• Anúncios

[Duvida] Localização no mapa

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

[Duvida] Localização no mapa

Mensagempor SamPT » quinta jan 27, 2011 10:33

Boas pessoal, creio que esta seja a secção indicada para postar uma duvida se não for algum moderador que mova isto para a secção correcta 8-)

é o seguinte, no google maps, quando faço uma pesquisa de uma cache, o ícone (label) da cache aponta para um determinado ponto... a minha questão é se esse ponto indicado pelo gmaps é o sitio correcto da cache...

tenho usado o c:geo no meu android para fins de paperless, e dá jeito visualizar no mapa estático ou mesmo no mapa em tempo real (ligação de dados), tenho é duvidas se as caches tão exactamente nos pontos que aparecem no mapa.

Ty ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
SamPT
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 24, 2011 22:33

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 27, 2011 10:57

Há um erro aleatório que é aplicado a todas as caches no g.earth - imagino que o mesmo se passe no g-maps. Esse erro pode chegar a 15 metros.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor hfilipe » quinta jan 27, 2011 11:00

Até poderá bater no sítio correcto, mas o mais provável é ter um pequeno erro de 5 - 10 metros, mesmo que coloques as coordenadas correctas no Gmaps.
Tens que contar que as imagens do google são tirados de satélite e depois "costuradas" umas às outras e além disso a Terra não é plana!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor alieri » quinta jan 27, 2011 11:27

lynxpardinus Escreveu:Há um erro aleatório que é aplicado a todas as caches no g.earth - imagino que o mesmo se passe no g-maps. Esse erro pode chegar a 15 metros.


Até pensava que o erro era maior (100ft = +/- 30mts). O erro é aleatório e propositado (refiro-me ao Google Earth)
Daqui: http://www.geocaching.com/about/google.aspx
Código: Selecionar todos
Please Note: The coordinates used in Google Earth are only an approximation and can be up to 100 ft from the actual location. The Geocaching Google Earth feature is a tool for viewing geocaches in a general location. Do not use the coordinates in Google Earth for finding or placing geocaches.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 27, 2011 12:35

É o que dá citar números de cabeça...

Na realidade, a minha frase deveria ser lida como "o erro pode chegar até 15 metros, e até ultrapassar esse valor!"
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor alieri » quinta jan 27, 2011 15:00

sabendo já onde estão as caches, à medida que fazes zoom in/out no GE vês que essa distância/esse erro não é sempre constante, por isso a qualquer momento podes acertar nos 15 mts :-)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor SamPT » quinta jan 27, 2011 15:10

agradeço a ajuda...ou seja pelas coordenadas gps só vou conseguir uma localização 100% exacta usando um GPSr ?
Imagem
Avatar do Utilizador
SamPT
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 24, 2011 22:33

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor alieri » quinta jan 27, 2011 15:28

Não sei se percebo a pergunta...

Se queres planear uma cachada, ver quais os melhores acessos às caches, qual a melhor sequência, se primeiro vais à A e depois à B, ou o contrário, ou se a cache está nesta ou na outra margem de um rio...então podes usar o google earth (estou a assumir que seja o mesmo com o google maps) e ficar com uma ideia bastante aproximada da localização para fazeres esse planeamento (também conhecido como "fazer o trabalho de casa").

Até podes, com base no mapa (ou google earth), na dica e nas descrições, fotos e logs, chegar ao local e encontrar a cache, com mais ou menos dificuldade.
Também podes espetar um prego na parede com um alicate, mas não será tão eficiente quanto um martelo ;-)

Outra questão é, se usas o GSAK e exportas as caches para o Google Earth/google maps, então já vais ter a localização correcta.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 27, 2011 15:29

Nem com o GPS vais conseguir uma localização 100% exacta - mas vai diminuir-te de tal forma o erro (entre 1 a 3 metros, na melhor das hipóteses, com os aparelhos não-profissionais que temos) que este se torna gerível.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor SamPT » quinta jan 27, 2011 16:51

acabei agora de fazer mais uma cachada...ehe
tenho-me safado com o gps (bussula e c:geo) do android [:D]
estou a perceber como isto funciona..ainda falta muito para aprender mas estou a curtir ao molho da experiência...

vou experimentar o GSAK, obrigado pelo concelho ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
SamPT
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 24, 2011 22:33

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor lmpinto » quinta jan 27, 2011 17:27

SamPT Escreveu:acabei agora de fazer mais uma cachada...ehe
tenho-me safado com o gps (bussula e c:geo) do android [:D]
estou a perceber como isto funciona..ainda falta muito para aprender mas estou a curtir ao molho da experiência...

vou experimentar o GSAK, obrigado pelo concelho ;)


Eu fiz perto de 300 com o c:geo - e só comecei agora a usar o gsak para poder usar um garmin etrex. E só comecei a usar o garmin porque a bateria do telemóvel vai-se embora num instante com o gps ligado...
Imagem
Avatar do Utilizador
lmpinto
Small
 
Mensagens: 110
Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30
Localização: Aveiro

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor SamPT » quinta jan 27, 2011 19:39

gostei da dica lol...faz-me gostar cada vez mais do meu droid xD
Imagem
Avatar do Utilizador
SamPT
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 24, 2011 22:33

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor Tony Soares » sábado abr 02, 2011 22:47

vou aproveitar este post para colocar uma dúvida aos geocachers...estou a projectar uma cache. no entanto, nos ensaios que fiz para me certificar qua as coordenadas assinaladas no gps (etrex vista hcx) estavam certas, detectei através do google eart, que o lugar das respectivas coordenadas não é o mesmo lugar onde pretendo esconder a cache...alguém me pode ajudar nesta situação?
obrigado
Imagem

Tony Soares o Geocacher
www.cistermongetonys.blogspot.com
Tony Soares
Micro
 
Mensagens: 22
Registado: quinta fev 25, 2010 17:08
Localização: Gerês - Bouro Stª Maria

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor pxlobo » domingo abr 03, 2011 00:35

Viva ...

O Google Earth tem na maior parte dos sítios, a imagem um bocado desfasada da localização real ...
Erros de 10 ... 20m são perfeitamente normais no GE. Se o erro for maior, aí sim ... algo poderá estar de facto mal ...

Quanto ao HCX, se o datum estiver devidamente configurado e a medida for feita pela média, ou seja deixar algum tempo enquanto está a medir o ponto, é máquina de confiança. Outro pormenor importante e pouco falado é ter o aparelho ligado algum tempo antes de "tirar uma coordenada importante" ... São maiores os erros de um GPSr ligado na hora !!!
.
Imagem . . . . Não leves a vida tão a sério... Afinal nem sairás vivo dela ... . . Imagem
Avatar do Utilizador
pxlobo
Regular
 
Mensagens: 286
Registado: domingo jan 07, 2007 18:58
Localização: Aboim da Nóbrega

Re: [Duvida] Localização no mapa

Mensagempor alieri » domingo abr 03, 2011 00:52

Não sei qual é o problema concreto.
Se vais esconder uma cache, deixa o GPS parado perto dela por uns bons minutos para o sinal estabilizar. Só depois deverás tomar nota das coordenadas ou gravar um ponto. Alguns GPS têm uma função que faz a média das coordenadas, talvez o teu também tenha.

Com esse gravado, afasta-te uns bons metros do local e põe o GPS a apontar para o ponto. Faz isto a partir de várias direções para confirmar.
São estas coordenadas, confirmadas, que vais usar na tua cache no geocaching.com. Não precisas de as confirmar no google earth.

Seja como for, devia haver coincidência, ou pelo menos uma grande proximidade, entre as coordenadas gravadas no GPS e o google earth (a não ser que tenhas, por exemplo, ligado o GPS só quando chegaste ao local e tomaste nota das primeiras coordenadas que te apareceram).
Verifica se o formato de coordenadas é o mesmo, quer no GPS quer no GE.
Código: Selecionar todos
Decimal     37.71923 -8.79037
DDD MM.MMM    N 37° 43.154 W 008° 47.422
DDD MM SS.SSS    N 37° 43' 09.2388" W 8° 47' 25.3212"


Ou então, tenta explicar melhor o que se passa. É só com essas coordenadas? E com outros pontos que o GPS já tinha?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Próximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron