• Anúncios

Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor lynxpardinus » domingo nov 07, 2010 15:44

Quais os critérios que costumam utilizar para a classificação de eventos? Nomeadamente a nível da dificuldade e do terreno, essa classificação parece-me inflacionada num número razoável de eventos publicados recentemente.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor GeoDuplaP&F » domingo nov 07, 2010 18:36

Habitualmente a classificação de eventos é muito baixa, porque são sempre em locais sem qualquer dificuldade de acesso. Por este mesmo motivo, muitas vezes entramos "numa de brincadeira" e classificamos muito por cima. Por exemplo, num local era preciso ir de elevador. Portanto, classificação 5! Imagina que o elevador avaria e temos que subir a pé pelo poço do dito? :lol: Não sei se te referes a casos assim, mas pelo que tenho visto é típico.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor ajsa » segunda nov 08, 2010 13:59

De facto são atribuídas classificações 5* em jeito de brincadeira, mas a classificação deve ser a mesma de todas as caches.
Eu já participei num evento verdadeiramente D5 T5.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor MightyReek » segunda nov 08, 2010 14:09

Sim, de facto há eventos bastante mal classificados, ou então o pessoal esquece-se o que consta do evento e acaba por colocar a classificação daquilo que é para fazer "após" o evento, mas que muitas vezes é o propósito do próprio evento (mas que não se pode dizer senão não é aprovado, a verdade é essa).
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor ajsa » segunda nov 08, 2010 21:12

MightyReek Escreveu:Sim, de facto há eventos bastante mal classificados, ou então o pessoal esquece-se o que consta do evento e acaba por colocar a classificação daquilo que é para fazer "após" o evento, mas que muitas vezes é o propósito do próprio evento (mas que não se pode dizer senão não é aprovado, a verdade é essa).



Neste aspecto tens toda a razão.

Na verdade não entendo muito bem como funcionam a elegibilidade para declarar o evento como "attended".
Pelo que percebo, cria-se um evento cujo objevtivo é um jantar entre geocachers, mas pelo que sei basta estares no local e dizer "Olá, até um dia destes" e pimba, ganhas mais um ponto.

A não ser que façam um evento num local de acesso muito tramado, ele será sempre T1 e se basta eu dizer "até depois" nunca poderá ser D <=> 1 uma vez que a minha presença é motivo suficiente para o declarar como "attended".

Manhosices estranhas à minha compreenção.

Eu continuarei a fazer o que verdadeirament se deseja: "É para jantar, janto!, "É para tomar café, tomo café",´"É para andaer de trator, ando de trator" ou, caso contrário, fico em casa e esqueço o evento.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor SUp3rFM » segunda nov 08, 2010 21:30

A classificação é livre. Bom, livre, livre... Não é. Ou melhor. Há duas situações onde poderá ser necessário um cuidado extra.

- Se uma cache (seja ela qual for) tiver uma classificação de terreno de 1 estrela, deverá ter também associado o atributo de "Wheelchair Accessible". Significa que na classificação mínima, a cache é acessível a quem tenha dificuldades motoras;

- Se uma cache tiver uma classificação elevada, 5/5, por exemplo, posso eventualmente pedir para verificar novamente se tal se enquadra com o http://www.geocaching.com/hide/rate.aspx

E é apenas isto.

Se alguém quiser ter um evento, um café num bar da esquina e marcá-lo como D5 T4,5, por mim, tudo bem. Quem "perde", eventualmente, é o organizador do evento. Há quem faça Pocket Queries ou limite as suas escolhas em virtude da classificação. Se esta for muito alta, é provável que o evento passe despercebido.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor allien » segunda nov 08, 2010 23:35

Qualquer dia, por absurdo, até existirá quem aparecerá num "mega" só para "ficar na fotografia". Mas como é evidente, antes da sua presença, terão de ter a certeza que aquilo resulta. Como tal só darão o ar da sua graça no final do mesmo.
Conhecem alguém assim?
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor ajsa » terça nov 09, 2010 07:12

allien Escreveu:Qualquer dia, por absurdo, até existirá quem aparecerá num "mega" só para "ficar na fotografia". Mas como é evidente, antes da sua presença, terão de ter a certeza que aquilo resulta. Como tal só darão o ar da sua graça no final do mesmo.
Conhecem alguém assim?


Conhecer não conheço, mas que tenho a certeza ABSOLUTA que os há, tenho!
E não serão tão poucos quanto isso...

Na minha opinião a única responsavel é a GroundSpeak porque permite que tal aconteça.
Longe vai o tempo que me aborrecia com estes questões, agora nem me aquece nem arrefece. (Mas tenho opinião!)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor SUp3rFM » terça nov 09, 2010 09:52

allien Escreveu:Qualquer dia, por absurdo, até existirá quem aparecerá num "mega" só para "ficar na fotografia". Mas como é evidente, antes da sua presença, terão de ter a certeza que aquilo resulta. Como tal só darão o ar da sua graça no final do mesmo.
Conhecem alguém assim?


À luz desta discussão, não vejo a necessidade de ter este tipo de postura, com posts inflamatórios como este. O objectivo é claro, criar confusão. Para?

No entanto, e indo até um pouco mais além do que me pedem, se os geocachers chegaram ao evento e se o owner destes "valida" essa presença, os geocachers podem/devem reclamar o log de Attendee online.

Eu conheço um caso, bastante particular, de quem chegou a um CITO perto do seu final e reclamou um log de Attendee. O meu caso. Ainda deu para encher duas sacas de garrafas vazias com os meus miúdos. Se isso faz de mim um sacripantas que anda à cata dos números, assim seja.

A caça às bruxas já acabou há algum tempo. No entanto, por aqui continua. Infelizmente.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor lynxpardinus » terça nov 09, 2010 10:21

Hugo, chamam-se opiniões discordantes, e é das melhores coisas que existe.

Voltando ao ponto. O owner é soberano - se gosto que andem a "mexer" nas "D" e "T"? Nem por isso. Faz-me confusão? Não! Até porque percebo perfeitamente o ponto do elevador se avariar e ter que se ir a pé!!!

Quanto ao ponto de logar eventos por estar lá 5 minutos? Cada owner sabe de si e de como legitimar o seu evento. Se "o owner é soberano", também o é para estas coisas.

P.S- Hugo, acho que estava nesse evento (Lagoa Azul?) - e bem que estiveste empenhado a encher os sacos do CITO (mesmo que por pouco tempo)! Acho que, aliás, se o owner não considerasse o teu log, estavas no direito de o reclamar!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor SUp3rFM » terça nov 09, 2010 10:37

lynxpardinus Escreveu:Hugo, chamam-se opiniões discordantes, e é das melhores coisas que existe.


Ricardo, permite-me discordar, mas tens andado demasiado afastado (à excepção dos últimos tempos) para distinguir o que são opiniões discordantes e o que são as flame wars, neste fórum, que duram há n tempo. Mas, efectivamente, estou-me a afastar do que foi pedido. Daí que encerre esta minha de perspectiva de participação aqui.

lynxpardinus Escreveu:P.S- Hugo, acho que estava nesse evento (Lagoa Azul?) - e bem que estiveste empenhado a encher os sacos do CITO (mesmo que por pouco tempo)! Acho que, aliás, se o owner não considerasse o teu log, estavas no direito de o reclamar!


Não foi na Lagoa Azul, dado que não fui, foi no CITO - Praia da Velha [Seixal].
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor MightyReek » terça nov 09, 2010 11:05

SUp3rFM Escreveu:A caça às bruxas já acabou há algum tempo. No entanto, por aqui continua. Infelizmente.

Aqui e ali na zona de Santa Luzia, Colos...

Quanto aos eventos, acho que é bastante simples. Basta ir ao ponto marcado à hora marcada para reclamar o "Attended". Quem achar que não preencheu os requisitos do Evento não faz o log. Por exemplo, há uns tempos estive no concurso de fotografia do touperdido em Belém. Estive no ponto inicial e no pic-nic final, mas como o objectivo era o concurso da fotografia no qual não participei, achei que não tinha o direito de reclamar o "attended". Outros fizeram-no... será com eles, por mim é igual...
Só gostava mesmo é que deixassem de atacar as minhas caches das bruxas e de prever o seu fim... :cry: :twisted:
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor ajsa » terça nov 09, 2010 11:21

MightyReek Escreveu:Quanto aos eventos, acho que é bastante simples. Basta ir ao ponto marcado à hora marcada para reclamar o "Attended".


Então, sob este ponto de vista, a classificação para a dificuldade não faz qualquer sentido.
O evento pode ser marcado num local que justifique a classificação Terreno 5 *, eu poderei ter de ultrapassar todos os obstáculos de terreno para estar presente mas, se apenas é necessária a minha presença para poder legitimar o meu log de attendee, a dificuldade será sempre igual a 1.

Nota:
Quando digo legitimar, não me refiro a um log com a concordância do owner.
Refiro-me ao tipo de log que me é permitido através das linhas de orientação da GS que, no caso dos eventos, é suficiente a minha presença nem que seja por 10 segundos.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor MightyReek » terça nov 09, 2010 11:42

Penso que até faz sentido.
Quanto a mim os organizadores de eventos devem continuar a classificar Terreno e Dificuldade de acordo com aquilo que o evento prevê.
Se é uma caminhada de 370Km devem classifica-la como tal.
Se é um jantar (ainda que o plano seja a seguir fazer uma cache nocturna) deve ser classificado o jantar.

Uma coisa é o evento programado em si, outra coisa é o owner ser obrigado (pela Groundspeak, ao não poder apagar os logs) a aceitar os "attended" de quem lá aparece e vai logo embora...

Se o evento é no alto da Rocalca, marque-se o evento com as coordenadas do topo à hora prevista para lá chegar, em vez de se marcar no estacionamento à hora da partida...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Quais os critérios para a classificação dos eventos?

Mensagempor ajsa » quarta nov 10, 2010 10:54

MightyReek Escreveu:Penso que até faz sentido.
Quanto a mim os organizadores de eventos devem continuar a classificar Terreno e Dificuldade de acordo com aquilo que o evento prevê.
Se é uma caminhada de 370Km devem classifica-la como tal.
Se é um jantar (ainda que o plano seja a seguir fazer uma cache nocturna) deve ser classificado o jantar.

Uma coisa é o evento programado em si, outra coisa é o owner ser obrigado (pela Groundspeak, ao não poder apagar os logs) a aceitar os "attended" de quem lá aparece e vai logo embora...

Se o evento é no alto da Rocalca, marque-se o evento com as coordenadas do topo à hora prevista para lá chegar, em vez de se marcar no estacionamento à hora da partida...



Visto desta forma até concordo contigo, faz sentido.
Reconheço que o meu argumento não é válido. :oops: ;))
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Próximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron