• Anúncios

GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Assuntos relativos com o GeoBTT

Moderador: Moderadores

GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 28, 2012 16:19

Ao contrário das ideias pré-estabelecidas, a maioria das lesões e acidentes a fazer BTT acontece... na estrada, no asfalto! E está directamente relacionada com a falta de respeito dos automobilistas pelos ciclistas! Este exemplo (que não tem nada a ver com o BTT, mas tudo com o ciclismo) é capaz de ser o mais mediático em Portugal, de momento, por ter envolvido ciclistas profissionais - http://www.publico.pt/local/noticia/gru ... lo-1578875

Alguém tem algum (mau) exemplo pessoal? Há algum local que achem especialmente perigoso e merecedor de cuidados redobrados? Há algum conselho que queiram transmitir a quem pedala de quando em quando em busca de caches?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor hfilipe » sexta dez 28, 2012 19:14

Pelo menos entre os BTTistas que conheço, a noção de que o local mais perigoso para andar é na estrada, é bastante presente.
Apesar de algumas melhorias, ainda há a atitude de alguns automobilistas que o lugar das bicicletas é fora da estrada pelo que não facilitam nada a circulação de bicicletas.
Mas, enquanto automobilista, também tenho que apontar alguns comportamentos menos corretos de ciclistas, especialmente quando se deslocam em grupos aos fins de semana.

O meu conselho é, sempre que andarem na estrada, façam-o como se fossem um automobilista, ou seja, circulem pela direita e, caso vão em grupo, em fila indiana. Devem também respeitar TODAS as regras de trânsito, incluindo parar nos semáforos e ceder a passagem aos peões nas passadeiras. Não tentem entrar em disputa com um automobilista pois, em caso de acidente, ficarão, de certeza, em pior estado que ele.
A melhor forma de sermos respeitados é dar o exemplo e respeitar os outros.

Como forma de promover o uso das bicicletas nas cidades tenho participado na Massa Crítica de Guimarães. Há várias espalhadas pelo país, se quiserem participar: http://massacriticapt.net/
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1874
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor rifkinda » sexta dez 28, 2012 20:31

Este Natal quando fomos para cima, parámos num cruzamento com semáforos, porque estava vermelho, e um ciclista avançou, não respeitando o sinal. Por acaso não veio ninguém do outro lado.
Temos também visto ciclistas lado a lado, ocupando toda a faixa de rodagem.

Acho que há espaço para todos na estrada, mas se usam a estrada têm de respeitar as regras da estrada também.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 7169
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor MAntunes » sexta dez 28, 2012 21:39

Além dos conselhos que já foram dados acima quanto a respeitarem as regras de trânsito relativos à via que ocupam - se vão na estrada devem respeitar as regras dos automobilistas, se vão nos passeios, devem respeitar as regras para peões - eu só juntaria a recomendação de usarem sempre capacete. Um ciclista para ser respeitado deve, ele próprio, respeitar-se em primeiro lugar, e um ciclista sem capacete não está a respeitar a sua integridade física.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4796
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor jasafara » sábado dez 29, 2012 01:46

Uma coisa que alguns ciclistas fazem (eventualmente não bttistas mais experientes) é colocarem-se excessivamente encostados ao lado direito. Isso acaba por dar margem a que os carros os tentem ultrapassar à tangente e basta um ligeiro desvio para a direita para baterem no passeio e puderem cair.

Já assisti a pelo menos duas quedas assim e numa só não foi atropelado porque o condutor do carro que vinha atrás teve bons reflexos.

A circulação deve ser feito pelo meio da faixa, tal como se fosse de carro. As ultrapassagens a serem efetuadas por carros devem cumprir as mesmas regras do que se fosse para ultrapassar outro carro, passar para a faixa mais à esquerda ou em sentido contrário e efectuar a ultrapassagem bem afastado da bicicleta.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3097
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor hfilipe » sábado dez 29, 2012 08:40

Se quiserem saber um pouco mais sobre como o Código da Estrada se aplica às bicicletas, recomendo que deem uma leitura aqui e especialmente ao ficheiro PDF que podem descarregar: http://www.cenasapedal.com/mais/o-codig ... icicletas/
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1874
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado dez 29, 2012 16:17

Tive uma vez um problema do género quando uma senhora que me ia a ultrapassar se lembrou que aquele lugar à sua direita era perfeito para estacionar o carro novo. Só que eu estava entre o carro dela e o estacionamento e não se importou o suficiente para esperar.
Tive sorte pois só me apanhou a roda da frente e como eu ia devagar "só" apanhei um cagaço à antiga e entre o virar o volante e não cair a maneta do travão deixou-lhe na porta do pendura uma recordação para a posteridade.
Ainda insinuou que a culpa era minha... só visto. Valeu-lhe o rapaz que ia com ela e que era mais esclarecido.

De resto na cidade para mim vale tudo (se for sozinho). Passeios, vermelhos, escadas, ás costas, estrada e afins. Não me coloco em risco mas também não sigo nenhuma regra em especial. A rolar na estrada, um metro da berma como referiu o Jasafara, se não me engano, se o carro conseguir ultrapassar, tudo bem, se não, também não será na base de "parece que cabe" e... ás vezes não cabe mesmo.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor clcortez » sábado dez 29, 2012 16:38

Infelizmente a verdade é que ambas as partes comentem erros. Se os automobilistas os cometem frequentemente junto dos ciclistas, o mesmo se passa dos ciclistas junto dos automobilistas. Já se referiram aqui os exemplos de andarem lado a lado nas faixas de rodagem e passarem sinais vermelhos, mas há mais.

Assim, e enquanto o ser humano não respeitar todas as regras que lhe são impostas, vamos ter situações destas. Destas, e de todas as outras, que culminam muitas vezes em guerras. Cada um faz o que lhe apetece e acha correcto, mesmo que não esteja (aos olhos da sociedade onde está inserido), posto isto, não esperem melhorias.

Boas festas, comecem por respeitar os outros para se darem ao respeito também. E por isso tenham acima de tudo cuidado com os outros quando conduzem qualquer veículo que seja. Pensem sempre que a estrada não é só vossa. Contem que para lá daquela curva que se aproxima vem um tipo desgovernado fora de mão, e tomem medidas de precaução. Assim, evitam-se mais acidentes. Ah, e a culpa não é sempre dos outros!
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1696
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor allien » sábado dez 29, 2012 17:18

Hoje em dia utiliza-se, preferencialmente, o termo "responsabilidade". Se em vez de "culpa" que tende a ser atribuída apenas a uma das partes, estiver lá "responsabilidade",
invariavelmente se chegará à conclusão que de não existem inocentes. O que poderá, naturalmente, variar é o respectivo grau.
Já agora e embora direccionada para o ensino da condução automóvel, a prática da chamada "condução defensiva" poderá ser um bom principio para todos os utentes das vias públicas.
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... ensiva.pdf
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 817
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor rifkinda » terça mar 05, 2013 09:55

Mais uma achega para este assunto.
Vale a pena ler até ao fim, já que estão a ser feitas várias propostas de alterações ao código para ciclistas.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 7169
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor allien » terça mar 05, 2013 11:33

Concordo com quase tudo. Mas...

- Com capacete ou sem capacete.
Parece-me que deverá ficar ao critério de cada um. No entanto, e em caso de queda, deveria ser o ciclista a pagar do seu bolso, qualquer tratamento que viesse a ser necessário efectuar a zonas corporais, que em caso do uso de capacete, não teriam sido atingidas.

-“O que queríamos era manter o eixo da via, como qualquer outra viatura”, afirma o presidente da federação de cicloturistas.
Não sei onde foi buscar esta!
A lei é clara:
Código da Estrada
TÍTULO II - Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I - Disposições comuns
SECÇÃO I - Regras gerais
----------
Artigo 13.º - Posição de marcha
1 — O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes.
...

E se alguns ciclistas contribuíssem para a sua própria formação enquanto utilizadores dos espaços comuns, também não lhes ficaria mal.
É que ver ciclistas a utilizar as passagens para peões como se o fossem, não só demonstra ignorância, como lhes pode trazer dissabores.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 817
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor elpombero » terça mar 05, 2013 12:09

allien Escreveu: conservando destes uma distância que permita evitar acidentes.

No caso das bicicletas é no "eixo da via" ;))
allien Escreveu:E se alguns ciclistas contribuíssem para a sua própria formação enquanto utilizadores dos espaços comuns, também não lhes ficaria mal.

Concordo! Alguns até acham que os semáforos vermelhos não se lhes aplicam!
allien Escreveu:É que ver ciclistas a utilizar as passagens para peões como se o fossem, não só demonstra ignorância, como lhes pode trazer dissabores.

É o mesmo que ver peões a passar tranquilamente pelas ciclovias... Lá voltamos nós ao bom-senso.
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 05, 2013 14:09

As estradas são espaços comuns para veículos muito diferentes - o que propicia sempre acidentes. E as bicicletas são (quase sempre) o elo mais fraco (vamos descontar as ocasiões em que temos bicicletas em cima do passeio...).

Quando vejo o resumo da legislação, vejo que houve um avanço em várias áreas, o que me deixa satisfeito. Mais ficaria se o progresso tivesse sido ainda maior. Mas nada me vai impedir de andar "no eixo da via" quando for de bicicleta e a situação da estrada não me inspirar confiança...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor RuiJSDuarte » terça mar 05, 2013 18:26

Eu sou dos que passa com a bike na passadeira, se me der mais jeito mas, não me comporto como um peão e não espero que me dêm prioridade nesse caso, espero uma oportunidade para passar.
Tambem não respeito os vermelhos... se der para passar sem problemas, passo.
Tento não andar nos passeios mas não implico com os peões na ciclovia... espero e "buzino" para pedir licença.
Nunca ando sem capacete e tento não atrapalhar os outros, carros, peões ou bicicletas.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: GeoBTT - Tenham cuidado na estrada!

Mensagempor imperiotuga » segunda mar 11, 2013 21:56

Quando ando na estrada até estico o braço quando faço mudança de direcção.Sinceramente evito estrada ao máximo, já apanhei demasiados sustos, inclusive de um condutor parar e ameaçar-me que me dava porrada [:(!],isto tudo quando eu nem ia na faixa de rodagem a estrada tinha uma berma enorme que dava para pelo menos um smart.
Vivemos num tempo/era em que ninguem respeita ninguem(salvo raras expecções).
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38


Voltar para GeoBTT

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron