• Anúncios

Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Moderador: Moderadores

Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor acasim » sexta jan 21, 2011 00:53

Acabou a votação sobre Dezembro/2010.

Podem usar este tópico para agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade :D

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico inicial, sff.

E muito obrigado a todos os participantes e votantes!
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor ajsa » sexta jan 21, 2011 07:29

Agora que encerrou, Manel ora experimenta lá colocar o moinho a preto e branco com alto contraste.
Vais ver que fica fabulosa. Boa foto, parabéns!
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor MAntunes » sexta jan 21, 2011 08:06

E o moinho não se desfaz? Ele está assim tão "tem-te não te caias..." :D

Obrigado pela dica.

Cá está;

(completamente p&b e auto contraste - é o melhor que o Picasa me dá)

Imagem


Obrigado a todos que votaram na minha foto. :) Parabéns e força a todos os que participaram. Vamos continuar a tentar fazer cada vez melhor? ;-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor Lima_Paço » sexta jan 21, 2011 08:49

Parabéns pela vitória MAntunes. ;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor MAntunes » sexta jan 21, 2011 09:23

Obrigado. :-)

Fernando, não queres tentar de novo? Eu mesmo que nunca ganhasse, iria continuar a participar. ;-)

(por falar nisso, ainda não fiz nenhuma foto este mês...)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor acasim » sexta jan 21, 2011 10:36

Pois é, eu também não fiz fotos (mas também só fui dois dias às caches aqui ao pé de casa). Tenho mesmo de tentar planear uma saída daquelas que dão para passear e andar à caça de bons motivos para fotografar!!

Já agora, o tema do concurso temático é Imagens Tratadas, por isso tenham isso presente para tentar fazer coisas giras.

Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor Silvana » sexta jan 21, 2011 11:01

Muitos Parabéns Manuel! :-D
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor ajsa » sexta jan 21, 2011 14:06

MAntunes Escreveu:E o moinho não se desfaz? Ele está assim tão "tem-te não te caias..." :D

Obrigado pela dica.

Cá está;

(completamente p&b e auto contraste - é o melhor que o Picasa me dá)



Obrigado a todos que votaram na minha foto. :) Parabéns e força a todos os que participaram. Vamos continuar a tentar fazer cada vez melhor? ;-)


E assim, o que achas?
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor MAntunes » sexta jan 21, 2011 14:32

Gosto do efeito no moinho - melhor definido nos pormenores, especialmente as tábuas junto à esquerda e os arames da roda. Nas nuvens já não gosto tanto - mais granuladas o que as torna algo carregadas. Obrigado por me mostrares esta variante da foto. 'Compro' o teu moinho e as minhas nuvens. ;-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor Quintanilha » segunda jan 24, 2011 15:13

Olá, boa tarde.

Gosto de ver boas fotos e sempre que posso dou os meus dois tostões para a discussão.
Começo por felicitar o MAntunes por ter sido o vencedor e na minha opinião, merecedor de tal distinção.
Os restantes, tenho uma critica que espero que seja entendida como construtiva para os visados.

Sagitário: Um valente tiro no pé... tens 3 fotos de inegável qualidade.
Qq uma delas teria o somatório dos votos nas 3... ou seja, fotografas bem, mas tens de submeter só uma de cada vez [;)]
E já agora, limpa a lente ou sensor... falta de cuidado!

RS2R: O teu por do sol merecia um filtro polarizador e a linha de horizonte descentrada, ou seja e na minha opinião, em linha com o terço superior da foto.

LynxPardinus... Um filtro polarizador na das janelas e voilá... tinhas um céu excelente e uma foto com mais votos. [^]

Geo-amd: Na tua primeira, um tratamentozito ao nível da temperatura de cor, para mais quente. :wink:

Lima_Paço: A tua foto mais votada, bem como a outra, tem um defeito... são "chapadas", demasiado centradas mas com umas cores e um contraste acentuado... estão bem mas não para este tema "Geral", acho que ficavam bem inseridas na competição temática, caso algum tema seja: "Natureza Morta"

MAntunes... Não sei que dizer, gosto dela como está, sem "maquilhagens" em B/W
A tua ideia de "comprares" as tábuas de uma e o céu de outra... será!

A todos os visados, espero que entendam estas minhas criticas de forma construtiva, não tenho nenhuma formação especifica em fotografia, mas é o que os meus olhos viram e eu entendi por bem escrever.

Cumprimentos e continuação de boas fotos.
Alexandra Quintanilha
Quintanilha
Micro
 
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 14, 2011 10:34

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor acasim » segunda jan 24, 2011 17:37

Acho que por vezes temos receio de dizer o que pensamos para não ferir sensibilidades, mas acho que este post é o exemplo de que se pode dar uma opinião (e é isso mesmo, uma opinião), apontando aspectos positivos e negativos sem se ser desagradável. Os autores poderão concordar, discordar, usar os comentários para tentar melhorar as suas fotos, ou simplesmente ignorá-los.

Na verdade, isto é um fórum que serve precisamente para opinar e discutir, e este tópico foi aberto para isso mesmo, certo :-)

Muito bem, venham daí mais opiniões! :-)

Abraços,
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor Sagitario » segunda jan 24, 2011 21:47

Ora nem mais, correndo o risco de me atingir de novo [:D] , aceito e reconheço que arrisquei ao ter incluído no concurso 3 fotos em condições.
É claro que não previa que a minha falta de cuidado na manutenção da câmara desse neste "fiasco" de se notar o lixo, mas adiante, é assim que aprendo.

Alexandra, deixa-me que te diga, mas discordo quando dizes que não tens "formação em fotografia", das duas uma, ou aprendes-te com alguém que não te passou o canudo, (ao meu estilo, aprendi com o manual da minha velhinha Nikon F60) ou tens formação em Belas-Artes ou desenho de moda ou assim, pk sabes muito e acertas-te no que de "errado" está patente nas fotos a concurso.

Espero ver a tua contribuição para este concurso... afinal uma boa foto não depende assim tanto da falta de tempo, que acredito que não tenhas... sei que assim é pk estou no ramo [;)]

Se não contribuíres, ao menos vai expondo as fraquezas... [:P]

Bj

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor Lima_Paço » terça jan 25, 2011 10:03

Quintanilha Escreveu:Lima_Paço: A tua foto mais votada, bem como a outra, tem um defeito... são "chapadas", demasiado centradas mas com umas cores e um contraste acentuado... estão bem mas não para este tema "Geral", acho que ficavam bem inseridas na competição temática, caso algum tema seja: "Natureza Morta".


Obrigado pelos reparos, é com estas dicas que todos nós aprendemos [^] .
Quanto às cores eram mesmo aquelas, não fiz qualquer tratamento de imagem, foi precisamente isso que me chamou à atenção e me levou a tirar as fotos. O centrado foi porque se me desviasse 1mm que fosse daquele plano ficava sem pedra :roll: .
Editado pela última vez por Lima_Paço em terça jan 25, 2011 12:26, num total de 1 vez.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor lynxpardinus » terça jan 25, 2011 11:57

Muito obrigado pelo comentário Alexandra! É um bom conselho!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Foto do Mês - Dezembro/2010 - discussão

Mensagempor RS2R » terça jan 25, 2011 12:50

Desde já parabens a todos pelas excelentes fotos e muito obrigado pelos votos.

Quintanilha Escreveu:RS2R: O teu por do sol merecia um filtro polarizador e a linha de horizonte descentrada, ou seja e na minha opinião, em linha com o terço superior da foto.

Estas fotos foram tiradas com uma maquina compacta e por isso que a qualidade não é a mesma de uma reflex.
E quanto a linha do horizonte muito obrigada pela dica [:D].
Imagem
RS2R
Micro
 
Mensagens: 29
Registado: segunda jan 25, 2010 11:56
Localização: Caparica / Massamá

Próximo

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron