• Anúncios

Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor lynxpardinus » quinta mai 09, 2013 02:14

Já repararam neste evento, marcado para o nascer do Sol, no topo da Arrábida? http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... a3e2b5eed3
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » quinta mai 09, 2013 07:44

Reparei sim! O percurso vale mesmo a pena e ver nascer o sol lá no topo deve ser algo de especial.
E quem sabe não volta a aparecer a raposinha! 8-)
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta mai 09, 2013 08:08

Atenção que a descrição da listing já não tem grande coisa a ver com os planos...
Tenho acompanhado a coisa no Geopt e o que começou como a intenção que está na listing, evoluiu para uma caminhada circular pelo topo da Serra, com passagem no Formosinho, já não tenho bem a certeza se ao nascer do Sol (julgo que sim).
Visto o percurso planeado inicialmente prever uma passagem de cerca de 100 metros na Zona de Protecção Total, deixei a minha opinião de que indo a solo, talvez até o fizesse, passar na ZPT já que ali corresponde mesmo ao trilho centenário que acabou por ser engolido por um cornito da ZPT e que se calhar até foi por engano... mas que num evento, nunca levaria para ali uma série de companheiros que participando no evento estariam a transgredir, mesmo que apenas por cem metros.
Adiante, deixei também a opinião de que estas questões deviam ser pensadas e tomadas em conta ANTES de se enviar o evento para publicação pelo que neste momento a coisa já nem tem nada a ver com o que está na listing.... nem a duração, nem a hora de concentração, nem a extensão do percurso... o Owner vai fazer o reconhecimento da zona e a alternativa à entrada na ZPT, acho que hoje ou amanhã, e depois deve actualizar as coisas... eu pessoalmente acho que não vou opinar mais porque parece que estou sempre do contra... mas eventos em que me parece que o único objectivo é procurar as caches numa determinada zona não são eventos e não deviam ser tratados como tal.
Os BTCs são para procurar caches e estão bem organizados nesse sentido... os eventos do Paulo são para dar a conhecer os seus "quintais" e estão bem organizados nesse sentido... era só copiar.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor jasafara » quinta mai 09, 2013 08:44

A subida ao Formosinho era para ser diurna, isto ainda antes de haver evento. Foi eu que sugeri que fosse nocturna, na sequência de já por diversas vezes ter sugerido que isso seria um evento espectacular. Já fiz a subida (e o percurso cricular que agora está deliniado) duas vezes com a SAL e recomendo vivamente. Acresce que a data proposta coincide com a Lua Cheia.

Garanto que quem participar no evento vai adorar!

A questão levantada pelo Rui, da passagem em 141m por ZPT é pertinente e espero que no reconhecimento previsto para hoje seja encontrada alternativa.

O percurso ser circular é muito mais aliciante do que a simples subida e descida ao Formosinho e não creio que seja pelas caches (para mim não o é...). Passa por meia-dúzia, muito longe das dezenas que as caminhadas do Paulo normalmente têm...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor lynxpardinus » quinta mai 09, 2013 09:50

Então... afinal já não é sobre ver o nascer do Sol no topo da Arrábida? Assim sendo, tenho pena - deveria ser algo espectacular!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » quinta mai 09, 2013 09:52

Sinceramente, eventos para ir fazer caches inseridos num grupo muito grande, em que uma pessoa nem vê de onde saiu a cache e quando estamos a chegar ao gound zero, a maior parte do pessoal já está a vir e a dizer que já assinou por todos não é bem o meu género...
No caso do evento do Formosinho até nem seria o caso, já que já encontrámos a maior parte das caches do que imagino ser o percurso de que estão a falar... por isso nem teria problemas em ir, já que já tinha tido a oportunidade de encontrar essas mesmas caches, num grupo bem mais pequeno (umas 6 pessoas se não me falha a memória), em que todos tiveram oportunidade de ajudar na busca.

Mas isto é só a minha opinião e um dos meus critérios para ir ou não a um evento. Aliás, nos últimos eventos a que fomos, o que aconteceu (e é o mais normal connosco) é ficarmos à conversa até ao fim e nem irmos a mais nenhuma cache.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor jasafara » quinta mai 09, 2013 11:15

lynxpardinus Escreveu:Então... afinal já não é sobre ver o nascer do Sol no topo da Arrábida? Assim sendo, tenho pena - deveria ser algo espectacular!

É sobre isso é ;)) Mas é preciso chegar lá e voltar. O percurso para isso é que está em discussão.
E é mesmo espectacular!
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor scuz » sábado mai 11, 2013 05:15

jasafara Escreveu:
lynxpardinus Escreveu:Então... afinal já não é sobre ver o nascer do Sol no topo da Arrábida? Assim sendo, tenho pena - deveria ser algo espectacular!

É sobre isso é ;)) Mas é preciso chegar lá e voltar. O percurso para isso é que está em discussão.
E é mesmo espectacular!


Confirmo que é muito bom. Apesar de apenas lá ter estado durante a noite mas o nascer do sol lá em cima é fantástico.

Eu até já andava para lançar um repto por aqui de modo a fazer uma incursão ao Formosinho, uma vez que não pretendo lá ir sozinho. Estava a pensar em modo diurno no entanto sou capaz de embarcar neste evento. Vamos ver o que se desenrola entretanto.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor jasafara » sábado mai 11, 2013 07:37

Entretanto o Paulo já fez um reconhecimento que permitiu identificar um caminho que evita a entrada, por pequena que seja em ZPT

Imagem

Assim o objecto, será partir às 4h de Casais da Serra, para estar às 6h no Formosinho, ver nascer o sol no cimo da Arrábida e depois completar um percurso circular com alguma dureza, mas fantástico. Vão que não se vão arrepender!
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor scuz » sábado mai 11, 2013 13:17

Venha a dureza. :D
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor pcostaphotography » domingo mai 12, 2013 11:32

scuz Escreveu:Venha a dureza. :D


Olá a todos,

Partilho aqui convosco o percurso que iremos fazer na madrugada de sábado, dia 25 de Maio de 2013, noite de lua cheia na ascensão ao pico do Formosinho.

Trata-se de um percurso de elevada beleza natural, mas duro e exigente técnicamente aos caminheiros que nele participarem.

Como estamos na Primavera o sol nesse dia nasce ás 06H15 e dado a dificuldade do percurso na ascensão da nova cascalheira de calcário negro vidrado,
é necessário começar com 2 horas de antecedência a partir de Casais de Serra.

O percurso por ser circular vai permitir em toda a sua extenção ter visões 180 a 360º da paisagem circundante á medida que nos deslocamos pelas cercanias da serra da Arrábida.

Sendo o percurso circular e passando pelas caches, é evidente que quem as desejar procurar as pode fazer. Só isso, por mim previligio as fotos e o convívio, apesar de considerar que
se elas existem é porque também nos levam a esses locais e algo deve ter parecido aos owners que os locais partilhados mereceriam ser visitados.

O percuros inicialmente era uma simples ascensão ao Formosinho, mas por sugestão do jasafara que tinha feito dois passeios com o SAL, a ideia de subir e assistir ao Nascer do Sol, pareceu-me
bem aliciante e imediatamente a adoptei, mesmo sabendo que a luz que teriamos seria a do luar e dos frontais.

Como a caminhada está classificada para caminheiros experientes, eventualmente os menos experientes devem ter atenção a esse requesito, embora considere que a cascalheira de acesso,
ao pico pela face norte, que na prática é um degrau de pedra continuo, é dificil pela inclinação e obriga a que cada um a faça ao seu ritmo.

Agradeçimento especial ao meu amigo António José (anjosear) que me acompanhou no percurso de reconhecimento, me transmitiu valiosa informação sobre a flora, geologia, história e me mostrou
o antigo caminho circular que é oposto á "curva dos 160 metros na ZPT" que era utilizado pelos antigos monges arrábicos e, que está perfeitamente sinalizado com fita de plástico amarela.

Sendo este o meu primeiro post no geocaching-pt.net, aproveito para cumprimentar todos e dar os parabéns pelo forum.

abs e boas cachadas e, espero que participem,

pcostaphotography

http://coord.info/GC4BENH
Anexos
Ver Nascer o Sol no Formosinho_Elevação.jpg
Ver nascer o Sol no Formosinho | 25 Maio 13 | Percurso proposto
Ver Nascer o Sol no Formosinho_Elevação.jpg (255.68 KiB) Visualizado 4997 vezes
pcostaphotography
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 04, 2011 19:14
Localização: Agualva, Sintra

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor jasafara » domingo mai 12, 2013 12:30

pcostaphotography Escreveu:...
O percuros inicialmente era uma simples ascensão ao Formosinho, mas por sugestão do jasafara que tinha feito dois passeios com o SAL, a ideia de subir e assistir ao Nascer do Sol, pareceu-me bem aliciante e imediatamente a adoptei, mesmo sabendo que a luz que teriamos seria a do luar e dos frontais.

Como a caminhada está classificada para caminheiros experientes, eventualmente os menos experientes devem ter atenção a esse requesito, embora considere que a cascalheira de acesso,
ao pico pela face norte, que na prática é um degrau de pedra continuo, é dificil pela inclinação e obriga a que cada um a faça ao seu ritmo.

Vais ver que os frontais não vão ser precisos. Depois de os olhos estarem habituados, a luz da lua é mais do que suficiente.
É verdade que o percurso é duro. A minha esposa ia morrendo e jurou para nunca mais :) Mas o meu filho foi comigo das duas vezes e fez o percurso sem problemas, além de ter adorado estar a noite toda acordado ;)) Com calma e ao ritmo de cada um, faz-se bem...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor pcostaphotography » domingo mai 12, 2013 12:48

Olá a todos,

Listing actualizada, contemplando, o percurso, história, flora, fauna e geologia.

http://coord.info/GC4BENH

abraços,

pcostaphotography

Também me parece que há noite ao luar não é necessário luz artificial.
pcostaphotography
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 04, 2011 19:14
Localização: Agualva, Sintra

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor pcostaphotography » domingo mai 12, 2013 14:08

O reconhecimento ...
Anexos
GC4BENH-Ver Nascer o Sol no Formosinho-Reconhecimento-09Maio13-13.jpg
o reconhecimento em imagens ...
GC4BENH-Ver Nascer o Sol no Formosinho-Reconhecimento-09Maio13-13.jpg (254.75 KiB) Visualizado 4976 vezes
pcostaphotography
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 04, 2011 19:14
Localização: Agualva, Sintra

Re: Alguém vai ver o nascer do Sol no Formosinho?

Mensagempor rifkinda » domingo mai 12, 2013 20:24

Ainda bem que conseguiram arranjar solução para contornar a zona protegida.
Desejos de um bom evento. A zona é bem bonita e merece ser apreciada!
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Próximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron