• Anúncios

Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor lynxpardinus » domingo mai 12, 2013 20:59

Boa! Promete! Força aí!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » terça mai 21, 2013 22:34

E o evento já conta com 32 Will Attends.
Grande invasão que vai haver na Arrábida nessa madrugada!
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta mai 22, 2013 07:01

Se tudo correr bem devo fazer o percurso na sexta pela manhã, para relaxar... :) Bem preciso!
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » sexta mai 24, 2013 10:19

E os Will Attends somam e seguem! Já vão em 42.
Vai ser uma pequena multidão.
Já se organizaram onde estacionar os cachemóbiles? Do que me lembro não há assim tanto espaço para estacionar...
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta mai 24, 2013 13:44

Acabei de chegar... [8D]

Estacionar... nos Casais da Serra, logo na estrada junto do condomínio fechado dá para fazer uma fila grande de carros estacionados de um dos lados.
Foi onde deixei o meu, perto do Portão, à sombra de uma enorme árvore.

Incrivelmente hoje tenho disponibilidade para participar neste evento... só que não quero, pelo menos na plenitude.
Alguém está a pensar em fazer "Tmob stile" e assistir só mesmo ao nascer do sol?
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta mai 24, 2013 14:26

Atingi o Formosinho (perto, não lá fui mesmo ) aos 4 km de caminhada em, no máximo, 1:05 de caminhada ou seja, sensivelmente metade do tempo que estive a andar (2:37). Gastei praticamente o mesmo tempo parado, de volta das caches (1:11).
Ou seja, para esta quantidade de caches necessito de um terço do tempo que levo a completar os 10,5km de passeio... para mim, é muito. :|

Encontrei 16 das 17 caches que procurei (não procurei a que fica a 150 metros do trilho, na direcção da ZPT) e confesso que se tivesse feito o percurso ao contrário não tinha procurado metade delas... como vinha a descer fui procurando... mesmo assim tive de voltar atrás 3 vezes (umas poucas dezenas de metros) porque ia distraído e passei a direito.
Fiz DNF em uma das ultimas mas pode ser porque já vinha com o felling de que alguma não ia encontrar. As ultimas duas antes do DNF davam-me coordenadas a cerca de 7/8 metros do local onde as encontrei (o que ali é mesmo muito) e sem dicas foi mais no feeling. No DNF já estava um pouco farto. Praticamente em todas as outras excepto a "IN" as coordenadas batiam-me na mouche e as caches apareceram quase logo. Portanto da 1:10 gastei 20 ou 30 minutos nestas 4.

As melhores, a Gineta com vista para "trás" e a "Vista para as Terras do Risco" com vista para a frente. Duas boas caches mesmo sendo que a segunda apareceu mesmo sem GPS, lembrava-me do nome e assim que vi aquele local, com vista para ali, só podia! Tirei mesmo uma foto um pouco antes à vista.

O percurso é mesmo muito bonito e vale bem a pena o esforço. O troço "novo" é mesmo a zona mais difícil de ver e passar mas nota-se bem em algumas zonas que é ou era utilizado, pelo que me parece uma excelente alternativa a entrar na ZPT.

Bebi cerca de um litro de água pelo que para pessoas com algum nível de preparação físico e de noite, não deve ser preciso mais, julgo eu.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor lynxpardinus » sexta mai 24, 2013 21:38

Ou seja, foste reconhecer o terreno!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta mai 24, 2013 22:06

Sim. :mrgreen: mas fui mais porque me parecia um belo passeio, e é.
Estava a fim de lá ir esta noite mas aparentemente não arranjo companhia para fazer pela zona que não tem caches novas... o Arqueolobo tem o horário super apertado e por isso não devo ir...
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » sexta mai 24, 2013 23:15

Tanto geocacher na Arrábida esta noite e não arranjas companhia??? Como é que isso é possível?? :shock:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » segunda mai 27, 2013 11:04

E o owner já fez um balanço na página do evento, de como correu.
Pelos vistos é uma iniciativa para repetir, tal a adesão.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor jasafara » segunda mai 27, 2013 13:00

Pena não ter sido autorizado o percurso previsto...
mas deu para ficar a saber um pouco mais. Memso fora de ZPT qualquer passeio pela Arrábida carece de autorização...

E não é só lá.

À atenção do Mantunes&Clcortez...

http://www.geopt.org/index.php?option=c ... 65#p153165
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda mai 27, 2013 16:05

Tenho de ler um pouco mais para perceber o que é afinal "uma actividade"... eu vou passear contigo para a Arrábida... é uma "dessas" actividades?!
É que se sim, provavelmente tem de se arquivar todas as caches dos Pns visto termos de pedir autorização e de provável emente termos obrigatoriedade de pagar taxas.
Ou não é nada disto e aquilo refere-se a algo que prossegue uma organização (não sei bem qual ou do quê) e que tem de declarar o seu intento?
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor Joao Narciso » terça mai 28, 2013 20:30

Rescaldo

2:15 toca a levantar, comer alguma coisa, colocar a trouxa no carro e seguir para o ponto de encontro ... Casais da Serra.

3:35 da Madrugada, chegado ao ponto de encontro ... porque não cheguei eu mais chego ... um imensidão de gente e pior ... quase que não havia lugar para estacionar o carro!!! Mas lá se arranjou um lugar ...!

Chegado ao briefing, muitas caras conhecidas e muitas caras novas!
Dividido o grupo em dois, devido ao elevado numero de participantes, era hora de seguir em frente!

Inicialmente foi muito difícil para mim, fazendo parte do segundo grupo, que partiu a alta velocidade com "fome" de Formosinho e teimados em recuperar o tempo de atraso em relação primeiro grupo, meu tornozelo "guinchava" de dor (rotura de ligamentos) quase a arrancar algumas lágrimas de dor!

Não me deixando ficar muito para trás ... acompanhado sempre do Hugo, Julia e Requeijão, meus ligamentos foram aquecendo, mas ao mesmo tempo o joelho direito e a perna sofria mais, devido a tentar proteger o lado esquerdo!

Mas desistir nunca ... não sei o significado dessa palavra, começada a subia a sério juntou-se o tabaquinho e as pulsações dispararam ... a meio da subida ... já com o tornozelo quente ... respiração normalizada à altitude ... a situação normalizou de todo, quase não sentia problemas a nível de ligamentos e dou por mim a mais de meio do grupo, alguns quebravam o ritmo elevado inicial, tendo-se de parar algumas vezes para reagrupar, contar e apreciar a paisagem nocturna que nos era proporcionada para os lados de Lisboa (encosta norte), simplesmente maravilhoso, estando a lua na fase de lua cheia ... deslumbrante!

Mas o dia começava a clarear ... era altura de apertar de novo o passo de forma a estar no cume ao nascer do sol, a parte final era a pior, a cascalheira ... e que cascalheira ... dois passos a cima e escorregar um abaixo!

A técnica impunha-se ... para não resvalar encosta abaixo ... nem aumentar minha lesão, acabei por chegar ao cume nos primeiros do grupo.

Será inesquecível o meu esforço, para mais com o deslumbrante nascer do sol observado no Formosinho, fruto de uma lua cheia que ainda se mantinha no céu do lado poente ... e do lado nascente ... todo poderoso ia se erguendo o Sol no céu límpido e cristalino ... lindo ... lindo ... lindo ... na melhor das companhias, que mais se poderia pedir para começo de mais um dia?!

Durante algum tempo (eternidade) foi um coro de ohhhsss, lindooo, depois mais uma prosa para colocar as conversas em dia, os temas habituais.

A descida ... infelizmente pelo mesmo percurso da subida, não houve outra alternativa possível, como já se sabia que assim seria, era a altura de cachar as caches deixadas para trás para não perder tempo na subida!

Todas surgiram sem dificuldade de maior ... logo na primeira (Gineta) uma surpresa desagradável ... "algum animalzinho" deixou uma prenda próxima à cache, que fedor terrível ... (Cobra Rateira) ... uma cache com um container 5 estrelas ... (Fonte do Zambujo) ... escolher o melhor trajecto para contornar o chiqueiro provocado pelos javalis ... nada de maior ...!

Regresso ao ponto inicial ainda encontrando pelo caminho um animal em vias de extinção ... um burro ... mas de quatro patas :)

Resta dizer acerca da descida, que foi muito mais difícil que a subida, não tendo um bastão de apoio ainda deslizei por 3 vezes, sempre em famoso "bate traseiro", tendo numa delas travado com ajuda ou seriam uns bons metros cascalheira abaixo :( .
Nota: Comprar bastão de caminhada.

Era altura de deslocar para o Convento de El Carmen ... uma linda Capela ... simples mas linda ... não conhecia o local ... um local maravilhoso para descansar durante uma semana do stress diário!
Foi nos servido o pequeno almoço (catering) ... chá, café e a respectiva torta de Azeitão ... surgiu ... imaginem uma garrafa de Moscatel ... não sei quem faltou ao passeio dos habitués ... porque a garrafa teimava em continuar cheia ... ouvia-se aqui e ali que ainda era muito cedo para beber Moscatel ... claro que tive de ser eu a começar as hostilidades ao Moscatel ... muito saboroso por sinal ... após isso ... (ainda consegui repetir mais 2x) ... e a garrafa chegou ao fim!
Obrigado pela forma acolhedora como fomos tratados no Convento El Carmen.

Viu-se coins ... mais prosa ... enquanto comiamos, foi-nos lida a história do convento e a fabula (?), história (?), da Nossa Senhora da Pinha.

Faltava fazer as caches da encosta poente, formou-se um grupo espontâneo ... eu, Julia, Hugo, DrGyg, mais alguns que não recordo o nome ... seguindo pelo caminho particular de El Carmen Rumo às caches, outro grupo já tinha saído antes e outros se seguiram ... em separado para facilitar a circulação!

As caches apareceram sempre facilmente, nunca tinha visto o vale circundante à Serra do Risco daquela perspectiva, muito bonita a paisagem, a repetir brevemente ... para mais que nunca fui para o lado da Serra do Risco ... em que a paisagem promete ser maravilhosa.

De novo até El Carmen ... ainda ficamos cerca de uma hora em amena cavaqueira.

No fim pode-se dizer que foi maravilhoso, uma madrugada muito bem passada em excelente companhia, a repetir!...
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Joao Narciso
Small
 
Mensagens: 79
Registado: quinta mai 17, 2012 01:11
Localização: Setúbal

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor lynxpardinus » terça mai 28, 2013 22:06

Excelente relato! Muito obrigado pela partilha da aventura!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » quarta mai 29, 2013 09:10

Estou a ver que a subida (e descida) foram bem mais duras do que quando fomos contigo ao Formosinho. [:D]
Grande relato!
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

AnteriorPróximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron