• Anúncios

tamanhos

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Re: tamanhos

Mensagempor ppereira » terça jan 04, 2011 10:38

Não percebo sequer onde está a duvida.

lgass Escreveu:...pegasse num calhau de 10 kilos e lhe fizesse um furo pequeno para colocar um rolo fotográfico embutido...


Das Guidelines:
Código: Selecionar todos
These sizes apply to all caches that have a physical container.

    * Micro (35 mm film canister or smaller – less than approximately 3 ounces or .1 L – typically containing only a logbook or a logsheet)


Portanto, sem sombra de dúvida, se o espaço para cache é do tamanho de rolo fotográfico: Micro [micro]
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: tamanhos

Mensagempor SandroD » quarta jan 05, 2011 14:26

ppereira Escreveu:Não percebo sequer onde está a duvida.

lgass Escreveu:...pegasse num calhau de 10 kilos e lhe fizesse um furo pequeno para colocar um rolo fotográfico embutido...


Das Guidelines:
Código: Selecionar todos
These sizes apply to all caches that have a physical container.

    * Micro (35 mm film canister or smaller – less than approximately 3 ounces or .1 L – typically containing only a logbook or a logsheet)


Portanto, sem sombra de dúvida, se o espaço para cache é do tamanho de rolo fotográfico: Micro [micro]


Sou da mesma opinião! A meu ver é micro. Acho que se nao meteres micro fazem a pedra rebolar para o lado para procurar por baixo da mesma, se bem que pode acontecer o mesmo com a micro! Com sorte nao te esmagam a cache :mrgreen:
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small
 
Mensagens: 115
Registado: quarta dez 15, 2010 22:49
Localização: Loulé

Re: tamanhos

Mensagempor Silvana » quarta jan 05, 2011 15:01

Do meu ponto de vista, se o container fosse a pedra, a cache seria regular/large consoante a sua capacidade de armazenagem.
No caso de teres colocado uma microcontainer dentro de uma pedra, nem por isso a cache deixa de ser micro. ;))
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: tamanhos

Mensagempor MAntunes » quarta jan 05, 2011 15:38

Eu alinho com quem considera a dimensão exterior como a sendo importante para procurar uma cache.

Qual é o objectivo de procurar uma cache? Procurar, encontrar. Não é a de esconder lá algo.

Por isso, para mim, o tamanho interior é pouco importante. Importante é saber o que procurar. Procuro algo 'grande', 'médio', ´'pequeno' ou 'micro'... ou 'nano'?

É isso o que quero saber quando consulto o tipo e tamanho de container de uma listing. Depois de encontrada a cache - o objectivo principal, para mim - é pouco importante se lá consigo colocar o TB ou GC, ou o boneco que levo na mochila. Se não couberem, ficam noutra cache a seguir.

Eu sei que as guidelines referem o tamanho interior mas - repito, isto é a minha opinião pessoal - o tamanho exterior é o que me é mais útil saber.

Por isso, no caso da pedra com uma 'film canister' lá dentro: small ou regular.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: tamanhos

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jan 05, 2011 17:52

MAntunes Escreveu:Eu alinho com quem considera a dimensão exterior como a sendo importante para procurar uma cache.

Bem... vejamos... Conforme o exemplo acima escondo uma micro num pedregulho. Portanto, o que conta é o pedregulho, logo, é grande. Certo, MAntunes?

Então vamos ver outro caso muito frequente. A tal de micro está escondida não num buraco do pedregulho mas sim num buraco da parede de uma casa. Qual é o tamanho desta vez? Enorme? Outra ao lado (a 161 metros, é claro) está escondida num buraco num outro pedregulho que está cravado no chão. Qual é o tamanho desta? 10.000 km de diâmetro (ou lá quanto é o diâmetro da Terra)?

Sou da opinião que o que conta é o tamanho da caixita, não do envólucro.

Pronto, já dei a minha contribuição. Vou ver se chove.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: tamanhos

Mensagempor lmpinto » quarta jan 05, 2011 18:18

GeoDuplaP&F Escreveu:Então vamos ver outro caso muito frequente. A tal de micro está escondida não num buraco do pedregulho mas sim num buraco da parede de uma casa. Qual é o tamanho desta vez? Enorme? Outra ao lado (a 161 metros, é claro) está escondida num buraco num outro pedregulho que está cravado no chão. Qual é o tamanho desta? 10.000 km de diâmetro (ou lá quanto é o diâmetro da Terra)?

Sou da opinião que o que conta é o tamanho da caixita, não do envólucro.

Pronto, já dei a minha contribuição. Vou ver se chove.


Se está num buraco de um pedregulho de forma a que tiras a micro de dentro do pedregulho (ou árvore, ou casa) é micro. Se tens um buraco feito no pedregulho de forma a que não consegues pegar apenas na micro e tens de pegar em tudo então considero que são as dimensões exteriores... Encontrei há um tempo uma pedra que devia ter 1dm^3 de volume. Tinha um buraco no fundo com um rolo fotográfico lá enfiado - mas não conseguias tirar o rolo - o container era toda a pedra... Isso não considero micro... Mas é a minha opinião. O que conta é a coisa mais pequena que consegues tirar. Se não conseguires tirar o rolo e o volume mínimo da coisa é 1dm^3 então não é micro...

E agora não chove. Vou aproveitar para ir para casa.
Imagem
Avatar do Utilizador
lmpinto
Small
 
Mensagens: 110
Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30
Localização: Aveiro

Re: tamanhos

Mensagempor MAntunes » quarta jan 05, 2011 18:40

Continua a chover. :)

O lmpinto já respondeu mas eu acrescento: lembras-te, Fernando, daquelas caches tipo 'pedra' de plástico com o emblema da GS gravado e que por debaixo têm um container incorporado?

Eu tive uma assim, em Monsanto, na "The Squirrel", até me vandalizarem o container final, e depois coloquei a 'pedra' na "Boca do Inferno".
Que tamanho coloquei na listing? "Small". Que tamanho tinha a cache no seu interior? 'micro'.
É a minha opinião pessoal, como já disse, mas para mim o que conta é o 'objecto' que procuro e não o 'objecto' que me permite guardar.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: tamanhos

Mensagempor geo-amd » quarta jan 05, 2011 19:12

O vocabulário em vigor às vezes dá jeito: Ao procurar uma micro (menos de 0.1 litros de capacidade), vou-me concentrar nos buraquinhos do pedregulho. Óptimo!

Mas às vezes não há jeito: Se um buraquinho minúsculo for o único acesso ao interior completamente oco do pedregulho, o facto de ser uma cache large (mais de 20 litros de capacidade) vai-me baralhar. Bolas!

Esta conversa está-me a dar ideias...

Passo 1:
Imagem

Passo 2:
Imagem

Passo 3:
Imagem

Passo 4:
Imagem
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: tamanhos

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jan 05, 2011 19:18

lmpinto Escreveu:Se tens um buraco feito no pedregulho de forma a que não consegues pegar apenas na micro e tens de pegar em tudo então considero que são as dimensões exteriores...

Sim, e o tal exemplo que eu disse de uma caixita enfiada num buraco da rocha, mas colada com Araldite (a que cola os cientistas ao tecto - piada que só os maiores de 30 anos entendem) de forma a que não a consegues tirar, mas apenas a tampa... Lá voltamos à cache com 10.000 km de diâmetro...

Edit: Outro exemplo: Uma vez vi uma cache que é uma daquelas micros que parecem um supositório, que estava enfiada e colada num buraco feito numa pinha. Qual é o tamanho da cache? Micro (o tamanho do supositório) ou 2 (o tamanho da pinha)? Mas quando eu a descobri estava mal colada e saiu do buraco, o que me deu uma trabalheira de a tornar a pôr sem cair. Passou a ser tamanho micro por causa disso?
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: tamanhos

Mensagempor SandroD » quarta jan 05, 2011 20:41

Móss grande salganhada que aqui vai :D existem duas opinioes, o povo está dividido e podiamos continuar aqui 2 ou 3 dias a discutir o assunto que duvido que se chegue a um concensso. Mas estou a gostar de ver a disciplina da discussão :)
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small
 
Mensagens: 115
Registado: quarta dez 15, 2010 22:49
Localização: Loulé

Re: tamanhos

Mensagempor vsergio » quinta jan 06, 2011 00:21

MAntunes Escreveu:Eu alinho com quem considera a dimensão exterior como a sendo importante para procurar uma cache.

Qual é o objectivo de procurar uma cache? Procurar, encontrar. Não é a de esconder lá algo.

Por isso, para mim, o tamanho interior é pouco importante. Importante é saber o que procurar. Procuro algo 'grande', 'médio', ´'pequeno' ou 'micro'... ou 'nano'?

É isso o que quero saber quando consulto o tipo e tamanho de container de uma listing. Depois de encontrada a cache - o objectivo principal, para mim - é pouco importante se lá consigo colocar o TB ou GC, ou o boneco que levo na mochila. Se não couberem, ficam noutra cache a seguir.

Eu sei que as guidelines referem o tamanho interior mas - repito, isto é a minha opinião pessoal - o tamanho exterior é o que me é mais útil saber.

Por isso, no caso da pedra com uma 'film canister' lá dentro: small ou regular.


Não podia concordar mais!
Eu quero saber o tamanho daquilo que ando à procura, mesmo que a caixa seja XPTO e toda catita.
O tamanho interior só poderia interessar para saber se posso largar lá geocoins ou tbs ou mesmo colar aqueles autocolantes foleiros que costumam usar para assinar o log [xx(], o que de facto é irrelevante.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: tamanhos

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta jan 06, 2011 08:04

vsergio Escreveu:Eu quero saber o tamanho daquilo que ando à procura, mesmo que a caixa seja XPTO e toda catita.
O tamanho interior só poderia interessar para saber se posso largar lá geocoins ou tbs ou mesmo colar aqueles autocolantes foleiros que costumam usar para assinar o log [xx(], o que de facto é irrelevante.

VS, vejamos o seguinte caso:

Vais ali ao lado à procura de uma cache, olhas para a descrição e vês "Tamanho 5". OK, fixe, tamanho 5, é tamanho família. Vais à procura em locais onde se pode esconder um caixotão desses. Depois de meia hora à procura, sem nada encontrar, ligas para o MAntunes "Olha lá, Ó Manel, onde está o caixotão tamanho 5 desta cache?"

Ao que ele responde: "Caixotão? Não! Não é um caixotão! É uma mini-microzinha parecida com aquelas magnéticas minúsculas!"

VS: "Micro? Mas na descrição diz que é tamanho 5!"

MA: "Sim é tamanho 5, a pedra onde foi metida. Viras aquele pedregulho que está mesmo aí à tua frente e vês por baixo um buraquinho onde está a mini-micro metida"

VS: "Ah, sim. Já vi. Eu estava mesmo com o pé em cima desse pedregulho para descansar enquanto falava contigo. " E depois de maldizeres o autor e o sistema de classificação de tamanhos lá abres a mini-micro e deixas a tua [:(!] opinião :evil: na fitazinha de papel de meio centímetro de largura.

Note-se que a tal de mini-micro está colada ao pedregulho, de forma a que não a consegues tirar toda mas apenas a tampa. [:D] (Senão a minha teoria já não daria certa. [:D] )

No further comments. :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: tamanhos

Mensagempor ppereira » quinta jan 06, 2011 09:34

Conseguiste colocar em desenho aquilo que eu estava a pensar e não estava a conseguir escrever :D
Para mim é isso mesmo [^]
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: tamanhos

Mensagempor geo-amd » quinta jan 06, 2011 10:01

Para mim o que é importante é haver uma norma - qualquer norma - para que todos nos entendamos e podermos adaptar a nossa estratégia de pesquisa em conformidade.

No entanto a norma corrente, ou seja a norma que a GeoDuplaP&F defende, é também a que eu defendo. Por ser baseada no volume interior, vai mais ao ponto, ou seja é mais informativa para efeitos práticos.

Porque o nosso objetivo final não é encontrar o contentor. O nosso objetivo final é aceder ao interior do contentor para encontrar o logbook que está metido lá dentro.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: tamanhos

Mensagempor Lima_Paço » quinta jan 06, 2011 10:15

Resumindo e baralhando, acho que o que conta é o volume interior do conteiner, pelo menos para como diz o vsergio não irmos a contar deixar uma geocoinzita, e depois só termos espaço para isto. :roll:
Na hint é que será de bom tom dar depois uma ajudita. ;))

Esta é apenas aminha opinião.
Luís
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

AnteriorPróximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes