• Anúncios

GPS | Qual escolher?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

GPS | Qual escolher?

Mensagempor Felinos » terça jan 04, 2011 17:10

A eterna questão... que GPS escolher?

há imensos artigos sobre a escolha do GPS... no fundo a questão é só uma: orçamento!

Afinal, o que é mesmo imprescindível num GPS para Geocaching?

E que funcionalidades são importantes?
- Sensor de alta sensibilidade
- conexão usb
- memória interna
- slot cartões
- Electronic compass
- Barometric altimeter

- Wherigo™ Cache??


Posto isto... opiniões sobre os seguintes modelos:
- Magellan Explorist GC
- Garmin Dakota 20
- Garmin GPSMAP 62s
- Garmin Oregon 450

HELP?!?!?
Tks
Imagem
Avatar do Utilizador
Felinos
Regular
 
Mensagens: 194
Registado: terça jan 04, 2011 12:25
Localização: Lisboa

Re: GPS | Qual escolher?

Mensagempor lynxpardinus » quarta jan 05, 2011 11:42

Imprescindível, mesmo? Só que seja um GPS onde possas introduzir coordenadas (nem que seja à mão), e que depois tenha uma setinha (com distância para o ponto final) que possas seguir até ao local que colocaste. Na realidade, só precisas disso - era o que meu Garmin Geko 210 fazia. Tudo o resto são características que te podem ajudar (e muito):

- receptor de alta precisão (por exemplo o Chirp III) - ajuda-te a 'apanhar' sinal mais rapidamente e torna-o mais forte em condições de recepção dificil, melhorando a precisão e reduzindo o erro;
- conexão USB - permite-te passar directamente (sobretudo se fores membro premium) as caches do geo.com para o teu GPS;
- memória interna - quanto maior, mais pontos podes carregar (e, sobretudo, mais mapas);
- (como te esqueceste de referir em cima, deixa-me acrescentar esse ponto) possibilidade de levar mapas - ajuda-te a perceber o caminho da cache e a orientares-te até lá;
- slot cartões - permite-te expandir a capacidade para levares mapas;
- electronic compass - nunca utilizei, mas talvez possa ser útil em algumas circunstâncias;
- barometric altimeter - nunca utilizei e não acho útil para geocaching, muito sinceramente (até porque a triangulação dos satélites dá-te uma altitude bastante fiável);
- wherigo caches capability - útil se queres fazer caches, que estão a emergir como um conjunto bem interessante de desafios (mas em que apenas existem umas poucas)

Dos modelos que indicas só conheço o Dakota 20 - a minha Dakota é um desses. É um GPS de outdoor robusto e pequeno - ou seja, o ecran não é de grande dimensões, mas, muito sinceramente, para mim nunca fez grande diferença. É rápido a adquirir satélites (e acredita que eu estico-a bastante neste ponto, por causa das minhas frequentes viagens), tem uma óptima recepção e firmeza de sinal, permite levar mapas (e há mapas topográficos firmware de Portugal por aí), birdseye (uma funcionalidade da Garmin, que, basicamente, são fotografias aéreas descarregáveis do site da Garmin), permite navegação automóvel (eu não a faço com o meu GPS, uso o telemóvel com o NDrive para isso). Em resumo, é um bom companheiro. Agora, não tem a funcionalidade wherigo, nem bússola electrónica ou altímetro barómetrico.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GPS | Qual escolher?

Mensagempor Felinos » quarta jan 05, 2011 12:00

obrigado pela resposta.

creio que foi o mais esclarecedor que li até agora! muito bom! :clap:

Sou membro premium geo.com e como comecei agora uso a aplicação da GS para o iphone. Este domingo vou explorar mais e ver o que dá... mas pelo menos na cidade não parece muito fiável!

No carro tenho tomtom one classic, que para navegação automóvel funciona bem...

Agora gostava de ouvir mais opiniões sobre GPS, nomeadamente sobre estes modelos... e se houver opiniões sobre outros, também são bem vindas! :D

Tks!
Imagem
Avatar do Utilizador
Felinos
Regular
 
Mensagens: 194
Registado: terça jan 04, 2011 12:25
Localização: Lisboa

Re: GPS | Qual escolher?

Mensagempor RavenMaster » quarta jan 05, 2011 12:18

Garmin GPSMAP 62s
Excelente captação, mesmo dentro de mata densa
Ideal para quem quer ter aquele meio metro de precisão extra e não se importa com o tamanho

Garmin Oregon 450
Excelentes funcionalidades nativas dedicadas ao geocaching (como as whereigo e as photo spoilers)
Centenas de acessórios
A precisão está cada vez melhor, já estando muito equiparado à série GPSMap


Para mim, os dois modelos que mais "cumprem" os nossos requisitos geocachianos hoje em dia.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: GPS | Qual escolher?

Mensagempor lynxpardinus » quarta jan 05, 2011 13:29

O iPhone tem realmente um problema de precisão. É excelente porque te permite fazer geocaching por impulso - ou seja, vou jantar com alguém, essa pessoa está atrasada, e eu aproveito para ver que caches há ali. Mas não acho que seja um bom GPS para ser a 'máquina principal'.

Dito isto, quando o uso, muitas vezes, prefiro usar a funcionalidade de mapa, a uma escala de precisão, para ter uma ideia do local onde devo procurar a cache - e, depois, uso a experiência para tentar perceber onde ela deve estar escondida (umas vezes resulta, outras não)...

P.S- E obrigado.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GPS | Qual escolher?

Mensagempor Felinos » quarta jan 05, 2011 14:20

Raven, obrigado pela informação.
Ambos os GPSr têm o mesmo preço no mercado (~370€)...

Garmin GPSMAP 62s
VANTAGENS: Excelente captação
DESVANTAGEM: muito grande (?) / não tem whereigo e as photo spoilers (???)

Garmin Oregon 450
VANTAGENS: Excelentes funcionalidades nativas dedicadas ao geocaching
DESVANTAGEM: aparelho descontinuado pela marca

é assim?


lynxpardinus, creio que será essa a abordagem a utilizar...
Imagem
Avatar do Utilizador
Felinos
Regular
 
Mensagens: 194
Registado: terça jan 04, 2011 12:25
Localização: Lisboa

Re: GPS | Qual escolher?

Mensagempor RavenMaster » quarta jan 05, 2011 15:58

Garmin GPSMAP 62s
VANTAGENS: Excelente captação, graças à utilização correcta dos satélites EGNOS/WAAS e à antena externa
DESVANTAGEM: muito grande / não tem whereigo e as photo spoilers

Garmin Oregon 450
VANTAGENS: Excelentes funcionalidades nativas dedicadas ao geocaching / touchscreen
DESVANTAGEM: Captação a melhorar de dia para dia, com os updates de firmware de gps
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron