografia: Abertura e Tempo

Mensagempor ajsa » domingo jan 30, 2011 19:29

MAntunes Escreveu:Obrigado, Jorge.

Mais que a leitura do manual, o que espero são os vossos conselhos uma vez que eu passei de uma compact para uma bridge e nunca mexi a sério nos parâmetros abertura, tempo e sensibilidade (ou ISO) da máquina.


Vou tentar ajudar-te da melhor forma que sei pegando numa questão de cada vez.
Tenho de fazer umas fotografias com a minha máquina com diferentes parâmetros e coloca-los aqui para veres as diferenças e melhor começares a compreender o que falamos.

Já agora, apesar de eu ser um Ninkonmaníaco fizeste uma boa escolha, vais ver que depois de dares quatro estalos ao papão que agora parece a máquina irás conseguir excelentes trabalhos.
Para já vou começar pelo ISO e depois vai um de cada vez.

Stay tunned. :geek:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Próximo

Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes